Entrar

Plano de aula de Fotografia de Rua

Fotografia

Original Teachy

Fotografia de Rua

Objetivos

(10 - 15 minutos)

  1. Introduzir e explorar o conceito de Fotografia de Rua, explicando sua natureza, origens e importância no campo da fotografia.

  2. Descrever detalhadamente as habilidades necessárias para a Fotografia de Rua, incluindo a compreensão estética, habilidades técnicas, percepção social e cultural, habilidades de comunicação, discrição, coragem, pensamento rápido, conhecimento dos direitos legais e respeito.

  3. Estabelecer a importância de cada habilidade para a prática eficaz da Fotografia de Rua, com ênfase na relação entre estas habilidades e a capacidade de capturar imagens poderosas e emocionantes em ambientes urbanos.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a discussão sobre as questões éticas na Fotografia de Rua, incluindo o respeito pelos sujeitos fotografados e a consciência dos direitos legais.

  2. Encorajar os alunos a refletir sobre suas próprias habilidades e áreas de desenvolvimento em relação à Fotografia de Rua.

  3. Inspirar os alunos a experimentar a Fotografia de Rua como uma forma de expressão artística e documentação social e cultural.

Introdução

(20 - 25 minutos)

Para iniciar a aula, o professor deve relembrar os conceitos básicos discutidos na aula anterior sobre "Fotografia de Paisagem", enfatizando a importância de uma composição bem equilibrada, o uso eficaz da luz e a profundidade de campo.

Em seguida, o professor pode apresentar duas situações-problema que aguçam a curiosidade dos alunos e estabelecem a transição para o tema da aula de Fotografia de Rua. Por exemplo:

  1. Como capturar um momento efémero de interação humana numa rua movimentada, mantendo uma composição visualmente agradável?
  2. Como fotografar um estranho na rua de uma maneira respeitosa e legal?

O professor deve, então, contextualizar a importância da Fotografia de Rua, explicando que esta é uma forma poderosa de documentar a vida urbana, os costumes sociais e as tendências culturais. Além disso, a Fotografia de Rua é uma maneira de desenvolver habilidades de observação, agilidade e a capacidade de se conectar com estranhos.

Para tornar a introdução mais envolvente e memorável, o professor pode compartilhar duas curiosidades ou histórias relacionadas à Fotografia de Rua:

  1. A história de Vivian Maier, uma babá em Chicago que, desconhecida em sua vida, tirou mais de 150.000 fotos de rua ao longo de sua vida. Seu talento só foi descoberto após sua morte, quando suas fotos foram compradas num leilão e agora ela é considerada uma das maiores fotógrafas de rua do século XX.

  2. A controvérsia em torno do fotógrafo de rua Bruce Gilden, conhecido por seu estilo agressivo e invasivo de fotografar estranhos na rua sem permissão, levantando questões sobre a ética na Fotografia de Rua.

Essas histórias não só introduzem os alunos ao tópico de uma maneira interessante, mas também estabelecem a base para discussões futuras sobre a ética na Fotografia de Rua.

Desenvolvimento

(60 - 70 minutos)

  1. Revisão de conhecimentos anteriores:

    • O professor pode começar a sessão de desenvolvimento revisando os conceitos básicos de fotografia, como exposição, foco, profundidade de campo, velocidade do obturador, ISO e funcionamento da câmera.
    • Além disso, uma breve revisão do uso de programas de edição de imagem como LightRoom ou Photoshop pode ser realizada, focando em como eles podem ser usados para melhorar ou destacar certos aspectos das fotografias de rua.
    • A compreensão desses conceitos é essencial para o desenvolvimento das habilidades técnicas necessárias para a fotografia de rua.
  2. Apresentação teórica:

    • Após a revisão, o professor deve introduzir a teoria por trás da Fotografia de Rua, abordando cada uma das habilidades listadas na seção de objetivos e discutindo por que cada uma delas é importante para a fotografia de rua.
    • A discussão deve incluir exemplos visuais e reais de como essas habilidades são aplicadas na prática, utilizando fotografias de rua de renomados fotógrafos de rua para ilustrar os pontos.
  3. Atividades práticas:

    • Atividade 1: Análise de Fotografias de Rua

      • Os alunos devem ser divididos em pequenos grupos e cada grupo deve receber um conjunto de fotografias de rua. Eles devem analisar cada fotografia em termos de composição, técnica e o que a imagem está tentando transmitir.
      • Esta atividade permite que os alunos apliquem a teoria aprendida na prática e desenvolvam suas habilidades de análise crítica.
    • Atividade 2: Prática de Fotografia de Rua

      • Os alunos, equipados com suas câmeras (ou smartphones), devem ser encorajados a sair e tirar suas próprias fotos de rua, aplicando as habilidades e técnicas discutidas na aula.
      • O professor pode definir um limite de tempo para esta atividade e pedir aos alunos que voltem com uma seleção de suas melhores fotos para discussão e análise em sala de aula.

Materiais necessários:

  • Conjunto de fotografias de rua para análise (impressas ou digitais).
  • Câmeras ou smartphones para a atividade prática de Fotografia de Rua.
  • Computador com projetor para apresentação teórica e análise de fotografias.

Retorno

(15 - 20 minutos)

Após o desenvolvimento da aula, os alunos devem ser convidados a compartilhar e discutir as fotografias que tiraram durante a atividade prática. Esta discussão deve ser guiada pelo professor, que irá incentivar os alunos a analisar as imagens em termos das habilidades e técnicas discutidas durante a aula.

O professor pode perguntar aos alunos sobre as decisões que tomaram ao tirar as fotos, o que estavam tentando capturar e quais desafios encontraram. Isso irá ajudar a consolidar a conexão entre a teoria aprendida e sua aplicação prática na Fotografia de Rua.

Em seguida, o professor pode propor que os alunos escrevam em um papel respostas para as seguintes perguntas:

  1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
  2. Quais questões ainda não foram respondidas?

Isso permitirá que o professor avalie o que os alunos aprenderam e quais áreas podem necessitar de reforço nas aulas seguintes.

Para finalizar a aula, o professor pode sugerir uma lista de exercícios para os alunos praticarem em casa. Os exercícios podem incluir a captura de imagens de rua em diferentes condições de luz, ou a prática de abordar estranhos para pedir permissão para fotografá-los.

Estas atividades de retorno são projetadas para reforçar o aprendizado, permitindo aos alunos aplicar as habilidades e técnicas aprendidas em um contexto real, e para avaliar seu próprio progresso na Fotografia de Rua.

Conclusão

(15 - 20 minutos)

Para concluir a aula, o professor deve recapitular os principais conceitos e habilidades discutidos, destacando a importância da compreensão estética, habilidades técnicas, percepção social e cultural, habilidades de comunicação, discrição, coragem, pensamento rápido, conhecimento dos direitos legais e respeito na Fotografia de Rua.

O professor deve reiterar a importância do equilíbrio entre a teoria e a prática. A Fotografia de Rua, como foi discutido, não é apenas sobre a técnica, mas também sobre a capacidade de observar, se conectar com estranhos e capturar momentos efêmeros em ambientes urbanos.

Para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o assunto, o professor pode sugerir materiais adicionais para leitura e estudo, como os trabalhos de famosos fotógrafos de rua, livros e documentários sobre o assunto, e blogs ou sites de fotografia que fornecem dicas práticas e tutoriais.

Por fim, o professor deve destacar a relevância da Fotografia de Rua no dia a dia. Esta forma de fotografia não só permite a documentação do cotidiano urbano, mas também ajuda a desenvolver um olhar mais atento e empático para o mundo ao nosso redor. Ao praticar a Fotografia de Rua, os alunos não apenas melhoram suas habilidades fotográficas, mas também aprendem a apreciar a beleza e a singularidade da vida cotidiana, tornando-se observadores mais atentos e conscientes de seu ambiente.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies