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Plano de aula de Reino Monera: Bactérias

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT202'

Reino Monera: Bactérias

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Reino Monera: Bactérias

Palavras ChaveBactérias, Doenças infecciosas, Investigação epidemiológica, Modelagem tridimensional, Jogo educativo, Comunicação científica, Trabalho em equipe, Prevenção de doenças, Conexão teoria-prática, Microbiologia
Materiais NecessáriosLaboratório de microbiologia, Amostras simuladas de bactérias, Materiais para modelagem (massinha de modelar, palitos de dente, bolinhas de isopor), Tabuleiro e peças para jogo de tabuleiro, Cartas de evolução para o jogo, Acesso a internet para pesquisa rápida, Equipamento audiovisual para apresentações
Códigos BNCCEM13CNT202: Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaBiologia
Unidade TemáticaEstrutura e Função dos Organismos

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de definição de objetivos é crucial para estabelecer as diretrizes de aprendizagem da aula. Ao delinear claramente o que se espera que os alunos alcancem, o professor orienta o foco dos estudantes e assegura que o conteúdo estudado previamente seja aplicado de maneira eficaz. Esta seção também serve para alinhar as expectativas e garantir que tanto o docente quanto os discentes tenham uma compreensão comum sobre os resultados de aprendizagem desejados.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender o que são bactérias e identificar suas principais características estruturais e metabólicas.

2. Habilitar os alunos a reconhecer e descrever as principais doenças causadas por bactérias no corpo humano, incluindo sintomas, mecanismos de transmissão e possíveis tratamentos.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico e a capacidade de relacionar o conhecimento teórico com situações práticas do cotidiano.
  2. Fomentar habilidades de trabalho em equipe e comunicação durante as atividades práticas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo previamente estudado com situações reais e novos desafios, utilizando um enfoque de sala de aula invertida. Ao apresentar situações problema, os alunos são estimulados a aplicar o conhecimento teórico em contextos práticos, preparando o terreno para uma aprendizagem mais profunda e contextualizada. A contextualização, por sua vez, visa destacar a relevância do estudo das bactérias, não só no campo da biologia, mas também na vida cotidiana e na saúde pública, aumentando assim o interesse e a compreensão dos alunos sobre o tema.

Situações Problema

1. Imagine que um grupo de pesquisadores descobriu uma nova bactéria em uma região inexplorada da Amazônia. Eles coletaram amostras e agora precisam determinar se essa bactéria é potencialmente perigosa para a saúde humana. Como eles poderiam realizar essa avaliação?

2. Uma epidemia de doença respiratória, causada por uma bactéria desconhecida, está se espalhando rapidamente em uma cidade. Os médicos locais precisam identificar o agente causador para desenvolver um tratamento eficaz. Quais métodos eles poderiam usar para identificar rapidamente a bactéria responsável?

Contextualização

As bactérias são organismos incrivelmente diversificados e onipresentes na natureza. Elas desempenham papéis essenciais em processos como a digestão, a reciclagem de nutrientes e a produção de alimentos. Além disso, muitas bactérias são patogênicas, causando doenças que variam de infecções leves a condições potencialmente fatais. Por exemplo, a bactéria Streptococcus pyogenes pode causar desde uma simples faringite até a grave febre reumática se não tratada adequadamente. Compreender essas dualidades é fundamental para apreciar a importância das bactérias no mundo e como elas podem impactar diretamente a saúde humana.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem os conhecimentos prévios sobre bactérias de maneira prática e interativa. Ao escolher uma das atividades propostas, os alunos terão a oportunidade de trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de resolução de problemas e comunicação, e solidificar sua compreensão sobre o tema. As atividades são estruturadas para que os alunos possam explorar diferentes aspectos das bactérias, desde a identificação e controle de doenças até a visualização de suas estruturas e funções.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Investigando uma Epidemia: O Mistério da Cidade Contaminada

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conhecimentos teóricos sobre bactérias em uma situação prática simulada, desenvolvendo habilidades de investigação e comunicação.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo assumirá o papel de uma equipe médica local em uma cidade fictícia que está enfrentando uma epidemia de doença respiratória de origem bacteriana. A tarefa do grupo será investigar a origem da epidemia, identificar a bactéria responsável, entender seu modo de transmissão e propor medidas de controle e tratamento.

- Instruções:

  • Revisem as informações sobre bactérias e suas características estruturais e metabólicas que foram estudadas previamente.

  • Analisem os dados fornecidos sobre a cidade fictícia, incluindo relatórios de saúde, condições ambientais e populacionais.

  • Utilizem o laboratório da escola para realizar testes microbiológicos básicos nas amostras coletadas na cidade (simuladas).

  • Preparem um relatório que inclua a identificação da bactéria, seu modo de transmissão e recomendações de tratamento e prevenção para a população afetada.

  • Apresentem suas descobertas e recomendações para a classe, justificando cada passo do processo investigativo.

Atividade 2 - Construtores do Micromundo: Modelagem de Bactérias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e compreender as diferentes estruturas das bactérias, reforçando o conhecimento teórico por meio de uma atividade prática e criativa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão modelos tridimensionais de bactérias usando materiais como massinha de modelar, palitos de dente e bolinhas de isopor. O objetivo é representar visualmente as diferentes estruturas das bactérias e discutir suas funções.

- Instruções:

  • Dividam-se em grupos de até 5 alunos.

  • Escolham uma bactéria que tenha sido estudada previamente para modelar (por exemplo, Escherichia coli).

  • Pesquisem rapidamente as características estruturais da bactéria escolhida para garantir a precisão do modelo.

  • Utilizem a massinha de modelar e outros materiais para construir o modelo tridimensional da bactéria, destacando suas principais estruturas como flagelos, membrana plasmática e DNA.

  • Apresentem o modelo para a classe, explicando cada parte e sua função dentro da bactéria.

Atividade 3 - Batalha Microbiológica: O Jogo das Doenças

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender de forma dinâmica e interativa os conceitos de transmissão e controle de doenças bacterianas, promovendo o trabalho em equipe e o pensamento estratégico.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo de tabuleiro criado pelo professor, onde cada equipe representa um tipo de bactéria com diferentes características e modos de transmissão. O objetivo é 'infectar' o maior número possível de 'hospedeiros' (outros jogadores) enquanto tenta evitar ser 'tratado' pelas 'medicações' disponíveis no tabuleiro.

- Instruções:

  • Organizem-se em grupos de até 5 participantes.

  • Cada grupo escolhe um tipo de bactéria para representar, com características e modos de transmissão diferentes.

  • Siga as regras do jogo para mover sua bactéria pelo tabuleiro, tentando infectar outros grupos e evitando ser 'tratado'.

  • Utilizem cartas de 'evolução' para alterar características de sua bactéria durante o jogo.

  • Discutam as estratégias utilizadas e o impacto das diferentes características das bactérias no resultado final do jogo.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa tem o objetivo de consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre suas experiências práticas e compartilhem insights com os colegas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos estudados, além de promover habilidades de comunicação e colaboração. Este retorno coletivo também proporciona ao professor uma oportunidade de avaliar a eficácia das atividades e a assimilação do conteúdo pelos alunos.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades práticas, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão recapitulando os objetivos da aula e perguntando como as atividades ajudaram a alcançá-los. Encoraje os alunos a compartilhar as descobertas mais significativas que fizeram e como as atividades mudaram ou consolidaram sua compreensão sobre as bactérias e suas implicações na saúde humana.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao investigar e modelar as bactérias e como vocês os superaram?

2. Como as características das bactérias observadas nas atividades se relacionam com a propagação de doenças no mundo real?

3. Que lições vocês tiraram das atividades que podem ser aplicadas no entendimento e na prevenção de doenças infecciosas?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado dos alunos, integrando os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante a aula. Esta etapa serve para reforçar a compreensão dos alunos sobre o tema, conectando as informações aprendidas com aplicações práticas e destacando a relevância dos estudos de bactérias para a vida cotidiana e profissional. Além disso, ajuda a preparar os alunos para futuras aplicações do conhecimento em cenários reais.

Resumo

Para concluir, recapitule os principais pontos abordados sobre as bactérias, suas estruturas e funções, bem como as principais doenças que elas podem causar no corpo humano. Relembre as atividades práticas, destacando as descobertas e os desafios enfrentados pelos alunos em cada uma delas.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas realizadas em sala de aula ajudaram a conectar a teoria estudada previamente com aplicações práticas, como a investigação de epidemias e a modelagem das bactérias. Destaque como essa abordagem prática reforça o aprendizado teórico e prepara os alunos para situações reais que podem encontrar no campo da biologia e da saúde.

Fechamento

Enfatize a importância do estudo das bactérias não só do ponto de vista biológico, mas também em como este conhecimento é fundamental para a prática médica e para a saúde pública, especialmente no controle de doenças infecciosas. Destaque como a compreensão das bactérias pode ajudar na prevenção e no tratamento de doenças no dia a dia.

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