Objetivos
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Proporcionar aos alunos uma compreensão clara e completa da interface do Photoshop, incluindo suas ferramentas, paletas e menus, e como manipulá-los. Isso incluirá uma visão geral de como criar, editar, organizar, duplicar e mesclar camadas. (20 - 25 minutos)
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Desenvolver habilidades práticas em manipulação de imagens, incluindo redimensionamento, corte, rotação e ajuste de perspectiva. Além disso, os alunos aprenderão como fazer ajustes de cor e contraste, retocar fotos e trabalhar com seleções e máscaras. (30 - 35 minutos)
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Ensinar aos alunos como trabalhar com texto, usar filtros e efeitos, criar composições e gerenciar e organizar arquivos com o Adobe Bridge. Isso abrangerá também a compreensão dos diferentes formatos de arquivo de imagem e quando usar cada um deles. (30 - 35 minutos)
Objetivos secundários:
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Estimular a criatividade dos alunos ao aplicar as técnicas aprendidas em suas próprias imagens. (10 minutos)
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Fornecer aos alunos uma compreensão prática de como o Photoshop é usado em um contexto profissional, discutindo casos de uso comuns e demonstrando como as habilidades aprendidas podem ser aplicadas em projetos de fotografia reais. (10 minutos)
Introdução (15 - 20 minutos)
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Iniciar a aula fazendo um breve resumo da aula anterior, enfatizando os principais pontos abordados sobre a "Introdução ao Lightroom". Fazer uma conexão deste conteúdo com o Photoshop, explicando que ambos são ferramentas complementares no fluxo de trabalho de um fotógrafo.
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Propor duas situações-problema que incitem o interesse dos alunos. Por exemplo, perguntar como eles removeriam um objeto indesejado de uma foto ou como eles alterariam a cor de um elemento específico na imagem. Estas questões serão resolvidas ao longo da aula com o uso do Photoshop.
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Contextualizar a importância do Photoshop na fotografia digital, explicando como este software é utilizado por profissionais de diferentes áreas, como fotografia, design gráfico, publicidade, entre outros. Mostrar exemplos de imagens antes e depois da edição para demonstrar o poder do Photoshop na transformação de fotografias.
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Introduzir o tópico do Photoshop contando uma curiosidade sobre a sua história: o Photoshop foi inicialmente desenvolvido em 1987 por dois irmãos, Thomas e John Knoll, e o primeiro uso comercial do software foi para processar imagens digitais para a indústria de efeitos visuais de filmes. Outra curiosidade é que a primeira "Photoshop ação" foi criada para converter imagens coloridas em preto e branco para o filme "O Labirinto do Fauno", pois a produção não tinha dinheiro suficiente para filmar em preto e branco.
Desenvolvimento (60 - 70 minutos)
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Revisão de conhecimentos anteriores:
- Recapitulação de conceitos básicos de fotografia digital e edição de imagem. (5 - 7 minutos)
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Apresentação da teoria:
- Explicar a interface do Photoshop, destacando as ferramentas, paletas e menus mais usados. (7 - 10 minutos)
- Explicar o conceito de camadas e como trabalhar com elas. (7 - 10 minutos)
- Discutir os diferentes métodos de manipulação de imagem, incluindo redimensionamento, corte, rotação e ajuste de perspectiva. (7 - 10 minutos)
- Demonstrar como realizar ajustes de cor e contraste, retocar fotos e trabalhar com seleções e máscaras. (7 - 10 minutos)
- Mostrar como adicionar texto a imagens e aplicar efeitos de texto. (7 - 10 minutos)
- Apresentar os diferentes filtros e efeitos disponíveis e como aplicá-los. (7 - 10 minutos)
- Explicar como criar composições usando várias imagens e elementos. (7 - 10 minutes)
- Introduzir o Adobe Bridge e como ele é usado para gerenciar e organizar arquivos. (5 - 7 minutes)
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Atividades práticas:
- Atividade 1: Os alunos recebem uma imagem para editar, usando as ferramentas e técnicas apresentadas. Eles devem remover um objeto indesejado, alterar a cor de um elemento, adicionar texto e aplicar um filtro ou efeito de sua escolha. (20 - 25 minutos)
- Atividade 2: Os alunos trabalham em pares para criar uma composição usando várias imagens. Eles devem usar o Adobe Bridge para organizar seus arquivos e salvar a composição em um formato de arquivo apropriado. (20 - 25 minutos)
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Materiais necessários:
- Computadores com Photoshop instalado.
- Exemplos de imagens para edição.
- Guia de referência rápido para ferramentas e técnicas do Photoshop.
Retorno (10 - 15 minutos)
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Aprofundar a conexão entre a teoria apresentada e as atividades práticas realizadas através de uma revisão das atividades. Solicitar aos alunos que compartilhem suas composições com a classe e discutam as técnicas que utilizaram e os desafios que encontraram. Destacar como as habilidades ensinadas foram aplicadas nas atividades e como elas podem ser usadas em contextos de fotografia reais. (5 - 7 minutos)
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Realizar uma atividade de reflexão rápida, onde os alunos são convidados a escrever em um papel, em um minuto, as respostas para as seguintes perguntas:
- Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas? (3 - 5 minutos)
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Concluir a aula propondo uma lista de exercícios práticos sobre os tópicos apresentados para serem resolvidos em casa. Estes exercícios devem incluir tarefas como retocar uma foto, criar uma composição a partir de várias imagens e organizar uma série de fotos com o Adobe Bridge. Fornecer aos alunos um guia de referência rápido para o Photoshop para ajudá-los a completar os exercícios. (2 - 3 minutos)
Ao final da aula, os alunos devem ter uma compreensão clara do Photoshop, de suas principais ferramentas e técnicas, e de como elas podem ser aplicadas na prática. Além disso, eles devem estar equipados com os conhecimentos necessários para continuar a explorar o Photoshop de forma autônoma e criativa.
Conclusão (10 - 15 minutos)
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Iniciar a conclusão revendo os principais pontos abordados durante a aula. Recapitular as habilidades e técnicas adquiridas no Photoshop, incluindo a manipulação de imagens, ajustes de cor e contraste, retoque de fotos, trabalho com texto, uso de filtros e efeitos, criação de composições e gerenciamento e organização de arquivos com o Adobe Bridge. (3 - 5 minutos)
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Explicar como a aula conectou a teoria à prática, destacando como as habilidades aprendidas foram aplicadas nas atividades práticas. Reiterar como essas técnicas são usadas no mundo real por profissionais de fotografia, design gráfico, publicidade, entre outros. (3 - 5 minutos)
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Sugerir materiais extras para que os alunos possam expandir seu entendimento do Photoshop. Isso pode incluir tutoriais online, livros de referência, vídeos de instrução e blogs de fotografia. Incentivar os alunos a continuarem praticando e explorando o Photoshop por conta própria. (2 - 3 minutos)
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Concluir a aula destacando a importância do Photoshop na fotografia digital. Enfatizar que o domínio do Photoshop pode abrir um leque de possibilidades criativas e oportunidades profissionais. Remarcar que o Photoshop é uma ferramenta poderosa que permite aos fotógrafos transformar suas imagens de maneira criativa e profissional, permitindo-lhes expressar sua visão artística sem limitações técnicas. (2 - 3 minutos)