Entrar

Plano de aula de Quadriláteros: Introdução

Matemática

Original Teachy

'EM13MAT512'

Quadriláteros: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Quadriláteros: Introdução

Palavras ChaveQuadriláteros, Propriedades, Ângulos Internos, Tipos de Quadriláteros, Metodologia Ativa, Redes Sociais, Live no Instagram, Escape Room Digital, TikTok, Colaboração, Engajamento, Criatividade, Aprendizagem Ativa, Feedback Construtivo, Comunicação
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Aplicativos Instagram e TikTok, Computador e projetor, Links para jogos de escape room digital, Papel e caneta para anotação de roteiros, Música (para a atividade de dança no TikTok), Certificados digitais (para premiação)
Códigos BNCCEM13MAT308: Aplicar as relações métricas, incluindo as leis do seno e do cosseno ou as noções de congruência e semelhança, para resolver e elaborar problemas que envolvem triângulos, em variados contextos.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é explicar claramente aos alunos o que será abordado e aprendido durante a aula, destacando as habilidades específicas que eles desenvolverão. Compreender os objetivos principais garantirá que os alunos saibam o que esperar e se sintam motivados para se dedicar ao aprendizado de maneira ativa e engajada.

Objetivos principais:

1. Investigar as propriedades dos quadriláteros.

2. Utilizar a soma dos ângulos internos do quadrilátero para calcular ângulos do quadrilátero.

3. Diferenciar os principais tipos de quadriláteros, como um quadrado, um retângulo, um losango e um trapézio.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver o pensamento lógico e crítico ao analisar figuras geométricas.
  2. Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe através de atividades práticas.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos desde o início, conectando o tema dos quadriláteros com o mundo ao seu redor e incentivando a curiosidade. As perguntas chave visam iniciar um debate que relembre o conhecimento prévio dos alunos e prepare o terreno para as atividades práticas que seguirão.

Aquecendo

O tema da aula de hoje é Quadriláteros. Um quadrilátero é uma figura geométrica de quatro lados, e existem diferentes tipos, como o quadrado, o retângulo, o losango e o trapézio. Para começar, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre quadriláteros. Isso pode incluir curiosidades sobre a aplicação de quadriláteros na arquitetura, na arte ou na natureza. Dê a eles cerca de 5 minutos para realizar essa busca e, em seguida, peça que compartilhem com a turma o que encontraram.

Reflexões Iniciais

1. Quais são os diferentes tipos de quadriláteros que você conhece?

2. Como a soma dos ângulos internos de um quadrilátero pode ser útil para calcular seus ângulos?

3. Você consegue pensar em algum exemplo de quadriláteros em objetos do seu cotidiano?

4. Por que é importante conhecer as propriedades dos quadriláteros?

5. Como você acredita que o conhecimento sobre quadriláteros pode ser aplicado no mundo real?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma aprendizagem ativa e prática, onde os alunos possam aplicar e aprofundar seus conhecimentos sobre quadriláteros de maneiras criativas e contextualizadas. As atividades propostas incentivam a colaboração, a comunicação e a utilização de tecnologias digitais para tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Live do Influenciador: Desvendando os Quadriláteros!

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação, colaboração e aplicação prática do conhecimento sobre quadriláteros de forma criativa e contextualizada.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por criar uma live simulada no Instagram, onde um dos integrantes será o 'influenciador' que explicará os diferentes tipos de quadriláteros, suas propriedades e como calcular os ângulos internos. Eles poderão usar filtros, efeitos e até mesmo convidar 'amigos' (outros integrantes do grupo) para participar e fazer perguntas ao vivo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas e peça que escolham um 'influenciador' para apresentar a live.

  • Cada grupo deve criar um roteiro para a live. O conteúdo deve incluir a definição de quadriláteros, tipos (quadrado, retângulo, losango, trapézio), propriedades e exemplos práticos.

  • Utilize filtros e efeitos do Instagram para tornar a apresentação mais dinâmica e divertida.

  • Durante a live, incentive a interação entre os alunos, com perguntas e respostas ao vivo.

  • Grave a apresentação utilizando os celulares.

  • Reserve os últimos 15 minutos da atividade para que cada grupo apresente sua live simulada para a turma, utilizando um computador e projetor.

Atividade 2 - Escape Room Digital: A Missão dos Quadriláteros ️‍♀️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a aplicação prática dos conceitos de quadriláteros em um contexto de resolução de problemas.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e desafiados a resolver um jogo de escape room digital baseado nos quadriláteros. Cada grupo receberá uma série de pistas e problemas que precisam ser resolvidos envolvendo propriedades de quadriláteros e cálculos de ângulos internos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Forneça a cada grupo um link para um jogo de escape room digital (pode ser um site ou uma atividade criada no Google Forms).

  • As etapas do jogo devem incluir desafios como identificação de quadriláteros, cálculo de ângulos internos, e reconhecimento de propriedades específicas.

  • Os grupos devem colaborar e discutir as respostas para avançar para as próximas etapas do jogo.

  • O primeiro grupo a completar todas as etapas vence e ganha um prêmio simbólico como um certificado digital.

  • Reserve os últimos 10 minutos para discutir as respostas e esclarecer dúvidas.

Atividade 3 - Desafio TikTok: Dança dos Quadriláteros 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar a criatividade, a expressão artística e a compreensão das propriedades dos quadriláteros de uma maneira lúdica e engajante.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e desafiados a criar um vídeo no TikTok onde cada grupo deve inventar uma dança que represente as propriedades e os ângulos dos diferentes quadriláteros. Eles devem usar a música e os movimentos para ensinar sobre os quadrados, retângulos, losangos e trapézios.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma música popular e criar uma coreografia que represente as propriedades dos quadriláteros.

  • Os movimentos da dança devem simbolizar os ângulos, os lados e outras características importantes de cada tipo de quadrilátero.

  • Grave o vídeo utilizando o aplicativo TikTok, adicionando efeitos e legendas para tornar a explicação mais clara e divertida.

  • Reserve os últimos 10 minutos para que cada grupo apresente seu vídeo para a turma.

  • Realize uma votação para o melhor vídeo, considerando critérios como criatividade, clareza e precisão nas informações.

Retorno

Duração: (20 - 30 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado, promover a reflexão sobre as atividades realizadas e incentivar a troca de feedback construtivo entre os alunos. Isso ajuda a fortalecer a colaboração, o entendimento dos conceitos e a desenvolver habilidades de comunicação e crítica.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, pedindo que compartilhem suas experiências e conclusões ao realizar as atividades. Use o seguinte roteiro como guia:

Introdução: Faça um breve resumo das atividades realizadas e relembre os objetivos da aula. Compartilhamento: Cada grupo deve compartilhar o que aprenderam sobre os quadriláteros e como aplicaram os conhecimentos nas atividades práticas. Discussão: Incentive os alunos a fazer perguntas uns aos outros e a discutir desafios e descobertas feitas durante as atividades. Conclusão: Resuma as principais conclusões da discussão e reforce a aplicação prática dos conceitos aprendidos.

Reflexões

1. Quais foram os maiores desafios que você encontrou ao realizar as atividades? Como você os superou? 2. Como o uso de ferramentas digitais e redes sociais influenciou o seu aprendizado sobre quadriláteros? 3. Você consegue identificar situações do dia a dia em que o conhecimento sobre quadriláteros pode ser útil? Dê exemplos.

Feedback 360°

Instrua os alunos a participarem de uma etapa de feedback 360° onde cada aluno receberá feedback dos colegas do grupo. Oriente-os para que o feedback seja construtivo e respeitoso, destacando pontos positivos e sugestões de melhoria. Utilize o seguinte roteiro:

Definição de Feedback Construtivo: Explique a importância de um feedback que seja honesto, respeitoso e útil. Feedback Positivo: Cada aluno deve destacar algo positivo sobre as contribuições dos colegas durante a atividade. Sugestões de Melhoria: Cada aluno pode sugerir uma área em que o colega pode melhorar, sempre de maneira respeitosa e construtiva. Discussão Aberta: Permita que os alunos discutam o feedback recebido e façam perguntas para clarificar pontos importantes.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, reforçando os conceitos abordados de maneira criativa e envolvente. Isso ajuda os alunos a refletirem sobre a importância do conteúdo, suas aplicações práticas e a conexão com o mundo real, incentivando um aprendizado mais profundo e significativo.

Resumo

Resumo da Aula: Quadriláteros são figuras geométricas com quatro lados e quatro vértices. Nesta aula, exploramos os diferentes tipos de quadriláteros, como quadrados, retângulos, losangos e trapézios. Discutimos as propriedades de cada um e como calcular seus ângulos internos. Investigamos como a soma dos ângulos internos de um quadrilátero sempre totaliza 360 graus! Nossos alunos viraram influenciadores, resolveram enigmas e até criaram danças para fixar o conhecimento.

No Mundo

No Mundo Atual: Quadriláteros estão em toda parte! Na arquitetura das cidades, nas telas de dispositivos eletrônicos e até mesmo nas artes visuais. Entender suas propriedades nos ajuda a compreender o mundo ao nosso redor de maneira mais precisa e científica. Além disso, o uso de ferramentas digitais e redes sociais durante a aula reflete a dinâmica moderna e a maneira como aprendemos e compartilhamos informações atualmente.

Na Prática

Aplicações: Conhecer as propriedades dos quadriláteros é fundamental para diversas áreas, como engenharia, design, arquitetura e até programação. Esse conhecimento não só aprimora habilidades matemáticas, mas também capacita os alunos a resolver problemas práticos do cotidiano, como calcular áreas e criar projetos mais eficientes.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies