Entrar

Plano de aula de Verso e Prosa: Construção de um Texto Literário

Português

Original Teachy

'EM13LGG201'

Verso e Prosa: Construção de um Texto Literário

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do que é verso e prosa: Os alunos devem ser capazes de distinguir entre verso e prosa, compreendendo que o verso configura-se como uma linha de um poema, enquanto a prosa é a maneira comum de escrever, sem a organização rítmica do verso.

  2. Identificação e análise de textos literários em verso e prosa: Os alunos devem ser capazes de identificar se um texto é escrito em verso ou prosa. Além disso, devem ser capazes de analisar as características de cada tipo de texto literário.

  3. Construção de um texto em verso e prosa: Os alunos devem ser capazes de escrever um texto próprio, seja em verso ou prosa, respeitando as características de cada um. Isso inclui a aplicação de recursos literários apropriados para cada tipo de texto.

Objetivos secundários:

  • Desenvolvimento do pensamento crítico: Através da análise de textos literários, os alunos serão incentivados a desenvolver o pensamento crítico, avaliando as escolhas dos autores e como essas escolhas afetam a leitura do texto.

  • Melhoria da escrita: A prática da escrita, seja em verso ou prosa, contribuirá para o aprimoramento das habilidades de escrita dos alunos, incluindo a fluidez, a criatividade e o uso adequado da língua portuguesa.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos prévios: O professor deve começar a aula relembrando brevemente os conceitos de literatura e poesia, explicando que a literatura é uma forma de expressão artística que utiliza a palavra escrita e que a poesia é um gênero literário que utiliza recursos linguísticos e estéticos para transmitir emoções e sentimentos. Isso servirá como base para a Introdução do tópico de versos e prosa.

  2. Situações-problema: O professor pode propor duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos e iniciar a discussão sobre o tema. A primeira situação pode ser a leitura de um poema sem a quebra de linhas em versos, desafiando os alunos a identificar as características que o diferenciam de um texto em prosa. A segunda situação pode ser a leitura de um texto em prosa com a quebra de linhas em versos, questionando os alunos sobre como isso afeta a leitura e a compreensão do texto.

  3. Contextualização: O professor deve explicar a importância do tema, mostrando como a habilidade de identificar e construir textos em verso e prosa pode ser útil em diversas situações, como na interpretação de poemas, na escrita criativa, na análise literária e até mesmo na comunicação cotidiana, já que muitas vezes usamos a linguagem de maneira poética, mesmo sem perceber.

  4. Introdução ao tópico: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o tema. Por exemplo, ele pode mencionar que a distinção entre verso e prosa remonta à antiguidade, quando os textos eram escritos em forma de verso para facilitar a memorização. Outra curiosidade é que, embora a maioria dos textos literários modernos sejam escritos em prosa, a poesia continua sendo uma forma de expressão muito popular e influente, com poetas contemporâneos ganhando prêmios e reconhecimento internacional.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de leitura e análise de textos (10 - 12 minutos):

    1.1. Preparação: O professor deve preparar previamente uma seleção de textos curtos, alguns em verso e outros em prosa, de diferentes gêneros literários (poemas, trechos de romances, contos, etc.). Os textos devem ser impressos e distribuídos para os alunos.

    1.2. Instruções: Os alunos devem ler os textos em silêncio e, em seguida, discutir em pequenos grupos as características que identificam se o texto é em verso ou prosa. Eles devem anotar suas observações.

    1.3. Discussão em grupo: O professor deve promover uma discussão em grupo, pedindo que cada grupo compartilhe suas observações. O professor deve fazer perguntas para guiar a discussão e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.

  2. Atividade de transformação de textos (5 - 7 minutos):

    2.1. Preparação: O professor deve preparar previamente alguns textos em prosa que possam ser transformados em versos. Os textos devem ser de diferentes gêneros e complexidades, para atender às diferentes habilidades e níveis de compreensão dos alunos.

    2.2. Instruções: Os alunos devem escolher um dos textos e tentar transformá-lo em verso. Eles podem trabalhar individualmente ou em pares. O objetivo é manter o sentido do texto original, mas organizá-lo em linhas de poesia.

