Entrar

Plano de aula de Oração Subordinada Adjetiva

Português

Original Teachy

'EF09LP08'

Oração Subordinada Adjetiva

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Oração Subordinada Adjetiva

Palavras ChaveOrações Subordinadas Adjetivas, Restritivas, Explicativas, Pronomes Relativos, Gramática, Escrita, Exemplos, Atividades Práticas, Resolução de Problemas, Discussão
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Projetor, Slides de apresentação, Folhas de atividades impressas, Canetas, Caderno para anotações, Livros de gramática (para referência)
Códigos BNCCEF09LP08: Identificar, em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam.; EF09LP09: Identificar efeitos de sentido do uso de orações adjetivas restritivas e explicativas em um período composto.; EF09LP11: Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais).
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos compreendam os conceitos básicos das orações subordinadas adjetivas, reconhecendo-as e classificando-as corretamente. Isso fornecerá a base necessária para que possam aplicar esses conhecimentos em atividades práticas e na construção de textos mais complexos.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e identificar as orações subordinadas adjetivas em frases.

2. Classificar corretamente as orações subordinadas adjetivas em restritivas e explicativas.

3. Entender e aplicar as orações subordinadas adjetivas em contextos diversos.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos compreendam os conceitos básicos das orações subordinadas adjetivas, reconhecendo-as e classificando-as corretamente. Isso fornecerá a base necessária para que possam aplicar esses conhecimentos em atividades práticas e na construção de textos mais complexos.

Contexto

Inicie a aula destacando a importância da comunicação clara e precisa. Explique que, para expressar ideias de forma eficaz, é crucial entender e utilizar corretamente as estruturas gramaticais. Diga aos alunos que hoje eles irão aprender sobre 'Orações Subordinadas Adjetivas', que são essenciais para enriquecer a escrita e a fala, tornando-as mais detalhadas e informativas. Utilize exemplos do cotidiano, como descrever um amigo ou um lugar favorito, para mostrar como essas orações ajudam a fornecer mais informações sobre o substantivo.

Curiosidades

Você sabia que as orações subordinadas adjetivas são frequentemente usadas na literatura para criar descrições mais vívidas e detalhadas? Por exemplo, em um livro, ao invés de dizer apenas 'A casa era grande', o autor pode usar uma oração subordinada adjetiva e dizer 'A casa, que era grande, tinha um jardim encantador'. Isso ajuda o leitor a visualizar melhor a cena e entender mais sobre o ambiente descrito.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o entendimento dos alunos acerca das orações subordinadas adjetivas, permitindo que reconheçam, classifiquem e apliquem corretamente em frases. Essa prática é essencial para que os alunos consigam utilizar essas estruturas de forma eficaz na escrita e na fala.

Tópicos Abordados

1. Definição de Oração Subordinada Adjetiva: Explique que a oração subordinada adjetiva é aquela que funciona como adjetivo, ou seja, qualifica ou especifica um substantivo presente na oração principal. Ela é introduzida por pronomes relativos como 'que', 'quem', 'cujo', 'onde', 'quanto'. 2. Classificação das Orações Subordinadas Adjetivas: Divida as orações subordinadas adjetivas em dois tipos principais: restritivas e explicativas. 3. Orações Subordinadas Adjetivas Restritivas: Explicite que as orações restritivas restringem ou delimitam o substantivo ao qual se referem, sem o uso de vírgulas. Exemplo: 'Os alunos que estudam bastante terão sucesso.' Aqui, a oração 'que estudam bastante' limita o grupo de alunos aos que realmente estudam bastante. 4. Orações Subordinadas Adjetivas Explicativas: Explique que as orações explicativas adicionam uma informação adicional ou explicativa ao substantivo, sendo sempre separadas por vírgulas. Exemplo: 'Os alunos, que estudam bastante, terão sucesso.' Neste caso, a oração 'que estudam bastante' apenas acrescenta uma informação sobre os alunos, sem restringir o grupo. 5. Uso dos Pronomes Relativos: Detalhe como cada pronome relativo é usado para introduzir uma oração subordinada adjetiva. Explique com exemplos claros e diretos, como usar 'que', 'quem', 'cujo', 'onde' e 'quanto' corretamente.

Questões para Sala de Aula

1. Identifique a oração subordinada adjetiva na frase: 'O livro que você me emprestou é muito interessante.' 2. Classifique a oração subordinada adjetiva na seguinte frase: 'A professora, que é muito exigente, elogiou o trabalho dos alunos.' 3. Reescreva a frase 'Os alunos que estudam bastante terão sucesso' usando uma oração subordinada adjetiva explicativa.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos consolidem o conhecimento adquirido, revisando e discutindo as respostas das atividades propostas. Este momento de retorno é essencial para esclarecer dúvidas, reforçar conceitos e promover uma compreensão mais profunda através da troca de ideias e esclarecimentos adicionais.

Discussão

  • Discussão das questões resolvidas pelos alunos

    1. Identifique a oração subordinada adjetiva na frase: 'O livro que você me emprestou é muito interessante.'
  • Explicação: A oração subordinada adjetiva é 'que você me emprestou'. Ela está caracterizando o substantivo 'livro', especificando qual livro é interessante.

    1. Classifique a oração subordinada adjetiva na seguinte frase: 'A professora, que é muito exigente, elogiou o trabalho dos alunos.'
  • Explicação: A oração subordinada adjetiva 'que é muito exigente' é classificável como uma oração subordinada adjetiva explicativa. Ela está adicionando uma informação adicional sobre a professora e é separada por vírgulas.

    1. Reescreva a frase 'Os alunos que estudam bastante terão sucesso' usando uma oração subordinada adjetiva explicativa.
  • Explicação: A frase reescrita seria: 'Os alunos, que estudam bastante, terão sucesso.' A oração subordinada adjetiva 'que estudam bastante' agora adiciona uma informação explicativa sobre os alunos, sem restringir o grupo, e é separada por vírgulas.

Engajamento dos Alunos

1. Engajamento dos Alunos 2. 1. Perguntas: 3. Como você pode identificar a diferença entre uma oração subordinada adjetiva restritiva e uma explicativa? 4. Quais são os pronomes relativos mais comuns usados para introduzir orações subordinadas adjetivas? 5. Por que é importante compreender a diferença entre orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas ao escrever um texto? 6. Em que situações do dia a dia você poderia usar uma oração subordinada adjetiva explicativa? 7. 2. Reflexões: 8. Pense em uma descrição detalhada sobre um amigo utilizando uma oração subordinada adjetiva. Como isso enriquece a comunicação? 9. Reflita sobre um trecho de um livro que você goste e identifique se há uso de orações subordinadas adjetivas. Qual o impacto delas na narrativa?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o conhecimento adquirido ao longo da aula. Resumir os pontos principais, conectar a teoria com a prática e destacar a relevância do tema ajuda a fixar o conteúdo, garantindo que os alunos tenham uma compreensão sólida e possam aplicar o que aprenderam em situações reais.

Resumo

  • Definição de Oração Subordinada Adjetiva: Oração que qualifica ou especifica um substantivo, introduzida por pronomes relativos como 'que', 'quem', 'cujo', 'onde', 'quanto'.
  • Classificação: As orações subordinadas adjetivas podem ser restritivas ou explicativas.
  • Orações Subordinadas Adjetivas Restritivas: Não são separadas por vírgulas e restringem o substantivo. Exemplo: 'Os alunos que estudam bastante terão sucesso.'
  • Orações Subordinadas Adjetivas Explicativas: São separadas por vírgulas e acrescentam uma informação adicional. Exemplo: 'Os alunos, que estudam bastante, terão sucesso.'
  • Uso dos Pronomes Relativos: Pronomes como 'que', 'quem', 'cujo', 'onde' e 'quanto' são usados para introduzir essas orações.

A aula conectou a teoria das orações subordinadas adjetivas com a prática por meio de exemplos claros e exercícios guiados. Isso permitiu que os alunos aplicassem os conceitos aprendidos em frases reais, reforçando a compreensão e a capacidade de usá-los corretamente em contextos diversos.

Entender as orações subordinadas adjetivas é crucial para melhorar a clareza e a riqueza da comunicação escrita e falada. Essas estruturas são frequentemente usadas na literatura e na comunicação cotidiana para fornecer detalhes adicionais e específicos, tornando a mensagem mais precisa e informativa.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies