Entrar

Plano de aula de Objetivos da Leitura

Português

Original Teachy

'EM13LGG305'

Objetivos da Leitura

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Objetivos da Leitura

Palavras Chaveinterpretação de texto, análise crítica, leitura, atividades práticas, habilidades de leitura, contextualização, detetives da leitura, construtores de notícias, festival literário, aplicabilidade, discussão em grupo, reflexão crítica, colaboração em equipe, estrutura textual, gêneros literários
Materiais Necessáriosenvelopes com trechos de textos, segmentos de notícias atuais, materiais para criação de obras literárias, projetor para apresentações, papéis e canetas, computadores ou tablets (opcional)
Códigos BNCCEM13LGG305: Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer uma fundação clara sobre o que os alunos devem focar e alcançar durante a aula. Ao explicitar claramente os objetivos, os alunos poderão direcionar seus esforços e atenção para compreender não apenas como interpretar textos, mas também a importância da leitura como meio de informação e formação pessoal. Esta etapa serve para alinhar as expectativas e garantir que todos estejam cientes das metas de aprendizado.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender os objetivos da leitura, permitindo que interpretem textos cotidianos de forma crítica e eficaz.

2. Desenvolver a habilidade de reconhecer a leitura como uma ferramenta essencial para se informar e adquirir conhecimento.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico e a análise detalhada em discussões em grupo sobre os textos lidos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e fazer uma ponte entre o conhecimento prévio e o conteúdo que será mais profundamente explorado na aula. Através das situações problema, estimula-se a reflexão crítica sobre como a leitura se aplica no dia a dia e em situações complexas, preparando o terreno para uma aprendizagem mais significativa. A contextualização ajuda a situar a importância do tema na vida real, aumentando o interesse e a percepção da relevância da leitura.

Situações Problema

1. Imagine que você precisa explicar para um amigo estrangeiro as principais notícias do seu país apenas utilizando uma revista semanal. Como você selecionaria as informações mais importantes?

2. Pense em uma situação onde você é um detetive que precisa resolver um caso complexo. As únicas pistas são trechos de diferentes livros encontrados na cena do crime. Como a habilidade de interpretar corretamente esses textos poderia ajudá-lo a resolver o caso?

Contextualização

A leitura é uma habilidade fundamental que nos permite não apenas adquirir informação, mas também conectar diferentes ideias e contextos. Por exemplo, a capacidade de interpretar textos impacta diretamente na nossa habilidade de tomar decisões informadas, seja ao votar, ao escolher produtos ou ao formar opiniões sobre questões sociais. Além disso, histórias de grandes leitores, como Abraham Lincoln, que atribuíam ao hábito de ler a base de seu sucesso, podem inspirar e mostrar a importância da leitura no desenvolvimento pessoal e profissional.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem seu entendimento sobre os objetivos da leitura através de atividades práticas e colaborativas. Ao participar de uma das atividades propostas, os alunos terão a oportunidade de trabalhar em equipe, utilizar suas habilidades de interpretação e análise, e refletir sobre a importância da leitura em diversos contextos. Esta etapa é essencial para transformar o conhecimento teórico em habilidades práticas, incentivando também a criatividade e o pensamento crítico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives da Leitura

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de interpretação de texto e análise crítica, promovendo a colaboração em equipe.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá envelopes misteriosos contendo trechos de textos de diferentes gêneros literários (romance, jornalístico, científico, etc.). Eles deverão usar suas habilidades de interpretação para descobrir qual é o tema oculto que conecta todos os trechos. Cada envelope também incluirá pistas adicionais que ajudarão na solução do mistério.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribuir os envelopes misteriosos para cada grupo.

  • Cada grupo lê os trechos e discute as conexões possíveis entre eles, utilizando as pistas fornecidas.

  • Apresentar suas conclusões e justificativas para a turma.

Atividade 2 - Construtores de Notícias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar o entendimento sobre a estrutura textual e a importância do contexto na interpretação de notícias.

- Descrição: Nesta atividade, os grupos de alunos receberão segmentos aleatórios de diferentes notícias atuais. O desafio será montar uma narrativa coesa que faça sentido, utilizando todos os segmentos. Ao final, cada grupo apresentará sua 'notícia' e discutirá como a ordem das informações e o contexto influenciam a interpretação do leitor.

- Instruções:

  • Organizar os alunos em grupos de até 5 participantes.

  • Entregar a cada grupo um conjunto de segmentos de notícias.

  • Os grupos deverão organizar os segmentos para formar uma narrativa lógica e coerente.

  • Cada grupo apresenta sua notícia e reflete sobre o impacto da estrutura da informação.

Atividade 3 - Festival Literário

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade, o entendimento de diferentes gêneros literários e a capacidade de expressão e argumentação.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, escolherão um gênero literário e criarão uma pequena obra (conto, poema, artigo) que deverá ser apresentada no formato de um 'festival literário' na sala. Cada grupo explicará o processo criativo, as técnicas literárias utilizadas e o objetivo da leitura de seu texto.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos, cada grupo escolhe um gênero literário.

  • Os grupos criam uma obra literária pequena, considerando as características do gênero escolhido.

  • Preparar uma apresentação explicando o processo criativo e as técnicas usadas.

  • Realizar o 'festival literário' onde cada grupo apresenta sua obra e explicação.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta seção é consolidar o aprendizado adquirido durante as atividades práticas e permitir que os alunos reflitam sobre a importância e aplicabilidade dos objetivos da leitura em diversos contextos. Esta discussão não apenas reforça o conhecimento, mas também promove habilidades de comunicação, crítica e reflexão entre os alunos, essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo com uma breve introdução, destacando a importância de compartilhar aprendizados e perspectivas. Encoraje cada grupo a apresentar suas descobertas e as lições aprendidas durante as atividades. Peça que comentem como os exercícios alteraram ou reforçaram sua compreensão sobre os objetivos da leitura. Certifique-se de que cada grupo tenha tempo suficiente para expressar suas ideias e que haja um espaço aberto para perguntas e comentários entre os grupos.

Perguntas Chave

1. Como a atividade realizada ajudou a melhorar sua habilidade de interpretação de texto?

2. De que forma você pode aplicar o que aprendeu hoje em seu cotidiano acadêmico ou pessoal?

3. Qual foi o maior desafio encontrado durante a atividade e como você o superou?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é sintetizar o conteúdo aprendido, reforçando a conexão entre a teoria estudada e as práticas realizadas durante a aula. Esta etapa também serve para reiterar a importância da leitura e interpretação textual no cotidiano dos alunos, incentivando-os a aplicar as habilidades desenvolvidas em suas vidas diárias.

Resumo

Resuma os pontos principais abordados sobre os objetivos da leitura, destacando a importância da interpretação de textos em diferentes formatos e contextos. Recapitule como as atividades, como 'Detetives da Leitura' e 'Construtores de Notícias', aplicaram esses conceitos de maneira prática.

Conexão com a Teoria

Explique como a aula integrou teoria e prática, demonstrando através das atividades propostas como a teoria da interpretação e análise textual se manifesta no cotidiano, preparando os alunos para enfrentar desafios reais de compreensão e crítica.

Fechamento

Destaque a relevância da leitura e interpretação textual no dia a dia dos alunos, enfatizando como essas habilidades são essenciais para o sucesso acadêmico, profissional e pessoal. Ressalte a importância de continuar desenvolvendo essas competências ao longo da vida.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies