Entrar

Plano de aula de Brasil: Formação do Território e Economia

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Brasil: Formação do Território e Economia

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão da formação territorial do Brasil: O professor deve guiar os alunos para que eles entendam como o território brasileiro foi formado. Isso inclui a compreensão do processo de colonização, a expansão territorial e a integração de diferentes regiões no Brasil.

  2. Identificação das mudanças na economia brasileira ao longo do tempo: Os alunos devem ser capazes de identificar as principais mudanças na economia brasileira desde a colonização até os dias atuais. Isso envolve a compreensão das principais atividades econômicas em diferentes períodos da história do Brasil.

  3. Análise das relações entre formação territorial e economia: Por fim, os alunos devem ser capazes de analisar como a formação territorial do Brasil influenciou e foi influenciada pela economia do país. Isso inclui a compreensão de como a expansão territorial e a integração de regiões impactaram as atividades econômicas.

Objetivos Secundários:

  1. Desenvolvimento de habilidades de pesquisa: Durante a preparação para a aula e a realização das atividades, os alunos terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de pesquisa, buscando informações sobre a formação territorial do Brasil e sua economia.

  2. Melhoria das habilidades de pensamento crítico: Através da análise das relações entre formação territorial e economia, os alunos serão incentivados a desenvolver suas habilidades de pensamento crítico, avaliando e questionando as informações que encontram.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre os conteúdos de geografia já estudados que são relevantes para o tópico da aula. Isso pode incluir a discussão sobre a colonização do Brasil, as principais atividades econômicas em diferentes períodos da história e a organização territorial do país. (2 - 3 minutos)

  2. Situações-problema: O professor deve então apresentar duas situações que vão despertar o interesse dos alunos e introduzir o tópico da aula.

    • A primeira situação pode ser a discussão sobre a atual divisão territorial do Brasil e como ela reflete as diferentes atividades econômicas presentes no país.
    • A segunda situação pode envolver a análise de como a exploração de determinados recursos naturais, como o ouro e a borracha, influenciou a formação territorial do Brasil. (3 - 4 minutos)
  3. Contextualização: O professor deve então explicar a importância do tópico da aula, destacando como a formação territorial do Brasil influenciou e continua a influenciar a economia do país. Pode-se discutir, por exemplo, como a expansão territorial permitiu a exploração de novos recursos naturais e a criação de novas atividades econômicas. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao tópico: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a formação territorial do Brasil e sua economia.

    • Pode-se mencionar, por exemplo, que a exploração do pau-brasil foi a primeira atividade econômica organizada no Brasil e que o nome do país deriva dessa árvore.
    • Outra curiosidade interessante é que a produção de café foi tão importante para a economia brasileira no século XIX que o país ficou conhecido como "o país do café". (3 - 4 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Mapeamento (10 - 12 minutos):

    • O professor deve dividir a classe em grupos de cinco e fornecer a cada grupo um mapa em branco do Brasil.
    • Cada grupo deve receber também uma lista de recursos naturais e atividades econômicas, tanto atuais como históricas, do Brasil.
    • O objetivo da atividade é que os alunos marquem no mapa as regiões onde esses recursos são encontrados ou essas atividades são desenvolvidas.
    • Por exemplo, se a lista incluir "extração de minério de ferro", os alunos devem marcar as regiões do Brasil onde esse recurso é encontrado.
    • Ao final da atividade, os mapas devem mostrar a distribuição geográfica dos recursos e atividades econômicas no Brasil, permitindo uma visualização clara da relação entre formação territorial e economia.
    • O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos e esclarecendo dúvidas.
  2. Atividade de Linha do Tempo (8 - 10 minutos):

    • Ainda em grupos, os alunos receberão uma linha do tempo em branco que vai do século XVI até os dias atuais.
    • Junto com a linha do tempo, cada grupo recebe uma lista de eventos históricos e mudanças na economia brasileira.
    • O desafio é que os alunos coloquem esses eventos e mudanças na linha do tempo, relacionando-os com a formação territorial do Brasil.
    • Por exemplo, se a lista incluir "início da exploração de ouro em Minas Gerais", os alunos devem colocar esse evento na linha do tempo e discutir como ele influenciou a formação territorial e a economia do Brasil.
    • Esta atividade permite que os alunos vejam de forma clara como a formação territorial e a economia do Brasil se desenvolveram ao longo do tempo.
  3. Discussão em Grupo (2 - 3 minutos):

    • Após a Conclusão das atividades, o professor deve promover uma discussão em grupo.
    • Cada grupo deve compartilhar suas descobertas e reflexões, discutindo como a formação territorial do Brasil influenciou sua economia.
    • O professor deve moderar a discussão, incentivando todos a participar e esclarecendo conceitos, se necessário.

Estas atividades permitem que os alunos explorem de forma lúdica e prática a formação territorial do Brasil e sua economia, desenvolvendo habilidades de pesquisa, pensamento crítico e trabalho em grupo.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • O professor deve promover uma discussão em grupo com todos os alunos. Cada grupo deve compartilhar suas conclusões, observações e reflexões das atividades realizadas.
    • O professor deve incentivar os alunos a fazerem perguntas uns aos outros, a fim de promover uma troca de ideias e ampliar a compreensão de todos sobre o tópico da aula.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Em seguida, o professor deve fazer uma conexão entre as atividades realizadas e a teoria apresentada no início da aula.
    • O professor deve destacar como as atividades permitiram aos alunos entender e aplicar os conceitos de formação territorial e economia do Brasil.
    • Esta etapa é importante para consolidar o aprendizado e mostrar aos alunos a relevância das atividades práticas para a compreensão teórica.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • O professor deve então propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula.
    • O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre essas perguntas e depois serão convidados a compartilhar suas respostas com a classe.
  4. Feedback do Professor (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve fornecer feedback aos alunos sobre a aula.
    • O professor pode elogiar os esforços dos alunos, destacar os pontos fortes das atividades realizadas e sugerir áreas para melhoria.

Esta etapa de Retorno é crucial para consolidar o aprendizado, estimular a reflexão e avaliar o entendimento dos alunos sobre o tópico da aula. Além disso, fornece ao professor feedback valioso sobre a eficácia de sua metodologia de ensino.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor deve começar a Conclusão resumindo os principais pontos discutidos durante a aula.
    • Isso inclui a formação territorial do Brasil, as mudanças na economia brasileira ao longo do tempo e as relações entre formação territorial e economia.
    • O professor pode fazer isso de forma interativa, pedindo aos alunos para lembrar e compartilhar o que aprenderam.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do tópico.
    • O professor pode explicar, por exemplo, como as atividades práticas de mapeamento e linha do tempo permitiram aos alunos aplicar a teoria sobre formação territorial e economia.
    • Além disso, o professor pode discutir como esses conceitos são relevantes para entender a realidade atual do Brasil.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor deve então sugerir materiais extras para os alunos aprofundarem seu conhecimento sobre o tópico da aula.
    • Isso pode incluir leituras complementares, vídeos, documentários, sites de pesquisa e jogos educativos.
    • O professor pode compartilhar essas sugestões de materiais de forma impressa ou digital, para que os alunos possam acessá-los facilmente.
  4. Relevância do Tópico (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do tópico da aula para o dia a dia dos alunos.
    • O professor pode discutir como a formação territorial do Brasil e sua economia influenciam diversos aspectos da vida cotidiana, como a distribuição de riqueza, a infraestrutura do país e as oportunidades de trabalho.
    • Além disso, o professor pode destacar como o entendimento desses conceitos é relevante para a formação de cidadãos conscientes e críticos.

A Conclusão da aula é uma etapa essencial para consolidar o aprendizado, reforçar a relevância do tópico e motivar os alunos a continuar aprendendo sobre o assunto. Ao final da aula, os alunos devem ter uma compreensão clara e aprofundada da formação territorial do Brasil e sua economia, além de terem desenvolvido habilidades valiosas de pesquisa, pensamento crítico e trabalho em grupo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies