🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Brincadeiras e Jogos: Amarelinha

Educação Física

Original Teachy

'EF12EF01'

Brincadeiras e Jogos: Amarelinha

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Brincadeiras e Jogos: Amarelinha

Palavras ChaveBrincadeiras tradicionais, Habilidades motoras, Amarelinha, Coordenação, Equilíbrio, Trabalho em grupo, Regras da Amarelinha, Desenvolvimento social, Cooperação, Diversidade cultural
Materiais NecessáriosPátio ou espaço aberto, Giz para desenhar a Amarelinha no chão, Pedrinhas ou objetos pequenos para jogar nos quadrados, Água para hidratação, Cone ou fita para delimitar a área de jogo
Códigos BNCCEF12EF01: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.; EF12EF02: Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.; EF12EF03: Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.; EF12EF04: Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é apresentar aos alunos os objetivos principais da aula, destacando a importância das brincadeiras tradicionais como a Amarelinha para o desenvolvimento de habilidades motoras básicas e dinâmicas grupais. Esta etapa prepara os alunos para o conteúdo que será explorado, estabelecendo uma base clara para a compreensão e participação ativa durante a aula.

Objetivos principais:

1. Compreender a importância das brincadeiras tradicionais na construção de habilidades motoras e sociais.

2. Aprender as regras e a execução correta da brincadeira de Amarelinha.

3. Desenvolver habilidades de cooperação e trabalho em grupo através da prática da brincadeira.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir o tema de maneira envolvente e contextualizada, despertando a curiosidade e o interesse dos alunos. Ao apresentar o contexto e as curiosidades sobre a Amarelinha, os alunos serão incentivados a participar ativamente e a compreender a importância dessa brincadeira no desenvolvimento de habilidades motoras e sociais. Esta etapa serve como base para as explanações e atividades que virão a seguir, garantindo que todos estejam preparados e engajados.

Contexto

Contexto: Comece a aula explicando aos alunos que hoje aprenderão sobre uma brincadeira muito divertida e tradicional chamada Amarelinha. Diga-lhes que esta brincadeira é jogada por crianças em muitas partes do mundo e que é uma ótima forma de se divertir, fazer novos amigos e desenvolver habilidades motoras importantes como equilíbrio, coordenação e força. Explique que a Amarelinha também é uma atividade que ajuda a aprender a trabalhar em grupo e a seguir regras, o que é muito importante tanto na escola quanto em outros momentos da vida.

Curiosidades

Curiosidade: A Amarelinha é uma brincadeira tão antiga que há registros de crianças jogando algo parecido em civilizações antigas, como no Império Romano. Em algumas culturas, acredita-se que os quadrados desenhados no chão representam uma jornada espiritual, onde cada quadrado simboliza um estágio da vida. Nos dias de hoje, a Amarelinha continua sendo uma das brincadeiras mais populares em pátios de escola, parques e ruas. Além disso, jogar Amarelinha é uma ótima forma de exercitar o corpo e a mente ao mesmo tempo.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 50 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é proporcionar uma compreensão aprofundada e prática da brincadeira de Amarelinha. Ao detalhar as regras, demonstrar como jogar e discutir a importância do trabalho em grupo e do desenvolvimento de habilidades motoras, os alunos estarão aptos a participar ativamente e de maneira cooperativa. Esta etapa garante que os alunos compreendam não só a execução da brincadeira, mas também os benefícios físicos e sociais associados a ela.

Tópicos Abordados

1.Regras da Amarelinha: Explique as regras básicas da Amarelinha de forma clara e detalhada. Diga aos alunos que a Amarelinha consiste em um desenho no chão, geralmente com 10 quadrados numerados de 1 a 10. O objetivo é jogar uma pedrinha em cada quadrado na sequência correta e pular por todos os quadrados sem pisar nas linhas ou cair. 2.Como Jogar: Demonstre como jogar a Amarelinha. Mostre como se deve jogar a pedrinha no quadrado correto, pular com um pé e ambos os pés quando necessário, e pegar a pedrinha no caminho de volta. Explique a importância de manter o equilíbrio e a coordenação durante o jogo. 3.Trabalho em Grupo: Enfatize a importância do trabalho em grupo durante a brincadeira. Explique que os alunos devem esperar sua vez e torcer pelos colegas. Ressalte que ajudar os amigos a entenderem as regras e a jogar corretamente é uma forma importante de cooperação. 4. ⚖️ Desenvolvimento de Habilidades Motoras: Detalhe como a Amarelinha ajuda a desenvolver habilidades motoras básicas como equilíbrio, coordenação e força. Explique que essas habilidades são importantes não só para outras brincadeiras e esportes, mas também para atividades do dia a dia. 5.Diversidade Cultural: Aborde a diversidade cultural da Amarelinha, explicando que essa brincadeira é conhecida em diferentes países com variações nas regras e nos desenhos. Isso ajuda os alunos a entenderem a riqueza cultural e a importância de respeitar e valorizar as tradições de outras culturas.

Questões para Sala de Aula

1. Quais são as regras básicas da brincadeira de Amarelinha? 2. Como a Amarelinha ajuda a desenvolver habilidades motoras básicas? 3. Por que é importante trabalhar em grupo e ajudar os colegas durante a brincadeira?

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos através da discussão das questões abordadas e das reflexões sobre a prática da brincadeira de Amarelinha. Ao discutir as regras, os benefícios e as experiências individuais, os alunos podem reforçar o entendimento do conteúdo e valorizar a importância do trabalho em grupo e do desenvolvimento de habilidades motoras. Esta etapa também promove o engajamento e a troca de ideias entre os alunos, enriquecendo a experiência de aprendizagem.

Discussão

  • Regras da Amarelinha: A Amarelinha é jogada em um desenho no chão com 10 quadrados numerados. O objetivo é lançar uma pedrinha em cada quadrado na ordem correta e pular sem pisar nas linhas ou cair.

  • Desenvolvimento de Habilidades Motoras: A brincadeira de Amarelinha desenvolve habilidades motoras básicas como equilíbrio, coordenação e força. A necessidade de pular em um pé só, alternar entre um pé e dois pés, e pegar a pedrinha sem perder o equilíbrio contribui para a melhoria dessas habilidades.

  • Trabalho em Grupo: Trabalhar em grupo durante a Amarelinha é importante porque promove a paciência, o incentivo mútuo e a cooperação. Os alunos devem esperar sua vez, torcer pelos colegas e ajudar os amigos a entenderem e seguirem as regras, o que fortalece o espírito de equipe.

Engajamento dos Alunos

1.Perguntas para Engajamento: 2. O que você achou mais desafiador na brincadeira de Amarelinha? 3. Como você se sentiu ao torcer pelos seus colegas enquanto eles jogavam? 4. Você conseguiu manter o equilíbrio facilmente? Caso contrário, o que achou mais difícil? 5. Alguém teve uma ideia diferente de como jogar a pedrinha ou pular nos quadrados? Como podemos aprender com essas diferentes abordagens? 6. Como podemos aplicar as habilidades de trabalho em grupo que usamos na Amarelinha em outras atividades na escola ou em casa?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos, recapitulando os principais conteúdos abordados durante a aula e reforçando a importância da brincadeira de Amarelinha para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais. Esta etapa garante que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e prática do assunto, valorizando seu aprendizado e incentivando a aplicação dos conhecimentos adquiridos em seu dia a dia.

Resumo

  • Compreensão da importância das brincadeiras tradicionais na construção de habilidades motoras e sociais.
  • Aprendizado das regras e execução correta da brincadeira de Amarelinha.
  • Desenvolvimento de habilidades de cooperação e trabalho em grupo através da prática da brincadeira.
  • Exploração das variações culturais e históricas da Amarelinha.
  • Discussão sobre como a Amarelinha desenvolve habilidades motoras básicas como equilíbrio, coordenação e força.

A aula conectou a teoria com a prática ao explicar detalhadamente as regras e a execução da brincadeira de Amarelinha e, em seguida, demonstrar e praticar com os alunos. Essa abordagem permitiu que os alunos entendessem a importância das habilidades motoras e sociais desenvolvidas através da brincadeira, além de vivenciar o trabalho em grupo e a cooperação na prática.

A brincadeira de Amarelinha é uma atividade simples e acessível que pode ser praticada em diversos ambientes, como pátios de escola, parques e ruas. Além de ser uma forma divertida de exercício físico, a Amarelinha ajuda a desenvolver habilidades motoras básicas e promove a socialização e o trabalho em grupo. Entender suas regras e benefícios enriquece a vivência das crianças, contribuindo para seu desenvolvimento integral.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies