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Plano de aula de Literatura: Origens da Literatura Brasileira

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Literatura: Origens da Literatura Brasileira

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Literatura: Origens da Literatura Brasileira

Palavras ChaveQuinhentismo, Literatura de viagens, Literatura jesuítica, Colonização, Identidade cultural brasileira, Atividades práticas, Debate, Escrita, Retórica, Simulação histórica
Materiais NecessáriosMaterial de escrita, Papel, Textos de sermões jesuítas, Informações sobre a cultura indígena do século XVI, Textos e documentos do quinhentismo
Códigos BNCC-
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaLiteratura

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos tem como finalidade estabelecer as metas de aprendizado para a aula, direcionando o foco dos alunos para o estudo das origens da literatura brasileira, especificamente do quinhentismo. Esta seção serve para alinhar as expectativas de aprendizado dos alunos e garantir que todos compreendam claramente o que é esperado deles ao final da aula. Além disso, prepara o terreno para a aplicação prática do conhecimento adquirido, que ocorrerá durante as atividades em sala.

Objetivos principais:

1. Compreender as origens da literatura brasileira, com foco nos movimentos do quinhentismo, explorando a influência da literatura de viagens e da literatura jesuítica.

2. Analisar textos representativos do quinhentismo, identificando elementos literários e históricos que caracterizam o período.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades analíticas para interpretação de textos literários.
  2. Fomentar o debate e a troca de ideias entre os alunos sobre os temas abordados.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A seção de Introdução tem como objetivo engajar os alunos com o tema da aula, utilizando situações problema que estimulem a aplicação prática do conhecimento adquirido em casa. Além disso, busca situar historicamente o conteúdo, mostrando a relevância e o impacto da literatura do quinhentismo na formação da identidade brasileira. Essa abordagem visa despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, preparando o terreno para uma compreensão mais profunda e crítica dos textos literários que serão analisados durante a aula.

Situações Problema

1. Apresente aos alunos a situação hipotética de que eles são tripulantes de uma caravela portuguesa que acaba de atracar no litoral brasileiro em 1500. Peça que descrevam suas impressões iniciais sobre a nova terra e as possíveis interações com os povos indígenas, utilizando o conhecimento adquirido sobre a literatura de viagens da época.

2. Sugira uma discussão sobre como um padre jesuíta, recém-chegado ao Brasil, poderia utilizar a literatura para registrar suas experiências e evangelizar os nativos. Peça que os alunos pensem em possíveis temas que um texto jesuítico poderia abordar e discutam como esses temas seriam influenciados pelo contexto histórico e cultural da época.

Contextualização

Contextualize a importância da literatura do período do quinhentismo para a formação da identidade cultural brasileira, mencionando como os textos desses primeiros autores não apenas registraram as primeiras impressões do colonizador sobre a nova terra, mas também influenciaram a construção de narrativas sobre o Brasil que perduram até hoje. Cite exemplos de obras como 'Cartas de Pêro Vaz de Caminha' e 'Diálogos das Grandezas do Brasil', enfatizando como esses textos revelam não apenas aspectos geográficos e sociais, mas também a visão de mundo do período.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é destinada a colocar em prática o conhecimento prévio dos alunos sobre o quinhentismo, utilizando metodologias ativas e colaborativas. As atividades sugeridas visam não só aprofundar a compreensão dos conteúdos estudados, mas também desenvolver habilidades de escrita, argumentação e empatia histórica. Cada atividade proposta permite que os alunos vivenciem, de forma lúdica e controlada, aspectos importantes da literatura e cultura do período, garantindo uma aprendizagem significativa e engajada.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Naufrágio e Descobrimento: A Aventura Quinhentista

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento sobre o quinhentismo na produção de textos literários que simulem a experiência dos primeiros colonizadores portugueses no Brasil.

- Descrição: Os alunos formarão grupos de até 5 pessoas para simular um naufrágio no litoral brasileiro em 1500. Cada grupo representará uma tripulação de uma caravela portuguesa, e seu objetivo será usar seus conhecimentos sobre o quinhentismo para escrever um diário de bordo e cartas fictícias que descrevam suas primeiras impressões, descobertas e interações com os povos indígenas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua material de escrita e papel para cada grupo.

  • Explique que eles devem imaginar e descrever, em forma de diário e cartas, as experiências da tripulação após o naufrágio.

  • Os alunos devem utilizar vocabulário e elementos característicos da época do quinhentismo.

  • Cada grupo apresentará suas produções para a classe, seguido de uma breve discussão sobre as escolhas literárias e históricas feitas.

Atividade 2 - Missionários no Novo Mundo: O Poder da Palavra

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de escrita e retórica, aplicando o contexto histórico-religioso do quinhentismo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, em grupos, assumirão o papel de padres jesuítas recém-chegados ao Brasil. Eles deverão escrever sermões e textos religiosos que retratem a tentativa de conversão dos povos indígenas ao cristianismo, aplicando os conceitos de linguagem e retórica do século XVI.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Forneça a cada grupo recursos como textos de sermões jesuítas e informações sobre a cultura indígena da época.

  • Os alunos deverão redigir sermões e textos religiosos, utilizando a linguagem e os temas típicos do quinhentismo.

  • Cada grupo apresentará seu sermão para a classe, seguido de uma discussão sobre a eficácia persuasiva do texto e sua conformidade com o contexto histórico.

Atividade 3 - O Debate da Nova Terra: Conflitos e Descobertas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular o pensamento crítico e a compreensão multidimensional dos eventos do quinhentismo, através de um exercício de debate estruturado.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, participarão de um debate simulado onde representarão diferentes figuras e grupos sociais do período do quinhentismo. Eles discutirão temas como apropriação da terra, evangelização e relações com os povos indígenas, utilizando argumentos baseados em textos e documentos da época.

- Instruções:

  • Organize a classe em grupos de até 5 alunos, cada um representando um ponto de vista diferente (colonizador, indígena, jesuíta, outro).

  • Distribua materiais de pesquisa contendo textos e documentos do quinhentismo.

  • Cada grupo preparará argumentos para defender seu ponto de vista em um debate.

  • Realize o debate na classe, permitindo que cada grupo apresente seus argumentos e responda às perguntas dos outros grupos.

  • Conclua com uma reflexão conjunta sobre as diversas perspectivas apresentadas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A seção de Retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular e refletir sobre o conhecimento adquirido e as experiências vivenciadas durante as atividades práticas. Esta etapa visa reforçar a compreensão dos tópicos abordados, promover a troca de ideias e perspectivas entre os alunos e o professor, e avaliar o alcance dos objetivos de aprendizagem da aula. Além disso, a discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades práticas, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução, destacando a importância de compartilhar as experiências e aprendizados de cada grupo. Sugira que cada grupo apresente um resumo do que foi discutido e das conclusões alcançadas durante as atividades. Encoraje os alunos a expressar como as simulações ajudaram a compreender melhor o quinhentismo e a literatura jesuítica, e como esses conceitos se aplicam à formação da cultura brasileira.

Perguntas Chave

1. Quais foram as maiores surpresas ou desafios ao tentar se colocar no lugar dos personagens do quinhentismo durante as atividades?

2. Como os textos e as técnicas de escrita do período do quinhentismo ajudam a entender melhor a formação da literatura brasileira?

3. De que maneira as atividades alteraram ou reforçaram sua visão sobre a influência da literatura nas relações sociais e culturais da época?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A seção de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e integrada dos temas discutidos. Além disso, visa reforçar a conexão entre teoria e prática, mostrando a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos em situações reais ou simuladas. Ao final, pretende-se também destacar a relevância do estudo do quinhentismo para a formação cultural e histórica do Brasil, incentivando os alunos a valorizarem e aprofundarem seu conhecimento sobre as raízes da literatura brasileira.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre as origens da literatura brasileira, com foco no quinhentismo e na literatura jesuítica. Deve-se recapitular como os textos explorados durante a aula refletem tanto as impressões dos colonizadores portugueses quanto as tentativas de evangelização dos jesuítas, e como esses elementos contribuem para a compreensão da formação da identidade cultural brasileira.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar a teoria estudada em casa com a prática em sala de aula, através de atividades que simularam experiências e produções literárias do quinhentismo. Isso permitiu aos alunos vivenciar diretamente os conceitos teóricos em contextos que simulam o período histórico, facilitando a compreensão e a internalização do conteúdo.

Fechamento

Por fim, reforça-se a importância do estudo do quinhentismo não apenas para a compreensão da literatura brasileira, mas também para a reflexão sobre as origens e formação da cultura e identidade nacional. Compreender essas origens ajuda não só a valorizar a diversidade cultural do Brasil, mas também a entender como as narrativas do passado influenciam a percepção do presente.

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