Entrar

Plano de aula de Verbos: Ser, Estar, Tener

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG104'

Verbos: Ser, Estar, Tener

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Verbos: Ser, Estar, Tener

Palavras Chaveverbos em espanhol, ser, estar, tener, aplicação prática, atividades interativas, contextualização, jogos de adivinhação, discussão em grupo, teatro, resolução de problemas, comunicação efetiva, conhecimento aplicado
Materiais Necessáriosfichas de personagens, grandes papéis, marcadores, etiquetas adesivas, recursos audiovisuais, espaço para apresentação
Códigos BNCCEM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade Temática**Gramática **

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer uma base clara e direcionada para a aula. Ela serve para alinhar as expectativas dos alunos com os objetivos de aprendizagem, garantindo que todos compreendam o que é esperado ao final da sessão. Esta clareza inicial é essencial para maximizar a eficácia do tempo de aula, permitindo que os alunos se concentrem em aplicar os conhecimentos pré-adquiridos de maneira eficiente e direcionada.

Objetivos principais:

1. Capacitar os estudantes a reconhecer e diferenciar os usos e significados dos verbos ser, estar e tener em variados contextos.

2. Desenvolver habilidades analíticas nos alunos para que possam aplicar corretamente os verbos ser, estar e tener em conversação e escrita.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos na identificação de exemplos práticos do uso dos verbos em espanhol.

Introdução

Duração: (15 minutos)

A etapa de Introdução tem como finalidade engajar os alunos com situações que façam uso dos conhecimentos adquiridos em casa, revisando e aplicando-os em contextos práticos e reais. Além disso, ao contextualizar a importância dos verbos ser, estar e tener, os alunos podem perceber a relevância do estudo do Espanhol em situações cotidianas e profissionais, aumentando assim o interesse e a motivação para o aprendizado.

Situações Problema

1. Imagine que você está conversando com um amigo espanhol que descreve uma pessoa dizendo: 'Ella es inteligente y está feliz.' Por que ele usou 'es' com inteligente e 'está' com feliz?

2. Você recebe uma descrição de um apartamento para alugar na Espanha e o texto diz: 'El apartamento es grande, pero está muy lejos del centro.' Analise o uso de 'es' e 'está' e explique a diferença.

Contextualização

Em muitas situações do dia a dia, como entrevistas de emprego, descrições de lugares ou até mesmo ao falar sobre condições de saúde, a escolha correta entre ser, estar e tener pode alterar significativamente o significado da frase. Por exemplo, 'estoy cansado' (estou cansado) pode ser uma condição temporária, enquanto 'soy cansado' poderia ser interpretado erroneamente como uma característica permanente da pessoa.

Desenvolvimento

Duração: (70-75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para promover a aplicação prática e aprofundada dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os verbos 'ser', 'estar' e 'tener'. Através de atividades interativas e contextuais, os alunos terão a oportunidade de experimentar, discutir e corrigir o uso desses verbos em vários contextos, consolidando assim seu aprendizado de forma dinâmica e significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Festival de Identidades

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Praticar o uso correto dos verbos 'ser', 'estar' e 'tener' em contextos variados, reforçando a distinção entre características permanentes e temporárias.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma ficha com descrições de personagens fictícios. Cada descrição incluirá características permanentes e temporárias. Os alunos deverão criar diálogos em que precisam apresentar esses personagens utilizando corretamente os verbos 'ser', 'estar' e 'tener', enfatizando suas características permanentes e temporárias.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua as fichas de personagens para cada grupo.

  • Os alunos devem ler as descrições e discutir em grupo como vão apresentar cada personagem.

  • Cada grupo deve criar um pequeno diálogo ou apresentação teatral em espanhol, utilizando os verbos corretamente.

  • Apresentem os diálogos para a classe, e após cada apresentação, discuta com os alunos sobre o uso adequado dos verbos.

Atividade 2 - Mapa de Emoções

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de associar corretamente os verbos 'ser', 'estar' e 'tener' com diferentes locais e situações, promovendo a compreensão de suas nuances.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão um 'mapa' em um grande papel, onde devem associar diferentes locais de uma cidade fictícia com estados ou condições expressas usando os verbos 'ser', 'estar' e 'tener'. Por exemplo, uma biblioteca pode ser 'tranquila', uma praça pode 'estar lotada', e uma pessoa pode 'tener prisa'.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Forneça a cada grupo um grande papel e marcadores.

  • Explique que eles devem desenhar um mapa de uma cidade fictícia e pensar em locais que correspondam a estados ou características descritas pelos verbos 'ser', 'estar' e 'tener'.

  • Os alunos devem discutir e decidir quais verbos e adjetivos usar para cada local no mapa.

  • Cada grupo apresentará seu mapa explicando o uso dos verbos e a escolha dos adjetivos para cada local.

Atividade 3 - Quem Sou Eu?

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Promover a prática oral dos verbos através de um jogo interativo, fazendo com que os alunos apliquem os verbos em perguntas e compreendam o contexto de uso.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo de adivinhação. Cada aluno receberá uma etiqueta na testa com uma característica escrita (usando 'ser', 'estar' ou 'tener'). Sem ver o que está escrito, cada um deve fazer perguntas aos colegas para adivinhar a característica que lhe foi atribuída, usando os verbos em discussão.

- Instruções:

  • Cole uma etiqueta na testa de cada aluno com uma característica escrita.

  • Os alunos circulam pela sala fazendo perguntas aos colegas que só podem ser respondidas com 'sim' ou 'não'.

  • As perguntas devem ser formuladas utilizando os verbos 'ser', 'estar' ou 'tener'.

  • O objetivo é que cada aluno descubra o que está escrito em sua etiqueta.

  • Discussão em grupo sobre as dificuldades encontradas e o uso dos verbos.

Retorno

Duração: (10-15 minutos)

A finalidade desta seção de retorno é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular o que aprenderam e como aplicaram os conhecimentos durante as atividades. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento da classe e corrigir possíveis equívocos. Além disso, essa discussão estimula a reflexão crítica sobre o uso prático dos verbos em espanhol, reforçando a aprendizagem através do compartilhamento de experiências e perspectivas.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, organize todos os alunos em um círculo e comece relembrando os objetivos da aula. Explique que este momento é crucial para compartilhar descobertas e compreensões sobre os verbos ser, estar e tener. Sugira que cada grupo faça um breve resumo das atividades realizadas e das principais lições aprendidas. Incentive os alunos a expressar qualquer dúvida ou insight que possam ter tido durante as atividades.

Perguntas Chave

1. Quais foram as maiores dificuldades encontradas ao usar os verbos ser, estar e tener em diferentes contextos?

2. Como os exercícios realizados ajudaram a esclarecer o uso desses verbos?

3. Houve alguma situação em que o uso incorreto de um verbo alterou o significado da frase? Podem dar exemplos?

Conclusão

Duração: (5 minutos)

A finalidade desta etapa de Conclusão é consolidar todos os conhecimentos adquiridos durante a aula, oferecendo uma visão clara do que foi aprendido e como aplicá-lo em contextos reais. Essa recapitulação ajuda a reforçar a memória dos alunos e a garantir que os conceitos principais foram compreendidos. Além disso, ao discutir a relevância dos verbos no dia a dia, motivamos os alunos a continuar aprimorando seu espanhol, percebendo a aplicabilidade do que aprenderam.

Resumo

Nesta conclusão, recapitularemos o aprendizado sobre os verbos ser, estar e tener, enfatizando a aplicação de cada um em contextos específicos. Discutimos como o verbo ser é usado para expressar características permanentes, estar para estados temporários e tener para posse ou necessidades físicas. Os alunos aplicaram esses conceitos através de jogos interativos e criação de diálogos, solidificando o entendimento prático.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar a teoria estudada em casa com atividades práticas em sala, permitindo aos alunos não apenas memorizar, mas também vivenciar o uso dos verbos. Isso foi alcançado por meio de situações que simulam condições reais de uso da língua espanhola, como a criação de diálogos e a resolução de situações-problema.

Fechamento

A importância de entender corretamente os verbos ser, estar e tener estende-se além da sala de aula, influenciando a capacidade de comunicar-se eficazmente em espanhol em viagens, no trabalho e em interações sociais. Este conhecimento auxilia na construção de frases precisas e adequadas ao contexto, essencial para qualquer falante do idioma.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies