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Plano de aula de Ligações Químicas: Iônica

Química

Original Teachy

'EM13CNT301'

Ligações Químicas: Iônica

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Ligações Químicas: Iônica

Palavras ChaveLigações Iônicas, Compostos Iônicos, Metodologia Digital, Engajamento, Ferramentas Digitais, TikTok, Realidade Aumentada, Trivia Online, Química Ativa, Tecnologia Educacional, Aprendizagem Ativa, Propriedades Iônicas, Feedback 360°, Aplicações Cotidianas
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Acesso à internet, Aplicativo TikTok, Aplicativo de Realidade Aumentada (ex.: AR Chemistry), Plataforma de trivia online (ex.: Kahoot, Quizizz), Marcadores de Realidade Aumentada, Tabelas Digitais, Projetor ou Tela para exibição, Contas nas plataformas digitais recomendadas
Códigos BNCCEM13CNT301: Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaQuímica
Unidade TemáticaQuímica Geral

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos compreendam claramente os objetivos que serão abordados durante a aula. Isso ajudará a direcionar suas atividades e manter o foco nos pontos principais, facilitando o aprofundamento no tópico de ligações iônicas. Esclarecer os objetivos também permitirá que os alunos entendam a relevância do conteúdo no contexto da vida moderna e das tecnologias digitais.

Objetivos principais:

1. Reconhecer as propriedades dos compostos iônicos.

2. Verificar se um composto é iônico ou não.

3. Encontrar a fórmula de um composto iônico.

Objetivos secundários:

  1. Relacionar as propriedades dos compostos iônicos com suas aplicações no dia a dia.
  2. Utilizar ferramentas digitais para explorar e identificar propriedades de compostos iônicos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos desde o início, incentivando-os a utilizar ferramentas digitais e a explorar informações de forma autônoma. A introdução com perguntas chave visa refrescar os conhecimentos prévios e preparar os alunos para as atividades práticas subsequentes. Ao conectá-los com o tema de forma interativa e digital, aumenta-se a relevância e o interesse pelo conteúdo.

Aquecendo

Explique aos alunos que durante a aula de hoje, eles explorarão as ligações iônicas, uma das forças fundamentais que mantêm os compostos químicos unidos. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre ligações iônicas. Eles podem navegar pela internet e encontrar informações sobre a importância dessas ligações na formação de sais e minerais ou suas aplicações na vida cotidiana, como em medicamentos e baterias.

Reflexões Iniciais

1. O que caracteriza uma ligação iônica?

2. Como os compostos iônicos são diferentes dos compostos covalentes?

3. Quais são algumas propriedades comuns dos compostos iônicos?

4. Como você identificaria se um composto é iônico ou não?

5. Quais são alguns exemplos de compostos iônicos que você já ouviu falar ou usa no dia a dia?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 85 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado ativa e interativa, utilizando tecnologias atuais para explorar e aprofundar seus conhecimentos sobre compostos iônicos. Ao envolver os alunos em atividades práticas e conectadas com o mundo digital, promove-se um ambiente de aprendizado dinâmico e motivador, alinhado com a realidade e interesses dos estudantes.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciador Científico no TikTok

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Engajar os alunos no estudo das propriedades dos compostos iônicos através da criação de conteúdo digital relevante e compartilhável.

- Descrição: Os alunos devem criar vídeos curtos estilo TikTok explicando as características e propriedades dos compostos iônicos, utilizando hashtags populares e efeitos visuais para tornar o conteúdo atraente e compartilhável.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um composto iônico específico para estudar.

  • Os alunos devem pesquisar as propriedades do composto escolhido utilizando seus celulares e computadores.

  • Crie um roteiro para o vídeo, destacando as propriedades, exemplos do cotidiano e qualquer curiosidade interessante.

  • Utilize o aplicativo TikTok para filmar e editar o vídeo, adicionando efeitos visuais, música de fundo e legendas interativas.

  • Os vídeos devem ter entre 60 e 90 segundos de duração.

  • Publiquem os vídeos nas suas contas de TikTok e utilizem hashtags relacionadas ao tema, como #QuímicaDivertida e #CompostosIônicos.

  • Compartilhem os vídeos no grupo da turma no WhatsApp para que todos possam assistir e comentar.

Atividade 2 - Caça ao Tesouro Químico Realidade Aumentada

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a interação ativa e colaborativa dos alunos no reconhecimento e identificação de compostos iônicos através de tecnologias de realidade aumentada.

- Descrição: Os alunos participam de uma caça ao tesouro digital utilizando aplicativos de realidade aumentada (AR) para encontrar e identificar compostos iônicos escondidos virtualmente pela sala de aula.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve instalar um aplicativo de realidade aumentada recomendado pelo professor (ex.: AR Chemistry) em seus celulares.

  • O professor irá configurar a sala de aula com marcadores AR, correspondentes a diferentes compostos iônicos, distribuídos em locais específicos.

  • Os alunos devem percorrer a sala com seus celulares, utilizando o aplicativo AR para encontrar os compostos escondidos.

  • Ao encontrar um marcador, o aplicativo exibirá uma descrição do composto iônico, suas propriedades e exemplos de uso.

  • Os alunos devem registrar cada composto encontrado e preencher uma tabela digital com as informações coletadas.

  • Após a conclusão da busca, os grupos devem compartilhar suas descobertas e comparar os resultados.

Atividade 3 - Jogo de Trivia dos Compostos Iônicos

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Revisar e consolidar o conhecimento dos alunos sobre compostos iônicos de forma lúdica e interativa.

- Descrição: Os alunos participam de um jogo de trivia online sobre compostos iônicos usando uma plataforma de gamificação educacional, como Kahoot ou Quizizz, para testar e aprofundar seus conhecimentos de forma divertida.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um nome e registrar-se na plataforma de trivia escolhida (ex.: Kahoot, Quizizz).

  • O professor deve preparar um quiz com perguntas sobre as características e propriedades dos compostos iônicos, fórmulas de compostos iônicos e exemplos do cotidiano.

  • Cada grupo participa do quiz utilizando seus celulares ou computadores.

  • As perguntas serão exibidas na tela, e os grupos devem responder rapidamente para ganhar pontos.

  • O professor pode adicionar rodadas bônus com perguntas desafiadoras para aumentar a competitividade.

  • Ao final do jogo, os resultados serão exibidos e o grupo com a maior pontuação será premiado com um incentivo (ex.: bônus na participação ou certificado de 'Mestre dos Compostos Iônicos').

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado e promover uma análise reflexiva sobre as atividades realizadas. Ao compartilhar as conclusões e experiências, os alunos reforçam seus conhecimentos e desenvolvem habilidades de comunicação e crítica construtiva. O feedback 360° incentiva um ambiente colaborativo e de respeito mútuo, essencial para o crescimento pessoal e acadêmico.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo pedindo que cada grupo compartilhe brevemente as principais descobertas e a experiência ao criar seus vídeos do TikTok, participar da caça ao tesouro em realidade aumentada e jogar o trivia. Utilize o seguinte roteiro para guiar a discussão:

  1. O que vocês acharam mais interessante sobre os compostos iônicos durante a criação dos vídeos?
  2. Quais foram os principais desafios enfrentados durante as atividades?
  3. Como a tecnologia e as ferramentas digitais ajudaram vocês a entender melhor o conceito de compostos iônicos?

Reflexões

1. Como a utilização de ferramentas digitais influenciou o seu entendimento sobre compostos iônicos? 2. Que propriedades dos compostos iônicos se destacaram durante as atividades práticas? 3. De que forma o conhecimento sobre compostos iônicos é relevante no seu dia a dia?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360° dentro de seus grupos. Cada aluno deve dar e receber feedback dos colegas de grupo sobre suas contribuições durante as atividades. Oriente-os para que o feedback seja construtivo e respeitoso, abordando pontos como: colaboração, criatividade, precisão nas informações e uso das ferramentas digitais. Sugira que utilizem frases como 'Gostei de como você...','Você poderia melhorar em...' e 'Você foi muito eficaz ao...'.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: Consolidar o aprendizado de maneira lúdica e conectada com a realidade digital dos alunos. Ao resumir e refletir sobre os conteúdos, reforça-se a relevância prática das ligações iônicas e suas diversas aplicações, incentivando o interesse contínuo pelo estudo da química. Além disso, promover um fechamento claro e divertido aumenta a retenção do conhecimento adquirido. 

Resumo

Resumo Estelar: Imagine os compostos iônicos como super-heróis químicos! Eles formam ligações ao dar e receber elétrons, criando estruturas fortes como armaduras. Esses compostos são como imãs poderosos, que se mantêm juntos com forças eletrostáticas incríveis. E não podemos esquecer seus superpoderes: conduzir eletricidade quando dissolvidos em água e formar cristais brilhantes como diamantes! 離⚡

No Mundo

No Mundo Atual: Em pleno século XXI, a química não é mais uma ciência de laboratório isolada. Compostos iônicos estão presentes na tecnologia das baterias dos smartphones, nos medicamentos que tomamos e até mesmo nos alimentos que consumimos. O digital e o analógico se cruzam aqui: conhecer a química por trás dos dispositivos que usamos diariamente revela a mágica da ciência aplicada no nosso dia a dia. 

Na Prática

Aplicações: Entender os compostos iônicos é essencial para inovações na eletrônica, produção de materiais mais resistentes e soluções médicas. No cotidiano, isso se traduz em baterias mais duradouras, medicamentos mais eficazes e materiais de construção mais seguros. Conhecimento que vai muito além da sala de aula! ️

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