    2.3. Compartilhamento e discussão: Depois de terminarem, os alunos devem compartilhar suas versões transformadas com a turma. O professor deve promover uma discussão, destacando as escolhas feitas pelos alunos e como elas afetaram a leitura do texto.

  3. Atividade de escrita de textos (5 - 6 minutos):

    3.1. Preparação: O professor deve preparar previamente algumas imagens ou tópicos inspiradores para os textos. As imagens podem ser paisagens, pessoas, objetos, etc. Os tópicos podem ser questões, frases inacabadas, etc.

    3.2. Instruções: Os alunos devem escolher uma das imagens ou tópicos e escrever um texto, seja em verso ou prosa, inspirado neles. Eles devem tentar aplicar os conceitos aprendidos na aula, como a organização rítmica do verso e a liberdade de expressão da prosa.

    3.3. Compartilhamento e discussão: Após a Conclusão da atividade, os alunos devem compartilhar seus textos com a turma. O professor deve promover uma discussão, destacando as características de cada tipo de texto e dando feedback construtivo sobre os textos dos alunos.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada equipe na atividade de transformação de texto. Esta é uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros e para o professor esclarecer quaisquer mal-entendidos ou dúvidas que possam ter surgido.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos): Após a discussão, o professor deve retomar os conceitos teóricos apresentados no início da aula e conectá-los com as atividades práticas realizadas. Por exemplo, o professor pode destacar como a quebra de linhas e a organização rítmica do verso afetam a leitura e a compreensão do texto, e como a prosa, por não ter essa organização, permite uma maior liberdade de expressão.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): O professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:

    3.1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?

    3.2. Quais questões ainda não foram respondidas?

  4. Compartilhamento das Reflexões (2 - 3 minutos): Após o minuto de reflexão, o professor deve pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma. Isso permitirá ao professor avaliar o nível de compreensão dos alunos e identificar quaisquer áreas que possam precisar de revisão ou esclarecimento adicional.

  5. Feedback e Encerramento (1 - 2 minutos): Finalmente, o professor deve fornecer feedback aos alunos, elogiando suas contribuições, esclarecendo quaisquer mal-entendidos e reforçando os conceitos mais importantes da aula. O professor pode também fornecer orientações para estudos futuros, como leituras adicionais ou exercícios de prática. O professor deve encerrar a aula reforçando a importância do entendimento e aplicação dos conceitos de verso e prosa na leitura e na escrita de textos literários.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve iniciar a Conclusão fazendo um breve resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição de verso e prosa, a diferença entre eles, a análise de textos em verso e prosa, a transformação de textos e a escrita de textos originais. O professor deve reforçar os conceitos-chave e destacar as habilidades e conhecimentos que os alunos adquiriram.

  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação. O professor deve enfatizar que, através da leitura e análise de textos em verso e prosa, os alunos puderam observar a aplicação dos conceitos teóricos. Além disso, as atividades práticas de transformação de textos e escrita permitiram que os alunos aplicassem esses conceitos de forma criativa e expressiva.

  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor deve sugerir materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Isso pode incluir leituras adicionais, como poemas famosos em verso e prosa, e exercícios de prática, como a transformação de textos e a escrita de textos originais. O professor deve incentivar os alunos a explorarem esses materiais em seu próprio ritmo, oferecendo-se para responder a quaisquer perguntas que possam surgir.

  4. Aplicações Práticas (1 - 2 minutos): Por último, o professor deve destacar a importância dos conceitos aprendidos na aula para o dia a dia. O professor deve explicar que, embora a maioria dos textos que os alunos leiam e escrevam sejam em prosa, a compreensão e a apreciação da poesia podem enriquecer a leitura e a escrita de qualquer tipo de texto. Além disso, a habilidade de identificar e construir textos em verso e prosa pode ser útil em diversas situações, como na interpretação de poemas, na escrita criativa, na análise literária e até mesmo na comunicação cotidiana, já que muitas vezes usamos a linguagem de maneira poética, mesmo sem perceber.

  5. Encerramento (1 minuto): Finalmente, o professor deve encerrar a aula, agradecendo aos alunos por sua participação e esforço. O professor deve encorajar os alunos a continuarem explorando e praticando os conceitos aprendidos, e reforçar que está disponível para auxiliar em quaisquer dúvidas ou dificuldades que possam surgir.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies