Objetivos
Tempo estimado: (10 - 15 minutos)
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Entendimento da criptografia e transações financeiras digitais: Os alunos serão capazes de entender os mecanismos de funcionamento de criptomoedas e blockchain, incluindo a importância da criptografia, assinatura digital e prova de trabalho em transações financeiras digitais.
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Familiarização com moedas digitais e seu impacto financeiro: Os alunos serão capazes de identificar a variedade de moedas digitais disponíveis, entender como são criadas e valorizadas, e como elas se encaixam no sistema financeiro global mais amplo.
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Análise de riscos, oportunidades e regulamentação: Os alunos serão capazes de avaliar os riscos e oportunidades associados ao uso e investimento em criptomoedas e estarão familiarizados com a legislação e regulamentação pertinente.
Objetivos secundários:
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Prática de transações com criptomoedas: Os alunos serão capazes de realizar transações com criptomoedas, configurar carteiras digitais e usar exchanges de criptomoedas.
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Desenvolvimento de uma perspectiva futura: Fomentar a apreciação das possibilidades futuras de transações financeiras e o papel que as criptomoedas e blockchain podem desempenhar.
Introdução
Tempo estimado: (15 - 20 minutos)
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Revisão do conteúdo anterior: Antes de mergulhar no mundo das criptomoedas e blockchain, o professor deve relembrar aos alunos os conceitos principais da aula anterior sobre "Tecnologia e Finanças". Isso inclui a ideia de dinheiro digital, transações online e a influência da tecnologia na economia global.
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Situações-problema: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode propor duas situações que ilustram o uso e a importância das criptomoedas e blockchain. Por exemplo: Como alguém pode enviar dinheiro de forma segura e anônima para outra pessoa em outro país? Ou como uma empresa pode garantir a autenticidade de um produto de luxo?
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Contextualização: Em seguida, o professor pode destacar a relevância das criptomoedas e blockchain no mundo atual, mencionando exemplos de como essas tecnologias estão revolucionando a forma como realizamos transações, investimos e até mesmo como governos e empresas estão respondendo a essa revolução.
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Introdução ao tópico: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o mundo das criptomoedas. Por exemplo, pode mencionar que o criador do Bitcoin, a primeira criptomoeda, é uma pessoa ou grupo de pessoas desconhecidas que vão pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto. Outra curiosidade interessante é a história de Laszlo Hanyecz, um programador que comprou duas pizzas por 10.000 Bitcoins em 2010 - uma quantidade de Bitcoin que valeria milhões de dólares hoje. Estas histórias podem despertar a curiosidade dos alunos e incentivá-los a aprender mais sobre este tópico intrigante e relevante.
Desenvolvimento
Tempo estimado: (60 - 70 minutos)
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Revisão dos conhecimentos prévios (5 - 10 minutos) Antes de mergulhar na teoria, é importante reforçar os conhecimentos prévios que serão úteis para a compreensão do conteúdo. O professor deve revisar conceitos básicos de economia, finanças e tecnologia da informação. A revisão pode incluir tópicos como oferta e demanda, mercados financeiros, transações digitais e segurança da informação.
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Teoria: Criptomoedas e Blockchain (20 - 25 minutos) A teoria será dividida em duas partes. Na primeira, o professor explicará o que são as criptomoedas, como funcionam, como são criadas e como são valorizadas. A segunda parte será dedicada a explicar o que é blockchain, como funciona, e como está relacionado às criptomoedas. O professor também deve abordar a importância da criptografia em ambos os conceitos, explicando a criptografia de chave pública, a assinatura digital e a prova de trabalho.
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Apresentação de exemplos (10 - 15 minutos) O professor deve apresentar exemplos reais de criptomoedas e usos de blockchain para ilustrar os conceitos teóricos. Isso pode incluir a apresentação de diferentes tipos de criptomoedas, além do Bitcoin, e como elas são usadas no mundo real. O professor também pode mostrar exemplos de como o blockchain é usado em diferentes indústrias, como finanças, saúde, logística, etc.
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Atividade prática: Simulação de uma transação com criptomoedas (15 - 20 minutos) Para essa atividade, o professor precisará de um computador com acesso à internet e um projetor. O professor mostrará aos alunos como é uma transação real com criptomoedas. Usando um simulador online de transações de criptomoedas, o professor demonstrará como enviar e receber criptomoedas, como o Bitcoin. Os alunos poderão observar o processo e fazer perguntas.
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Atividade prática: Explorando o blockchain (15 - 20 minutos) Para essa atividade, o professor usará um explorador de blockchain online para mostrar aos alunos como são as transações registradas no blockchain. O professor mostrará como procurar transações, como elas são registradas e como são validadas. Os alunos terão a oportunidade de explorar o blockchain por conta própria e fazer perguntas.
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Discussão: Riscos, oportunidades e regulamentação (10 - 15 minutos) O professor conduzirá uma discussão em sala de aula sobre os riscos e oportunidades associados ao uso e investimento em criptomoedas. Também será discutida a legislação e regulamentação em torno das criptomoedas e blockchain. Os alunos serão incentivados a participar e compartilhar suas opiniões e perguntas.
Materiais Necessários
- Computador com acesso à Internet
- Projetor
- Simulador online de transações de criptomoedas
- Explorador de blockchain online
- Slides ou material de apoio com informações sobre criptomoedas e blockchain
Retorno
Tempo estimado: (15 - 20 minutos)
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Revisão da prática (5 - 10 minutos): Após a atividade prática, o professor deve revisar os principais conceitos aprendidos, reforçando a conexão entre a prática e a teoria. O professor pode pedir aos alunos para resumirem o que aprenderam na atividade prática, incentivando-os a usar termos técnicos e conceitos teóricos.
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Avaliação Rápida (5 minutos): Para verificar a compreensão dos alunos, o professor pode propor que eles escrevam em um papel, em um minuto, respostas para perguntas como: Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje? Quais questões ainda não foram respondidas? Essa atividade permitirá ao professor avaliar o nível de compreensão dos alunos e identificar quaisquer lacunas no entendimento.
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Discussão em grupo (5 - 10 minutos): Para encerrar a aula, o professor pode propor uma discussão em grupo sobre os tópicos apresentados. Isso permitirá aos alunos trocar ideias, esclarecer dúvidas e aprofundar sua compreensão dos conceitos discutidos.
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Lista de exercícios (Para casa): O professor deve fornecer uma lista de exercícios sobre o tópico de criptomoedas e blockchain para os alunos resolverem em casa. Esses exercícios devem desafiar os alunos a aplicar os conceitos aprendidos na aula e aprofundar seu entendimento sobre como criptomoedas e blockchain funcionam na prática. Esta lista de exercícios também pode incluir questões de múltipla escolha, estudos de caso e problemas práticos para resolver.
Conclusão
Tempo estimado: (10 - 15 minutos)
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Resumo da aula (5 minutos): O professor deve revisar os principais conceitos e tópicos abordados durante a aula, incluindo criptomoedas, blockchain, criptografia, transações financeiras digitais, riscos, oportunidades e regulamentações. Esse é o momento de reforçar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.
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Conexões entre teoria e prática (3 minutos): O professor deve enfatizar como as atividades práticas realizadas durante a aula conectaram-se à teoria apresentada. Deve-se destacar como a simulação de transações e a exploração do blockchain ajudaram a consolidar o entendimento dos alunos sobre o funcionamento das criptomoedas e do blockchain.
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Materiais extras (2 minutos): Para aprofundar o entendimento dos alunos sobre o assunto, o professor pode sugerir materiais de leitura adicionais. Isso pode incluir artigos, blogs, vídeos e podcasts sobre criptomoedas e blockchain. O professor também pode recomendar algumas exchanges de criptomoedas para os alunos explorarem por conta própria.
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A importância do tópico (5 minutos): Por fim, o professor deve destacar a relevância das criptomoedas e do blockchain no mundo atual. Deve-se ressaltar que o domínio desses conceitos é crucial não apenas para aqueles que desejam trabalhar no setor financeiro, mas também para qualquer pessoa que queira entender como a economia digital está moldando nosso mundo. O professor pode dar exemplos de como as criptomoedas e o blockchain estão sendo usados em diferentes setores, como finanças, saúde, logística e governança, para ilustrar sua importância crescente.