🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Identidade

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS501'

Identidade

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Identidade

Palavras ChaveIdentidade, Filosofia, 3º ano do Ensino Médio, Construção da Identidade, Metodologia Digital, Questionamento Pessoal, Reflexão, Redes Sociais, Influenciadores Digitais, Diário Digital, Storytelling, Ambientes Virtuais, Gamificação
Materiais NecessáriosCelulares ou computadores com acesso à internet, Perfis de redes sociais de influenciadores, Ferramentas digitais para criação de apresentações (Google Slides, Canva, etc.), Plataformas de jogos online que permitam a criação de personagens (The Sims, World of Warcraft, etc.), Ferramentas de mídia digital (textos, fotos, vídeos), Projetor ou tela para exibição de apresentações
Códigos BNCCEM13CHS501: Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.; EM13CHS502: Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaFilosofia
Unidade TemáticaFilosofia

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é apresentar claramente os objetivos principais e secundários da aula, proporcionando aos alunos uma visão geral do que será tratado e dos resultados esperados. Isso garantirá que todos os participantes compreendam a importância do tema e estejam motivados para se engajar nas atividades propostas.

Objetivos principais:

1. Facilitar a compreensão da construção da identidade pessoal a partir de questionamentos individuais sobre a formação do ser.

2. Propiciar momentos de reflexão sobre as influências sociais, culturais e digitais na formação da identidade.

3. Estimular o pensamento crítico dos alunos em relação às suas próprias identidades e às identidades das pessoas ao seu redor.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a utilização de plataformas digitais para compartilhar e discutir percepções sobre identidade.
  2. Promover o engajamento dos alunos através de atividades interativas que envolvam mídias sociais e outras ferramentas digitais.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é incentivar os alunos a refletirem sobre o conceito de identidade e compartilharem suas percepções iniciais. Isso contribuirá para aquecer a discussão e preparar o terreno para as atividades mais aprofundadas que virão em seguida, além de promover a integração e o engajamento inicial da turma.

Aquecendo

Para iniciar a aula sobre identidade, comece falando sobre como a identidade é um conceito múltiplo e dinâmico, influenciado por uma variedade de fatores sociais, culturais e pessoais. A identidade é a essência do que somos, moldada tanto por fatores internos quanto externos. Em seguida, instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre identidade, seja do ponto de vista filosófico, sociológico ou até mesmo psicológico. Incentive-os a compartilhar esses fatos com a turma, promovendo um início de conversa interativa e engajante.

Reflexões Iniciais

1. O que significa para você ter uma identidade?

2. Quais são os principais fatores que você acredita terem influenciado a formação da sua identidade?

3. Como as redes sociais impactam a construção da identidade de uma pessoa?

4. Você acha que a identidade é algo fixo ou ela pode mudar ao longo do tempo? Por quê?

5. Como a cultura local e global influenciam na construção da identidade?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 85 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência prática e interativa onde os alunos possam explorar e refletir sobre a construção da identidade a partir de diferentes perspectivas e contextos, utilizando tecnologias digitais como ferramentas de investigação e expressão.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Investigadores de Identidade Digital

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Investigar como a identidade é construída e percebida nas redes sociais e refletir sobre a influência que os influenciadores exercem na formação de identidade dos seguidores.

- Descrição: Os alunos se transformarão em 'detetives digitais' e investigarão como a identidade é construída e percebida nas redes sociais. Eles analisarão perfis de redes sociais, influenciadores digitais e a forma como as pessoas se apresentam online.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 estudantes.

  • Peça para cada grupo escolher dois perfis de redes sociais de influenciadores (um nacional e um internacional).

  • Cada grupo deve analisar os perfis escolhidos, observando as postagens, os comentários dos seguidores e a forma como os influenciadores se apresentam.

  • Os grupos devem identificar elementos que contribuem para a construção da identidade desses influenciadores (como estilo de vida, valores, hobbies etc.).

  • Após a análise, os grupos deverão criar uma apresentação digital (pode ser um slide, um vídeo curto ou um post fictício) para compartilhar suas descobertas com a turma.

  • Cada apresentação deve ser acompanhada de uma reflexão sobre como esses elementos observados podem influenciar a identidade dos seguidores.

Atividade 2 -  Diário Digital: Storytelling da Minha Identidade

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Proporcionar uma reflexão pessoal sobre a construção da identidade, utilizando técnicas de storytelling para narrar experiências significativas.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos utilizarão suas habilidades de storytelling para criar um 'Diário Digital' que narra a história de suas próprias identidades. Eles deverão utilizar diferentes mídias (textos, fotos, vídeos) para ilustrar aspectos importantes de suas vidas e refletir sobre como cada experiência moldou quem são hoje.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 estudantes.

  • Cada aluno deverá criar um 'Diário Digital' usando uma plataforma como Google Slides, Canva, ou qualquer outra ferramenta digital disponível.

