🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Tratamento Formal e Informal

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG201'

Tratamento Formal e Informal

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Tratamento Formal e Informal

Palavras ChaveTratamento Formal, Tratamento Informal, Pronomes de Tratamento, Verbos de Tratamento, Contextos Sociais, Mindfulness, Role-Play, RULER, Habilidades Socioemocionais, Consciência Social, Habilidades Sociais, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável
Materiais NecessáriosCadeiras confortáveis, Material de escrita (papel e caneta), Quadro branco e marcadores, Roteiros de cenários de role-play, Relógio ou cronômetro, Folhas para escrita de metas pessoais e acadêmicas
Códigos BNCCEM13LGG201: Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é estabelecer uma base sólida para os alunos entenderem e reconhecerem a importância do uso adequado dos pronomes e verbos de tratamento formal e informal em espanhol. Ao definir claramente os objetivos, os alunos poderão direcionar seu foco e engajamento, o que facilita a construção das competências socioemocionais, como a consciência social e as habilidades sociais, essenciais para a comunicação eficaz e respeitosa em diferentes contextos culturais.

Objetivos Principais

1. Reconhecer a diferença entre o tratamento formal e informal no uso dos pronomes e verbos em espanhol.

2. Compreender a importância de utilizar a forma adequada de tratamento em diferentes contextos sociais e culturais.

3. Desenvolver a habilidade de identificar e aplicar corretamente os pronomes e verbos de tratamento formal e informal em situações comunicativas.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Sessão de Mindfulness para Foco e Presença

A atividade de aquecimento emocional será uma sessão de Mindfulness. Mindfulness é uma prática que envolve prestar atenção plena ao momento presente, de maneira intencional e sem julgamentos. Esta atividade ajudará os alunos a se concentrarem, aumentarem a presença e melhorarem a capacidade de focar nas atividades subsequentes da aula.

1. 1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés apoiados no chão e as mãos descansando sobre os joelhos.

2. 2. Instrua-os a fecharem os olhos ou a fixarem um ponto no chão à sua frente.

3. 3. Oriente-os a começarem a prestar atenção à sua respiração, notando o ar entrando e saindo do corpo.

4. 4. Sugira que, ao inspirarem, contem até quatro mentalmente, segurem a respiração por um momento, e depois expirem lentamente contando até quatro novamente.

5. 5. Encoraje os alunos a notarem qualquer pensamento ou distração que surja e a gentilmente retornarem o foco à respiração, sem se julgarem.

6. 6. Continue guiando a respiração por aproximadamente 5 minutos, usando uma voz calma e tranquila.

7. 7. Após o tempo de mindfulness, peça aos alunos que lentamente abram os olhos e retornem a atenção para a sala de aula, trazendo consigo a sensação de calma e foco.

Contextualização do Conteúdo

No dia a dia, todos nós nos deparamos com situações que exigem diferentes formas de tratamento, seja em um ambiente formal como uma entrevista de emprego, ou em um contexto mais informal, como uma conversa entre amigos. Saber quando e como utilizar os pronomes e verbos adequados em espanhol não só melhora a comunicação, mas também demonstra respeito e compreensão das normas sociais e culturais. Por exemplo, ao falar com um professor, é importante usar uma forma de tratamento formal para mostrar respeito. Já entre amigos próximos, o uso de formas informais pode fortalecer os laços de amizade e criar um ambiente mais descontraído e amigável.

Desenvolvimento

Duração: 45 - 55 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 15 - 20 minutos

1. ### Componentes Principais do Assunto da Aula: Tratamento Formal e Informal em Espanhol

2. 1. Pronomes de Tratamento: O espanhol usa diferentes pronomes de tratamento para situações formais e informais. Os pronomes informais incluem 'tú' e 'vos', enquanto o pronome formal é 'usted'.

3. 2. Verbos de Tratamento: Os verbos também mudam conforme o tipo de tratamento. Por exemplo, na conjugação informal, usa-se 'tú hablas' (você fala), enquanto na formal, usa-se 'usted habla' (o senhor/a senhora fala).

4. 3. Contextos de Uso: Explicar quando usar o tratamento formal e informal. Formal é usado em situações profissionais, com pessoas mais velhas ou em contextos desconhecidos. Informal é usado com amigos, familiares e em situações casuais.

5. 4. Causas e Consequências: Discutir como o uso correto dos pronomes e verbos pode afetar a percepção e o respeito nas interações sociais.

6. 5. Exemplos Práticos: Apresentar exemplos de diálogos em diferentes contextos, como uma conversa entre amigos e uma entrevista de emprego.

7. 6. Analogias: Comparar com o uso do 'você' e 'senhor/senhora' em português para facilitar a compreensão.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 30 - 35 minutos

Jogo de Role-Play: Formalidade e Informalidade

Os alunos serão divididos em grupos e participarão de um jogo de role-play onde representarão diferentes situações sociais que requerem o uso de tratamento formal e informal. Cada grupo receberá um cenário e deve criar um diálogo adequado, utilizando corretamente os pronomes e verbos de tratamento.

1. 1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

2. 2. Distribua os cenários de role-play para cada grupo. Exemplos de cenários: uma entrevista de emprego, uma reunião de família, uma conversa entre amigos, uma apresentação formal na escola.

3. 3. Peça aos grupos que discutam e escrevam um diálogo para o cenário, utilizando os pronomes e verbos de tratamento adequados.

4. 4. Dê 15 minutos para que os grupos preparem seus diálogos.

5. 5. Cada grupo apresentará seu diálogo para a turma.

6. 6. Após cada apresentação, os outros grupos devem reconhecer as emoções expressas e dar feedback sobre o uso dos tratamentos formais e informais.

Discussão e Feedback em Grupo

Para aplicar o método RULER na discussão em grupo, comece pedindo aos alunos para reconhecerem as emoções expressas nos diálogos apresentados. Pergunte como os diferentes tratamentos (formal e informal) podem impactar essas emoções. Em seguida, ajude os alunos a compreenderem as causas dessas emoções, discutindo como o contexto social influencia a escolha do tratamento. Incentive os alunos a nomearem as emoções que perceberam durante as apresentações, como respeito, descontração, tensão, etc. Discuta formas apropriadas de expressar essas emoções em diferentes contextos, reforçando a importância da comunicação clara e respeitosa. Finalmente, trabalhe com os alunos para regular suas emoções, ensinando-os a ajustar seu tratamento conforme o contexto para manter interações sociais positivas e eficientes.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Realize uma atividade de reflexão onde os alunos devem escrever ou discutir os desafios enfrentados durante a aula e como geriram suas emoções. Peça que descrevam situações específicas em que sentiram emoções intensas e como lidaram com elas. Incentive os alunos a compartilharem suas experiências em pequenos grupos ou por escrito, destacando estratégias que consideraram eficazes para manter a calma e a clareza na comunicação. Ao final, promova uma discussão em grupo sobre as diferentes abordagens usadas e como elas podem ser aplicadas em outras situações futuras.

Objetivo: O objetivo desta atividade é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Ao refletirem sobre suas experiências, os alunos poderão reconhecer padrões emocionais e desenvolver habilidades para gerenciar melhor suas emoções, tanto em contextos escolares quanto em suas vidas pessoais.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Explique aos alunos a importância de definir metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Peça que cada aluno escreva uma meta pessoal e uma meta acadêmica que pretendem alcançar nas próximas semanas. As metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido (SMART). Incentive os alunos a pensar em como o uso adequado do tratamento formal e informal pode influenciar suas interações futuras e como podem aplicar essas habilidades em diferentes contextos.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Meta Pessoal: Praticar o uso de tratamento formal e informal em conversas com diferentes pessoas, como amigos, familiares e professores, pelo menos uma vez por dia.

2. Meta Acadêmica: Melhorar a compreensão e aplicação dos pronomes e verbos de tratamento formal e informal em espanhol, dedicando 15 minutos diários ao estudo e prática do conteúdo. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao estabelecer metas claras, os alunos se comprometem com seu progresso e têm um direcionamento para aplicar as habilidades aprendidas de maneira eficaz em suas vidas cotidianas.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies