Objetivos (5 - 7 minutos)
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Desenvolver vocabulário básico em inglês: Os alunos devem ser capazes de identificar e nomear membros da família e lugares comuns em inglês. Isso inclui aprender os nomes de membros da família (pai, mãe, irmão, etc.) e lugares (casa, escola, parque, etc.).
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Praticar a pronúncia correta: Além de aprender as palavras, os alunos devem ser capazes de pronunciar corretamente cada termo. Para isso, serão incentivados a repetir as palavras em voz alta, praticando a pronúncia com o auxílio do professor.
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Formar frases simples: O objetivo é que os alunos aprendam a formar frases simples em inglês, utilizando o vocabulário adquirido. Eles devem ser capazes de dizer, por exemplo, "My name is John. I live in a house with my parents and my sister." (Meu nome é John. Eu moro em uma casa com meus pais e minha irmã.)
Objetivos secundários:
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Desenvolver habilidades de escuta: Ao longo da aula, os alunos também serão expostos a exemplos de pronúncia e uso das palavras e frases, o que ajudará a melhorar suas habilidades de escuta.
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Melhorar a confiança para falar em inglês: Através da prática oral e da repetição das palavras e frases, os alunos devem ganhar mais confiança para falar em inglês, mesmo que sejam apenas frases simples.
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Incentivar a participação ativa: A aula foi planejada para ser interativa e envolvente, com atividades práticas e discussões em grupo, a fim de incentivar a participação ativa de todos os alunos. Essa participação ativa é fundamental para o Desenvolvimento das habilidades de fala e escuta.
Introdução (10 - 12 minutos)
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Revisão de conteúdo: O professor começa a aula revisando o conteúdo de aulas anteriores que são fundamentais para o entendimento do tópico atual. Ele pode fazer perguntas sobre vocabulário já aprendido, como "What is your name?" (Qual é o seu nome?) ou "How old are you?" (Quantos anos você tem?), para relembrar os alunos e garantir que todos estão na mesma página. (2 - 3 minutos)
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Situações-problema: Em seguida, o professor propõe duas situações para introduzir o tópico. A primeira poderia ser: "Imagine que você está em um novo país, em uma nova escola, e precisa se apresentar para seus novos colegas. Como você faria isso em inglês?" A segunda situação pode ser: "Você está assistindo a um filme em inglês e ouve os personagens falando sobre suas famílias e os lugares que frequentam. Será que você consegue entender o que eles estão dizendo?" Essas situações visam despertar o interesse dos alunos e mostrar a relevância do tópico para situações reais. (3 - 4 minutos)
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Contextualização: O professor explica que aprender vocabulário sobre família e lugares é essencial para a comunicação cotidiana em inglês. Ele pode dar exemplos de como essas palavras e frases podem ser usadas em contextos diferentes, como em uma conversa com amigos, em uma apresentação na escola ou até mesmo em uma situação de viagem. Isso ajuda os alunos a entenderem a importância do que estão aprendendo. (2 - 3 minutos)
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Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre a língua inglesa. Por exemplo, ele pode explicar que, ao contrário do português, em inglês usamos a mesma palavra (cousin) para "primo" independente do gênero. Outra curiosidade pode ser que, em inglês, usamos a palavra "home" para se referir a "casa" e "lar". Além disso, o professor pode mencionar que algumas palavras em inglês para membros da família são bastante diferentes do português, como "aunt" (tia) e "uncle" (tio). (3 - 4 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade "Who's who?" (10 - 12 minutos):
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Descrição: Nesta atividade, os alunos vão criar uma árvore genealógica em inglês. O professor deve dividir a turma em grupos de cinco e distribuir para cada grupo um grande pedaço de papel, canetas coloridas e imagens de pessoas de diferentes idades e gêneros (pais, avós, irmãos, tios, etc.) sem nenhuma legenda.
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Passo a passo:
- O professor deve explicar a atividade e as regras, garantindo que todos os alunos entendam.
- Em seguida, os alunos devem colar as imagens no papel, desenhando linhas que as conectem de acordo com a relação familiar (por exemplo, uma linha que conecta um homem a uma mulher com uma linha abaixo deles que representa um filho).
- Depois de desenhar a árvore genealógica, os alunos devem escrever os nomes de cada membro da família em inglês ao lado das imagens. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos conforme necessário e corrigindo quaisquer erros.
- Para finalizar, cada grupo deve apresentar sua árvore genealógica para a classe, explicando quem são os membros da família e praticando a pronúncia dos nomes em inglês.
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Atividade "My favorite place" (10 - 12 minutos):
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Descrição: Nesta atividade, os alunos vão praticar o vocabulário de lugares em inglês. Cada aluno irá desenhar e descrever seu lugar favorito em inglês.
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Passo a passo:
- O professor deve pedir a cada aluno que pense em seu lugar favorito (pode ser um lugar real, como sua casa, ou um lugar imaginário, como um castelo mágico).
- Em seguida, os alunos devem desenhar seu lugar favorito em uma folha de papel e ao lado do desenho, escrever uma breve descrição em inglês, usando o vocabulário de lugares aprendido na aula.
- Após todos os alunos terminarem, o professor deve pedir que alguns voluntários mostrem seu desenho e leiam a descrição em voz alta para a classe.
- O professor deve elogiar os esforços dos alunos, corrigindo eventuais erros de pronúncia ou vocabulário e incentivando a participação de todos.
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Essas atividades promovem a interação entre os alunos, a prática do vocabulário e a melhoria da pronúncia e da confiança para falar em inglês. Além disso, a abordagem lúdica e criativa das atividades deve manter os alunos engajados e motivados durante a aula.
Retorno (8-10 minutos)
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Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo com todos os alunos para compartilhar as soluções ou conclusões encontradas por cada um. Durante esta discussão, o professor deve:
- Incentivar os alunos a expressar suas opiniões, ideias ou dificuldades encontradas durante as atividades.
- Fazer perguntas para os alunos que não estão participando ativamente da discussão, a fim de envolvê-los.
- Corrigir possíveis erros de pronúncia ou uso do vocabulário que possam surgir durante a discussão.
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Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): O professor deve então fazer a conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria apresentada no início da aula. Isso pode ser feito através de perguntas como:
- "Como as frases que vocês formaram durante a atividade 'Who's who?' se conectam com o vocabulário que estudamos sobre família?"
- "Como os desenhos e descrições que vocês fizeram na atividade 'My favorite place' ajudaram a reforçar o vocabulário que aprendemos sobre lugares?"
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Reflexão Final (3 - 4 minutos): Por fim, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer perguntas como:
- "Qual foi o conceito mais importante que vocês aprenderam hoje?"
- "Quais questões ainda não foram respondidas?"
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Feedback do Professor (1 minuto): O professor deve então fornecer feedback aos alunos, elogiando seus esforços, reforçando o que foi aprendido e apontando áreas que ainda precisam de melhoria. Ele deve encorajar os alunos a continuar praticando o vocabulário e as frases aprendidas em casa e a tirar dúvidas na próxima aula.
Esta etapa de Retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitir que eles reflitam sobre o que aprenderam e identifiquem possíveis áreas de melhoria. Além disso, a discussão em grupo e o feedback do professor ajudam a criar um ambiente de aprendizado colaborativo e de apoio mútuo.
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Resumo dos conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve recapitular os principais conteúdos abordados na aula, relembrando o vocabulário aprendido sobre membros da família e lugares. Ele pode fazer isso de forma interativa, pedindo aos alunos que digam as palavras que lembram ou que expliquem o significado de algumas das palavras em inglês que aprenderam.
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Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do vocabulário aprendido. Ele pode mencionar a atividade "Who's who?" e como ela permitiu que os alunos aplicassem o vocabulário de membros da família em um contexto prático. Da mesma forma, ele pode destacar a atividade "My favorite place" e como ela deu aos alunos a oportunidade de usar o vocabulário de lugares para descrever um local significativo para eles.
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Materiais extras (1 - 2 minutos): O professor deve, então, sugerir materiais extras para os alunos aprofundarem o que aprenderam. Ele pode recomendar sites de aprendizado de inglês online que tenham jogos e atividades interativas para praticar o vocabulário. Além disso, ele pode sugerir que os alunos assistam a filmes ou séries em inglês, prestando atenção nas conversas sobre família e lugares.
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Relevância do conteúdo (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do conteúdo aprendido para o dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar que, ao aprender essas palavras e frases, os alunos estão se preparando para situações reais, como apresentações na escola, viagens para países de língua inglesa e até mesmo conversas cotidianas com falantes de inglês. Ele pode também lembrar aos alunos que, ao aprenderem a se comunicar em inglês, eles estão abrindo portas para oportunidades futuras, como empregos e estudos internacionais.