Entrar

Plano de aula de Unidades de Medidas

Matemática

Original Teachy

'EF09MA18'

Unidades de Medidas

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender as unidades de medida de comprimento, massa e capacidade.

    • Os alunos devem ser capazes de identificar as diferentes unidades de medida e entender como elas se relacionam.
  2. Aplicar a conversão entre unidades de medida de comprimento, massa e capacidade.

    • Os alunos devem ser capazes de converter uma unidade de medida para outra dentro de cada categoria (comprimento, massa e capacidade).
  3. Resolver problemas envolvendo a conversão de unidades de medida.

    • Os alunos devem ser capazes de aplicar o conhecimento adquirido para resolver problemas práticos que envolvam a conversão de unidades de medida.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.

    • Através da resolução de problemas envolvendo a conversão de unidades de medida, os alunos serão incentivados a desenvolver suas habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração.

    • Atividades em grupo serão incentivadas para promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

O professor deve começar a aula estabelecendo estes Objetivos e explicando a importância de aprender a converter unidades de medida. Isso pode ser feito através de uma breve discussão sobre situações do dia a dia em que a conversão de unidades de medida é necessária, como por exemplo, ao seguir uma receita de cozinha ou ao calcular a distância entre dois pontos em um mapa.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores:

    • O professor deve começar a aula relembrando os conceitos básicos de medidas de comprimento, massa e capacidade, que foram estudados em aulas anteriores. Isso pode ser feito através de uma breve discussão ou de um questionário rápido para verificar o nível de compreensão dos alunos.
  2. Situações-problema:

    • Em seguida, o professor deve apresentar duas situações do dia a dia que envolvam a conversão de unidades de medida. Por exemplo, uma situação pode ser a seguinte: "Se uma receita pede 250ml de água, e você só tem uma xícara de 200ml, quantas xícaras você precisa para ter a quantidade correta de água?" A outra situação pode ser: "Se você está planejando uma viagem e o hotel está a 200km de distância, e você vai de carro, quanto tempo você levará para chegar se estiver dirigindo a uma velocidade média de 60km/h?"

    • O professor deve encorajar os alunos a pensar sobre como eles resolveriam essas situações e quais unidades de medida eles usariam.

  3. Contextualização:

    • O professor deve então explicar a importância da conversão de unidades de medida, mostrando como ela é usada em diversas áreas da vida e do trabalho. Por exemplo, em ciências, engenharia, medicina, culinária, viagens, etc.
  4. Introdução do tópico:

    • Para introduzir o tópico de forma atraente, o professor pode contar aos alunos a história de como as unidades de medida foram desenvolvidas ao longo da história da humanidade.

    • Outra estratégia interessante é mostrar aos alunos vídeos curtos e animados, ou usar aplicativos interativos que demonstrem a conversão de unidades de medida de forma visual e lúdica.

Ao final desta etapa, os alunos devem estar engajados e motivados a aprender mais sobre a conversão de unidades de medida, entendendo sua importância e aplicabilidade em situações reais.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Role-Playing: "A Convenção de Medidas" (10 - 12 minutos)

    • O professor dividirá a sala em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo será encarregado de representar um país fictício que usa um sistema de medidas diferente (por exemplo, o país "Metro", onde a unidade básica de comprimento é o metro, ou o país "Kilo", onde a unidade básica de massa é o quilograma).

    • O objetivo da atividade é que cada grupo chegue a um acordo com os outros grupos para padronizar as unidades de medida usadas em todos os países. Para isso, eles terão que entender as diferentes unidades de medida usadas por cada país e como elas se relacionam. Eles também terão que ser capazes de converter as medidas de um sistema para outro.

    • O professor fornecerá aos grupos uma série de desafios de conversão de unidades de medida. Por exemplo, um desafio pode ser: "O país 'Metro' quer comprar 1000 toneladas de arroz do país 'Kilo'. Quanta massa de arroz isso representa em metros?". Os grupos terão que trabalhar juntos para resolver os desafios.

    • Ao final da atividade, cada grupo apresentará suas soluções para os desafios e explicará como chegaram a elas. O professor então conduzirá uma discussão em sala de aula para esclarecer qualquer dúvida e reforçar os conceitos de conversão de unidades de medida.

  2. Atividade Prática: "Medindo o Mundo" (10 - 12 minutos)

    • Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de aplicar o que aprenderam sobre unidades de medida em um contexto prático e divertido.

    • O professor fornecerá aos grupos uma série de cartões com diferentes objetos do dia a dia (por exemplo, uma caneta, um livro, uma garrafa de água, etc.). Cada cartão terá a medida do objeto em uma unidade de medida específica (por exemplo, a caneta tem 15 centímetros, o livro pesa 500 gramas, a garrafa de água tem capacidade para 500 mililitros, etc.).

    • O desafio para os grupos será converter as medidas de cada objeto para outras unidades de medida (por exemplo, converter 15 centímetros para polegadas, 500 gramas para libras, 500 mililitros para onças, etc.).

    • Os alunos podem usar réguas, balanças e copos medidores para verificar suas conversões.

    • O grupo que conseguir converter corretamente a maioria das medidas no tempo determinado será o vencedor.

Ao final desta etapa, os alunos terão se envolvido ativamente no processo de aprendizagem, aplicando o que aprenderam em situações práticas e colaborando com seus colegas. Isso ajudará a consolidar seu entendimento sobre a conversão de unidades de medida.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos para uma discussão em grupo. Cada grupo terá no máximo 3 minutos para compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades realizadas.

    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar os alunos a explicar como eles chegaram às suas respostas, destacando o processo de conversão de unidades de medida que utilizaram.

    • O professor também deve aproveitar este momento para esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter surgido durante as atividades, reforçando os conceitos principais e a importância da conversão de unidades de medida.

  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos)

    • Após as apresentações dos grupos, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria apresentada no início da aula.

    • O professor pode, por exemplo, revisitar as situações-problema apresentadas na Introdução da aula e perguntar aos alunos como eles aplicariam agora o que aprenderam para resolvê-las.

    • O professor deve enfatizar que a conversão de unidades de medida é uma habilidade essencial em muitos aspectos da vida cotidiana, bem como em várias áreas profissionais, e que eles agora possuem essa habilidade.

  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos)

    • Para concluir a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma breve reflexão individual sobre o que aprenderam.

    • O professor pode fornecer algumas perguntas para orientar a reflexão dos alunos, como por exemplo: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?", "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em sua vida cotidiana?".

    • Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre essas perguntas. Em seguida, o professor pode pedir a alguns voluntários que compartilhem suas reflexões com a classe.

Este Retorno é uma etapa crucial para consolidar o aprendizado dos alunos e garantir que eles tenham compreendido os conceitos apresentados. Além disso, ao refletir sobre o que aprenderam, os alunos terão a oportunidade de internalizar o conhecimento adquirido e de identificar quaisquer lacunas em sua compreensão, que poderão ser abordadas em aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a Conclusão da aula fazendo um breve resumo dos principais conteúdos abordados. Isso inclui a definição de unidades de medida, a classificação em categorias (comprimento, massa e capacidade) e a conversão entre elas.

    • O professor pode reforçar os principais pontos através de perguntas diretas aos alunos, por exemplo: "Quais são as unidades de medida de comprimento que estudamos? E de massa? E de capacidade? Como podemos converter uma unidade de medida para outra dentro da mesma categoria?".

  2. Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos)

    • Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria (os conceitos de unidades de medida e conversão) com a prática (as atividades de role-playing e medição de objetos).

    • O professor deve enfatizar que, ao aplicar os conceitos teóricos em situações práticas, os alunos puderam compreender melhor a importância e a utilidade da conversão de unidades de medida.

    • O professor pode relembrar as atividades realizadas e destacar as principais descobertas dos alunos, por exemplo: "Lembram-se da atividade de 'Medindo o Mundo'? Como vocês se sentiram ao aplicar a teoria para converter as medidas dos objetos? O que vocês aprenderam com essa atividade?".

  3. Materiais extras (1 - 2 minutos)

    • O professor deve então sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre o assunto. Estes materiais podem incluir livros de referência, sites educacionais, vídeos explicativos, jogos interativos, entre outros.

    • O professor pode, por exemplo, recomendar a leitura de um capítulo específico de um livro de matemática, a exploração de um site que oferece atividades de conversão de unidades de medida, ou a visualização de um vídeo que apresenta a história das unidades de medida.

  4. Importância do assunto (1 minuto)

    • Para encerrar a aula, o professor deve reiterar a importância do assunto apresentado para o dia a dia dos alunos.

    • O professor pode, por exemplo, mencionar que a habilidade de converter unidades de medida é essencial em diversas situações cotidianas, como ao cozinhar, ao fazer compras, ao planejar viagens, entre outras.

    • O professor pode também destacar que a compreensão das unidades de medida e sua conversão é fundamental em várias áreas profissionais, como engenharia, ciências, medicina, e muitas outras.

Esta Conclusão serve para reforçar os conteúdos aprendidos, esclarecer possíveis dúvidas, incentivar o estudo autônomo e destacar a relevância do assunto para a vida dos alunos. Ao final da aula, os alunos devem sentir-se confiantes em sua compreensão sobre unidades de medida e capazes de aplicar esse conhecimento em suas vidas cotidianas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies