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Plano de aula de Brasil: Ditadura Cívico-Militar

História

Original Teachy

'EF09HI19'

Brasil: Ditadura Cívico-Militar

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Brasil: Ditadura Cívico-Militar

Palavras ChaveDitadura Cívico-Militar, Brasil, Influência Norte-Americana, Desenvolvimento Econômico, Censura, Repressão Política, Redes Sociais, Atividades Gamificadas, Escape Room Digital, Linha do Tempo Digital, Engajamento Estudantil, Aprendizagem Ativa
Materiais NecessáriosCelulares ou Tablets com Acesso à Internet, Computadores, Ferramentas de Criação de Linha do Tempo Online (Sutori, Tiki-Toki), Programas de Apresentação (PowerPoint, Canva, Google Slides), Plataformas de Escape Room Digital, Câmeras de Celular ou Recursos de Gravação de Vídeo, Materiais de Pesquisa Online (documentos históricos, vídeos, fotos), Projetor e Tela para Apresentações
Códigos BNCCEF09HI19: Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.; EF09HI20: Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.; EF09HI21: Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.; EF09HI22: Discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988.; EF09HI23: Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racismo.; EF09HI24: Analisar as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais, identificando questões prioritárias para a promoção da cidadania e dos valores democráticos.; EF09HI25: Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989.; EF09HI17: Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória do Brasil

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é apresentar os objetivos principais e secundários da aula, preparando os alunos para o aprofundamento do tema da ditadura cívico-militar no Brasil. Estes objetivos orientarão as atividades práticas e discussões, conectando o conteúdo ao contexto digital e atual dos estudantes.

Objetivos principais:

1. Compreender o processo de implantação da ditadura cívico-militar no Brasil.

2. Analisar a influência norte-americana na política brasileira durante o período da ditadura.

3. Examinar o desenvolvimento econômico do Brasil durante o regime militar.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades críticas ao interpretar fontes históricas digitais.
  2. Incentivar a discussão sobre os impactos sociais e culturais do regime militar no Brasil.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é aquecer os alunos e prepará-los para a discussão aprofundada, incentivando a curiosidade e o engajamento com o tema. Através da busca por fatos interessantes e a formulação de perguntas-chave, os estudantes começarão a ativar seu conhecimento prévio, colaborando e refletindo sobre os aspectos mais marcantes da ditadura cívico-militar no Brasil.

Aquecendo

A introdução ao tema da ditadura cívico-militar no Brasil deve contextualizar brevemente os estudantes sobre o período, explicando que se tratou de um regime autoritário que governou o Brasil entre 1964 e 1985, marcado por censura, repressão política e crescimento econômico. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar e compartilhar um fato interessante sobre o período da ditadura cívico-militar no Brasil. Incentive-os a usar fontes confiáveis e a verificar a veracidade das informações encontradas.

Reflexões Iniciais

1. Como a ditadura cívico-militar afetou a sociedade brasileira?

2. Qual foi o papel dos Estados Unidos na consolidação da ditadura no Brasil?

3. Quais foram algumas das principais políticas econômicas implementadas durante o regime militar?

4. De que forma a censura influenciou a cultura e a mídia no Brasil?

5. Quais foram os principais movimentos de resistência contra a ditadura?

Desenvolvimento

Duração: 70-80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma imersão prática e interativa no estudo da ditadura cívico-militar no Brasil. Utilizando tecnologia e métodos contemporâneos, os alunos poderão explorar o período histórico de maneira envolvente e contextualizada, promovendo uma aprendizagem significativa e colaborativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Missão Influenciador da História

> Duração: 60-70 minutos

- Objetivo: Simular o impacto das redes sociais durante a ditadura cívico-militar, evidenciando os desafios da censura e da repressão política, enquanto promove a empatia e o entendimento das dinâmicas sociais da época.

- Descrição: Nesta atividade, cada grupo será responsável por criar uma campanha de um 'influenciador digital' que viveu durante a ditadura cívico-militar no Brasil. A ideia é que eles simulem o uso de redes sociais como se estivessem na década de 1970, considerando como seriam as postagens, vídeos e interações na época.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um personagem fictício ou real da época da ditadura (por exemplo, um estudante universitário, um jornalista, um artista, um político, etc.).

  • Os alunos devem criar um perfil em uma rede social fictícia (pode ser criado no PowerPoint, Canva ou Google Slides) para o seu influenciador digital.

  • Peça aos alunos que criem postagens (textos, fotos, vídeos) que reflitam os eventos e sentimentos do período da ditadura, considerando a censura e a repressão da época.

  • Os grupos devem fazer ao menos uma 'live' simulando um vídeo ao vivo que fosse ao ar na época, tratando de algum tema relevante (podem usar câmeras de celular ou recursos de gravação de vídeo do próprio dispositivo).

  • Depois de concluídas as postagens e vídeos, cada grupo deve apresentar sua campanha para a classe, explicando as escolhas feitas e como acreditam que o personagem teria agido frente aos desafios do período.

Atividade 2 - História Gamificada: Escape Room Digital

> Duração: 60-70 minutos

- Objetivo: Engajar os alunos através de uma atividade gamificada, promovendo a aplicação prática do conhecimento histórico sobre a ditadura cívico-militar e desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas.

- Descrição: Transforme a sala de aula em um Escape Room digital. Os alunos terão que resolver enigmas e superar desafios históricos, utilizando informações sobre a ditadura cívico-militar para 'escaparem'.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo receberá um link para uma plataforma de Escape Room digital (existem diversas disponíveis online, algumas gratuitas).

  • Os enigmas serão baseados em eventos históricos, figuras importantes e políticas econômicas da época da ditadura cívico-militar.

  • Os grupos terão um tempo limite para resolver cada enigma. Ao resolverem, ganharão acesso ao próximo desafio.

  • O último desafio será uma análise de um documento histórico real, onde terão que identificar informações essenciais que os levarão à 'liberdade'.

  • O grupo que concluir todos os desafios primeiro ganha a atividade.

Atividade 3 - Linha do Tempo Digital Interativa

> Duração: 60-70 minutos

- Objetivo: Incentivar a pesquisa histórica e a síntese de informações, promovendo a compreensão cronológica dos eventos da ditadura cívico-militar e desenvolvendo habilidades de apresentação e uso de ferramentas digitais.

- Descrição: Os alunos criarão uma linha do tempo digital interativa que documenta os principais eventos da ditadura cívico-militar no Brasil. Utilizando ferramentas online, eles integrarão vídeos, imagens e textos para tornar a linha do tempo envolvente e informativa.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo será responsável por um período específico da ditadura (início, meio ou fim).

  • Utilizando ferramentas de criação de linha do tempo online (como Sutori ou Tiki-Toki), os alunos devem incluir eventos críticos, como o golpe de 1964, a AI-5, o milagre econômico, entre outros.

  • Os alunos devem fazer pesquisas adicionais online para encontrar vídeos, fotos e documentos históricos que possam ser integrados na linha do tempo.

  • Os grupos devem criar descrições detalhadas para cada evento, explicando seu contexto e impacto.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua linha do tempo para a classe, destacando os eventos mais significativos e discutindo como esses acontecimentos foram inter-relacionados.

Retorno

Duração: 20-25 minutos

Finalidade: A etapa de retorno tem como objetivo consolidar o conhecimento adquirido durante as atividades ao permitir que os alunos reflitam sobre suas experiências, compartilhem insights importantes e recebam feedback construtivo. Esse momento de troca fortalece o aprendizado colaborativo e promove um entendimento mais profundo dos eventos históricos da ditadura cívico-militar no Brasil.

Discussão em Grupo

️ Discussão em Grupo: Após a conclusão das atividades, promova uma discussão em grupo onde os alunos possam compartilhar suas experiências e conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Pergunte aos grupos sobre os desafios que enfrentaram ao simular uma rede social na época da ditadura cívico-militar.
  2. Incentive os grupos a compartilharem um ou dois exemplos de postagens ou vídeos que consideraram mais impactantes.
  3. Peça aos alunos que reflitam sobre como a censura e a repressão poderiam ter influenciado a maneira como as pessoas se comunicavam na época.
  4. Facilite uma discussão sobre as lições aprendidas com a atividade de Escape Room digital, especialmente sobre como os eventos históricos foram inter-relacionados.

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão:

  1. Como a experiência de simular uma rede social na época da ditadura mudou ou reforçou sua compreensão sobre a censura e a repressão daquele período?
  2. Quais foram os principais desafios ao resolver os enigmas do Escape Room digital e como essa atividade ajudou a entender melhor os eventos históricos?
  3. Como a criação de uma linha do tempo digital interativa ajudou a conectar eventos e compreender a cronologia da ditadura cívico-militar?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a participarem de uma etapa de feedback 360°. Cada aluno deve dar e receber feedback dos membros do seu grupo. Oriente os alunos para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Sugira que comentem sobre:

  1. Quais foram as contribuições mais valiosas de cada membro para a atividade?
  2. O que cada membro poderia ter feito de maneira diferente para melhorar o trabalho em grupo?
  3. Quais habilidades ou conhecimentos cada membro demonstrou durante a atividade?

Conclusão

Duração: 5-10 minutos

Finalidade: A conclusão serve para consolidar todos os aprendizados da aula, conectando-os ao dia a dia dos alunos e ao contexto global. Esse momento final é essencial para fechar o ciclo de aprendizagem, garantindo que os alunos levem consigo não só o conhecimento histórico, mas também uma compreensão mais profunda de suas repercussões na sociedade atual e futura.

Resumo

Resumo: Para fechar com chave de ouro, imagine que a aula de hoje foi um grande episódio de uma série histórica onde exploramos os bastidores do Brasil durante a ditadura cívico-militar. Vimos a longa caminhada que começou com o golpe de 1964, navegamos pelas turbulentas águas da censura e repressão, entendemos a influência norte-americana nos rumos do país, e finalmente, desembarcamos em um período de grande crescimento econômico, mas também de muitas injustiças sociais. Tudo isso através de uma viagem no tempo digital, cheia de interações e descobertas! 

No Mundo

No Mundo: A aula de hoje não foi só uma viagem ao passado. Ela também funcionou como uma lente que nos ajudou a enxergar como eventos históricos influenciam a sociedade atual. As censuras nas redes sociais, as movimentações políticas globais e as crises econômicas são exemplos de como a história deixa suas marcas no presente. Entender o que aconteceu durante a ditadura cívico-militar no Brasil nos permite fazer conexões com as dinâmicas de poder e resistência que ainda observamos hoje.

Na Prática

Aplicações: Compreender a ditadura cívico-militar é fundamental para perceber a importância da democracia e dos direitos humanos. O conhecimento sobre esse período ajuda a formar cidadãos mais críticos e conscientes, que podem identificar e resistir a quaisquer sinais de autoritarismo e censura no mundo atual. A história é um alerta constante para que os erros do passado não sejam repetidos.

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