  • No 'Diário Digital', os alunos deverão incluir: (1) uma breve autobiografia, (2) fotos ou vídeos que representem momentos significativos de suas vidas, (3) textos ou áudios explicando como essas experiências contribuíram para a sua identidade.

  • Os alunos devem compartilhar seus diários com os membros do grupo para receber feedback e sugestões de melhorias.

  • Cada grupo deverá selecionar um ou dois diários para apresentar à turma, explicando as escolhas feitas e as reflexões sobre a identidade.

Atividade 3 -  Gamificação: Construção de Identidades no Mundo Virtual

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Analisar a construção da identidade em ambientes virtuais e refletir sobre as escolhas que moldam essa identidade.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão mergulhar no mundo dos games e analisar como a identidade é construída em ambientes virtuais. Eles deverão criar personagens em um jogo online que permita personalização e refletir sobre as escolhas feitas.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 estudantes.

  • Peça para cada grupo escolher um jogo online que permita a criação e personalização de personagens (como The Sims, World of Warcraft, ou qualquer outro disponível).

  • Cada grupo deve criar personagens no jogo, tomando decisões sobre aparência, habilidades, e background dos personagens.

  • Os grupos devem discutir e registrar as razões por trás das escolhas feitas para cada personagem e como essas escolhas refletem a identidade pretendida.

  • Os alunos deverão criar uma apresentação digital (slide, vídeo, ou post) detalhando o processo de criação dos personagens e discutindo as implicações das escolhas feitas na construção da identidade virtual.

  • Cada grupo apresenta suas descobertas para a turma, explorando como a identidade no mundo virtual pode refletir ou diferir da identidade no mundo real.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado por meio da troca de experiências e percepções entre os alunos. Ao discutir suas descobertas e reflexões, eles aprofundam a compreensão sobre a construção da identidade e ampliam suas perspectivas. A atividade de feedback 360° promove um ambiente de colaboração, respeito e crescimento pessoal, incentivando a autorreflexão e a valorização das contribuições de cada um.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Para introduzir essa discussão, utilize o seguinte roteiro:

  1. Introdução: Relembre brevemente as atividades realizadas e os objetivos principais da aula.
  2. Apresentação das Descobertas: Convide cada grupo a compartilhar suas apresentações e reflexões. Pergunte o que mais chamou a atenção deles durante a investigação e criação dos diários digitais e personagens virtuais.
  3. Conexão com a Realidade: Incentive os alunos a discutirem como as descobertas feitas durante as atividades se relacionam com a construção das identidades na vida real e no ambiente digital.
  4. Discussão Aberta: Abra para perguntas e comentários, incentivando a troca de ideias e experiências pessoais sobre identidade.

Reflexões

1. Quais foram as principais descobertas feitas por vocês durante a análise dos perfis de redes sociais e a criação dos diários digitais? 2. Como as escolhas feitas nos ambientes virtuais refletiram ou diferiram da identidade real de cada um? 3. De que forma as reflexões sobre identidade podem impactar suas vidas e interações no dia a dia?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo de trabalho. Oriente a turma a seguir as seguintes diretrizes para que o feedback seja construtivo e respeitoso:

  1. Seja Específico: Destaque pontos específicos sobre a contribuição de cada membro e suas apresentações.
  2. Seja Positivo: Comece destacando aspectos positivos antes de mencionar pontos de melhoria.
  3. Seja Respeitoso: Use uma linguagem respeitosa e ofereça sugestões de forma gentil.
  4. Seja Relevante: Foque no conteúdo apresentado e nas habilidades demonstradas durante as atividades.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A etapa de Conclusão tem como objetivo consolidar o aprendizado do dia, resumindo os principais pontos abordados de uma forma leve e divertida. Além disso, ela ajuda os alunos a conectar o aprendizado com suas próprias vidas e com o mundo ao seu redor, reforçando a importância e a aplicabilidade dos conceitos discutidos. Finalmente, essa etapa visa encerrar a aula em um tom positivo e engajador, deixando os alunos motivados para continuar explorando o tema.

Resumo

Resumo: Pessoal, hoje mergulhamos no fascinante universo da Identidade! Exploramos como ela se molda através de influências sociais, culturais e digitais. Nos tornamos detetives digitais investigando perfis de influenciadores, criamos Diários Digitais para contar nossas próprias histórias e até mesmo construímos identidades virtuais em jogos. Foi uma jornada interativa e cheia de descobertas! 

No Mundo

No Mundo: A construção da identidade está em todo lugar à nossa volta! Nas redes sociais, nos nossos grupos de amigos, na cultura pop e até mesmo na forma como nos apresentamos online. Vivemos em um mundo hiperconectado onde nossa identidade é constantemente moldada e reavaliada pela interação com outras pessoas e com a tecnologia.

Na Prática

Aplicações: Entender como nossa identidade se forma e se transforma é essencial para vivermos de maneira autêntica e consciente. Compreender essas dinâmicas nos ajuda a navegar melhor pelas redes sociais, fazer escolhas mais alinhadas aos nossos valores e compreender as identidades dos outros com mais empatia. 

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies