Entrar

Plano de aula de Handebol

Educação Física

Original Teachy

Handebol

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir aos alunos o esporte handebol, destacando suas origens, regras básicas e principais características.

  2. Incentivar a compreensão do jogo e a importância do trabalho em equipe e da estratégia no handebol.

  3. Desenvolver habilidades de observação e análise crítica, permitindo que os alunos identifiquem e apliquem as regras do handebol em situações práticas.

Objetivos secundários:

  • Promover a cooperação e a interação entre os alunos por meio do jogo em equipe.
  • Estimular a prática esportiva como uma forma de desenvolver habilidades físicas e sociais.
  • Desenvolver habilidades cognitivas, como a capacidade de planejamento e tomada de decisões rápidas em situações de jogo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor inicia a aula relembrando os alunos de conceitos básicos de esportes coletivos, como trabalho em equipe, respeito às regras e estratégias de jogo. Pode-se também revisar brevemente regras de outros esportes com os quais os alunos já estão familiarizados, como futebol e basquete, para facilitar a compreensão das regras do handebol. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-Problema: O professor apresenta duas situações que envolvem o handebol para instigar a curiosidade dos alunos e prepará-los para o conteúdo que será abordado:

    • Situação 1: "Imaginem que vocês estão em uma quadra de handebol e precisam marcar um gol, mas a defesa adversária está muito forte. O que vocês fariam para superá-los e marcar o gol?"
    • Situação 2: "Vocês são o time de handebol da escola e estão se preparando para um campeonato contra outra escola. Como vocês planejariam a estratégia de jogo?" (3 - 5 minutos)
  3. Contextualização: O professor explica a importância do handebol como uma modalidade esportiva que promove a cooperação, o respeito e a disciplina. Além disso, pode-se mencionar a popularidade do handebol em competições internacionais e a existência de ligas e campeonatos nacionais e regionais. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para captar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades e fatos interessantes sobre o handebol, tais como:

    • Curiosidade 1: "Sabiam que o handebol foi inicialmente jogado na praia, semelhante ao voleibol, mas com as mãos? Somente mais tarde o esporte foi adaptado para ser jogado em quadras cobertas."
    • Curiosidade 2: "Vocês sabiam que o handebol é o segundo esporte mais popular na Europa, atrás apenas do futebol? E que o Brasil tem uma seleção de handebol que já participou de várias competições internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos?" (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Tabuleiro "Handebol em Ação" (10 - 12 minutos)

    • O professor deve preparar previamente um tabuleiro de handebol em uma folha grande de papel cartolina, desenhando as linhas que compõem a quadra, as balizas e a área de gol.
    • Os alunos, divididos em grupos de até 5 integrantes, receberão um conjunto de cartões com desenhos representando as várias posições de jogo (ataque, defesa, goleiro) e as possíveis ações (passar a bola, correr, chutar a gol, bloquear).
    • Cada grupo deverá posicionar os cartões em diferentes partes da quadra, de forma a criar uma situação de jogo. Por exemplo, um grupo pode posicionar cartões representando jogadores em ataque na área de gol, enquanto outro grupo pode posicionar cartões de defesa tentando bloquear o gol.
    • Após posicionar os cartões, os grupos devem explicar a situação de jogo que criaram e discutir quais seriam as melhores ações a serem tomadas, de acordo com as regras do handebol. O professor deve orientar a discussão, esclarecendo dúvidas e destacando a importância do trabalho em equipe e da estratégia no handebol.
  2. Atividade Prática "Handebol no Pátio" (10 - 12 minutos)

    • O professor deve marcar uma área no pátio da escola que servirá como a quadra de handebol. Se possível, utilizar cones ou fita adesiva para demarcar as linhas da quadra.
    • Os alunos, ainda divididos em grupos, receberão uma bola de handebol. Cada grupo será orientado a tentar marcar gols na baliza adversária, seguindo as regras do handebol.
    • O professor deve supervisionar a atividade, corrigindo os alunos caso cometam erros em relação às regras do jogo. Além disso, o professor deve incentivar a cooperação entre os alunos e a aplicação das estratégias discutidas durante a atividade de tabuleiro.
    • Ao final da atividade, os alunos devem ser incentivados a refletir sobre a experiência de jogar handebol e a importância das regras e da estratégia no jogo.
  3. Discussão e Reflexão (5 - 6 minutos)

    • Após as atividades, os alunos são convidados a compartilhar suas experiências e reflexões. O professor deve conduzir a discussão, fazendo perguntas que promovam a reflexão dos alunos, como: "Quais foram as principais dificuldades encontradas ao tentar aplicar as regras do handebol durante a atividade prática?" e "Como a estratégia de jogo discutida durante a atividade de tabuleiro influenciou a forma como vocês jogaram handebol?".
    • O professor deve reforçar os conceitos principais da aula, destacando a importância do trabalho em equipe, da estratégia e do respeito às regras no handebol.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (4 - 5 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos em um círculo e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou estratégias encontradas por cada equipe durante as atividades.
    • Durante a discussão, o professor deve incentivar os alunos a compartilhar suas percepções e reflexões sobre as atividades, perguntando, por exemplo: "Quais regras do handebol vocês consideraram mais difíceis de seguir durante a atividade prática?" ou "Como a estratégia de jogo influenciou a forma como vocês jogaram handebol?".
    • O professor deve facilitar a discussão, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e promovendo a troca de ideias entre os alunos.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos)

    • Após a discussão, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada no início da aula.
    • O professor pode, por exemplo, perguntar aos alunos como eles aplicaram as regras do handebol durante a atividade prática e como a estratégia de jogo influenciou suas ações.
    • O professor deve reforçar os conceitos principais da aula, destacando a importância do trabalho em equipe, da estratégia e do respeito às regras no handebol.
  3. Reflexão Final (3 - 4 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam.
    • O professor deve fazer perguntas que estimulem a reflexão, como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre as perguntas e, em seguida, serão convidados a compartilhar suas respostas com a turma.
    • O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos, esclarecendo dúvidas e reforçando os conceitos principais da aula, se necessário.
    • O professor deve encorajar os alunos a continuar explorando o handebol fora da sala de aula, seja assistindo a jogos, pesquisando mais sobre o esporte ou praticando-o em seu tempo livre.

Conclusão (5 - 8 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor deve fazer um breve resumo dos principais pontos abordados durante a aula, reafirmando a importância do handebol como uma modalidade esportiva que promove a cooperação, o respeito e a disciplina.
    • Deve-se recapitular as regras básicas do handebol, a importância do trabalho em equipe e da estratégia no jogo, e como esses elementos foram aplicados durante as atividades práticas.
    • O professor deve também relembrar os Objetivos da aula e verificar se foram alcançados. Por exemplo, os alunos foram capazes de identificar e aplicar as regras do handebol durante a atividade prática? Eles conseguiram desenvolver uma estratégia de jogo eficaz?
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do handebol.
    • Por exemplo, a atividade de tabuleiro permitiu aos alunos visualizar e discutir diferentes situações de jogo, aplicando as regras e desenvolvendo estratégias. Já a atividade prática proporcionou aos alunos a oportunidade de experimentar o jogo de handebol na prática, aplicando as regras e as estratégias discutidas.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o handebol.
    • Esses materiais podem incluir vídeos de jogos de handebol, sites com informações sobre o esporte, livros ou revistas especializados, entre outros.
    • O professor deve explicar brevemente o conteúdo de cada material e como eles podem contribuir para a aprendizagem dos alunos.
  4. Importância do Assunto no Dia a Dia (1 - 2 minutos)

    • Para finalizar, o professor deve enfatizar a importância do handebol no dia a dia, mesmo para aqueles que não se interessam por esportes.
    • O professor pode mencionar que o handebol não só promove a atividade física e a saúde, mas também ensina habilidades valiosas, como trabalho em equipe, estratégia, respeito às regras e tomada de decisões rápidas, que podem ser aplicadas em diversas situações da vida.
    • Além disso, o professor pode destacar que o handebol é um esporte popular em muitos países, o que pode proporcionar aos alunos uma maior compreensão e apreciação de diferentes culturas.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies