🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Colonização Espanhola: Economia, Política, Sociedade, Pacto Colonial e Escravidão.

História

Original Teachy

'EM13CHS104', 'EM13CHS201', 'EM13CHS503'

Colonização Espanhola: Economia, Política, Sociedade, Pacto Colonial e Escravidão.

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Colonização Espanhola: Economia, Política, Sociedade, Pacto Colonial e Escravidão.

Palavras ChaveColonização Espanhola, Subjugação, Escravidão, Economia Colonial, Mineração, Pacto Colonial, Igreja Católica, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Empatia, Consciência Social, Reflexão, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosMaterial de leitura sobre a colonização espanhola, Computadores ou dispositivos com acesso à internet, Projetor e tela para apresentações, Canetas e papel para anotações, Quadro branco e marcadores, Material de apoio visual (mapas, imagens históricas), Recursos multimídia (vídeos ou documentários sobre colonização), Folhas de atividades impressas, Relógio ou cronômetro para controle do tempo, Ambiente adequado para prática de mindfulness
Códigos BNCCEM13CHS104: Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.; EM13CHS201: Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.; EM13CHS503: Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão geral do conteúdo a ser abordado, estabelecendo as bases para que os alunos possam entender o contexto histórico da colonização espanhola. Além disso, visa preparar os alunos para refletirem sobre as consequências socioemocionais desses eventos históricos, promovendo o desenvolvimento de competências como autoconhecimento e consciência social.

Objetivos Principais

1. Contextualizar a colonização espanhola na América, destacando a subjugação dos povos indígenas e a escravização de africanos.

2. Compreender a economia voltada para a exploração da terra e mineração, além do papel desempenhado pela igreja durante a colonização.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Respiração Consciente

A atividade proposta é denominada Respiração Consciente. Esta prática envolve focar na respiração de maneira intencional, ajudando os alunos a se conectarem com o presente momento e a reduzirem o estresse, promovendo um estado de calma e concentração. A Respiração Consciente é uma técnica de mindfulness que pode ser usada para melhorar o foco e a presença dos alunos antes de iniciar a aula.

1. 1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, mantendo a coluna reta e os pés apoiados no chão.

2. 2. Oriente-os a fecharem os olhos ou a manterem um olhar suave em um ponto fixo à sua frente.

3. 3. Explique que eles devem focar na sua respiração, observando o ar entrando e saindo lentamente pelo nariz.

4. 4. Peça que respirem profundamente, enchendo os pulmões e, em seguida, exalando lentamente, esvaziando os pulmões completamente.

5. 5. Instrua-os a continuarem respirando de forma lenta e profunda por aproximadamente 5 minutos, prestando atenção em como a respiração afeta o corpo.

6. 6. Se algum pensamento ou distração surgir, oriente os alunos a gentilmente retornarem o foco para a respiração, sem julgamento.

7. 7. Após os 5 minutos, peça que lentamente abram os olhos e tragam sua atenção de volta à sala de aula.

Contextualização do Conteúdo

A colonização espanhola na América é um tema de grande relevância histórica, mas também carrega consigo uma carga emocional significativa. Ao abordar a subjugação dos povos indígenas e a escravização de africanos, é essencial compreender as emoções envolvidas tanto para os colonizadores quanto para os colonizados. Empatia e consciência social são competências importantes que ajudam a perceber os impactos desses eventos históricos. Para conectar essa teoria com a realidade atual, podemos refletir sobre os casos contemporâneos de desrespeito aos direitos humanos e como as lições do passado podem nos guiar em direção a um futuro mais justo e equitativo.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 - 25 minutos

1. 1. Introdução à Colonização Espanhola: A colonização espanhola na América começou no final do século XV, após a chegada de Cristóvão Colombo em 1492. A Espanha se tornou uma das potências coloniais mais importantes do período, estabelecendo colônias em grande parte da América Central e do Sul.

2. 2. Economia Colonial: A economia das colônias espanholas era baseada na exploração dos recursos naturais. A mineração de prata e ouro era uma das atividades econômicas mais importantes, especialmente no México e no Peru. Exemplo: O Potosí, no atual território da Bolívia, tornou-se uma das maiores minas de prata do mundo.

3. 3. Política e Administração: A administração colonial era centralizada e burocrática, com a criação de vice-reinados como o da Nova Espanha e do Peru. A Coroa Espanhola nomeava vice-reis para governar as colônias em seu nome.

4. 4. Sociedade Colonial: A sociedade colonial era altamente estratificada. No topo estavam os espanhóis nascidos na Espanha (peninsulares), seguidos pelos espanhóis nascidos nas Américas (criollos), mestiços, indígenas e, por fim, os africanos escravizados.

5. 5. Pacto Colonial: O pacto colonial referia-se às leis que regulamentavam o comércio entre a metrópole e suas colônias. As colônias só podiam comerciar com a Espanha, o que muitas vezes levava ao contrabando e à insatisfação dos colonos.

6. 6. Escravidão: A escravização de africanos foi uma prática comum nas colônias espanholas. Os africanos eram trazidos para trabalhar nas plantações e nas minas, em condições extremamente duras. Exemplo: A rota do tráfico negreiro que levava africanos de Angola para as Américas.

7. 7. Papel da Igreja: A Igreja Católica teve um papel crucial na colonização espanhola, tanto na conversão dos povos indígenas ao cristianismo quanto na educação e na administração das colônias. A evangelização muitas vezes ocorreu de maneira coercitiva, com a destruição de templos e a imposição do catolicismo.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 35 - 40 minutos

Análise Crítica da Colonização Espanhola

Nesta atividade, os alunos irão se dividir em grupos para analisar diferentes aspectos da colonização espanhola e suas consequências para os povos indígenas e africanos. Eles irão criar uma apresentação para compartilhar suas descobertas com a turma, focando tanto nos fatos históricos quanto nas emoções e impactos sociais envolvidos.

1. 1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

2. 2. Distribua a cada grupo um tema específico relacionado à colonização espanhola: economia, política, sociedade, pacto colonial, escravidão e papel da igreja.

3. 3. Peça aos grupos que pesquisem sobre o tema designado, utilizando tanto o material fornecido em aula quanto outras fontes confiáveis.

4. 4. Oriente os grupos a não apenas coletarem informações, mas também a refletirem sobre as emoções e impactos sociais das práticas coloniais.

5. 5. Cada grupo deverá preparar uma apresentação de 5 a 7 minutos para compartilhar suas descobertas com a turma, incluindo uma análise crítica dos aspectos socioemocionais.

6. 6. Durante as apresentações, oriente os alunos a fazerem anotações sobre os pontos mais relevantes e as emoções associadas aos eventos históricos discutidos.

Discussão e Feedback em Grupo

Após as apresentações, promova uma discussão em grupo utilizando o método RULER para guiar o feedback socioemocional. Reconheça as emoções expressas durante as apresentações, tanto dos alunos que apresentaram quanto dos que assistiram. Pergunte aos alunos como se sentiram ao ouvir sobre os diferentes aspectos da colonização e quais emoções foram mais marcantes.

Compreenda as causas e consequências das emoções discutindo por que esses eventos históricos geram determinadas emoções e como esses sentimentos são relevantes para compreender a história. Nomeie corretamente as emoções identificadas, incentivando os alunos a usarem termos precisos como 'indignação', 'tristeza', 'empatia' e 'revolta'. Expresse as emoções de forma apropriada, criando um ambiente seguro para que os alunos compartilhem suas reflexões pessoais. Por fim, Regule as emoções encontradas, discutindo estratégias para lidar com sentimentos negativos e transformá-los em ações positivas, como o engajamento em causas sociais e o estudo contínuo da história para evitar a repetição de erros passados.

Conclusão

Duração: 20 - 25 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que escrevam um parágrafo refletindo sobre os desafios emocionais enfrentados durante a aula, especialmente ao discutir temas como a subjugação dos povos indígenas e a escravização de africanos. Alternativamente, promova uma discussão em grupo onde cada aluno pode compartilhar suas experiências emocionais e como geriram esses sentimentos. Encoraje-os a pensar sobre estratégias que usaram para lidar com emoções negativas e como essas estratégias podem ser aplicadas em outras situações desafiadoras.

Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional dos alunos, ajudando-os a identificar estratégias eficazes para lidar com situações emocionalmente desafiadoras. Ao refletirem sobre suas emoções, os alunos poderão desenvolver um maior autoconhecimento e autocontrole, capacidades essenciais para a inteligência emocional.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula, sugira que os alunos definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo estudado. Isso pode incluir objetivos como aprofundar o conhecimento sobre a história da colonização espanhola, participar de projetos de direitos humanos ou engajar-se em atividades que promovam a justiça social. Incentive-os a escrever essas metas e a compartilharem com a turma, se sentirem-se confortáveis.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Aprofundar o conhecimento sobre a história da colonização espanhola através de leituras adicionais.

2. Participar de projetos ou grupos que promovam a justiça social e os direitos humanos.

3. Engajar-se em discussões e debates sobre a importância de aprender com a história para evitar a repetição de erros passados.

4. Desenvolver empatia e consciência social ao refletir sobre as consequências da colonização para os povos indígenas e africanos. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, incentivando-os a definir metas que promovam o crescimento acadêmico e pessoal. Ao estabelecerem objetivos claros, os alunos poderão continuar desenvolvendo suas competências socioemocionais e aplicando o conhecimento adquirido de maneira significativa em suas vidas.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies