Entrar

Plano de aula de Artigos, Contrações e Artigo Neutro

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG103'

Artigos, Contrações e Artigo Neutro

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o uso e a importância dos artigos definidos (el, la, los, las) e indefinidos (un, una, unos, unas) na língua espanhola, tanto singular quanto plural.

    • Os alunos deverão reconhecer e identificar corretamente os artigos definidos e indefinidos em exemplos de frases e textos.
  2. Diferenciar o uso das contrações (al, del) dos artigos definidos na língua espanhola, compreendendo o contexto em que são usados e as mudanças de pronúncia e escrita que ocorrem.

    • Os alunos deverão ser capazes de explicar quando e como usar as contrações (al, del) e por que elas são usadas, além de reconhecê-las em textos e frases.
  3. Compreender o conceito de artigo neutro (lo) e seu uso específico na língua espanhola.

    • Os alunos deverão ser capazes de explicar o que é um artigo neutro e quando usá-lo, além de identificá-lo em exemplos de frases e textos.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão em espanhol, uma vez que a identificação e o entendimento dos artigos são fundamentais para a compreensão geral do idioma.

  • Reforçar a importância da gramática e da estruturação correta das frases para a comunicação efetiva em espanhol.

Introdução (8 - 10 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor iniciará a aula relembrando os alunos sobre conceitos básicos do espanhol, como substantivos e suas classificações (masculino, feminino, singular e plural). Isso é essencial para que os alunos possam compreender a importância e o uso dos artigos na língua espanhola. (2 - 3 minutos)

  2. Situações Problemas: O professor apresentará situações do cotidiano em que a correta utilização de artigos pode fazer a diferença na comunicação. Por exemplo, ao pedir um prato em um restaurante, a ausência ou uso incorreto de um artigo pode levar a mal-entendidos. Outra situação pode ser a leitura de um livro ou notícia em espanhol, em que a identificação dos artigos é fundamental para a compreensão do texto. (2 - 3 minutos)

  3. Contextualização: O professor explicará a importância dos artigos na língua espanhola, destacando que eles são usados de forma muito frequente e que o uso correto dos artigos é uma das primeiras coisas que um falante de espanhol precisa dominar para ser compreendido. Além disso, o professor pode mencionar que, assim como em outras línguas, os artigos em espanhol também podem mudar o significado de uma frase. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o uso dos artigos na língua espanhola. Por exemplo, o fato de que, ao contrário do português, o espanhol possui um artigo neutro ("lo"), que é usado de maneira muito específica e que pode ser difícil para os falantes de português entenderem. Outra curiosidade pode ser a existência das contrações "al" e "del" na língua espanhola, que podem causar confusão para aqueles que estão aprendendo o idioma. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria: Artigos Definidos e Indefinidos (8 - 10 minutos)

    1. Artigos Definidos: O professor explicará que os artigos definidos ("el", "la", "los", "las") são usados para se referir a algo de maneira específica. Eles concordam em gênero e número com o substantivo que acompanham. O professor deve fornecer vários exemplos e pedir aos alunos que os repitam em voz alta para praticar a pronúncia.

    2. Artigos Indefinidos: O professor explicará que os artigos indefinidos ("un", "una", "unos", "unas") são usados para se referir a algo de maneira não específica. Eles também concordam em gênero e número com o substantivo que acompanham. O professor deve fornecer vários exemplos e pedir aos alunos que os repitam em voz alta para praticar a pronúncia.

  2. Teoria: Contrações "al" e "del" (6 - 8 minutos)

    1. O professor explicará que, em espanhol, os artigos "a" e "de" se contraem com as preposições "a" e "de", respectivamente, formando as contrações "al" e "del". Por exemplo, "a el" se torna "al" e "de el" se torna "del".

    2. O professor deve enfatizar que as contrações não são opcionais, mas sim obrigatórias em espanhol. Portanto, os alunos devem se acostumar a usá-las corretamente.

    3. O professor deve fornecer vários exemplos e pedir aos alunos que os repitam em voz alta para praticar a pronúncia.

  3. Teoria: Artigo Neutro "lo" (6 - 7 minutos)

    1. O professor explicará que o artigo neutro "lo" é usado para transformar adjetivos e alguns verbos em substantivos.

    2. O professor deve fornecer vários exemplos e pedir aos alunos que os repitam em voz alta para praticar a pronúncia.

  4. Prática: Exercícios de Identificação e Uso (5 - 7 minutos)

    1. O professor fornecerá aos alunos uma lista de frases em espanhol que contêm artigos definidos, indefinidos, contrações e o artigo neutro. Os alunos devem identificar o tipo de artigo em cada frase e explicar por que escolheram essa opção.

    2. Depois, os alunos devem reescrever as frases, substituindo o artigo por outro tipo de artigo. Por exemplo, se a frase original contém um artigo definido, os alunos devem reescrevê-la usando um artigo indefinido.

    3. O professor deve corrigir os exercícios em sala de aula, fornecendo explicações e esclarecimentos conforme necessário.

Este Desenvolvimento da aula permitirá que os alunos não apenas compreendam a teoria por trás do uso dos artigos, mas também pratiquem a aplicação desses conceitos por meio de exercícios. Além disso, a prática da pronúncia dos artigos em espanhol ajudará os alunos a melhorar suas habilidades de fala.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor deve promover uma discussão em grupo com os alunos para que possam compartilhar suas experiências durante a aula, especialmente durante a prática dos exercícios de aplicação dos artigos.

    • Os alunos devem ser incentivados a expressar suas dificuldades, dúvidas e descobertas, permitindo que o professor possa esclarecer quaisquer mal-entendidos e reforçar os conceitos que foram bem compreendidos.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Após a discussão, o professor deve fazer uma conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria apresentada.

    • O professor pode reforçar a importância dos artigos na língua espanhola e como eles afetam a estrutura e o significado das frases.

    • Além disso, o professor pode destacar a relevância do uso correto dos artigos na comunicação, seja na fala ou na escrita.

  3. Reflexão Final (3 - 4 minutos)

    • Para concluir a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam.

    • O professor pode fazer perguntas direcionadas para ajudar os alunos a organizar seus pensamentos, como:

      1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
      3. "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje na prática, seja na sala de aula ou fora dela?"
    • Depois de um minuto, os alunos devem ser convidados a compartilhar suas respostas com a classe.

    • O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos e, se necessário, oferecer feedback ou esclarecimentos adicionais.

Este Retorno é uma etapa crucial para consolidar o aprendizado dos alunos e identificar quaisquer lacunas de conhecimento que possam existir. Além disso, ao dar aos alunos a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento, o professor está incentivando a aprendizagem autônoma e a transferência de habilidades para outras situações.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor deve revisar rapidamente os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição e o uso dos artigos definidos (el, la, los, las) e indefinidos (un, una, unos, unas), as contrações (al, del) e o artigo neutro (lo).

    • O professor deve enfatizar a importância de cada um desses elementos na estruturação correta das frases em espanhol e como eles afetam o significado das frases.

  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor deve reforçar que a aula proporcionou uma combinação de teoria e prática. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre os artigos e, em seguida, aplicar esse conhecimento por meio de exercícios de identificação e reescrita de frases.

    • O professor deve destacar que a prática desses conceitos é essencial para a compreensão e o domínio da língua espanhola.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tema. Isso pode incluir sites de aprendizado de línguas, canais do YouTube, livros didáticos e exercícios online.

    • O professor pode também sugerir a prática regular da leitura de textos em espanhol, como notícias, livros e revistas, como uma forma eficaz de se familiarizar com o uso dos artigos na língua espanhola.

  4. Relevância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Para concluir a aula, o professor deve reafirmar a importância dos artigos na língua espanhola, destacando que eles são fundamentais para a comunicação efetiva.

    • O professor pode lembrar aos alunos que, ao dominar o uso dos artigos, eles estarão um passo mais perto de se tornarem falantes fluentes de espanhol.

    • Além disso, o professor pode enfatizar que a habilidade de entender e usar os artigos corretamente pode ser útil não apenas na sala de aula, mas também em muitas situações do dia a dia, como ao ler um livro, assistir a um filme ou conversar com um falante nativo de espanhol.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies