Objetivos
Duração Estimada: (10 - 15 minutos)
Objectivo Principal
- Proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente do estilo arquitetônico neoclássico, incluindo o seu contexto histórico, características distintas, influência no urbanismo e relevância teórica.
Objetivos Secundários
- Desenvolver a capacidade dos alunos de analisar criticamente e comparar o estilo neoclássico com outros estilos arquitetônicos.
- Desenvolver habilidades de desenho e modelagem arquitetônica, permitindo que os alunos representem fisicamente as características do estilo neoclássico.
- Incentivar a investigação e pesquisa independentes para rastrear a evolução e a aplicação do estilo neoclássico em diferentes contextos geográficos e históricos.
Introdução
Duração Estimada: (15 - 20 minutos)
Antes de mergulhar no tópico do dia, o professor deve relembrar os alunos sobre os conceitos essenciais do estilo arquitetônico Barroco, discutido na aula anterior, ressaltando suas características marcantes, como a exuberância, o movimento e os contrastes dramáticos.
Em seguida, o professor deve propor algumas situações-problema para despertar a curiosidade dos alunos. Exemplos de questões podem incluir: "Como você acha que um período de agitação social e política influencia o estilo arquitetônico de uma época?" ou "Quais elementos de design você acha que seriam dominantes em um estilo arquitetônico que visa projetar ordem e estabilidade?"
Para contextualizar a importância do tópico, o professor pode destacar como o estilo arquitetônico de uma época é um reflexo direto de seus valores sociopolíticos e culturais. Usando exemplos de edifícios governamentais e institucionais icônicos, como o Capitólio dos Estados Unidos ou a Basílica de São Pedro, o professor pode demonstrar a influência duradoura do neoclássico no planejamento urbano até hoje.
Para captar a atenção dos alunos, o professor pode introduzir algumas curiosidades históricas, como "Você sabia que o estilo neoclássico na França foi fortemente impulsionado por Napoleão Bonaparte, que via a arquitetura como uma forma de demonstrar o poder e a grandeza de seu império?" ou "Você sabia que, embora o neoclássico tenha suas raízes na arquitetura greco-romana, ele foi ressuscitado no meio do século 18 como uma reação contra o excesso percebido de estilos Barroco e Rococó?".
Desenvolvimento
Duração Estimada: (60 - 65 minutos)
Revisão dos Conhecimentos Anteriores
Duração Estimada: (5 - 10 minutos)
O professor deve começar revisando os estilos arquitetônicos anteriores, principalmente o Barroco e o Rococó, já que o Neoclássico surgiu como uma reação a estes. Ele deve enfatizar as características desses estilos e como eles refletem os contextos sociopolíticos e culturais de suas épocas.
Apresentação da Teoria
Duração Estimada: (20 - 25 minutos)
O professor deve apresentar o estilo arquitetônico Neoclássico, enfatizando suas origens, características, e influências.
-
Origem: Explicar como o Neoclássico surgiu em meio ao Iluminismo e como ele reflete os valores desse movimento.
-
Características: Identificar e explicar as características do Neoclássico, como a simetria, a simplicidade, a grandeza, o uso de colunas, frontões, cúpulas, dentre outros.
-
Influências: Discutir as influências sociopolíticas que moldaram o Neoclássico em países específicos, como o Reino Unido, França e Estados Unidos.
-
Comparação com outros estilos: Comparar e contrastar o Neoclássico com o Barroco e o Rococó, destacando as semelhanças e diferenças.
Atividades Práticas
Duração Estimada: (30 - 35 minutos)
Atividade 1: Análise de Edifícios Neoclássicos
Materiais: Imagens de edifícios neoclássicos, como o Capitólio dos Estados Unidos, a Basílica de São Pedro, o Palácio de Buckingham, entre outros.
Passos:
-
O professor deve apresentar imagens de vários edifícios neoclássicos aos alunos.
-
Em seguida, os alunos devem identificar e discutir as características neoclássicas presentes em cada edifício.
-
Os alunos devem analisar como o estilo reflete o contexto histórico e sociopolítico em que o edifício foi construído.
Atividade 2: Desenho de Edifícios Neoclássicos
Materiais: Papel, lápis, réguas e imagens de referência de arquitetura neoclássica.
Passos:
-
Os alunos devem escolher um dos edifícios neoclássicos discutidos na atividade anterior.
-
Em seguida, eles devem tentar desenhar o edifício, prestando atenção especial às características neoclássicas.
-
Depois de concluírem seus desenhos, os alunos devem apresentá-los à classe, discutindo as características neoclássicas que tentaram capturar.
Essas atividades práticas têm como objetivo permitir que os alunos observem e apliquem a teoria do estilo arquitetônico neoclássico na prática. Ao analisar edifícios reais e tentar representá-los através do desenho, os alunos poderão aprofundar seu entendimento das características e influências do estilo neoclássico.
Retorno
Duração Estimada: (10 - 15 minutos)
Reflexão sobre as Atividades Práticas
Duração Estimada: (5 - 7 minutos)
Após a conclusão das atividades práticas, o professor deve pedir aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam. O professor pode fazer perguntas como "Como as características do estilo neoclássico se manifestaram nos edifícios que vocês analisaram?" ou "Como o desenho ajudou a consolidar sua compreensão das características do estilo neoclássico?". Esta reflexão ajudará os alunos a consolidar sua compreensão dos conceitos teóricos discutidos e a aplicação prática desses conceitos.
Autoavaliação
Duração Estimada: (3 - 5 minutos)
O professor deve pedir aos alunos que escrevam em um papel as respostas para as seguintes perguntas:
- "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?"
- "Quais questões ainda não foram respondidas?"
Os alunos devem ser incentivados a ser honestos em suas respostas, pois isso ajudará o professor a entender quais conceitos podem precisar de mais explicação ou clarificação na próxima aula.
Lista de Exercícios
Duração Estimada: (2 - 3 minutos)
Finalmente, o professor deve fornecer aos alunos uma lista de exercícios para fazer em casa, que deverá incluir questões baseadas na teoria apresentada, bem como atividades práticas, como desenhar um edifício fictício no estilo neoclássico. Esses exercícios ajudarão os alunos a reforçar o que aprenderam em sala de aula e prepará-los para a próxima aula.
Conclusão
Duração Estimada: (5 - 10 minutos)
Para concluir a aula, o professor deve recapitular os principais pontos abordados durante o estudo do estilo arquitetônico neoclássico. Isso inclui o contexto histórico e sociopolítico que deu origem ao neoclássico, as características distintas desse estilo arquitetônico, como simetria, simplicidade e grandeza, e a influência do neoclássico no planejamento urbano e na estruturação das cidades.
O professor deve ressaltar a importância da conexão entre a teoria e a prática na aprendizagem, lembrando aos alunos como as atividades práticas, como análise de edifícios e desenho, ajudaram a consolidar a teoria apresentada e permitiram uma compreensão mais profunda do estilo arquitetônico neoclássico.
Para os alunos que desejam aprofundar o estudo do neoclássico, o professor pode sugerir materiais extras, como livros, documentários e visitas a edifícios neoclássicos em sua cidade ou região.
Por fim, o professor deve destacar a importância do estudo de estilos arquitetônicos, como o neoclássico, para a nossa vida cotidiana. Pode-se apontar, por exemplo, como a arquitetura de edifícios governamentais e institucionais, muitos dos quais são neoclássicos, influencia a forma como percebemos e interagimos com o espaço urbano. Além disso, a compreensão de estilos arquitetônicos pode enriquecer nossas experiências ao visitar cidades e edifícios históricos, permitindo uma apreciação mais profunda da arte e da cultura.