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Plano de aula de Sul: Integração Econômica e os seus Biomas: Revisão

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Sul: Integração Econômica e os seus Biomas: Revisão

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Sul: Integração Econômica e os seus Biomas: Revisão

Palavras ChaveBiomas, Região Sul, Mata Atlântica, Pampa, Floresta de Araucárias, Agropecuária, Desenvolvimento Econômico, Preservação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Práticas Sustentáveis, Economia Regional, Biodiversidade, Conservação, Políticas Públicas
Materiais NecessáriosMapa da região Sul do Brasil, Quadro branco, Marcadores, Projetor multimídia, Slides de apresentação, Folhas de papel, Canetas, Material de pesquisa sobre biomas e agropecuária, Texto de apoio sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável
Códigos BNCCEM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.; EM13CHS302: Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.; EM13CHS402: Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade socioeconômica.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma visão geral clara e concisa dos conteúdos que serão abordados durante a aula. Definindo objetivos específicos, será possível guiar os alunos de maneira eficaz no entendimento dos biomas da região Sul, da importância da agropecuária e das práticas de preservação ambiental, garantindo que eles estejam preparados para acompanhar as explicações subsequentes com maior clareza e foco.

Objetivos principais:

1. Compreender os principais biomas da região Sul do Brasil e suas características.

2. Analisar a importância da agropecuária no desenvolvimento econômico da região Sul.

3. Discutir as práticas de preservação ambiental e suas implicações no desenvolvimento sustentável da região.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é situar os alunos no contexto da aula, proporcionando um panorama inicial que desperte o interesse pelo tema. Ao apresentar a relevância econômica e ambiental da região Sul, os alunos estarão mais engajados e preparados para aprofundar seus conhecimentos sobre os biomas, a agropecuária e a preservação ambiental.

Contexto

Comece a aula situando os alunos sobre a importância da região Sul do Brasil no contexto nacional. Explique que a região Sul é composta pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e é conhecida pela sua diversidade de biomas, desenvolvimento agropecuário e práticas de preservação ambiental. Destaque que a região possui uma das economias mais dinâmicas do país, em grande parte devido à sua produção agrícola e pecuária, além de ser um exemplo em termos de preservação de áreas naturais e desenvolvimento sustentável.

Curiosidades

Você sabia que o bioma Pampa, encontrado principalmente no Rio Grande do Sul, é o único bioma exclusivamente brasileiro? Além disso, a região Sul é a maior produtora de carne suína e de frango do Brasil, contribuindo significativamente para o abastecimento alimentar do país e para as exportações.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma compreensão detalhada dos biomas da região Sul, da importância da agropecuária para o desenvolvimento econômico e das práticas de preservação ambiental. Através de explicações detalhadas e exemplos concretos, os alunos serão capazes de entender a complexidade e a interdependência entre o meio ambiente e o desenvolvimento econômico. As questões propostas visam consolidar o conhecimento adquirido e estimular a reflexão crítica sobre os temas abordados.

Tópicos Abordados

1. Biomas da Região Sul: Explique os três principais biomas da região Sul: Mata Atlântica, Pampa e Floresta de Araucárias. Detalhe as características de cada bioma, como clima, vegetação e fauna típica. Ressalte a importância da biodiversidade e os desafios para a conservação desses biomas. 2. Agropecuária na Região Sul: Detalhe a relevância da agropecuária para a economia da região Sul, destacando as principais culturas (soja, milho, trigo) e a produção pecuária (carne bovina, suína e avicultura). Explique como a agropecuária contribui para o desenvolvimento econômico e social da região. 3. Preservação Ambiental: Discuta as práticas de preservação ambiental na região Sul, incluindo áreas de proteção ambiental, reservas particulares e iniciativas sustentáveis. Aborde as políticas públicas voltadas para a conservação e os desafios enfrentados, como a degradação ambiental e a urbanização crescente. 4. Desenvolvimento Sustentável: Analise o conceito de desenvolvimento sustentável e como ele se aplica à região Sul. Explique a importância de equilibrar crescimento econômico com a preservação ambiental e a justiça social. Destaque exemplos de práticas sustentáveis na agropecuária e na gestão dos recursos naturais.

Questões para Sala de Aula

1. Quais são os três principais biomas da região Sul do Brasil? Descreva as características de cada um. 2. Como a agropecuária influencia o desenvolvimento econômico da região Sul? 3. Quais são algumas das práticas de preservação ambiental implementadas na região Sul e por que são importantes?

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a explicação detalhada dos biomas, da agropecuária e das práticas de preservação ambiental na região Sul. Através da discussão das respostas às questões propostas e do engajamento em reflexões críticas, os alunos serão capazes de aprofundar sua compreensão sobre a interdependência entre o meio ambiente e o desenvolvimento econômico, além de desenvolver habilidades de pensamento crítico e argumentação.

Discussão

  • Quais são os três principais biomas da região Sul do Brasil? Descreva as características de cada um.

  • Mata Atlântica: Este bioma apresenta elevada biodiversidade, com clima tropical úmido, vegetação densa e rica em espécies de fauna e flora. Encontra-se em áreas de encosta e planícies costeiras, e enfrenta desafios como a urbanização e o desmatamento.

  • Pampa: Exclusivo do Rio Grande do Sul, este bioma é caracterizado por campos nativos, com clima subtropical e vegetação predominantemente herbácea. É importante para a pecuária extensiva, porém sofre com a degradação do solo e a introdução de espécies exóticas.

  • Floresta de Araucárias: Localizado em áreas de maior altitude, especialmente no Paraná e em Santa Catarina, este bioma possui clima subtropical, com vegetação dominada por araucárias (Pinheiro-do-Paraná). Enfrenta ameaças como a exploração madeireira e a agricultura.

  • Como a agropecuária influencia o desenvolvimento econômico da região Sul?

  • A agropecuária é fundamental para a economia da região Sul, sendo a maior produtora de carne suína e de frango do Brasil, além de importantes culturas como soja, milho e trigo. A atividade agropecuária gera empregos, impulsiona o comércio e contribui para o PIB regional. No entanto, é crucial equilibrar essa atividade com práticas sustentáveis para evitar a degradação ambiental.

  • Quais são algumas das práticas de preservação ambiental implementadas na região Sul e por que são importantes?

  • A região Sul conta com diversas iniciativas de preservação ambiental, como a criação de áreas de proteção ambiental (APAs), reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs) e projetos de reflorestamento. Essas práticas são vitais para conservar a biodiversidade, proteger recursos hídricos e garantir um desenvolvimento sustentável, minimizando os impactos negativos da urbanização e da agropecuária.

Engajamento dos Alunos

1. Quais são as principais ameaças aos biomas da região Sul e quais medidas podem ser tomadas para mitigá-las? 2. Como a integração econômica da região Sul com outras regiões do Brasil e com o mercado internacional influencia a conservação ambiental? 3. Discutam a importância de equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. Quais são os desafios e as possíveis soluções? 4. Pesquise exemplos de práticas sustentáveis na agropecuária da região Sul e compartilhe suas descobertas com a turma.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é reforçar os principais pontos abordados, garantindo que os alunos compreendam e retenham as informações mais importantes. Também visa conectar a teoria à prática, mostrando a relevância do tema para o cotidiano dos alunos e destacando a importância de práticas sustentáveis para o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.

Resumo

  • Os três principais biomas da região Sul do Brasil são Mata Atlântica, Pampa e Floresta de Araucárias, cada um com suas características específicas de clima, vegetação e fauna.
  • A agropecuária é crucial para a economia da região Sul, destacando-se na produção de carne suína e de frango, além de culturas importantes como soja, milho e trigo.
  • Diversas práticas de preservação ambiental são implementadas na região Sul, incluindo áreas de proteção ambiental, reservas particulares e projetos de reflorestamento.
  • A importância do desenvolvimento sustentável na região Sul, equilibrando crescimento econômico com a preservação ambiental e a justiça social.

A aula conectou a teoria dos biomas e da agropecuária à prática ao mostrar exemplos concretos de como a produção agrícola e pecuária da região Sul impacta a economia local e nacional. Além disso, foram discutidas iniciativas reais de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, evidenciando a aplicação dos conceitos teóricos no dia a dia e na gestão dos recursos naturais.

O tema é de grande importância para o dia a dia dos alunos, pois a região Sul é um exemplo de como a agropecuária e a preservação ambiental podem coexistir. Entender esses aspectos ajuda os alunos a valorizar e apoiar práticas sustentáveis, além de conscientizá-los sobre a importância da preservação dos biomas e do desenvolvimento econômico equilibrado.

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