Entrar

Plano de aula de Título: Expectativas em relação ao Texto

Português

Original Teachy

Título: Expectativas em relação ao Texto

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito de expectativa no contexto textual: O professor deve orientar os alunos a entenderem o que são expectativas em um texto, como elas são formadas e como influenciam a leitura e a compreensão do mesmo. Para isso, serão analisados exemplos de textos curtos e trechos de textos mais longos, a fim de identificar as expectativas iniciais e como elas são atendidas ou não ao longo da leitura.

  2. Identificar elementos que geram expectativas em um texto: Os alunos devem aprender a identificar os elementos textuais e contextuais que contribuem para a formação de expectativas durante a leitura. Isso inclui, por exemplo, o título do texto, a Introdução, as informações prévias, as pistas dadas pelo autor e as previsões que os alunos podem fazer com base em seu conhecimento prévio.

  3. Desenvolver habilidades de leitura crítica: Além de compreender e identificar as expectativas em um texto, os alunos devem ser capazes de analisar criticamente essas expectativas. Eles devem refletir sobre como suas expectativas influenciaram sua leitura e compreensão do texto, e como o autor pode ter manipulado essas expectativas para criar efeitos específicos.

    Objetivos secundários:

    • Promover a discussão em grupo: Durante a aula, o professor deve incentivar os alunos a discutir suas percepções, dúvidas e descobertas. A discussão em grupo é uma ferramenta eficaz para aprofundar a compreensão dos alunos e promover a aprendizagem colaborativa.

    • Incentivar a leitura autônoma: Após a aula, os alunos devem ser incentivados a aplicar o que aprenderam em seus próprios tempos de leitura. Este objetivo visa promover a leitura autônoma, um hábito fundamental para o Desenvolvimento de habilidades de leitura e compreensão.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando conceitos fundamentais que os alunos já aprenderam, como a estrutura do texto (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão), a importância do título e da Introdução para a compreensão do texto, e a necessidade de levar em consideração o contexto ao interpretar um texto. Esta revisão serve para preparar os alunos para o novo conteúdo, pois a compreensão das expectativas em um texto depende do entendimento desses conceitos. (3-5 minutos)

  2. Situações-problema para despertar o interesse: O professor propõe duas situações que ilustram a importância das expectativas na leitura. A primeira é a leitura do início de um conto de mistério, onde os alunos são convidados a fazer previsões sobre o que vai acontecer em seguida. A segunda é a leitura de um artigo de opinião com um título polêmico, onde os alunos devem pensar sobre quais expectativas o título gera e como elas são atendidas ou não no texto. Essas situações são projetadas para despertar o interesse dos alunos e mostrar a relevância do tema. (5-7 minutos)

  3. Contextualização do assunto: O professor explica que a habilidade de identificar e gerenciar expectativas é fundamental não apenas para a leitura, mas também para a vida em geral. Ele apresenta exemplos de situações cotidianas onde as expectativas desempenham um papel importante, como assistir a um filme, jogar um jogo de tabuleiro, ouvir uma piada, etc. Esses exemplos servem para mostrar aos alunos que a habilidade que eles estão prestes a aprender tem aplicações práticas e reais. (3-5 minutos)

  4. Introdução do tópico: Finalmente, o professor introduz o tema da aula - Expectativas em relação ao texto. Ele explica que, ao longo da aula, os alunos aprenderão a identificar e analisar suas expectativas ao ler um texto, e como os autores podem manipular essas expectativas para criar efeitos específicos. O professor pode compartilhar curiosidades ou fatos interessantes sobre o tema para chamar a atenção dos alunos. Por exemplo, ele pode mencionar que alguns autores são famosos por subverter as expectativas dos leitores, como Agatha Christie em seus romances policiais, ou que a habilidade de criar e gerenciar expectativas é uma das características distintivas da literatura. (2-3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Role Playing - "O Escritor de Expectativas" (10 - 12 minutos)

    • Cenário: O professor divide a turma em grupos de cinco e apresenta a seguinte situação: cada grupo é um time de escritores de uma famosa revista de contos. Eles receberam a missão de criar um novo conto que prenda a atenção dos leitores desde a primeira linha, criando e subvertendo expectativas ao longo da narrativa.

    • Tarefa: Cada grupo deve criar um esboço de um conto de no máximo 200 palavras, focando na criação de expectativas. Eles devem considerar o título, a Introdução e pelo menos um momento de reviravolta na história. O professor fornece um conjunto de palavras-chave para ajudar na criação do esboço.

    • Desenvolvimento: Os alunos, em seus grupos, discutem e elaboram o esboço do conto, levando em consideração as expectativas que desejam criar e como pretendem subvertê-las. Eles devem considerar o público-alvo da revista (crianças, adolescentes, adultos, etc.) e o gênero do conto (fantasia, mistério, romance, etc.). O professor circula pela sala, auxiliando os grupos e fazendo perguntas que estimulem a reflexão sobre o tema.

    • Apresentação: Após o tempo determinado, cada grupo apresenta seu esboço para a turma. Os demais alunos devem analisar o esboço e discutir quais expectativas foram criadas e como elas podem ser subvertidas.

  2. Atividade Prática - "Expectativas em um Texto Real" (10 - 12 minutos)

    • Cenário: O professor fornece a cada grupo um texto curto de um livro ou artigo famoso. No entanto, o final do texto é omitido.

    • Tarefa: Cada grupo deve ler o texto e, com base em suas expectativas, escrever um final para a história. Eles devem considerar a estrutura do texto, o título, a Introdução e as pistas dadas pelo autor.

    • Desenvolvimento: Os alunos, em seus grupos, discutem e escrevem o final da história, levando em consideração suas expectativas. Eles devem justificar suas escolhas com base no texto.

    • Apresentação: Após o tempo determinado, cada grupo lê seu final para a turma. O professor lê o final real do texto e os alunos discutem como suas expectativas se alinharam ou não com o final real.

  3. Atividade de Discussão - "Expectativas e Surpresas" (5 - 7 minutos)

    • Cenário: O professor apresenta um curta-metragem ou trecho de um filme com um enredo surpreendente.

    • Discussão: Os alunos, em seus grupos, discutem as expectativas que tinham para o filme com base no título, na sinopse, nos atores, etc., e como essas expectativas foram subvertidas. Eles também discutem como se sentiram com as surpresas do enredo.

    • Debate: Após a discussão em grupos, cada equipe compartilha suas conclusões com a turma. O professor facilita um debate, fazendo perguntas que estimulem a reflexão dos alunos sobre suas expectativas e como elas podem ser manipuladas.

Essas atividades buscam envolver os alunos ativamente no processo de aprendizagem, permitindo-lhes experimentar a criação e a subversão de expectativas na prática. Além disso, promovem a discussão em grupo e a reflexão crítica, habilidades importantes para a compreensão e interpretação de textos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo - "Expectativas e Compreensão" (3 - 5 minutos)

    • Cenário: O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas.

    • Tarefa: O professor pede a cada grupo que compartilhe suas conclusões sobre como as expectativas influenciam a compreensão de um texto.

    • Desenvolvimento: Cada grupo tem até 3 minutos para apresentar suas conclusões. Eles devem explicar como suas expectativas iniciais influenciaram a interpretação do texto e como essas expectativas foram atendidas ou subvertidas.

    • Conclusão: Após todas as apresentações, o professor resume as principais ideias apresentadas pelos grupos e faz as conexões com o conteúdo teórico da aula. Ele também esclarece quaisquer mal-entendidos e corrige quaisquer conceitos errôneos que possam ter surgido durante as apresentações.

  2. Conexão com a Teoria - "Expectativas e Textos Reais" (3 - 5 minutos)

    • Cenário: O professor retoma as atividades práticas realizadas e faz a conexão com a teoria.

    • Tarefa: O professor pede aos alunos que reflitam sobre como as atividades práticas ilustraram os conceitos teóricos discutidos durante a aula.

    • Desenvolvimento: Os alunos têm até 2 minutos para pensar e anotar suas reflexões. O professor pode fornecer algumas questões orientadoras, como: "Como a atividade de role playing ajudou a entender a criação de expectativas em um texto?" e "Como a atividade de escrita do final de um texto real demonstrou a influência das expectativas na compreensão do texto?".

    • Compartilhamento: Após o tempo determinado, o professor pede a alguns alunos que compartilhem suas reflexões com a turma. Ele elogia as conexões feitas pelos alunos e fornece feedback construtivo, se necessário.

  3. Reflexão Individual - "Expectativas e o Mundo Real" (3 - 5 minutos)

    • Cenário: O professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre como o que aprenderam se aplica fora da sala de aula.

    • Tarefa: O professor faz perguntas que incentivam os alunos a pensar sobre as aplicações práticas do conceito de expectativas.

    • Desenvolvimento: Os alunos têm até 2 minutos para pensar em suas respostas. As perguntas podem incluir: "Como a habilidade de identificar e gerenciar expectativas pode ser útil em sua vida cotidiana?" e "Como a compreensão das expectativas pode melhorar sua leitura e interpretação de textos?".

    • Compartilhamento: Após o tempo determinado, o professor pede a alguns alunos que compartilhem suas reflexões com a turma. Ele elogia as conexões feitas pelos alunos e fornece feedback construtivo, se necessário.

Essa etapa de Retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos e para garantir que eles entendam a relevância e a aplicabilidade do que aprenderam. Além disso, ela permite que o professor avalie a eficácia de sua abordagem de ensino e faça ajustes, se necessário, em futuras aulas.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos - "Expectativas em um Texto" (2 - 3 minutos)

    • O professor revisa os principais pontos abordados durante a aula, reforçando a definição de expectativas em um texto, a identificação de elementos que as geram e como elas influenciam a leitura e a compreensão do texto.

    • Ele lembra dos exemplos de textos curtos e trechos de textos mais longos que foram usados para ilustrar a formação e a subversão das expectativas, bem como dos exercícios práticos realizados pelos alunos.

  2. Conexão Teoria-Prática - "Entendendo as Expectativas" (1 - 2 minutos)

    • O professor ressalta como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação do conteúdo. Ele enfatiza como as atividades de role playing, escrita do final de um texto real e discussão do curta-metragem permitiram aos alunos aplicar e aprofundar seu entendimento sobre as expectativas em um texto.

    • Ele também destaca como as discussões em grupo e a reflexão individual ajudaram os alunos a fazer conexões entre o conteúdo da aula, suas experiências pessoais e o mundo ao seu redor.

  3. Materiais Complementares - "Expandindo o Conhecimento" (1 - 2 minutos)

    • O professor sugere alguns materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tema. Esses materiais podem incluir artigos, livros, vídeos, podcasts, jogos educacionais, etc.

    • Ele pode, por exemplo, recomendar a leitura de contos de autores conhecidos por sua habilidade em gerar e subverter expectativas, como Edgar Allan Poe, Roald Dahl, ou Jorge Luis Borges. Ou sugerir a visualização de filmes que brincam com as expectativas do público, como "O Sexto Sentido", "Psicose", ou "Clube da Luta".

  4. Relevância do Assunto - "Expectativas e o Dia a Dia" (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor reforça a importância do tema da aula para o dia a dia dos alunos. Ele ressalta que a habilidade de identificar, gerenciar e manipular expectativas é fundamental não apenas para a leitura e a interpretação de textos, mas também para a comunicação eficaz, a resolução de problemas, a tomada de decisões, a empatia, a criatividade, entre outras habilidades essenciais.

    • Ele também lembra aos alunos que a leitura autônoma, que foi incentivada durante a aula, é uma ferramenta poderosa para o Desenvolvimento dessas habilidades, e os encoraja a continuar praticando o que aprenderam em suas próprias leituras.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies