Entrar

Plano de aula de Criptomoedas e Blockchain

Finanças

Original Teachy

Criptomoedas e Blockchain

Objetivos

Tempo estimado: (10 - 15 minutos)

  1. Entendimento da criptografia e transações financeiras digitais: Os alunos serão capazes de entender os mecanismos de funcionamento de criptomoedas e blockchain, incluindo a importância da criptografia, assinatura digital e prova de trabalho em transações financeiras digitais.

  2. Familiarização com moedas digitais e seu impacto financeiro: Os alunos serão capazes de identificar a variedade de moedas digitais disponíveis, entender como são criadas e valorizadas, e como elas se encaixam no sistema financeiro global mais amplo.

  3. Análise de riscos, oportunidades e regulamentação: Os alunos serão capazes de avaliar os riscos e oportunidades associados ao uso e investimento em criptomoedas e estarão familiarizados com a legislação e regulamentação pertinente.

Objetivos secundários:

  1. Prática de transações com criptomoedas: Os alunos serão capazes de realizar transações com criptomoedas, configurar carteiras digitais e usar exchanges de criptomoedas.

  2. Desenvolvimento de uma perspectiva futura: Fomentar a apreciação das possibilidades futuras de transações financeiras e o papel que as criptomoedas e blockchain podem desempenhar.

Introdução

Tempo estimado: (15 - 20 minutos)

  1. Revisão do conteúdo anterior: Antes de mergulhar no mundo das criptomoedas e blockchain, o professor deve relembrar aos alunos os conceitos principais da aula anterior sobre "Tecnologia e Finanças". Isso inclui a ideia de dinheiro digital, transações online e a influência da tecnologia na economia global.

  2. Situações-problema: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode propor duas situações que ilustram o uso e a importância das criptomoedas e blockchain. Por exemplo: Como alguém pode enviar dinheiro de forma segura e anônima para outra pessoa em outro país? Ou como uma empresa pode garantir a autenticidade de um produto de luxo?

  3. Contextualização: Em seguida, o professor pode destacar a relevância das criptomoedas e blockchain no mundo atual, mencionando exemplos de como essas tecnologias estão revolucionando a forma como realizamos transações, investimos e até mesmo como governos e empresas estão respondendo a essa revolução.

  4. Introdução ao tópico: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o mundo das criptomoedas. Por exemplo, pode mencionar que o criador do Bitcoin, a primeira criptomoeda, é uma pessoa ou grupo de pessoas desconhecidas que vão pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto. Outra curiosidade interessante é a história de Laszlo Hanyecz, um programador que comprou duas pizzas por 10.000 Bitcoins em 2010 - uma quantidade de Bitcoin que valeria milhões de dólares hoje. Estas histórias podem despertar a curiosidade dos alunos e incentivá-los a aprender mais sobre este tópico intrigante e relevante.

Desenvolvimento

Tempo estimado: (60 - 70 minutos)

  1. Revisão dos conhecimentos prévios (5 - 10 minutos) Antes de mergulhar na teoria, é importante reforçar os conhecimentos prévios que serão úteis para a compreensão do conteúdo. O professor deve revisar conceitos básicos de economia, finanças e tecnologia da informação. A revisão pode incluir tópicos como oferta e demanda, mercados financeiros, transações digitais e segurança da informação.

  2. Teoria: Criptomoedas e Blockchain (20 - 25 minutos) A teoria será dividida em duas partes. Na primeira, o professor explicará o que são as criptomoedas, como funcionam, como são criadas e como são valorizadas. A segunda parte será dedicada a explicar o que é blockchain, como funciona, e como está relacionado às criptomoedas. O professor também deve abordar a importância da criptografia em ambos os conceitos, explicando a criptografia de chave pública, a assinatura digital e a prova de trabalho.

  3. Apresentação de exemplos (10 - 15 minutos) O professor deve apresentar exemplos reais de criptomoedas e usos de blockchain para ilustrar os conceitos teóricos. Isso pode incluir a apresentação de diferentes tipos de criptomoedas, além do Bitcoin, e como elas são usadas no mundo real. O professor também pode mostrar exemplos de como o blockchain é usado em diferentes indústrias, como finanças, saúde, logística, etc.

  4. Atividade prática: Simulação de uma transação com criptomoedas (15 - 20 minutos) Para essa atividade, o professor precisará de um computador com acesso à internet e um projetor. O professor mostrará aos alunos como é uma transação real com criptomoedas. Usando um simulador online de transações de criptomoedas, o professor demonstrará como enviar e receber criptomoedas, como o Bitcoin. Os alunos poderão observar o processo e fazer perguntas.

  5. Atividade prática: Explorando o blockchain (15 - 20 minutos) Para essa atividade, o professor usará um explorador de blockchain online para mostrar aos alunos como são as transações registradas no blockchain. O professor mostrará como procurar transações, como elas são registradas e como são validadas. Os alunos terão a oportunidade de explorar o blockchain por conta própria e fazer perguntas.

  6. Discussão: Riscos, oportunidades e regulamentação (10 - 15 minutos) O professor conduzirá uma discussão em sala de aula sobre os riscos e oportunidades associados ao uso e investimento em criptomoedas. Também será discutida a legislação e regulamentação em torno das criptomoedas e blockchain. Os alunos serão incentivados a participar e compartilhar suas opiniões e perguntas.

Materiais Necessários

  • Computador com acesso à Internet
  • Projetor
  • Simulador online de transações de criptomoedas
  • Explorador de blockchain online
  • Slides ou material de apoio com informações sobre criptomoedas e blockchain

Retorno

Tempo estimado: (15 - 20 minutos)

  1. Revisão da prática (5 - 10 minutos): Após a atividade prática, o professor deve revisar os principais conceitos aprendidos, reforçando a conexão entre a prática e a teoria. O professor pode pedir aos alunos para resumirem o que aprenderam na atividade prática, incentivando-os a usar termos técnicos e conceitos teóricos.

  2. Avaliação Rápida (5 minutos): Para verificar a compreensão dos alunos, o professor pode propor que eles escrevam em um papel, em um minuto, respostas para perguntas como: Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje? Quais questões ainda não foram respondidas? Essa atividade permitirá ao professor avaliar o nível de compreensão dos alunos e identificar quaisquer lacunas no entendimento.

  3. Discussão em grupo (5 - 10 minutos): Para encerrar a aula, o professor pode propor uma discussão em grupo sobre os tópicos apresentados. Isso permitirá aos alunos trocar ideias, esclarecer dúvidas e aprofundar sua compreensão dos conceitos discutidos.

  4. Lista de exercícios (Para casa): O professor deve fornecer uma lista de exercícios sobre o tópico de criptomoedas e blockchain para os alunos resolverem em casa. Esses exercícios devem desafiar os alunos a aplicar os conceitos aprendidos na aula e aprofundar seu entendimento sobre como criptomoedas e blockchain funcionam na prática. Esta lista de exercícios também pode incluir questões de múltipla escolha, estudos de caso e problemas práticos para resolver.

Conclusão

Tempo estimado: (10 - 15 minutos)

  1. Resumo da aula (5 minutos): O professor deve revisar os principais conceitos e tópicos abordados durante a aula, incluindo criptomoedas, blockchain, criptografia, transações financeiras digitais, riscos, oportunidades e regulamentações. Esse é o momento de reforçar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

  2. Conexões entre teoria e prática (3 minutos): O professor deve enfatizar como as atividades práticas realizadas durante a aula conectaram-se à teoria apresentada. Deve-se destacar como a simulação de transações e a exploração do blockchain ajudaram a consolidar o entendimento dos alunos sobre o funcionamento das criptomoedas e do blockchain.

  3. Materiais extras (2 minutos): Para aprofundar o entendimento dos alunos sobre o assunto, o professor pode sugerir materiais de leitura adicionais. Isso pode incluir artigos, blogs, vídeos e podcasts sobre criptomoedas e blockchain. O professor também pode recomendar algumas exchanges de criptomoedas para os alunos explorarem por conta própria.

  4. A importância do tópico (5 minutos): Por fim, o professor deve destacar a relevância das criptomoedas e do blockchain no mundo atual. Deve-se ressaltar que o domínio desses conceitos é crucial não apenas para aqueles que desejam trabalhar no setor financeiro, mas também para qualquer pessoa que queira entender como a economia digital está moldando nosso mundo. O professor pode dar exemplos de como as criptomoedas e o blockchain estão sendo usados em diferentes setores, como finanças, saúde, logística e governança, para ilustrar sua importância crescente.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies