Entrar

Plano de aula de Verbos: Gustar

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Gustar

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do verbo "gustar" e sua utilização: Os alunos devem ser capazes de entender o conceito e o uso do verbo "gustar" em espanhol. Isso inclui a compreensão de que o verbo é usado de maneira diferente do português e pode ser usado para expressar gostos e desgostos.

  2. Construção de frases com "gustar": Os alunos devem ser capazes de construir frases corretas utilizando o verbo "gustar" e os pronomes correspondentes. Isso envolve a prática de transformar sentenças do português para o espanhol e vice-versa.

  3. Diferenciação de "gustar" de outros verbos de gostar: Os alunos devem ser capazes de diferenciar o uso do verbo "gustar" de outros verbos de gostar em espanhol. Isso inclui a compreensão de que "gustar" é um verbo impessoal e que, ao contrário dos verbos de gostar em português, não requer o uso de um pronome reflexivo.

Objetivos secundários:

  • Desenvolvimento da fluência oral: Através da prática de construção de frases com "gustar", os alunos também devem ser capazes de desenvolver a fluência oral em espanhol, melhorando a pronúncia e a entonação.

  • Desenvolvimento da habilidade de leitura: Além da prática oral, os alunos também devem ser capazes de ler e entender corretamente frases que contêm o verbo "gustar" em textos em espanhol.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos relacionados: O professor deve começar a aula revisando brevemente o conceito de verbos de gostar em espanhol, e como eles diferem dos verbos de gostar em português. Isso pode incluir uma rápida revisão de outros verbos de gostar comuns em espanhol, como "encantar" e "interesar". O professor também pode revisar brevemente o uso dos pronomes em espanhol. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor pode apresentar duas situações que ilustrem a necessidade de aprender o verbo "gustar". Por exemplo, "Como você diria 'eu gosto de música' em espanhol?" ou "Como você diria 'eu não gosto de chocolate' em espanhol?". Essas situações servem para despertar o interesse dos alunos e mostrar a relevância do tópico. (2 - 3 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve explicar a importância do verbo "gustar" no espanhol, destacando que ele é muito usado e que entender o seu uso corretamente é essencial para a comunicação eficaz. Além disso, pode-se mencionar que esse verbo é frequentemente usado em conversas do dia a dia, bem como em textos escritos. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para introduzir o tópico de forma interessante, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o verbo "gustar", como o fato de que ele é um verbo impessoal, ou seja, não é usado com um sujeito, mas sim com um objeto indireto. Outra curiosidade pode ser o fato de que, ao contrário do português, o espanhol não tem um equivalente exato para a construção "gostar de" (por exemplo, "gostar de música"), usando o verbo "gustar" em vez disso. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Explicação da estrutura do verbo "gustar" (5 - 7 minutos): O professor deve explicar que o verbo "gustar" é usado de forma diferente do português. Enquanto em português dizemos "eu gosto de música", em espanhol, literalmente, dizemos "a música me agrada" (me gusta la música). O professor deve enfatizar que, ao contrário do português, o espanhol usa o pronome reflexivo "me" para indicar quem sente o gosto e o verbo "gustar" concorda em número com o objeto de que se gosta.

    • O professor deve fornecer exemplos de frases em português e em espanhol que ilustrem essa diferença. Por exemplo, "Eu gosto de música" (en português) e "La música me gusta" (em espanhol).

    • O professor deve explicar que, se o objeto de que se gosta é plural, o verbo "gustar" concorda em número com esse objeto. Por exemplo, "Eu gosto de músicas" (en português) e "Las músicas me gustan" (em espanhol).

  2. Prática de construção de frases com "gustar" (7 - 10 minutos): Os alunos devem agora praticar a construção de frases com o verbo "gustar". O professor deve fornecer aos alunos uma série de objetos de que se gosta e desgosta para que eles os utilizem em frases com "gustar".

    • Por exemplo, o professor pode dizer "chocolate" e os alunos terão que formar frases como "Me gusta el chocolate" (Eu gosto de chocolate) ou "No me gusta el chocolate" (Eu não gosto de chocolate).

    • O professor deve corrigir as frases conforme necessário e fornecer feedback sobre a pronúncia e a entonação.

  3. Diferenciação de "gustar" de outros verbos de gostar (5 - 7 minutos): O professor deve agora diferenciar o uso do verbo "gustar" de outros verbos de gostar em espanhol. O professor deve explicar que, ao contrário de outros verbos de gostar, "gustar" é um verbo impessoal e não requer o uso de um pronome reflexivo.

    • O professor pode fornecer exemplos de frases em português que usam outros verbos de gostar e pedir aos alunos que as traduzam para o espanhol usando "gustar". Por exemplo, "Eu amo chocolate" e "Eu adoro cinema" podem ser traduzidos como "Me gusta el chocolate" e "Me gusta el cine", respectivamente.

    • O professor deve corrigir as frases conforme necessário e fornecer feedback sobre a pronúncia e a entonação.

  4. Atividade de leitura e escuta (3 - 5 minutos): Para consolidar o que foi aprendido, o professor pode fornecer aos alunos uma curta história ou diálogo em espanhol que contém o verbo "gustar". Os alunos devem ler ou ouvir a história ou diálogo e depois responder a perguntas sobre ele.

    • Por exemplo, o professor pode fornecer um diálogo entre duas pessoas falando sobre seus gostos e desgostos. Os alunos podem ser solicitados a responder a perguntas como "O que a primeira pessoa gosta de fazer?" ou "A segunda pessoa gosta de comer chocolate?".

    • O professor deve corrigir as respostas conforme necessário e fornecer feedback sobre a pronúncia e a entonação.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Revisão dos conceitos principais (3 - 4 minutos): O professor deve retomar os principais conceitos apresentados durante a aula, reforçando a ideia de que "gustar" é um verbo impessoal em espanhol e que seu uso difere do português. O professor pode, por exemplo, destacar novamente que, ao contrário do português, o espanhol usa o pronome reflexivo "me" para indicar quem sente o gosto e o verbo "gustar" concorda em número com o objeto de que se gosta. O professor também deve revisar a estrutura de construção de frases com "gustar" e a diferenciação de "gustar" de outros verbos de gostar.

  2. Conexão com a prática (2 - 3 minutos): O professor deve pedir aos alunos para refletirem sobre a conexão entre a teoria aprendida e a prática realizada. Por exemplo, o professor pode perguntar: "Como a prática de construção de frases com 'gustar' ajudou você a entender melhor o uso desse verbo?". Os alunos devem ser incentivados a compartilhar suas reflexões, permitindo que o professor avalie a compreensão e a aplicação do conteúdo.

  3. Questionamento/reflexão (2 - 3 minutos): O professor deve propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e respondam mentalmente às seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?

    2. Quais questões ainda não foram respondidas?

    • O professor deve dar um minuto para os alunos pensarem sobre essas perguntas. Em seguida, pode-se solicitar que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma. O professor deve encorajar todos os alunos a participarem, criando um ambiente de respeito e apoio.
  4. Reforço da importância do conteúdo (1 minuto): Para encerrar a aula, o professor deve reforçar a importância do conteúdo aprendido, destacando que o verbo "gustar" é amplamente utilizado em espanhol e que a compreensão de seu uso é essencial para a comunicação eficaz. O professor pode também mencionar que a habilidade de construir corretamente frases com "gustar" pode ser útil em diversas situações, desde conversas do dia a dia até a leitura de textos em espanhol.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies