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Plano de aula de Ligações Intermoleculares

Química

Original Teachy

'EM13CNT301'

Ligações Intermoleculares

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Ligações Intermoleculares

Palavras ChaveLigações Intermoleculares, Forças de London, Dipolo-dipolo, Ligação de Hidrogênio, Metodologia Digital, Aprendizagem Ativa, Tecnologia Educacional, Contextualização, Engajamento, Atividades Práticas, Redes Sociais, Vídeos Educativos, Escape Room, Quiz Interativo
Materiais NecessáriosCelulares ou computadores com acesso à internet, Aplicativos de edição de vídeo e imagem, Plataforma de quizzes online (ex.: Kahoot!), Plataforma online para 'Escape Room', Projetor ou tela para exibir vídeos e quizzes, Materiais de pesquisa (livros didáticos, sites confiáveis, artigos científicos), Conexão Wi-Fi estável
Códigos BNCCEM13CNT301: Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaQuímica
Unidade TemáticaQuímica Geral

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e objetiva dos objetivos de aprendizagem, estabelecendo as expectativas para os alunos. Esta seção prepara os alunos para compreenderem a importância e a aplicação das forças intermoleculares no contexto dos compostos químicos, promovendo uma base sólida para as atividades práticas que se seguirão.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever as principais forças intermoleculares: forças de London, dipolo-dipolo e ligação de hidrogênio.

2. Distinguir as diferentes forças intermoleculares em compostos específicos e determinar qual força é predominante em cada caso.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica ao comparar diferentes forças intermoleculares.
  2. Estimular o interesse e a curiosidade dos alunos sobre a aplicação das forças intermoleculares em fenômenos observados no dia a dia.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos de forma ativa e conectá-los ao tema de forma prática e contextualizada com o mundo deles. Isso prepara o terreno para discussões mais profundas e atividades práticas, e garante que todos tenham uma visão inicial sobre o tema antes de se aprofundarem nas atividades propostas.

Aquecendo

Explique aos alunos que as ligações intermoleculares são forças que atuam entre moléculas e determinam muitas propriedades físicas dos compostos, como ponto de ebulição, solubilidade e viscosidade. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante ou curioso sobre as forças intermoleculares que ainda não conheciam. Peça para compartilharem suas descobertas com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais são as três principais forças intermoleculares?

2. Como as forças de London atuam nas moléculas?

3. Qual é a diferença entre forças dipolo-dipolo e ligações de hidrogênio?

4. Por que as forças intermoleculares são importantes no estado físico dos compostos?

5. Podem dar exemplos de substâncias do dia a dia onde essas forças são visíveis?

Desenvolvimento

Duração: 60 - 70 minutos + 10 - 15 minutos de explicação

A finalidade desta etapa é enriquecer e aprofundar o entendimento dos alunos sobre as forças intermoleculares através de atividades práticas e colaborativas, utilizando tecnologias digitais para tornar o aprendizado mais dinâmico e contextualizado com a realidade dos estudantes.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - ⭐ Influenciadores Digitais da Química ⭐

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e síntese de informações, fazendo uso de ferramentas digitais para educação e divulgação científica.

- Descrição: Os alunos irão se transformar em influenciadores digitais, criando conteúdos para redes sociais (Instagram, TikTok ou YouTube) explicando as diferentes forças intermoleculares. Utilizando vídeos curtos, imagens e textos, cada grupo deverá abordar uma das forças intermoleculares (forças de London, dipolo-dipolo ou ligação de hidrogênio) de maneira criativa e envolvente.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolherá ou será designado por sorteio para abordar uma das forças intermoleculares.

  • Os alunos deverão pesquisar conteúdo adicional para enriquecer suas apresentações.

  • Gravem vídeos curtos (de até 3 minutos) explicando a força intermolecular atribuída, utilizando exemplos do cotidiano para contextualizar.

  • Criem postagens para redes sociais com imagens e textos informativos, destacando pontos chave das forças intermoleculares.

  • Utilizem aplicativos de edição de vídeo e imagem para tornar o conteúdo mais atraente.

  • Ao final dos 50 minutos, cada grupo terá 10 minutos para apresentar seus conteúdos para a turma, simulando uma 'live' de influenciadores.

Atividade 2 -  Escape Room Químico 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a aplicação de conceitos teóricos em situações práticas.

- Descrição: Os alunos participarão de um 'Escape Room' virtual, onde terão que resolver uma série de enigmas e desafios relacionados às forças intermoleculares para 'escapar' de um laboratório virtual. Utilizando plataformas de quizzes online e atividades interativas, cada grupo deverá resolver problemas práticos que envolvem as forças de London, dipolo-dipolo e ligação de hidrogênio.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo acessará a sala virtual de 'Escape Room' através de uma plataforma online pré-configurada.

  • Os alunos terão que resolver uma série de desafios e quizzes interativos sobre as forças intermoleculares.

  • Cada desafio superado desbloqueia uma nova pista ou etapa do 'Escape Room'.

  • Os grupos deverão colaborar e utilizar recursos online para pesquisar e encontrar as respostas corretas.

  • Ao final dos 60 minutos, verifique quais grupos conseguiram completar o desafio e discuta as respostas e aprendizados com a turma.

Atividade 3 -  Quiz Show das Ligações Intermoleculares ️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Revisar e consolidar conhecimentos sobre forças intermoleculares de maneira lúdica e competitiva, incentivando a participação ativa dos alunos.

- Descrição: Organize um 'Quiz Show' interativo utilizando uma plataforma de quizzes online (como Kahoot!). Os alunos participam em grupos, competindo para responder questões sobre forças intermoleculares. Este jogo será transmitido ao vivo, e as pontuações dos grupos serão exibidas em tempo real.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve acessar a plataforma de quizzes escolhida (ex. Kahoot!).

  • Configure o quiz com questões relacionadas às forças de London, dipolo-dipolo e ligação de hidrogênio.

  • Explique as regras do jogo: cada questão terá um tempo limite para respostas, e a pontuação será com base na rapidez e correção das respostas.

  • Ao iniciar o quiz, os grupos devem responder às perguntas no celular ou computador.

  • Exiba o ranking em tempo real e incentive uma competição saudável entre os grupos.

  • Ao final do quiz, revele os vencedores e discuta as questões mais desafiadoras com a turma.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da troca de experiências e reflexões, promovendo o desenvolvimento de habilidades de comunicação e pensamento crítico. Além disso, o feedback 360° incentiva a autoavaliação e a colaboração, preparando os alunos para trabalhos em equipe de forma mais efetiva e harmoniosa.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo compartilha o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Siga este roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: Contextualize a importância das forças intermoleculares e como essa aula prática ajudou a compreender os conceitos.
  2. Compartilhamento de Experiências: Peça para cada grupo apresentar brevemente seus conteúdos criados e as descobertas feitas durante as atividades.
  3. Conexão com a Realidade: Pergunte aos alunos como eles veem a aplicação das forças intermoleculares no dia a dia e em outros contextos fora da sala de aula.
  4. Encerramento: Resuma os pontos principais discutidos e reforce a importância do conhecimento sobre ligações intermoleculares na compreensão de fenômenos químicos.

Reflexões

1. Qual foi a força intermolecular que vocês acharam mais desafiadora de entender e por quê? 2. Como a colaboração em grupo ajudou a melhorar o entendimento das forças intermoleculares? 3. Que exemplos do cotidiano vocês puderam relacionar com as forças intermoleculares abordadas?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo. Oriente a turma a seguir estas diretrizes para garantir que o feedback seja construtivo e respeitoso:

  1. Seja Específico: Forneça exemplos claros e específicos do que foi eficaz e o que pode ser melhorado.
  2. Seja Respeitoso: Utilize uma linguagem positiva e respeitosa ao dar feedback.
  3. Seja Construtivo: Foque em sugestões práticas e construtivas para melhorar o trabalho futuro.
  4. Seja Honesto: Mantenha a sinceridade, mas sempre de maneira que incentive e motive o colega a melhorar.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade : Esta etapa visa consolidar e integrar o aprendizado dos alunos, conectando o conteúdo teórico e as atividades práticas com o mundo real de forma lúdica e envolvente. Ao resumir os pontos principais, relacionar com a atualidade e destacar as aplicações práticas, os alunos são incentivados a ver a importância e a relevância do que aprenderam, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura do assunto.

Resumo

Resumo Divertido : Imagine estar em uma festa onde cada molécula é um convidado especial. As forças de London são aqueles convidados que aparecem de repente, animando a festa com interações temporárias. Os dipolos permanentes são os amigos de longa data que sempre têm uma conexão mais forte e estável. E as ligações de hidrogênio? São os VIPs da festa, formando laços ainda mais especiais e duradouros. Nesta aula, exploramos como essas interações moleculares influenciam as propriedades físicas dos compostos que conhecemos e usamos diariamente.

No Mundo

No Mundo Atual : O mundo moderno é tecnológico e conectado, e entender as forças intermoleculares nos ajuda a compreender diversos fenômenos ao nosso redor. Desde a maneira como os perfumes se dispersam no ar até como os materiais poliméricos são fabricados para criar dispositivos eletrônicos, as forças intermoleculares estão por trás de muitas inovações tecnológicas e produtos que usamos diariamente.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia : Conhecer as forças intermoleculares é essencial para entender as propriedades e comportamentos de substâncias no nosso cotidiano. Por exemplo, as propriedades da água, como sua alta tensão superficial e ponto de ebulição elevado, são devidas às ligações de hidrogênio. A manipulação dessas forças é crucial na indústria farmacêutica para desenvolver medicamentos mais eficazes, e na engenharia química para criar materiais inovadores e sustentáveis.

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