Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Compreensão do verbo "gustar" e sua utilização: Os alunos devem ser capazes de entender o conceito e o uso do verbo "gustar" em espanhol. Isso inclui a compreensão de que o verbo é usado de maneira diferente do português e pode ser usado para expressar gostos e desgostos.
-
Construção de frases com "gustar": Os alunos devem ser capazes de construir frases corretas utilizando o verbo "gustar" e os pronomes correspondentes. Isso envolve a prática de transformar sentenças do português para o espanhol e vice-versa.
-
Diferenciação de "gustar" de outros verbos de gostar: Os alunos devem ser capazes de diferenciar o uso do verbo "gustar" de outros verbos de gostar em espanhol. Isso inclui a compreensão de que "gustar" é um verbo impessoal e que, ao contrário dos verbos de gostar em português, não requer o uso de um pronome reflexivo.
Objetivos secundários:
-
Desenvolvimento da fluência oral: Através da prática de construção de frases com "gustar", os alunos também devem ser capazes de desenvolver a fluência oral em espanhol, melhorando a pronúncia e a entonação.
-
Desenvolvimento da habilidade de leitura: Além da prática oral, os alunos também devem ser capazes de ler e entender corretamente frases que contêm o verbo "gustar" em textos em espanhol.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de conteúdos relacionados: O professor deve começar a aula revisando brevemente o conceito de verbos de gostar em espanhol, e como eles diferem dos verbos de gostar em português. Isso pode incluir uma rápida revisão de outros verbos de gostar comuns em espanhol, como "encantar" e "interesar". O professor também pode revisar brevemente o uso dos pronomes em espanhol. (3 - 5 minutos)
-
Situações-problema: O professor pode apresentar duas situações que ilustrem a necessidade de aprender o verbo "gustar". Por exemplo, "Como você diria 'eu gosto de música' em espanhol?" ou "Como você diria 'eu não gosto de chocolate' em espanhol?". Essas situações servem para despertar o interesse dos alunos e mostrar a relevância do tópico. (2 - 3 minutos)
-
Contextualização: O professor deve explicar a importância do verbo "gustar" no espanhol, destacando que ele é muito usado e que entender o seu uso corretamente é essencial para a comunicação eficaz. Além disso, pode-se mencionar que esse verbo é frequentemente usado em conversas do dia a dia, bem como em textos escritos. (2 - 3 minutos)
-
Ganhar a atenção dos alunos: Para introduzir o tópico de forma interessante, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o verbo "gustar", como o fato de que ele é um verbo impessoal, ou seja, não é usado com um sujeito, mas sim com um objeto indireto. Outra curiosidade pode ser o fato de que, ao contrário do português, o espanhol não tem um equivalente exato para a construção "gostar de" (por exemplo, "gostar de música"), usando o verbo "gustar" em vez disso. (2 - 3 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Explicação da estrutura do verbo "gustar" (5 - 7 minutos): O professor deve explicar que o verbo "gustar" é usado de forma diferente do português. Enquanto em português dizemos "eu gosto de música", em espanhol, literalmente, dizemos "a música me agrada" (me gusta la música). O professor deve enfatizar que, ao contrário do português, o espanhol usa o pronome reflexivo "me" para indicar quem sente o gosto e o verbo "gustar" concorda em número com o objeto de que se gosta.
-
O professor deve fornecer exemplos de frases em português e em espanhol que ilustrem essa diferença. Por exemplo, "Eu gosto de música" (en português) e "La música me gusta" (em espanhol).
-
O professor deve explicar que, se o objeto de que se gosta é plural, o verbo "gustar" concorda em número com esse objeto. Por exemplo, "Eu gosto de músicas" (en português) e "Las músicas me gustan" (em espanhol).
-
-
Prática de construção de frases com "gustar" (7 - 10 minutos): Os alunos devem agora praticar a construção de frases com o verbo "gustar". O professor deve fornecer aos alunos uma série de objetos de que se gosta e desgosta para que eles os utilizem em frases com "gustar".
-
Por exemplo, o professor pode dizer "chocolate" e os alunos terão que formar frases como "Me gusta el chocolate" (Eu gosto de chocolate) ou "No me gusta el chocolate" (Eu não gosto de chocolate).
-
O professor deve corrigir as frases conforme necessário e fornecer feedback sobre a pronúncia e a entonação.
-
-
Diferenciação de "gustar" de outros verbos de gostar (5 - 7 minutos): O professor deve agora diferenciar o uso do verbo "gustar" de outros verbos de gostar em espanhol. O professor deve explicar que, ao contrário de outros verbos de gostar, "gustar" é um verbo impessoal e não requer o uso de um pronome reflexivo.
-
O professor pode fornecer exemplos de frases em português que usam outros verbos de gostar e pedir aos alunos que as traduzam para o espanhol usando "gustar". Por exemplo, "Eu amo chocolate" e "Eu adoro cinema" podem ser traduzidos como "Me gusta el chocolate" e "Me gusta el cine", respectivamente.
-
O professor deve corrigir as frases conforme necessário e fornecer feedback sobre a pronúncia e a entonação.
-
-
Atividade de leitura e escuta (3 - 5 minutos): Para consolidar o que foi aprendido, o professor pode fornecer aos alunos uma curta história ou diálogo em espanhol que contém o verbo "gustar". Os alunos devem ler ou ouvir a história ou diálogo e depois responder a perguntas sobre ele.
-
Por exemplo, o professor pode fornecer um diálogo entre duas pessoas falando sobre seus gostos e desgostos. Os alunos podem ser solicitados a responder a perguntas como "O que a primeira pessoa gosta de fazer?" ou "A segunda pessoa gosta de comer chocolate?".
-
O professor deve corrigir as respostas conforme necessário e fornecer feedback sobre a pronúncia e a entonação.
-
Retorno (8 - 10 minutos)
-
Revisão dos conceitos principais (3 - 4 minutos): O professor deve retomar os principais conceitos apresentados durante a aula, reforçando a ideia de que "gustar" é um verbo impessoal em espanhol e que seu uso difere do português. O professor pode, por exemplo, destacar novamente que, ao contrário do português, o espanhol usa o pronome reflexivo "me" para indicar quem sente o gosto e o verbo "gustar" concorda em número com o objeto de que se gosta. O professor também deve revisar a estrutura de construção de frases com "gustar" e a diferenciação de "gustar" de outros verbos de gostar.
-
Conexão com a prática (2 - 3 minutos): O professor deve pedir aos alunos para refletirem sobre a conexão entre a teoria aprendida e a prática realizada. Por exemplo, o professor pode perguntar: "Como a prática de construção de frases com 'gustar' ajudou você a entender melhor o uso desse verbo?". Os alunos devem ser incentivados a compartilhar suas reflexões, permitindo que o professor avalie a compreensão e a aplicação do conteúdo.
-
Questionamento/reflexão (2 - 3 minutos): O professor deve propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e respondam mentalmente às seguintes perguntas:
-
Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
-
Quais questões ainda não foram respondidas?
- O professor deve dar um minuto para os alunos pensarem sobre essas perguntas. Em seguida, pode-se solicitar que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma. O professor deve encorajar todos os alunos a participarem, criando um ambiente de respeito e apoio.
-
-
Reforço da importância do conteúdo (1 minuto): Para encerrar a aula, o professor deve reforçar a importância do conteúdo aprendido, destacando que o verbo "gustar" é amplamente utilizado em espanhol e que a compreensão de seu uso é essencial para a comunicação eficaz. O professor pode também mencionar que a habilidade de construir corretamente frases com "gustar" pode ser útil em diversas situações, desde conversas do dia a dia até a leitura de textos em espanhol.