Entrar

Plano de aula de Corpo Humano: Sistema Nervoso

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT207'

Corpo Humano: Sistema Nervoso

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Conhecimento dos órgãos do sistema nervoso e suas funções: Os alunos devem ser capazes de identificar os principais órgãos do sistema nervoso, como o cérebro, a medula espinhal e os nervos, e entender suas funções específicas. Deve-se enfatizar a importância desses órgãos para o funcionamento geral do corpo humano.

  2. Compreensão do funcionamento do sistema nervoso: Os alunos devem ser capazes de compreender como os diferentes órgãos do sistema nervoso trabalham juntos para perceber e responder ao ambiente. Isso inclui uma discussão sobre como os nervos transportam sinais do corpo para o cérebro e vice-versa.

  3. Diferenciação entre o sistema nervoso central e periférico: Os alunos devem ser capazes de diferenciar entre o sistema nervoso central, composto pelo cérebro e medula espinhal, e o sistema nervoso periférico, que inclui todos os outros nervos do corpo. Eles devem entender que, embora essas partes do sistema nervoso trabalhem juntas, elas têm funções e responsabilidades distintas.

Objetivos secundários:

  • Aplicação do conhecimento: Além de aprender sobre o sistema nervoso, os alunos devem ser incentivados a aplicar esse conhecimento em situações do dia a dia. Isso pode incluir a discussão sobre como o sistema nervoso afeta nosso comportamento, sensações e respostas a situações de estresse.

  • Estímulo à curiosidade e ao pensamento crítico: Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e buscar mais informações sobre o tema. Isso pode ser feito através de atividades interativas e discussões em grupo.

Introdução (5 - 10 minutos)

  1. Revisão de conceitos prévios: O professor inicia a aula relembrando os conceitos de células e tecidos, em especial os neurônios e as células gliais. Também revisa brevemente o conceito de sistema, como um conjunto de partes que interagem para executar uma função comum. (2 minutos)

  2. Situações-problema: O professor propõe duas situações para instigar a curiosidade dos alunos:

    • "Imagine que você está tocando um violão. Como você acha que seu corpo consegue coordenar todos os movimentos necessários para tocar uma música?"
    • "Se você acidentalmente encostar a mão em uma panela quente, você imediatamente puxa a mão de volta. Como você acha que seu corpo percebeu o calor e reagiu tão rapidamente?" (3 minutos)
  3. Contextualização: O professor explica que o sistema nervoso é fundamental para quase todas as nossas atividades diárias, desde acordar de manhã até adormecer à noite. Ele controla nossos movimentos, nossa percepção do mundo, nossas emoções, e até mesmo nossa capacidade de aprender e recordar informações. (2 minutos)

  4. Introdução ao tópico: O professor apresenta o sistema nervoso como o "maestro" do corpo humano, coordenando todas as suas funções. Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor compartilha duas curiosidades:

    • "Sabiam que o cérebro humano tem cerca de 86 bilhões de neurônios e que cada neurônio pode se conectar a muitos outros, formando um enorme 'internet' dentro de nosso crânio?"
    • "E que o sistema nervoso é tão eficiente que uma mensagem pode viajar do seu dedo do pé até o seu cérebro em menos de um segundo?" (3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 30 minutos)

  1. Atividade "Montando o Sistema Nervoso" (10 - 15 minutos):

    • O professor divide os alunos em grupos de cinco e distribui para cada grupo um kit de construção que contém peças de papelão ou plástico representando os principais componentes do sistema nervoso (cérebro, medula espinhal, nervos, etc.).
    • O objetivo da atividade é montar um modelo do sistema nervoso humano. Cada peça do kit tem uma etiqueta com o nome do órgão que representa e uma breve descrição da sua função.
    • Os alunos devem discutir entre si e decidir onde cada peça deve ser colocada no modelo. Eles são incentivados a consultar seus livros e anotações, assim como usar seus smartphones ou tablets para pesquisar informações adicionais.
    • Ao final da atividade, o professor solicita que um membro de cada grupo apresente seu modelo para a classe, explicando a posição e a função de cada órgão.
  2. Atividade "O Caminho do Impulso Nervoso" (10 - 15 minutos):

    • O professor apresenta um cenário: "Imagine que você está andando descalço em casa e de repente pisa em um prego. O que acontece em seguida?"
    • Em seguida, o professor distribui para cada grupo um conjunto de cartões. Cada cartão representa uma etapa do processo pelo qual o corpo percebe a dor e reage a ela (por exemplo, "o pé sente a dor", "um impulso nervoso é enviado para a medula espinhal", "a medula espinhal envia um impulso nervoso para o cérebro", "o cérebro percebe a dor e decide retirar o pé", "o cérebro envia um impulso nervoso para os músculos do pé", "os músculos do pé se contraem e o pé é retirado").
    • Os alunos devem organizar os cartões na ordem correta. Eles são incentivados a discutir entre si e a consultar suas notas ou materiais de estudo.
    • Depois que todos os grupos terminarem, o professor solicita que um membro de cada grupo apresente a sequência de cartões para a classe, explicando o raciocínio do grupo para a ordem escolhida.
  3. Atividade "Sistema Nervoso Central vs Periférico" (5 - 10 minutos):

    • O professor distribui uma folha de papel para cada grupo com duas colunas, uma representando o sistema nervoso central e a outra representando o sistema nervoso periférico.
    • O professor, então, lê uma série de afirmações (por exemplo, "Controla os movimentos voluntários", "Envolve o cérebro e a medula espinhal", "Transmite informações dos órgãos sensoriais para o cérebro", "Regula as funções involuntárias do corpo") e os alunos devem decidir em qual coluna cada afirmação se encaixa.
    • Esta atividade ajuda a reforçar a compreensão dos alunos sobre a diferença entre o sistema nervoso central e periférico.

Todas essas atividades são projetadas para promover a aprendizagem ativa e a colaboração entre os alunos. Eles precisam aplicar o conhecimento adquirido durante a aula, trabalhar juntos para resolver problemas e apresentar suas descobertas para a classe. Esta abordagem ajuda a tornar o aprendizado mais significativo e a aumentar o engajamento dos alunos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos):

    • O professor convida cada grupo a compartilhar suas conclusões e soluções das atividades realizadas. Cada grupo tem um tempo máximo de 3 minutos para fazer sua apresentação.
    • Durante as apresentações, os alunos podem perguntar ou complementar as informações apresentadas pelos colegas. O professor pode incentivar tal interação com perguntas ou comentários.
    • O professor deve moderar a discussão, garantindo que todos os grupos tenham a chance de apresentar e que se mantenha um ambiente respeitoso e produtivo.
  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos):

    • Após as apresentações, o professor faz uma breve recapitulação das principais conclusões e ideias apresentadas pelos grupos.
    • Ele conecta essas informações com os conceitos teóricos discutidos na aula, reforçando a compreensão dos alunos sobre o sistema nervoso e suas funções.
    • O professor destaca as descobertas que mais contribuíram para o entendimento da classe e as ideias que despertaram maior interesse ou debate.
  3. Reflexão final (3 - 5 minutos):

    • O professor propõe que os alunos façam uma reflexão final sobre a aula. Ele faz perguntas como:
      1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • Os alunos têm um minuto para pensar sobre suas respostas. Eles podem compartilhar suas respostas com a classe ou anotá-las em seus cadernos para futura referência.
    • O professor encoraja os alunos a buscarem as respostas para suas perguntas não respondidas, seja por meio de pesquisa individual, discussão com colegas ou perguntando ao professor na próxima aula.
  4. Feedback (2 - 3 minutos):

    • O professor solicita feedback dos alunos sobre a aula, perguntando o que eles mais gostaram e o que pode ser melhorado para as próximas aulas.
    • Além disso, o professor pode pedir aos alunos para avaliarem seu próprio desempenho e participação na aula, encorajando a autocrítica e o desenvolvimento de habilidades metacognitivas.

Essa etapa do plano de aula é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos e para prepará-los para futuras aulas sobre o tema. Além disso, permite ao professor avaliar a eficácia de sua abordagem pedagógica e fazer os ajustes necessários para melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos):

    • O professor recapitula os principais pontos abordados durante a aula, resumindo os conceitos fundamentais do sistema nervoso, suas partes e funções, bem como a diferenciação entre o sistema nervoso central e periférico.
    • Ele revisa as atividades realizadas e as principais conclusões tiradas por cada grupo, reforçando o aprendizado através da repetição e reiteração.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos):

    • O professor destaca como as atividades realizadas ajudaram a ilustrar e aplicar a teoria discutida durante a aula.
    • Ele ressalta como a atividade de montagem do sistema nervoso permitiu aos alunos visualizar a estrutura do sistema nervoso, enquanto a atividade do caminho do impulso nervoso permitiu compreender o funcionamento do mesmo.
    • Ele também enfatiza que a atividade de diferenciação entre o sistema nervoso central e periférico possibilitou aos alunos a compreensão das distintas funções dessas duas partes do sistema nervoso.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos):

    • O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o sistema nervoso. Esses materiais podem incluir vídeos educativos, documentários, sites de referência e livros.
    • Ele também incentiva os alunos a buscar mais informações por conta própria e a trazer quaisquer dúvidas ou descobertas para a próxima aula.
  4. Aplicações no Dia a Dia (1 - 2 minutos):

    • Para concluir a aula, o professor destaca a importância do sistema nervoso em nossas vidas diárias. Ele explica como o sistema nervoso controla e coordena quase todas as nossas atividades, desde funções vitais, como respiração e batimentos cardíacos, até tarefas complexas, como aprender uma nova habilidade ou responder a uma situação de emergência.
    • Ele também ressalta como a compreensão do sistema nervoso pode nos ajudar a entender melhor o nosso próprio corpo e a cuidar melhor de nossa saúde.

Essa etapa de conclusão ajuda a consolidar a aprendizagem dos alunos, oferece a eles recursos para aprofundar seu conhecimento e destaca a relevância do assunto estudado para suas vidas diárias. Além disso, reforça a conexão entre a teoria e a prática, um aspecto crucial da sala de aula invertida.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies