Entrar

Plano de aula de Número de Oxidação

Química

Original Teachy

Número de Oxidação

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do Conceito de Número de Oxidação: Os alunos devem ser capazes de entender o conceito de número de oxidação e sua importância na química. Eles devem ser capazes de descrever o que é o número de oxidação e como ele é determinado para um elemento em um composto.

  2. Cálculo de Número de Oxidação: Os alunos devem ser capazes de calcular o número de oxidação de um elemento em um composto, utilizando as regras de atribuição de número de oxidação. Eles devem ser capazes de aplicar essas regras para determinar o número de oxidação de elementos em vários exemplos.

  3. Identificação de Reações de Oxidação e Redução: Após entenderem e serem capazes de calcular o número de oxidação, os alunos devem ser capazes de identificar reações de oxidação e redução. Eles devem ser capazes de identificar quais elementos estão sendo oxidados e quais estão sendo reduzidos, com base em suas alterações no número de oxidação.

Objetivos Secundários

  • Aplicação Prática: Os alunos devem ser capazes de aplicar o conceito de número de oxidação e suas habilidades de cálculo para resolver problemas práticos e situações do mundo real envolvendo reações de oxidação e redução.

  • Pensamento Crítico: O estudo do número de oxidação deve incentivar os alunos a desenvolver habilidades de pensamento crítico, incluindo a capacidade de analisar e interpretar informações, fazer conexões entre conceitos e aplicar o conhecimento adquirido para resolver problemas complexos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conceitos Necessários: O professor deve começar a aula revisando brevemente os conceitos de átomos, íons, e de como a ligação química ocorre. Isso é fundamental para que os alunos possam entender e calcular o número de oxidação. (2 - 3 minutos)

  2. Situações Problemas: Em seguida, o professor deve apresentar duas situações-problema que ajudarão a contextualizar a importância do número de oxidação. Por exemplo:

    • "Como a ferrugem se forma em um prego de ferro que está exposto ao ar e à umidade?" (Situação-problema de oxidação)
    • "Por que a bateria do nosso celular não dura para sempre?" (Situação-problema de redução) (3 - 4 minutos)
  3. Contextualização: O professor deve explicar que o número de oxidação é fundamental para entender as reações de oxidação e redução, que estão presentes em muitos processos químicos do nosso dia a dia, incluindo a corrosão de metais, a produção de energia em baterias, a fotossíntese, entre outros. Isso ajudará a mostrar aos alunos a relevância do conteúdo que será estudado. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução do Tópico: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode introduzir o tópico contando duas curiosidades:

    • "Você sabia que o número de oxidação de um elemento pode variar dependendo do composto em que está? Por exemplo, o número de oxidação do carbono na glicose é diferente do número de oxidação do carbono no dióxido de carbono."
    • "E se eu dissesse que o nosso corpo realiza inúmeras reações de oxidação e redução a todo momento para produzir energia e manter nosso organismo funcionando?" (3 - 4 minutos)
  5. Objetivos da Aula: Por fim, o professor deve apresentar os Objetivos da aula, explicando que os alunos irão aprender a calcular o número de oxidação de um elemento em um composto e a identificar reações de oxidação e redução. (1 minuto)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Oxidação e Redução no Nosso Dia a Dia": (10 - 12 minutos)

    • Cenário: O professor divide a turma em grupos de cinco e apresenta a seguinte situação: "Vocês são uma equipe de cientistas trabalhando em uma empresa de pesquisa de novos materiais. Recentemente, vocês foram contratados para desenvolver um novo tipo de bateria que tenha maior durabilidade e menor impacto ambiental. Para isso, vocês precisam entender melhor as reações de oxidação e redução e como elas estão presentes em diferentes materiais e substâncias do nosso dia a dia."
    • Tarefa: Cada grupo recebe uma lista de itens comuns (como uma bateria de celular, um prego de ferro, uma maçã cortada ao meio, etc.) e a tarefa de identificar quais reações de oxidação e redução estão ocorrendo em cada um deles. Eles devem justificar suas respostas, indicando quais elementos estão sendo oxidados e quais estão sendo reduzidos, e calcular o número de oxidação de um elemento em cada reação.
    • Materiais: O professor deve fornecer materiais de laboratório simbólicos para ajudar os alunos a visualizarem as reações (como bolas de massa para representar átomos, ímãs para representar elétrons, etc.).
    • Discussão: Após a atividade, o professor deve promover uma discussão em sala de aula, onde cada grupo compartilha suas descobertas e o que aprenderam sobre oxidação, redução e número de oxidação.
  2. Atividade "Caça ao Número de Oxidação": (10 - 12 minutos)

    • Cenário: O professor apresenta a seguinte situação: "Vocês são arqueólogos em uma escavação de uma antiga civilização e encontraram um pergaminho com fórmulas químicas. Acredita-se que essas fórmulas são de poções antigas que eram usadas para curar doenças. No entanto, para entender o funcionamento dessas poções, vocês precisam ser capazes de calcular o número de oxidação de cada elemento nas fórmulas."
    • Tarefa: Cada grupo recebe uma série de fórmulas químicas e a tarefa de calcular o número de oxidação de cada elemento. As fórmulas devem ser complexas o suficiente para desafiar os alunos, mas não tão complexas a ponto de serem desencorajadoras. Os alunos devem trabalhar juntos para resolver as fórmulas, ajudando-se mutuamente a entender o conceito de número de oxidação e a aplicar as regras de atribuição de número de oxidação.
    • Materiais: O professor deve fornecer uma lista de regras de atribuição de número de oxidação, bem como uma tabela periódica para referência.
    • Discussão: Após a atividade, o professor deve promover uma discussão em sala de aula, onde cada grupo compartilha suas estratégias para calcular o número de oxidação e as dificuldades que encontraram. O professor deve corrigir quaisquer erros e esclarecer quaisquer dúvidas.
  3. Atividade "Cenário de Oxidação e Redução": (5 - 7 minutos)

    • Cenário: O professor apresenta a seguinte situação: "Vocês são cientistas em uma estação espacial em Marte. Recentemente, vocês encontraram um novo tipo de rocha que parece conter um metal valioso. No entanto, antes de trazê-lo de volta à Terra, vocês precisam determinar se ele sofre reações de oxidação e redução no ambiente marciano e como isso pode afetar sua estabilidade."
    • Tarefa: Cada grupo recebe uma amostra da "rocha marciana" e a tarefa de conduzir um experimento simples para determinar se ela sofre reações de oxidação e redução. Eles devem registrar suas observações e, se possível, calcular o número de oxidação dos elementos na rocha.
    • Materiais: O professor deve fornecer materiais de laboratório seguros e apropriados para o experimento (como papel de tornassol, água, vinagre, etc.), bem como orientação sobre como conduzir o experimento de forma segura.
    • Discussão: Após a atividade, o professor deve promover uma discussão em sala de aula, onde cada grupo compartilha suas descobertas e o que aprenderam sobre reações de oxidação e redução em um contexto real. O professor deve corrigir quaisquer erros e esclarecer quaisquer dúvidas.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 6 minutos):

    • O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo. Cada grupo deve ter até 3 minutos para compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades realizadas, bem como as estratégias que usaram para chegar a elas.
    • Durante as apresentações, o professor deve encorajar os alunos a expressarem suas opiniões, perguntas e dúvidas. O professor deve ouvir atentamente e fazer anotações para fornecer feedback construtivo e corrigir quaisquer conceitos errôneos que possam ter surgido durante as atividades.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Após todas as apresentações, o professor deve fazer uma revisão das atividades, ressaltando como elas se conectam com a teoria do número de oxidação. Isso pode incluir a discussão sobre como as reações observadas nas atividades se relacionam com as reações de oxidação e redução, e como o número de oxidação foi usado para entender e explicar essas reações.
    • O professor deve reforçar os conceitos-chave da aula, esclarecer quaisquer mal-entendidos e responder a quaisquer perguntas que ainda não tenham sido respondidas.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • O professor deve propor que os alunos reservem um minuto para refletir sobre o que aprenderam na aula. Eles devem pensar sobre quais foram os conceitos mais importantes que aprenderam, quais questões ainda têm e o que acharam das atividades.
    • Após o minuto de reflexão, o professor pode fazer perguntas abertas para estimular a discussão, como: "Qual foi o conceito mais desafiador da aula?" ou "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • O professor deve ouvir as respostas dos alunos e, se necessário, esclarecer quaisquer mal-entendidos ou responder a quaisquer perguntas que ainda não tenham sido respondidas.
  4. Feedback do Professor (1 minuto):

    • Para encerrar a aula, o professor deve fornecer um feedback geral sobre a participação e o desempenho da turma. O professor deve elogiar os esforços dos alunos, destacar os pontos fortes e fornecer sugestões construtivas para melhorias.
    • O professor deve reforçar a importância do número de oxidação e das reações de oxidação e redução, e como esses conceitos se aplicam a situações reais. O professor pode também sugerir materiais extras para estudo e prática, como exercícios online, vídeos explicativos, ou leituras complementares.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor deve começar a Conclusão relembrando os conceitos-chave abordados na aula, como o número de oxidação, as regras para atribuí-lo a um elemento em um composto, e como identificar reações de oxidação e redução.
    • Ele pode fazer isso de forma interativa, pedindo aos alunos que compartilhem o que entenderam sobre cada conceito. Isso não apenas ajudará a consolidar o aprendizado, mas também permitirá ao professor identificar quaisquer mal-entendidos que possam precisar de esclarecimento adicional.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria do número de oxidação e das reações de oxidação e redução com a prática, através das atividades realizadas.
    • Ele deve ressaltar como as situações-problema e cenários propostos nas atividades ajudaram a ilustrar a aplicação desses conceitos no mundo real, reforçando a relevância do que foi aprendido.
  3. Materiais Extras (1 minuto):

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o número de oxidação e as reações de oxidação e redução.
    • Esses materiais podem incluir leituras complementares, vídeos explicativos, exercícios online, entre outros. O professor deve garantir que esses materiais sejam acessíveis e adequados ao nível de compreensão dos alunos, para que possam ser úteis para seu estudo independente.
  4. Relevância do Assunto (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor deve enfatizar a importância do número de oxidação e das reações de oxidação e redução na vida cotidiana.
    • Ele pode citar exemplos de como esses conceitos são aplicados em diversas áreas, desde a conservação de alimentos (através de reações de oxidação e redução que ocorrem durante o processo de oxidação), até a produção de energia em baterias (através de reações de oxidação e redução que ocorrem entre os materiais da bateria).
    • Isso ajudará a reforçar a relevância do que foi aprendido e a motivar os alunos a continuar explorando e aplicando seus conhecimentos em seu dia a dia.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies