Entrar

Plano de aula de Relações Intertextuais

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Relações Intertextuais

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreensão do conceito de intertextualidade: Os alunos devem ser capazes de definir e explicar a intertextualidade, entendendo-a como a relação entre textos que se complementam, se referem ou se opõem.

  2. Identificação de relações intertextuais: Os alunos devem ser capazes de identificar e analisar relações intertextuais em textos diversos, sejam eles literários, jornalísticos, publicitários, entre outros.

  3. Análise crítica das relações intertextuais: Os alunos devem ser capazes de analisar criticamente as relações intertextuais, compreendendo seu propósito e como elas contribuem para a construção de sentidos nos textos.

Objetivos secundários:

  • Desenvolvimento do pensamento crítico: Através da análise das relações intertextuais, os alunos serão incentivados a desenvolver o pensamento crítico, questionando e refletindo sobre os textos que leem.

  • Desenvolvimento da habilidade de leitura: A identificação e análise de relações intertextuais irá contribuir para o Desenvolvimento da habilidade de leitura dos alunos, tornando-os leitores mais atentos e críticos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios (3 minutos): O professor deve iniciar a aula fazendo uma breve revisão de conceitos que são fundamentais para o entendimento do tópico da aula. Isso pode incluir a definição de texto, a noção de contexto e a importância de se considerar o autor e o leitor na interpretação de um texto.

  2. Situações-problema (5 minutos): O professor pode propor duas situações-problema que envolvam a intertextualidade. Por exemplo, ele pode mostrar um trecho de um poema que faz referência a uma obra literária conhecida e perguntar aos alunos se eles conseguem identificar essa referência. Outra situação-problema pode ser a apresentação de um anúncio publicitário que utiliza uma frase famosa de um filme e perguntar aos alunos se eles conseguem identificar essa referência.

  3. Contextualização (3 minutos): O professor deve explicar aos alunos a importância do estudo da intertextualidade, mostrando como esse conceito é aplicado em diferentes contextos. Ele pode citar exemplos de como a intertextualidade é usada na publicidade, na literatura, no jornalismo, na música, entre outros.

  4. Ganhar a atenção dos alunos (4 minutos): O professor pode ganhar a atenção dos alunos compartilhando algumas curiosidades sobre a intertextualidade. Por exemplo, ele pode mencionar que a intertextualidade é uma das principais características da pós-modernidade, já que nesse período os artistas passaram a valorizar a referência a outros textos em suas obras. Outra curiosidade que pode chamar a atenção dos alunos é o fato de que a intertextualidade pode ser usada não apenas para fazer referências cultas, mas também para criar humor, como é o caso dos memes, que frequentemente utilizam trechos de filmes, séries, músicas, etc.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Leitura e Análise de Textos (10 - 12 minutos):

    • O professor deve fornecer aos alunos uma seleção de textos variados que contenham relações intertextuais. Estes podem incluir: um poema que faz referência a uma obra literária conhecida, um trecho de um romance que cita uma música popular, uma notícia que alude a um filme famoso, entre outros.

    • Os alunos, em grupos de 4 a 5 pessoas, devem ler cada um dos textos e identificar as relações intertextuais presentes. Eles devem discutir entre si e anotar suas observações.

    • Após a atividade, cada grupo deve apresentar aos demais a relação intertextual que identificou em um dos textos. O professor deve mediar a discussão, esclarecendo dúvidas e incentivando os alunos a analisarem criticamente as relações intertextuais.

  2. Atividade de Criação de Texto (10 - 12 minutos):

    • Ainda em grupos, os alunos devem criar um texto curto que contenha pelo menos uma relação intertextual. Eles podem escolher o tipo de texto que desejam produzir (poema, conto, notícia, anúncio, etc.) e a obra ou referência que irão utilizar.

    • O professor deve orientar os alunos a pensarem no propósito de sua intertextualidade e como ela contribui para a construção de sentido em seu texto.

    • Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar seu texto aos demais. O professor deve avaliar a produção dos alunos, considerando a correta utilização da intertextualidade e a qualidade do texto produzido.

  3. Atividade de Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • Para finalizar a etapa de Desenvolvimento, o professor deve promover uma discussão em grupo sobre as dificuldades encontradas na identificação e utilização das relações intertextuais.

    • O professor pode questionar os alunos sobre quais foram as principais dificuldades, quais estratégias eles utilizaram para superá-las e como eles acreditam que podem aplicar o que aprenderam em suas leituras e produções de textos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • O professor deve promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada grupo durante a atividade de criação de texto.

    • O professor pode pedir para que os grupos compartilhem suas experiências, dificuldades e descobertas durante a atividade. Cada grupo deve ter um tempo máximo de 3 minutos para compartilhar suas reflexões.

    • O professor deve mediar a discussão, esclarecendo dúvidas e incentivando os alunos a relacionarem suas experiências com o conceito de intertextualidade.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos):

    • Após a discussão em grupo, o professor deve retomar os conceitos teóricos apresentados no início da aula e fazer a conexão com as atividades práticas realizadas.

    • O professor pode relembrar os alunos sobre a definição de intertextualidade, a importância de identificar e analisar as relações intertextuais e como elas contribuem para a construção de sentido nos textos.

    • O professor deve destacar as principais aprendizagens da aula e como elas se aplicam no dia a dia dos alunos, seja na leitura de textos diversos, na interpretação de obras literárias, na produção de textos ou até mesmo na compreensão de mensagens publicitárias e notícias.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam.

    • O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".

    • Os alunos devem anotar suas reflexões em um minuto e, em seguida, o professor pode pedir para que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma.

  4. Feedback e Encerramento (1 minuto):

    • O professor deve agradecer a participação dos alunos, elogiando o esforço e a dedicação de cada um.

    • O professor pode também reforçar a importância do estudo contínuo e da prática para o aprofundamento do entendimento sobre a intertextualidade.

    • Por fim, o professor deve se despedir, encerrando a aula de forma positiva e motivadora.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor deve fazer um resumo dos principais conceitos abordados durante a aula, reafirmando a definição de intertextualidade e a importância de identificar e analisar as relações intertextuais nos textos.
    • Deve ser destacado como as relações intertextuais contribuem para a construção de sentido nos textos e como elas podem ser utilizadas de forma eficaz na produção textual.
    • O professor pode também relembrar os exemplos de relações intertextuais discutidos durante a aula, reforçando a diversidade de formas que esse recurso pode assumir.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do conceito de intertextualidade.
    • Deve ser destacado como as atividades práticas permitiram aos alunos aplicar a teoria na prática, identificando e analisando relações intertextuais em textos diversos.
    • O professor pode também mencionar as aplicações práticas do conceito de intertextualidade, mostrando como ele é relevante para a leitura e a produção de textos, bem como para a interpretação de mensagens veiculadas na publicidade, na música, no cinema, entre outros.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre intertextualidade.
    • Esses materiais podem incluir artigos, livros, vídeos, podcasts, entre outros, que abordem o tema de forma mais aprofundada ou que apresentem exemplos interessantes de relações intertextuais.
    • O professor pode também recomendar filmes, séries, músicas, obras literárias, entre outros, que possuem um alto grau de intertextualidade, para que os alunos possam analisá-los e discuti-los em casa.
  4. Importância do Assunto (1 minuto):

    • O professor deve encerrar a aula ressaltando a importância do assunto para o dia a dia dos alunos.
    • Deve ser destacado como a habilidade de identificar e analisar relações intertextuais pode enriquecer a leitura e a interpretação de textos, tornando os alunos leitores mais críticos e atentos.
    • O professor pode também mencionar como a compreensão do conceito de intertextualidade pode auxiliar os alunos em suas produções textuais, permitindo que eles utilizem esse recurso de forma eficaz e criativa.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies