🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Verbos: Particípio

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Particípio

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Verbos: Particípio

Palavras ChaveVerbos no particípio, Espanhol, Ensino Médio, Habilidades práticas, Mercado de trabalho, Comunicação escrita, Tempos compostos, Atividades maker, Reflexão, Mini desafios
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Computadores ou tablets, Acesso à internet, Vídeo 'El Particípio en Español' (YouTube), Folhas de papel, Canetas, Cenário fictício para o projeto de email, Listas de exercícios de fixação
Códigos BNCCEM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa tem a finalidade de introduzir os alunos ao conceito de verbos na forma do particípio, destacando a importância de entender e aplicar corretamente essa forma verbal. Desenvolver essa habilidade é crucial tanto para a comunicação cotidiana quanto para contextos profissionais, onde a precisão e clareza na escrita são essenciais. A conexão com o mercado de trabalho se dá ao preparar os alunos para utilizarem o espanhol de maneira eficaz em situações práticas e profissionais, como em redação de emails, relatórios e outras formas de comunicação escrita.

Objetivos principais:

1. Identificar e escrever verbos na forma do particípio em espanhol.

2. Utilizar corretamente os verbos no particípio em frases contextuais.

Objetivos secundários:

1. Reconhecer a importância do particípio no uso cotidiano e profissional do espanhol.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa tem a finalidade de introduzir os alunos ao conceito de verbos na forma do particípio, destacando a importância de entender e aplicar corretamente essa forma verbal. Desenvolver essa habilidade é crucial tanto para a comunicação cotidiana quanto para contextos profissionais, onde a precisão e clareza na escrita são essenciais. A conexão com o mercado de trabalho se dá ao preparar os alunos para utilizarem o espanhol de maneira eficaz em situações práticas e profissionais, como em redação de emails, relatórios e outras formas de comunicação escrita.

Contextualização

Os verbos na forma do particípio são fundamentais para a construção de frases no passado e na formação de tempos compostos em espanhol. Por exemplo, ao dizer 'He comido' (Eu comi), o verbo 'comido' está na forma do particípio. Compreender esta forma verbal não só melhora a comunicação no dia a dia, mas também é essencial em contextos profissionais, como na elaboração de relatórios ou na redação de emails formais.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidade: Muitos verbos irregulares em espanhol têm particípios únicos, como 'escrito' (de 'escribir') e 'visto' (de 'ver'). No mercado de trabalho, saber utilizar corretamente o particípio pode ser crucial para a clareza e a precisão na comunicação escrita, especialmente em profissões que demandam escrita frequente, como jornalismo, tradução, e funções administrativas. Além disso, a habilidade de manipular essas formas verbais pode destacar um candidato durante um processo seletivo, demonstrando um domínio mais profundo da língua espanhola.

Atividade Inicial

  • Pergunta Provocadora: 'Como você descreveria uma atividade que você já completou, usando o particípio em espanhol?'.
  • Vídeo Curto: Exiba um vídeo de 2 minutos que explique de forma dinâmica o uso do particípio em espanhol, utilizando exemplos do cotidiano e profissionais. Sugerir o vídeo 'El Particípio en Español' disponível no YouTube, que ilustra bem a aplicação prática.

Desenvolvimento

Duração: 50 - 60 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos através de atividades práticas e reflexivas que reforçam o uso dos verbos no particípio em espanhol. Ao aplicar os conhecimentos de maneira contextualizada e realista, os alunos desenvolvem habilidades que serão úteis tanto em situações cotidianas quanto no mercado de trabalho.

Tópicos a Serem Abordados

1. Formação dos verbos no particípio regular e irregular. 2. Uso do particípio em tempos compostos (pretérito perfeito, pretérito mais-que-perfeito, etc.). 3. Aplicação do particípio em contextos cotidianos e profissionais.

Reflexão sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como a correta utilização dos verbos no particípio pode melhorar a clareza e a precisão na comunicação escrita em espanhol. Incentive-os a pensar sobre situações em que uma boa comunicação escrita é crucial, como ao redigir um email profissional ou um relatório. Pergunte como eles podem aplicar o que aprenderam em suas futuras carreiras e interações cotidianas.

Mini Desafio

Projeto de E-mail Profissional

Os alunos irão aplicar os conhecimentos sobre verbos no particípio para redigir um email profissional em espanhol. O email deverá ser uma resposta a uma solicitação de um cliente fictício, explicando tarefas já realizadas e próximas etapas.

Instruções:

  • Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos.
  • Distribua um cenário fictício onde um cliente solicitou uma atualização sobre um projeto específico.
  • Peça aos alunos que redijam um email de resposta, utilizando pelo menos cinco verbos no particípio.
  • Oriente os alunos a serem claros e precisos, garantindo que o email seja profissional e bem estruturado.
  • Circule pela sala, oferecendo apoio e esclarecendo dúvidas.

Objetivo: Praticar a utilização de verbos no particípio em um contexto profissional, desenvolvendo habilidades de comunicação escrita em espanhol.

Duração: 30 - 35 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

1. Crie uma lista de 10 frases em espanhol com verbos no particípio faltando. Peça aos alunos para completarem as frases com o particípio correto. 2. Proponha uma atividade de tradução onde os alunos devem traduzir frases do português para o espanhol, garantindo o uso correto do particípio. 3. Solicite que os alunos escrevam uma breve redação (5-7 frases) descrevendo uma atividade que já completaram, utilizando verbos no particípio.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é assegurar que os alunos compreendam a importância dos conteúdos aprendidos, integrando teoria e prática de maneira contextualizada. Ao promover uma reflexão final, o professor garante que os alunos internalizem o conhecimento e reconheçam sua aplicação prática, preparando-os melhor para o uso do espanhol em situações reais e profissionais.

Discussão

Promova uma discussão com os alunos sobre a importância dos verbos no particípio, refletindo sobre como a aula conectou a teoria com a prática e suas aplicações no mercado de trabalho. Pergunte aos alunos como eles se sentiram ao redigir o email profissional e quais desafios encontraram. Incentive-os a compartilhar exemplos de como podem usar essa habilidade em suas futuras carreiras, destacando a relevância do conhecimento adquirido.

Resumo

Resuma os principais conteúdos apresentados na aula, destacando a formação dos verbos no particípio regular e irregular, o uso do particípio em tempos compostos, e a aplicação prática em contextos cotidianos e profissionais. Relembre os alunos das atividades realizadas, como a pergunta provocadora, o vídeo explicativo, o projeto de email profissional e os exercícios de fixação.

Fechamento

Explique aos alunos como a aula foi estruturada para conectar teoria, prática e aplicações reais, enfatizando a importância do particípio na comunicação escrita em espanhol. Destaque que, ao dominar essa habilidade, eles estão melhor preparados para situações cotidianas e profissionais, onde a clareza e precisão na escrita são essenciais. Conclua reforçando a relevância do tema para o dia a dia e para o mercado de trabalho.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies