Entrar

Plano de aula de Fundamentos da Geografia

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS104'

Fundamentos da Geografia

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do espaço geográfico: Os alunos deverão ser capazes de entender o conceito de espaço geográfico, sua importância e como ele se organiza. Isso inclui a compreensão de que o espaço geográfico é formado por uma combinação de elementos naturais e sociais, que são influenciados por processos e fenômenos físicos, biológicos e humanos.

  2. Reconhecimento dos componentes do espaço geográfico: Os alunos deverão ser capazes de identificar e explicar os diferentes componentes do espaço geográfico, incluindo a paisagem, o território, o lugar, a região e o meio ambiente. Eles também devem entender como estes componentes interagem entre si e com as pessoas que neles habitam.

  3. Diferenciação entre espaço geográfico e geografia: Os alunos deverão ser capazes de diferenciar o conceito de espaço geográfico do conceito de geografia, compreendendo que a geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico, ou seja, que ela se preocupa em entender como os elementos que compõem o espaço geográfico se organizam, interagem e se transformam ao longo do tempo.

Objetivos secundários:

  • Desenvolvimento do pensamento crítico: Através da exploração e discussão dos fundamentos da geografia, os alunos serão incentivados a desenvolver o pensamento crítico, questionando, refletindo e formulando suas próprias hipóteses e interpretações sobre os temas abordados.

  • Promoção da consciência ambiental: Ao compreenderem o conceito de espaço geográfico e a interação entre os elementos naturais e sociais que o compõem, os alunos serão incentivados a refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente e do Desenvolvimento sustentável.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando brevemente os conceitos de geografia física e humana, que foram abordados em aulas anteriores. Isso servirá como base para a compreensão dos fundamentos da geografia, que serão explorados na aula. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema:

    • O professor pode apresentar a imagem de uma cidade, com seus edifícios, ruas, parques e infraestruturas, e perguntar aos alunos o que eles entendem por espaço geográfico e como a geografia poderia ajudar a compreender a organização e a dinâmica deste espaço. (2 - 3 minutos)
    • Outra situação-problema pode ser a apresentação de um mapa de uma região pouco conhecida, com características naturais marcantes, e desafiar os alunos a identificarem os componentes do espaço geográfico presentes neste mapa. (2 - 3 minutos)
  3. Contextualização: O professor deve explicar que a compreensão do espaço geográfico e dos seus fundamentos é essencial para a formação de cidadãos conscientes e críticos, capazes de entender e intervir no mundo em que vivem. Além disso, deve enfatizar a importância da geografia para a compreensão de questões atuais, como as mudanças climáticas, a urbanização desenfreada e a desigualdade social. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos:

    • O professor pode contar a história de como a geografia foi uma ciência fundamental para a descoberta de novos territórios, a compreensão das relações de poder entre nações e a formação dos Estados modernos. (2 - 3 minutos)
    • Outra estratégia pode ser a apresentação de curiosidades e fatos interessantes, como a existência de cidades que foram projetadas para serem vistas do espaço, ou a forma como a geografia influenciou a distribuição das espécies ao redor do mundo. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Mapeamento: "Nossa Escola no Mapa" (10 - 12 minutos)

    • Objetivo: O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos apliquem o conceito de espaço geográfico na prática, reconhecendo os componentes do espaço geográfico presentes no ambiente escolar.

    • Descrição: Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo receberá um mapa da escola e uma lista de componentes do espaço geográfico para identificar e localizar no mapa (por exemplo: edifícios, salas de aula, pátio, quadra esportiva, jardim, etc.). Eles também deverão pensar em como descreveriam cada um destes componentes, considerando aspectos físicos, humanos e de interação entre eles.

    • Passo a passo:

      1. O professor divide a turma em grupos e distribui os materiais (mapa da escola e lista de componentes do espaço geográfico).
      2. Os alunos, em seus grupos, marcam no mapa da escola a localização de cada um dos componentes da lista.
      3. Em seguida, eles discutem e elaboram uma breve descrição para cada um dos componentes, considerando aspectos físicos, humanos e de interação.
      4. Por fim, cada grupo apresenta para a turma o seu mapa, explicando a localização e a descrição dos componentes.
  2. Atividade de Discussão: "Geografia e o Mundo Real" (10 - 12 minutos)

    • Objetivo: O objetivo desta atividade é promover a reflexão dos alunos sobre como a geografia se aplica e é relevante no mundo real.

    • Descrição: O professor irá apresentar para a turma uma série de imagens, notícias e curiosidades relacionadas à geografia e ao espaço geográfico. Os alunos, em seus grupos, deverão discutir e identificar como os conceitos de espaço geográfico e seus componentes se aplicam nestas situações. Eles também deverão refletir sobre como a geografia poderia ajudar a entender e solucionar os problemas apresentados.

    • Passo a passo:

      1. O professor apresenta para a turma a série de imagens, notícias e curiosidades, estimulando os alunos a observarem e pensarem sobre cada uma delas.
      2. Os alunos, em seus grupos, discutem e identificam como os conceitos de espaço geográfico estão presentes nestas situações.
      3. Eles também refletem sobre como a geografia poderia ajudar a entender e solucionar os problemas apresentados.
      4. Por fim, cada grupo compartilha com a turma as suas conclusões.
  3. Atividade de Pesquisa: "A Geografia do Nosso Bairro" (5 - 6 minutos)

    • Objetivo: O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos apliquem o conceito de espaço geográfico em um contexto mais amplo, reconhecendo os componentes do espaço geográfico presentes no seu bairro.

    • Descrição: Os alunos, individualmente, serão desafiados a pesquisar e listar os componentes do espaço geográfico presentes no seu bairro. Eles deverão considerar tanto os elementos naturais (como rios, montanhas, vegetação) quanto os elementos humanos (como edifícios, ruas, praças, comércios). Ao final, eles deverão compartilhar as suas descobertas com a turma.

    • Passo a passo:

      1. O professor explica a atividade e orienta os alunos sobre como realizar a pesquisa.
      2. Os alunos, individualmente, realizam a pesquisa, anotando os componentes do espaço geográfico que encontrarem.
      3. Após a pesquisa, eles compartilham com a turma as suas descobertas, explicando o que encontraram e o que aprenderam com a atividade.

Estas atividades permitirão aos alunos aplicar na prática os conceitos de espaço geográfico e seus componentes, promovendo a compreensão do tema e o Desenvolvimento do pensamento crítico.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo, onde cada equipe terá a oportunidade de compartilhar as conclusões de suas atividades. Cada grupo terá um máximo de 3 minutos para apresentar. Esta é uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros, ouvindo diferentes perspectivas e entendimentos. Durante as apresentações, o professor deve encorajar a participação ativa de todos os alunos, fazendo perguntas para aprofundar a discussão e esclarecer quaisquer mal-entendidos.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após as apresentações dos grupos, o professor deve retomar os conceitos teóricos abordados na aula, fazendo conexões com o que foi discutido. Por exemplo, o professor pode destacar como a atividade de mapeamento da escola ajudou a ilustrar o conceito de espaço geográfico e seus componentes. Além disso, o professor pode reforçar a importância da geografia na compreensão e solução de problemas do mundo real, utilizando as discussões da atividade "Geografia e o Mundo Real" como exemplos.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. O professor pode fazer perguntas como:

    1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    3. Como você pode aplicar o que aprendeu hoje no seu dia a dia?
  4. Feedback e Encerramento (1 minuto): O professor deve seguir a reflexão individual com uma breve discussão sobre as respostas dos alunos. Finalmente, o professor deve agradecer aos alunos pela participação e encerrar a aula, reforçando a importância do estudo da geografia e do espaço geográfico para a compreensão e intervenção no mundo em que vivemos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Recapitulação dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve começar a Conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui o conceito de espaço geográfico, seus componentes (paisagem, território, lugar, região e meio ambiente), a diferença entre espaço geográfico e geografia, e a importância da geografia para a compreensão e intervenção no mundo em que vivemos. Esta recapitulação servirá para reforçar os conceitos aprendidos e auxiliará os alunos a consolidarem o seu conhecimento.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações dos conceitos de espaço geográfico. Ele pode ressaltar como as atividades práticas, como o mapeamento da escola e a pesquisa sobre o bairro, permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos de forma concreta e significativa. Além disso, o professor deve lembrar aos alunos que a geografia não é apenas uma disciplina escolar, mas uma ciência que nos ajuda a entender e intervir no mundo em que vivemos.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve então sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar o seu conhecimento sobre os fundamentos da geografia. Estes materiais podem incluir livros, documentários, sites e aplicativos de geografia. O professor pode, por exemplo, sugerir a leitura de um livro de Introdução à geografia, a visualização de um documentário sobre a formação do espaço geográfico, a exploração de um site interativo de geografia, ou o uso de um aplicativo de mapas para explorar o seu próprio bairro.

  4. Importância do Assunto no Dia a Dia (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância dos conceitos aprendidos para o dia a dia dos alunos. Ele pode, por exemplo, explicar como a compreensão do espaço geográfico pode nos ajudar a entender a organização e a dinâmica das cidades, dos países e do mundo em geral. Além disso, o professor pode reforçar a importância da geografia para a compreensão e intervenção em questões atuais, como as mudanças climáticas, a urbanização desenfreada e a desigualdade social.

  5. Encerramento (1 minuto): O professor deve encerrar a aula agradecendo aos alunos pela participação e pelo esforço, e lembrando-os de que a geografia é uma ciência fascinante e fundamental para a compreensão e intervenção no mundo em que vivemos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies