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Plano de aula de Metabolismos

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT303'

Metabolismos

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Metabolismos

Palavras ChaveMetabolismo, Catabolismo, Anabolismo, Metabolismo Aeróbico, Metabolismo Anaeróbico, Reações Químicas, Energia, Competências Socioemocionais, RULER, Meditação Guiada, Experimento de Fermentação, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social
Materiais NecessáriosPacote de fermento biológico seco, Açúcar, Água morna, Dois copos plásticos transparentes, Colher, Espaço adequado para meditação
Códigos BNCCEM13CNT303: Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaBiologia
Unidade TemáticaEstrutura e Função dos Organismos

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para a compreensão detalhada do metabolismo. Ao definir claramente os objetivos, promove-se um foco direcionado no aprendizado, garantindo que os alunos saibam o que esperar da aula. Além disso, essa etapa ajuda a desenvolver o autoconhecimento e a consciência social ao permitir que os alunos reflitam sobre como o metabolismo afeta os organismos e a sociedade.

Objetivos Principais

1. Descrever o conceito de metabolismo, destacando sua importância na manutenção da vida.

2. Reconhecer e diferenciar os tipos de metabolismos, como catabólico aeróbico e anaeróbio, enfatizando as reações químicas envolvidas e o consumo ou geração de energia.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Meditação Guiada para Foco e Concentração

A atividade de aquecimento emocional escolhida é a Meditação Guiada. Esta prática envolve a orientação dos alunos através de uma série de instruções verbais que os ajudam a relaxar e focar a mente. A meditação guiada pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a concentração, reduzir o estresse e aumentar a consciência emocional.

1. 1. Preparação do Local: Solicite aos alunos que se acomodem confortavelmente em suas cadeiras ou no chão, com a coluna ereta e as mãos repousando sobre as coxas.

2. 2. Respiração Inicial: Peça que fechem os olhos e comecem respirando profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Repita isso por três vezes.

3. 3. Início da Meditação: Comece a guiar a meditação com uma voz calma e serena. Diga algo como: 'Imagine que você está em um lugar tranquilo, um local onde você se sente seguro e relaxado. Pode ser uma praia, uma floresta ou qualquer lugar que você goste.'

4. 4. Visualização: Continue a descrição do ambiente, incluindo detalhes como sons, cheiros e sensações. 'Ouça o som das ondas batendo na praia, sinta a brisa suave no rosto, perceba o calor do sol na pele.'

5. 5. Foco no Corpo: Oriente os alunos a trazerem a atenção para diferentes partes do corpo, começando pelos pés e subindo até a cabeça. 'Sinta seus pés tocando o chão, seus joelhos relaxados, suas mãos descansando suavemente.'

6. 6. Respiração Consciente: Peça aos alunos que concentrem a atenção na respiração, observando o fluxo de ar entrando e saindo do corpo. 'Sinta o ar entrando pelo nariz, enchendo os pulmões, e depois saindo lentamente.'

7. 7. Encerramento: Depois de cerca de 5-7 minutos, comece a trazer os alunos de volta ao presente. 'Quando estiver pronto, comece a mover os dedos das mãos e dos pés, lentamente abra os olhos e volte sua atenção para a sala.'

8. 8. Reflexão: Reserve alguns minutos para que os alunos possam compartilhar como se sentiram durante a meditação, se desejarem.

Contextualização do Conteúdo

O metabolismo é um conjunto de reações químicas essenciais que ocorrem em todos os organismos vivos para manter a vida. No nosso dia a dia, essas reações são responsáveis por converter os alimentos que ingerimos em energia e materiais necessários para o crescimento, reparo e manutenção do corpo. Imagine, por exemplo, um atleta que precisa de muita energia para seus treinos e competições. O funcionamento eficiente de seu metabolismo é crucial para garantir que ele tenha energia suficiente e se recupere rapidamente após o esforço físico. O mesmo vale para qualquer pessoa: um metabolismo saudável é fundamental para o bem-estar e a longevidade. Ao entender como o metabolismo funciona, podemos tomar decisões mais informadas sobre nossa alimentação, exercício e estilo de vida, promovendo uma vida mais saudável e equilibrada.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. Metabolismo

2. O metabolismo é o conjunto de todas as reações químicas que ocorrem em um organismo para manter a vida. Essas reações são divididas em dois tipos principais: anabolismo e catabolismo.

3. Anabolismo

4. Anabolismo é o processo de construção de moléculas complexas a partir de moléculas simples. Esse processo consome energia e é essencial para o crescimento e reparo das células. Um exemplo de anabolismo é a síntese de proteínas a partir de aminoácidos.

5. Catabolismo

6. Catabolismo é o processo de quebra de moléculas complexas em moléculas mais simples, liberando energia. Essa energia é utilizada para as atividades celulares e manutenção do organismo. Um exemplo de catabolismo é a digestão de carboidratos em glicose.

7. Metabolismo Aeróbico

8. O metabolismo aeróbico requer oxigênio para a produção de energia. Esse processo ocorre nas mitocôndrias das células e é altamente eficiente na geração de ATP, a principal moeda de energia das células. Um exemplo é a respiração celular, onde a glicose é convertida em dióxido de carbono, água e ATP.

9. Metabolismo Anaeróbico

10. O metabolismo anaeróbico ocorre na ausência de oxigênio e é usado em situações onde o oxigênio é escasso. Esse processo é menos eficiente em termos de produção de ATP. Um exemplo é a fermentação láctica, que ocorre nos músculos durante exercícios intensos, produzindo ácido láctico e ATP.

11. Reações Químicas e Energia

12. As reações químicas envolvidas no metabolismo podem ser exergônicas (liberam energia) ou endergônicas (consomem energia). O ATP desempenha um papel fundamental no armazenamento e transferência de energia nas células.

13. Exemplos e Analogias

14. Para facilitar a compreensão, explique que o metabolismo pode ser comparado a uma fábrica: o anabolismo é como a construção de novos produtos, enquanto o catabolismo é como a reciclagem de materiais antigos para liberar energia. Outro exemplo é a comparação do metabolismo aeróbico a uma usina de energia que usa oxigênio para gerar eletricidade de forma eficiente, enquanto o metabolismo anaeróbico é como um gerador de emergência que funciona sem oxigênio, mas é menos eficiente.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (30 - 35 minutos)

Analisando o Metabolismo em Ação

Nesta atividade, os alunos realizarão um experimento simples para observar o metabolismo anaeróbico em fermentação. Em seguida, participarão de uma discussão guiada utilizando o método RULER para refletir sobre as emoções e aprendizagens envolvidas no processo.

1. 1. Preparação do Material: Separe os seguintes materiais: um pacote de fermento biológico seco, açúcar, água morna, dois copos plásticos transparentes e uma colher.

2. 2. Montagem do Experimento: Divida os alunos em grupos e instrua-os a adicionar uma colher de chá de açúcar em um copo de água morna e uma colher de fermento biológico seco. No outro copo, coloque apenas água morna e fermento sem açúcar.

3. 3. Observação: Deixe os copos em repouso por 10-15 minutos e peça aos alunos que observem e anotem as diferenças nas reações dos dois copos.

4. 4. Registro de Dados: Oriente os alunos a registrarem suas observações sobre a produção de bolhas e outros sinais de atividade metabólica, comparando os dois copos.

5. 5. Discussão em Grupo: Conduza uma discussão em grupo usando o método RULER para refletir sobre o experimento e relacionar com o metabolismo humano.

Discussão e Feedback em Grupo

Para aplicar o método RULER na discussão em grupo, comece pedindo aos alunos que reconheçam as emoções que sentiram durante o experimento. Pergunte: 'Vocês se sentiram curiosos, ansiosos ou surpresos com os resultados?' Em seguida, ajude-os a compreender as causas dessas emoções, relacionando-as ao processo de descoberta científica e ao funcionamento do metabolismo. Incentive os alunos a nomear corretamente suas emoções, como 'curiosidade' ou 'ansiedade'. Prossiga incentivando-os a expressar essas emoções de maneira apropriada, seja verbalmente ou através de desenhos ou escritos. Por fim, discuta maneiras de regular essas emoções, como manter a calma e a curiosidade em situações de incerteza científica. Essa abordagem não só reforça o entendimento do metabolismo, mas também fortalece habilidades socioemocionais críticas.

Conclusão

Duração: (20 - 25 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Solicite aos alunos que escrevam um breve parágrafo ou participem de uma discussão em grupo sobre os desafios enfrentados durante a aula, especialmente durante o experimento de fermentação, e como lidaram com suas emoções. Pergunte: 'Quais foram os momentos mais desafiadores para você? Como você se sentiu e como lidou com essas emoções?' Incentive-os a compartilhar suas experiências e estratégias de regulação emocional.

Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Isso promove o autoconhecimento e o autocontrole, essenciais para o desenvolvimento socioemocional e para o enfrentamento de desafios futuros.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Conduza uma breve discussão ou peça aos alunos que escrevam sobre metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Por exemplo, 'Como você pode aplicar o conhecimento sobre metabolismo em sua vida diária? Quais mudanças você pode fazer em sua dieta ou rotina de exercícios?' Incentive-os a estabelecer metas específicas e alcançáveis.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Entender a importância de uma alimentação balanceada para um metabolismo saudável.

2. Incorporar exercícios físicos regulares na rotina diária.

3. Aplicar o conhecimento sobre metabolismo em escolhas alimentares mais saudáveis.

4. Desenvolver a habilidade de pesquisar e compreender temas de biologia de forma autônoma. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Ao definir metas pessoais e acadêmicas, os alunos são incentivados a continuar seu desenvolvimento acadêmico e pessoal, aplicando os conhecimentos adquiridos na aula em suas vidas diárias.

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