Objetivos
<10-15 minutos>
-
Apresentar aos alunos os Princípios da Sustentabilidade e as habilidades necessárias para aprofundar o entendimento sobre esse tema.
-
Estabelecer a importância do equilíbrio entre os três pilares da sustentabilidade: Ambiental, Social e Econômico.
-
Sensibilizar os alunos sobre a necessidade de pensar a longo prazo, adaptar-se às mudanças, otimizar recursos, promover o conhecimento prático em tecnologias sustentáveis e influenciar mudanças para a sustentabilidade.
Objetivos Secundários:
-
Incentivar os alunos a desenvolver um pensamento crítico sobre a sustentabilidade, questionando o status quo e avaliando diferentes pontos de vista.
-
Promover a alfabetização ecológica, destacando a compreensão do funcionamento dos sistemas ecológicos e a interação humana com eles.
-
Ressaltar a importância do conhecimento das leis da termodinâmica para entender os limites físicos da sustentabilidade.
Introdução
<15-20 minutos>
-
A aula começará com uma revisão dos principais pontos do conteúdo da aula anterior, "História da Sustentabilidade". O professor pode fazer algumas perguntas para os alunos para relembrar os tópicos mais importantes, como as origens do conceito de sustentabilidade e as principais conferências e acordos internacionais que moldaram a sua evolução.
-
Em seguida, o professor pode sugerir duas situações-problema para iniciar a discussão sobre os Princípios da Sustentabilidade. Por exemplo: "Como podemos reduzir o desperdício de recursos em nossas casas e escolas?" e "Qual é a melhor maneira de equilibrar o crescimento econômico com a proteção ambiental em nossa cidade?".
-
A importância dos Princípios da Sustentabilidade será contextualizada com exemplos reais. O professor pode citar empresas que usam os Princípios da Sustentabilidade em suas operações ou cidades que implementaram políticas sustentáveis com sucesso. Também é importante mencionar os desafios e os benefícios dessas práticas.
-
Para introduzir o tópico de forma a ganhar a atenção dos alunos, o professor pode contar a história de como a energia solar se tornou uma das principais fontes de energia renovável no mundo, e como a compostagem está ajudando a reduzir a quantidade de resíduos em aterros sanitários. Outra curiosidade interessante pode ser a discussão sobre como a sustentabilidade pode influenciar até mesmo a moda, com a crescente popularidade das roupas feitas de materiais reciclados.
Desenvolvimento
<35-45 minutos>
Revisão
<5-10 minutos>
- O professor iniciará revisando brevemente conceitos fundamentais como o que é sustentabilidade, a sua importância e o conceito dos três pilares da sustentabilidade, ambiental, social e econômico.
Teoria
<10-15 minutos> 2. Em seguida, o professor apresentará a teoria dos Princípios da Sustentabilidade. Explicará cada um dos princípios, detalhando como se inter-relacionam e afetam o ambiente, a sociedade e a economia.
-
Para segurar a atenção dos alunos, o professor pode fazer uso de imagens, vídeos e infográficos que ilustrem e simplifiquem os conceitos complexos.
-
O professor explicará as leis da termodinâmica e como elas se relacionam com a sustentabilidade, demonstrando como a energia e a matéria são reguladas, e quais são os limites físicos da sustentabilidade.
-
A importância do pensamento a longo prazo, da adaptação às mudanças e do uso eficiente dos recursos também será destacada.
-
O professor ressaltará a necessidade do conhecimento prático em tecnologias sustentáveis e como elas podem ser aplicadas no dia a dia.
Atividades Práticas
<15-20 minutos> 7. Atividade 1: "Construa sua Cidade Sustentável": Os alunos serão divididos em grupos e receberão materiais recicláveis, papel, lápis de cor e canetas. A tarefa deles será projetar uma cidade que incorpore os Princípios da Sustentabilidade. Depois de terminarem, cada grupo apresentará sua cidade, explicando como aplicaram os princípios.
Materiais: Materiais recicláveis variados, papel, lápis de cor e canetas.
- Atividade 2: "Desafio da Economia de Energia": Os alunos serão desafiados a pensar sobre como podem economizar energia em suas casas ou na escola. Eles terão que apresentar uma lista de ações que poderiam ser implementadas.
Materiais: Papel e caneta.
Discussão
<5-10 minutos> 9. No final das atividades práticas, será aberto um espaço para discussão, onde os alunos poderão compartilhar as ideias que surgiram durante as atividades e debater sobre as diferentes abordagens dos Princípios da Sustentabilidade. O professor deve encorajar os alunos a refletir sobre como podem aplicar esses princípios em suas vidas diárias.
Retorno
<15-20 minutos>
-
O professor começará a etapa de retorno relembrando os conceitos-chave e as habilidades aprendidas durante a aula. Isso pode ser feito através de um breve quiz ou uma discussão em grupo.
-
Em seguida, cada aluno receberá um pedaço de papel e será solicitado a escrever as respostas para duas perguntas: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Eles terão aproximadamente um minuto para completar essa tarefa.
-
O professor coletará as respostas e usará esse feedback para ajustar as próximas aulas e garantir que todas as dúvidas sejam esclarecidas. Esta atividade fornece uma oportunidade para os alunos refletirem sobre o que aprenderam e identificar quaisquer áreas que possam precisar de mais atenção.
-
Por fim, o professor entregará uma lista de exercícios sobre os Princípios da Sustentabilidade para que os alunos resolvam em casa. Esses exercícios ajudarão a reforçar os conceitos aprendidos em sala de aula e a aplicar o conhecimento em situações novas e diferentes.
-
O professor pode sugerir aos alunos que pesquisem mais sobre tecnologias sustentáveis e pensem em maneiras de implementá-las em suas vidas diárias. Essa tarefa servirá para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o assunto e incentivá-los a tomar medidas práticas para a sustentabilidade.
-
Antes de encerrar a aula, o professor pode abrir um espaço para perguntas e comentários finais, garantindo que todos os alunos tenham uma compreensão clara do tópico e estejam preparados para os exercícios de casa.
Conclusão
<10-15 minutos>
-
O professor fará um breve resumo dos pontos-chave da aula, recapitulando os Princípios da Sustentabilidade e as habilidades necessárias para aprofundar o entendimento sobre esse tema. Isso permitirá que os alunos revisem o que aprenderam e fixem os conceitos na memória.
-
Em seguida, o professor explicará como a aula conectou a teoria com a prática e as aplicações, destacando as duas atividades práticas realizadas, "Construa sua Cidade Sustentável" e "Desafio da Economia de Energia", e como elas ajudaram a colocar em prática os princípios discutidos.
-
O professor poderá, então, sugerir materiais extras para estudos futuros, como livros, sites, documentários e artigos para complementar o entendimento dos alunos sobre os Princípios da Sustentabilidade. Alguns exemplos poderiam ser o documentário "An Inconvenient Truth" de Al Gore, o livro "The Omnivore's Dilemma" de Michael Pollan, ou o site da ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
-
Por fim, o professor descreverá a importância dos Princípios da Sustentabilidade para o dia a dia, enfatizando como eles se aplicam a várias áreas da vida, desde a escolha de produtos de consumo até o planejamento de projetos a longo prazo. O professor pode citar exemplos concretos de como a aplicação desses princípios pode levar a um estilo de vida mais sustentável e a um mundo melhor para as geração futuras.
-
Antes de encerrar a aula, o professor pode abrir um último espaço para perguntas e comentários, garantindo que todos os alunos tenham compreendido o assunto da aula e estão confortáveis com os conceitos apresentados.