Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Nome e Saudações

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG104'

Vocabulário: Nome e Saudações

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Vocabulário: Nome e Saudações

Palavras ChaveVocabulário em Espanhol, Saudações, Despedidas, Nome, Interações sociais, Habilidades práticas, Mercado de trabalho, Atividades maker, Confiança na comunicação, Role-playing, Reflexão, Exercícios de fixação
Materiais NecessáriosVídeo curto sobre saudações e apresentações em espanhol, Cartões com diferentes cenários para role-playing, Papel e caneta para anotações, Quadro branco e marcadores, Computador e projetor para exibição do vídeo, Listas de saudações e despedidas em espanhol, Exercícios impressos de correspondência e preenchimento de lacunas
Códigos BNCCEM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos adquiram habilidades práticas e aplicáveis no uso de vocabulário básico em espanhol, incluindo perguntas sobre nomes, saudações e despedidas. Este conhecimento é essencial para a comunicação inicial em contextos profissionais e sociais, promovendo a relevância do aprendizado para o mercado de trabalho e a vida cotidiana dos alunos.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a habilidade de perguntar e responder qual é o nome de outra pessoa em espanhol.

2. Aprender e praticar saudações e despedidas comuns em espanhol.

3. Aplicar o vocabulário aprendido em situações práticas e relevantes para o mercado de trabalho.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar a confiança dos alunos na comunicação básica em espanhol.
  2. Estimular a interação e colaboração entre os alunos através de atividades práticas.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é despertar o interesse e a curiosidade dos alunos sobre a importância de aprender vocabulário básico em espanhol, especialmente em contextos sociais e profissionais. Ao conectar o conteúdo com situações reais e exemplos do mercado de trabalho, busca-se motivar os alunos e mostrar a relevância prática do que será aprendido.

Contextualização

No mundo globalizado de hoje, a capacidade de se comunicar em diferentes idiomas é uma habilidade inestimável. Imagine viajar para um país de língua espanhola e ser capaz de iniciar uma conversa, fazer novos amigos ou até mesmo participar de uma reunião de negócios. As primeiras interações, como perguntar o nome de alguém e trocar saudações, são fundamentais para criar boas impressões e estabelecer conexões significativas.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que o espanhol é o segundo idioma mais falado no mundo em termos de falantes nativos?  Além disso, muitas empresas multinacionais valorizam funcionários que podem se comunicar em espanhol, pois isso facilita a interação com clientes e parceiros em países de língua espanhola. Em setores como turismo, comércio internacional e atendimento ao cliente, a habilidade de falar espanhol pode ser um verdadeiro diferencial competitivo.

Atividade Inicial

Vídeo Curto: Exiba um vídeo de 2 minutos mostrando pessoas de diferentes países de língua espanhola cumprimentando-se e apresentando-se. Após o vídeo, pergunte aos alunos: "Quantas saudações e apresentações diferentes vocês conseguiram identificar?"Pergunta Provocadora: Pergunte aos alunos: "Como vocês se sentiriam se estivessem em um país de língua espanhola e não soubessem como cumprimentar ou perguntar o nome de alguém?"

Desenvolvimento

Duração: 60 - 70 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos oportunidades práticas e interativas para aplicar o vocabulário de saudações, apresentações e despedidas em espanhol. Através de atividades simuladas e exercícios de fixação, busca-se consolidar o aprendizado e garantir que os alunos estejam preparados para utilizar essas habilidades em contextos reais, tanto sociais quanto profissionais.

Tópicos a Abordar

  1. Perguntar e responder qual é o nome de outra pessoa em espanhol.
  2. Saudações comuns em espanhol (e.g., Hola, Buenos días, Buenas tardes, Buenas noches).
  3. Despedidas comuns em espanhol (e.g., Adiós, Hasta luego, Nos vemos).
  4. Expressões formais e informais de cumprimento e despedida.

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre a importância de saber cumprimentar e perguntar o nome de alguém em um ambiente de trabalho internacional ou em uma viagem. Questione como essas habilidades podem influenciar as primeiras impressões e a construção de relações tanto pessoais quanto profissionais.

Mini Desafio

Mini Desafio: Role-Playing em Duplas

Os alunos serão divididos em duplas para praticar diálogos que incluem saudações, apresentações e despedidas em espanhol. Cada dupla receberá um cenário específico que pode variar de um ambiente de trabalho a uma situação social.

Instruções

  1. Divida os alunos em duplas.
  2. Distribua cartões com diferentes cenários para cada dupla (por exemplo, 'Primeiro dia de trabalho em uma empresa multinacional', 'Encontro em uma feira de negócios', 'Primeiro dia de aula em uma escola de idiomas').
  3. Instrua os alunos a criarem um diálogo que inclua: uma saudação, perguntar e responder sobre o nome, e uma despedida.
  4. Cada dupla terá 10 minutos para preparar e ensaiar o diálogo.
  5. Após o ensaio, cada dupla apresentará seu diálogo para a turma.
  6. Facilite uma breve discussão após cada apresentação, destacando pontos positivos e áreas de melhoria.

Objetivo: Praticar o vocabulário aprendido em situações simuladas, promovendo a confiança e a fluência dos alunos em interações básicas em espanhol.

Duração: 30 - 40 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Peça aos alunos para escreverem cinco saudações e cinco despedidas em espanhol.
  2. Crie uma lista com pelo menos cinco perguntas e respostas possíveis sobre nomes (e.g., '¿Cómo te llamas?', 'Me llamo...').
  3. Faça uma atividade de correspondência onde os alunos devem ligar uma saudação ou despedida em espanhol com sua tradução em português.
  4. Proponha um exercício de preenchimento de lacunas em que os alunos completem diálogos curtos com as palavras corretas (e.g., 'Hola, ¿______ te llamas?').

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles compreendam a importância das habilidades adquiridas e como podem aplicá-las em contextos reais. Através da recapitulação, discussão e fechamento, busca-se reforçar a confiança dos alunos e motivá-los a continuar praticando e aprimorando suas habilidades linguísticas em espanhol.

Discussão

Promova uma discussão entre os alunos sobre o que aprenderam durante a aula. Pergunte como se sentiram ao praticar as saudações, apresentações e despedidas em espanhol. Incentive-os a compartilhar qualquer dificuldade ou curiosidade que surgiu durante as atividades. Discuta também como essas habilidades podem ser aplicadas em situações reais, tanto no mercado de trabalho quanto em contextos sociais. Pergunte: 'Como vocês acham que essas novas habilidades podem influenciar suas interações em um ambiente de trabalho internacional?' e 'Quais são os benefícios de ser capaz de se comunicar em outro idioma?'

Resumo

Recapitule os principais conteúdos abordados na aula. Reforce o vocabulário de saudações (e.g., Hola, Buenos días), apresentações (e.g., ¿Cómo te llamas?), e despedidas (e.g., Adiós, Hasta luego). Lembre os alunos das expressões formais e informais que foram discutidas e praticadas. Destaque a importância de saber como cumprimentar e se apresentar em espanhol, especialmente em contextos profissionais e sociais.

Fechamento

Explique como a aula conectou a teoria à prática através de atividades interativas e exercícios de fixação. Enfatize a relevância dessas habilidades linguísticas no dia a dia, particularmente em um mundo globalizado onde a comunicação intercultural é cada vez mais valorizada. Ressalte que ser capaz de se comunicar em espanhol pode abrir portas no mercado de trabalho e facilitar interações sociais em países de língua espanhola. Agradeça a participação de todos e reforce a importância de continuar praticando o vocabulário aprendido.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies