Entrar

Plano de aula de Direitos Humanos e Regimes Totalitários

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS503'

Direitos Humanos e Regimes Totalitários

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Direitos Humanos e Regimes Totalitários

Palavras ChaveTotalitarismo, Direitos Humanos, Regimes Totalitários, Filosofia, Nazismo, Stalinismo, Violação de Direitos, História, Atividades Práticas, Reflexão Crítica, Linha do Tempo, Pesquisa, Trabalho em Equipe, Apresentação
Materiais NecessáriosProjetor, Computador, Acesso à Internet, Vídeo sobre regimes totalitários, Cartolinas, Marcadores, Impressões de imagens, Material de pesquisa (livros, artigos, internet)
Códigos BNCCEM13CHS503: Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaFilosofia
Unidade TemáticaFilosofia

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam os conceitos fundamentais relacionados ao totalitarismo e os direitos dos cidadãos. Esta compreensão servirá de base para atividades práticas e discussões futuras, promovendo habilidades críticas e analíticas, essenciais tanto para o desenvolvimento acadêmico quanto para a preparação para o mercado de trabalho.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito e a construção filosófica do totalitarismo.

2. Analisar os direitos dos cidadãos sob regimes totalitários.

Objetivos secundários:

  1. Refletir sobre a importância dos direitos humanos em diferentes contextos históricos.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam os conceitos fundamentais relacionados ao totalitarismo e os direitos dos cidadãos. Esta compreensão servirá de base para atividades práticas e discussões futuras, promovendo habilidades críticas e analíticas, essenciais tanto para o desenvolvimento acadêmico quanto para a preparação para o mercado de trabalho.

Contextualização

Os direitos humanos são um conjunto de garantias fundamentais que visam proteger a dignidade de todos os indivíduos. Durante a história, diversos regimes totalitários surgiram, desafiando e muitas vezes violando esses direitos. Entender os mecanismos filosóficos por trás desses regimes ajuda a reconhecer os sinais que podem levar a violações em massa dos direitos humanos e a importância de se proteger esses direitos em nossa sociedade atual.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

É interessante notar que muitos profissionais hoje, como jornalistas, advogados e ativistas de direitos humanos, trabalham diretamente com a vigilância e proteção contra violações dos direitos humanos. Além disso, empresas de tecnologia estão desenvolvendo ferramentas para monitorar e denunciar abusos em regimes opressivos, demonstrando a aplicação prática desse conhecimento no mercado de trabalho atual.

Atividade Inicial

Projete um breve vídeo de 3 a 5 minutos sobre um regime totalitário histórico, como o nazismo na Alemanha ou o stalinismo na União Soviética. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora: 'Quais direitos humanos vocês acham que foram mais violados sob esse regime e por quê?'. Oriente os alunos a discutirem suas respostas em duplas por 5 minutos e, em seguida, compartilhem com a turma.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 55 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos desenvolvam uma compreensão aprofundada sobre os regimes totalitários e suas violações aos direitos humanos, aplicando esse conhecimento de maneira prática e colaborativa. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades críticas, analíticas e práticas, essenciais tanto no contexto acadêmico quanto no mercado de trabalho.

Tópicos a Abordar

  1. Conceito de Regimes Totalitários
  2. História e Exemplos de Regimes Totalitários
  3. Direitos Humanos e sua Violação em Regimes Totalitários
  4. Impactos Filosóficos e Sociais do Totalitarismo

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como os regimes totalitários conseguem concentrar tanto poder e controle sobre as pessoas e quais mecanismos são utilizados para suprimir direitos humanos fundamentais. Questione como a filosofia pode ajudar a entender e criticar esses regimes, incentivando uma reflexão crítica sobre a importância da preservação dos direitos humanos.

Mini Desafio

Construindo a Linha do Tempo dos Direitos Humanos em Regimes Totalitários

Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um período ou regime totalitário específico para investigar. Eles devem criar uma linha do tempo destacando os principais eventos, leis e violações dos direitos humanos ocorridos durante esse regime.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 4 a 5 integrantes.
  2. Distribua a cada grupo um regime totalitário ou período histórico específico (ex: Nazismo, Stalinismo, Fascismo Italiano, etc.).
  3. Peça aos grupos que pesquisem sobre o regime designado, focando em eventos chave, leis implementadas e violações dos direitos humanos.
  4. Oriente os alunos a utilizarem cartolinas, marcadores, impressões de imagens e outros materiais para construir visualmente a linha do tempo.
  5. Cada grupo deve apresentar sua linha do tempo para a turma, explicando os principais pontos e promovendo uma discussão sobre as violações dos direitos humanos observadas.

Objetivo: O objetivo desta atividade é permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos sobre regimes totalitários e direitos humanos de maneira prática, desenvolvendo habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e apresentação.

Duração: (35 - 40 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Liste três características comuns a todos os regimes totalitários estudados.
  2. Explique como a filosofia pode contribuir para a crítica e análise de regimes totalitários.
  3. Descreva dois direitos humanos que foram violados sob o regime nazista e como isso impactou a sociedade da época.
  4. Em grupo, discuta e apresente possíveis formas de prevenir o surgimento de regimes totalitários no futuro, baseando-se nos aprendizados históricos.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é sintetizar e reforçar os principais pontos abordados durante a aula, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e integrada do conteúdo. Além disso, a conclusão visa promover a reflexão crítica sobre as aplicações práticas dos conhecimentos adquiridos, incentivando os alunos a pensar sobre a importância do tema para suas vidas e para a sociedade.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos sobre os principais pontos abordados na aula. Incentive-os a refletirem sobre os desafios e lições aprendidas durante as atividades práticas e como esses conhecimentos podem ser aplicados no dia a dia, tanto na vida pessoal quanto profissional. Pergunte aos alunos como a compreensão dos direitos humanos e regimes totalitários pode influenciar suas decisões e atitudes no futuro. Estimule a troca de ideias sobre formas de prevenir violações dos direitos humanos em contextos contemporâneos.

Resumo

Recapitule os conceitos fundamentais discutidos na aula, incluindo a definição de regimes totalitários, exemplos históricos como o nazismo e o stalinismo, e as violações dos direitos humanos ocorridas nesses contextos. Reforce a importância da filosofia na análise crítica desses regimes e na defesa dos direitos humanos. Lembre os alunos das atividades práticas realizadas, como a criação da linha do tempo, e como essas atividades ajudaram a consolidar os conhecimentos teóricos.

Fechamento

Conclua a aula destacando como a conexão entre teoria e prática foi essencial para a compreensão aprofundada do tema. Ressalte a importância do entendimento dos direitos humanos e da vigilância contra regimes totalitários na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Finalize agradecendo a participação ativa dos alunos e incentivando-os a continuar explorando esses temas fora da sala de aula.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies