Entrar

Plano de aula de Vocabulário básico: Família e lugares

Inglês

Original Teachy

Vocabulário básico: Família e lugares

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Desenvolver vocabulário básico em inglês: Os alunos devem ser capazes de identificar e nomear membros da família e lugares comuns em inglês. Isso inclui aprender os nomes de membros da família (pai, mãe, irmão, etc.) e lugares (casa, escola, parque, etc.).

  2. Praticar a pronúncia correta: Além de aprender as palavras, os alunos devem ser capazes de pronunciar corretamente cada termo. Para isso, serão incentivados a repetir as palavras em voz alta, praticando a pronúncia com o auxílio do professor.

  3. Formar frases simples: O objetivo é que os alunos aprendam a formar frases simples em inglês, utilizando o vocabulário adquirido. Eles devem ser capazes de dizer, por exemplo, "My name is John. I live in a house with my parents and my sister." (Meu nome é John. Eu moro em uma casa com meus pais e minha irmã.)

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de escuta: Ao longo da aula, os alunos também serão expostos a exemplos de pronúncia e uso das palavras e frases, o que ajudará a melhorar suas habilidades de escuta.

  • Melhorar a confiança para falar em inglês: Através da prática oral e da repetição das palavras e frases, os alunos devem ganhar mais confiança para falar em inglês, mesmo que sejam apenas frases simples.

  • Incentivar a participação ativa: A aula foi planejada para ser interativa e envolvente, com atividades práticas e discussões em grupo, a fim de incentivar a participação ativa de todos os alunos. Essa participação ativa é fundamental para o Desenvolvimento das habilidades de fala e escuta.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdo: O professor começa a aula revisando o conteúdo de aulas anteriores que são fundamentais para o entendimento do tópico atual. Ele pode fazer perguntas sobre vocabulário já aprendido, como "What is your name?" (Qual é o seu nome?) ou "How old are you?" (Quantos anos você tem?), para relembrar os alunos e garantir que todos estão na mesma página. (2 - 3 minutos)

  2. Situações-problema: Em seguida, o professor propõe duas situações para introduzir o tópico. A primeira poderia ser: "Imagine que você está em um novo país, em uma nova escola, e precisa se apresentar para seus novos colegas. Como você faria isso em inglês?" A segunda situação pode ser: "Você está assistindo a um filme em inglês e ouve os personagens falando sobre suas famílias e os lugares que frequentam. Será que você consegue entender o que eles estão dizendo?" Essas situações visam despertar o interesse dos alunos e mostrar a relevância do tópico para situações reais. (3 - 4 minutos)

  3. Contextualização: O professor explica que aprender vocabulário sobre família e lugares é essencial para a comunicação cotidiana em inglês. Ele pode dar exemplos de como essas palavras e frases podem ser usadas em contextos diferentes, como em uma conversa com amigos, em uma apresentação na escola ou até mesmo em uma situação de viagem. Isso ajuda os alunos a entenderem a importância do que estão aprendendo. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre a língua inglesa. Por exemplo, ele pode explicar que, ao contrário do português, em inglês usamos a mesma palavra (cousin) para "primo" independente do gênero. Outra curiosidade pode ser que, em inglês, usamos a palavra "home" para se referir a "casa" e "lar". Além disso, o professor pode mencionar que algumas palavras em inglês para membros da família são bastante diferentes do português, como "aunt" (tia) e "uncle" (tio). (3 - 4 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Who's who?" (10 - 12 minutos):

    • Descrição: Nesta atividade, os alunos vão criar uma árvore genealógica em inglês. O professor deve dividir a turma em grupos de cinco e distribuir para cada grupo um grande pedaço de papel, canetas coloridas e imagens de pessoas de diferentes idades e gêneros (pais, avós, irmãos, tios, etc.) sem nenhuma legenda.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve explicar a atividade e as regras, garantindo que todos os alunos entendam.
      2. Em seguida, os alunos devem colar as imagens no papel, desenhando linhas que as conectem de acordo com a relação familiar (por exemplo, uma linha que conecta um homem a uma mulher com uma linha abaixo deles que representa um filho).
      3. Depois de desenhar a árvore genealógica, os alunos devem escrever os nomes de cada membro da família em inglês ao lado das imagens. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos conforme necessário e corrigindo quaisquer erros.
      4. Para finalizar, cada grupo deve apresentar sua árvore genealógica para a classe, explicando quem são os membros da família e praticando a pronúncia dos nomes em inglês.
  2. Atividade "My favorite place" (10 - 12 minutos):

    • Descrição: Nesta atividade, os alunos vão praticar o vocabulário de lugares em inglês. Cada aluno irá desenhar e descrever seu lugar favorito em inglês.

    • Passo a passo:

      1. O professor deve pedir a cada aluno que pense em seu lugar favorito (pode ser um lugar real, como sua casa, ou um lugar imaginário, como um castelo mágico).
      2. Em seguida, os alunos devem desenhar seu lugar favorito em uma folha de papel e ao lado do desenho, escrever uma breve descrição em inglês, usando o vocabulário de lugares aprendido na aula.
      3. Após todos os alunos terminarem, o professor deve pedir que alguns voluntários mostrem seu desenho e leiam a descrição em voz alta para a classe.
      4. O professor deve elogiar os esforços dos alunos, corrigindo eventuais erros de pronúncia ou vocabulário e incentivando a participação de todos.

Essas atividades promovem a interação entre os alunos, a prática do vocabulário e a melhoria da pronúncia e da confiança para falar em inglês. Além disso, a abordagem lúdica e criativa das atividades deve manter os alunos engajados e motivados durante a aula.

Retorno (8-10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo com todos os alunos para compartilhar as soluções ou conclusões encontradas por cada um. Durante esta discussão, o professor deve:

    • Incentivar os alunos a expressar suas opiniões, ideias ou dificuldades encontradas durante as atividades.
    • Fazer perguntas para os alunos que não estão participando ativamente da discussão, a fim de envolvê-los.
    • Corrigir possíveis erros de pronúncia ou uso do vocabulário que possam surgir durante a discussão.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): O professor deve então fazer a conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria apresentada no início da aula. Isso pode ser feito através de perguntas como:

    • "Como as frases que vocês formaram durante a atividade 'Who's who?' se conectam com o vocabulário que estudamos sobre família?"
    • "Como os desenhos e descrições que vocês fizeram na atividade 'My favorite place' ajudaram a reforçar o vocabulário que aprendemos sobre lugares?"
  3. Reflexão Final (3 - 4 minutos): Por fim, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer perguntas como:

    • "Qual foi o conceito mais importante que vocês aprenderam hoje?"
    • "Quais questões ainda não foram respondidas?"
  4. Feedback do Professor (1 minuto): O professor deve então fornecer feedback aos alunos, elogiando seus esforços, reforçando o que foi aprendido e apontando áreas que ainda precisam de melhoria. Ele deve encorajar os alunos a continuar praticando o vocabulário e as frases aprendidas em casa e a tirar dúvidas na próxima aula.

Esta etapa de Retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitir que eles reflitam sobre o que aprenderam e identifiquem possíveis áreas de melhoria. Além disso, a discussão em grupo e o feedback do professor ajudam a criar um ambiente de aprendizado colaborativo e de apoio mútuo.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve recapitular os principais conteúdos abordados na aula, relembrando o vocabulário aprendido sobre membros da família e lugares. Ele pode fazer isso de forma interativa, pedindo aos alunos que digam as palavras que lembram ou que expliquem o significado de algumas das palavras em inglês que aprenderam.

  2. Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do vocabulário aprendido. Ele pode mencionar a atividade "Who's who?" e como ela permitiu que os alunos aplicassem o vocabulário de membros da família em um contexto prático. Da mesma forma, ele pode destacar a atividade "My favorite place" e como ela deu aos alunos a oportunidade de usar o vocabulário de lugares para descrever um local significativo para eles.

  3. Materiais extras (1 - 2 minutos): O professor deve, então, sugerir materiais extras para os alunos aprofundarem o que aprenderam. Ele pode recomendar sites de aprendizado de inglês online que tenham jogos e atividades interativas para praticar o vocabulário. Além disso, ele pode sugerir que os alunos assistam a filmes ou séries em inglês, prestando atenção nas conversas sobre família e lugares.

  4. Relevância do conteúdo (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do conteúdo aprendido para o dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar que, ao aprender essas palavras e frases, os alunos estão se preparando para situações reais, como apresentações na escola, viagens para países de língua inglesa e até mesmo conversas cotidianas com falantes de inglês. Ele pode também lembrar aos alunos que, ao aprenderem a se comunicar em inglês, eles estão abrindo portas para oportunidades futuras, como empregos e estudos internacionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies