Objetivos
Estimativa de tempo: (10 - 15 minutos)
Objetivo Principal:
- Compreender a importância do debate como uma ferramenta de resolução de conflitos em contextos diversos.
Objetivos Secundários:
- Identificar e entender as habilidades necessárias para participar efetivamente de um debate, tais como pensamento crítico, comunicação eficaz, empatia e respeito, e paciência e resiliência.
- Compreender a metodologia do debate na resolução de conflitos, incluindo definição do problema, levantamento de informações, apresentação de argumentos, refutação, síntese e conclusão.
- Aprender sobre diferentes tipos de debates que podem ser utilizados na resolução de conflitos, como debate formal, debate informal e debate em mesa-redonda.
- Entender o papel crucial que o moderador desempenha no debate.
- Identificar e entender diferentes estratégias de resolução de conflitos, incluindo negociação, mediação, consenso, conciliação e arbitragem, e como o debate se integra a estas estratégias.
Introdução
Estimativa de tempo: (15 - 20 minutos)
Nesta fase inicial da aula, o professor começará relembrando os alunos do conteúdo abordado na aula anterior, "Debate Prático: O que deveríamos aprender nas escolas?". Isso ajudará a estabelecer uma ligação com o tema atual e a preparar o terreno para o aprendizado do dia.
Em seguida, serão apresentadas duas situações problema que ilustram a necessidade e a importância do debate na resolução de conflitos. Uma pode ser um conflito entre dois amigos sobre a divisão de um objeto ou atividade, enquanto a outra pode envolver um conflito em uma organização, como um desacordo sobre a direção estratégica de uma empresa.
Depois, o professor contextualizará o assunto, destacando a importância vital do debate na resolução de conflitos em vários contextos, desde relações pessoais até questões organizacionais e internacionais. O professor pode usar exemplos reais, como a utilização do debate na resolução de conflitos entre nações na ONU, ou entre partes em um tribunal.
Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode introduzir o tópico com algumas curiosidades ou histórias interessantes relacionadas ao debate. Por exemplo, pode mencionar que o debate formal é uma prática antiga que remonta à Grécia Antiga, onde era uma parte fundamental da vida pública. Outra curiosidade pode ser a história de como o debate ajudou a resolver um conflito importante, como o desacordo entre os fundadores da Apple, Steve Jobs e Steve Wozniak, sobre a direção da empresa.
Ao final desta introdução, os alunos deverão estar engajados e preparados para aprender mais sobre como o debate pode ser usado como uma ferramenta eficaz de resolução de conflitos.
Desenvolvimento
Estimativa de tempo: (55 - 60 minutos)
Revisão de Conhecimentos Anteriores
Estimativa de tempo: (10 - 15 minutos)
O professor começará relembrando os alunos sobre os conceitos básicos de debate, incluindo a estrutura de um debate, os papéis do debatedor e o uso da lógica e da retórica. Também será revisado o conceito de pensamento crítico, que é fundamental para a análise e a apresentação de argumentos.
Apresentação da Teoria
Estimativa de tempo: (15 - 20 minutos)
Nesta seção, o professor apresentará a teoria necessária para entender como o debate pode ser usado como uma ferramenta para resolver conflitos. Entre os tópicos abordados estarão:
- A importância do debate na resolução de conflitos, destacando como ele promove o diálogo, o entendimento mútuo, a cooperação e a resolução pacífica de conflitos.
- As habilidades necessárias para o debate, incluindo pensamento crítico, comunicação eficaz, empatia e respeito, e paciência e resiliência.
- A metodologia do debate na resolução de conflitos, incluindo definição do problema, levantamento de informações, apresentação de argumentos, refutação, síntese e conclusão.
- Os diferentes tipos de debates que podem ser utilizados na resolução de conflitos, como debate formal, debate informal e debate em mesa-redonda.
- O papel crucial que o moderador desempenha no debate.
- As diferentes estratégias de resolução de conflitos, incluindo negociação, mediação, consenso, conciliação e arbitragem, e como o debate se integra a estas estratégias.
Atividades Práticas
Estimativa de tempo: (30 - 35 minutos)
Atividade 1: Debate em Sala de Aula
Nesta atividade, os alunos participarão de um debate em sala de aula sobre um tópico controverso escolhido pelo professor. O objetivo é que os alunos apliquem os conceitos e habilidades aprendidos para resolver o conflito de opiniões através do debate.
Materiais Necessários: Tópico do debate, folhas de papel, canetas.
Passos a seguir:
- O professor apresenta o tópico do debate e explica as regras.
- Os alunos são divididos em dois grupos, cada um representando um lado do debate.
- Cada grupo tem um tempo determinado para se preparar e apresentar seus argumentos.
- Os grupos apresentam seus argumentos e respondem às refutações do grupo adversário.
- Ao final do debate, ambos os grupos devem trabalhar juntos para alcançar uma resolução ou um consenso sobre o tópico.
Atividade 2: Análise de Caso
Nesta atividade, os alunos analisarão um caso de conflito real ou fictício e discutirão como ele poderia ser resolvido através do debate.
Materiais Necessários: Descrição do caso de conflito, folhas de papel, canetas.
Passos a seguir:
- O professor apresenta o caso de conflito.
- Os alunos são divididos em pequenos grupos e recebem uma cópia do caso.
- Cada grupo deve discutir e analisar o caso, identificando o problema, os pontos de vista em conflito e possíveis soluções.
- Cada grupo apresenta suas análises e soluções para o caso.
- O professor lidera uma discussão em sala de aula sobre o caso e as soluções propostas, destacando a aplicação do debate na resolução de conflitos.
Ao final desta etapa, os alunos deverão ter uma compreensão sólida de como o debate pode ser usado para resolver conflitos e terão tido a oportunidade de praticar essa habilidade.
Retorno
Estimativa de tempo: (20 - 25 minutos)
Atividade de Revisão
Estimativa de tempo: (10 - 15 minutos)
Após as atividades práticas, o professor conduzirá uma revisão da aula para consolidar o aprendizado. Isso pode envolver uma discussão em grupo sobre o que foi aprendido, ou um exercício de revisão. O professor pode perguntar aos alunos como as atividades se conectam com a teoria apresentada na aula, solicitando exemplos práticos de como o debate pode ser usado na resolução de conflitos. O professor pode também pedir aos alunos para refletir sobre como as habilidades aprendidas na aula podem ser aplicadas em suas vidas diárias.
Feedback dos Alunos
Estimativa de tempo: (5 - 10 minutos)
Para verificar a compreensão dos alunos sobre o tópico e identificar quaisquer questões não resolvidas, o professor pode pedir aos alunos para escreverem em um papel, em um minuto, respostas para as seguintes perguntas:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
O professor pode coletar essas respostas e usá-las para ajustar futuras lições ou para responder a quaisquer questões pendentes na próxima aula.
Tarefa de Casa
Estimativa de tempo: (5 - 10 minutos)
Finalmente, o professor pode atribuir uma tarefa de casa para reforçar o aprendizado da aula. A tarefa pode incluir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula, como análises de casos fictícios de conflitos e como eles poderiam ser resolvidos através do debate. Os alunos também podem ser incentivados a observar e refletir sobre situações de conflito em suas vidas diárias e como as habilidades de debate podem ser aplicadas para resolver esses conflitos.
Ao final desta etapa, os alunos deverão ter uma compreensão sólida de como o debate pode ser usado como uma ferramenta para a resolução de conflitos, e estarão preparados para aplicar essas habilidades em suas vidas diárias.
Conclusão
Estimativa de tempo: (10 - 15 minutos)
Nesta etapa final, o professor deve recapitular os principais pontos abordados ao longo da aula. Ele deve ressaltar a importância do debate como uma ferramenta de resolução de conflitos, destacando as habilidades necessárias para participar efetivamente de um debate, a metodologia do debate na resolução de conflitos, os tipos de debates e o papel do moderador.
O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Por exemplo, os conceitos teóricos foram apresentados e discutidos em sala de aula, e os alunos tiveram a oportunidade de aplicá-los durante o debate em sala de aula e a análise de caso.
Para complementar o aprendizado dos alunos sobre o assunto, o professor pode sugerir materiais extras, como vídeos, artigos, podcasts ou livros que aprofundam o uso do debate na resolução de conflitos. Alguns exemplos incluem o TED Talk "How to Disagree Productively and Find Common Ground" por Julia Dhar, o livro "Debate: The Art of Persuasion" por Michael A. Gilbert, ou o podcast "Intelligence Squared U.S. Debates".
Por fim, o professor deve ressaltar a relevância do debate na resolução de conflitos no dia a dia dos alunos. Ele pode explicar que as habilidades aprendidas não se aplicam apenas em um contexto de debate formal, mas também podem ser usadas em várias situações do dia a dia, como resolver desacordos com amigos ou familiares, negociar uma promoção no trabalho, ou participar de discussões na escola ou na comunidade.
Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara e abrangente do tópico "Debate na Resolução de Conflitos", estarem conscientes de sua importância e se sentirem confiantes para aplicar os conhecimentos e habilidades aprendidos em suas vidas diárias.