Entrar

Plano de aula de Elementos Básicos da Ginástica: Equilíbrios, Saltos e Giros

Educação Física

Original Teachy

'EF12EF07'

Elementos Básicos da Ginástica: Equilíbrios, Saltos e Giros

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender a importância do equilíbrio, saltos e giros na ginástica: Os alunos devem ser capazes de explicar, em suas próprias palavras, por que o equilíbrio, os saltos e os giros são fundamentais na prática da ginástica. Eles devem entender que esses elementos são a base para a realização de movimentos mais complexos.

  2. Identificar e reproduzir movimentos de equilíbrio, saltos e giros: Os alunos devem ser capazes de identificar, através de demonstrações do professor, os movimentos de equilíbrio, saltos e giros. Além disso, eles devem ser capazes de reproduzir esses movimentos de forma segura, respeitando as limitações do próprio corpo.

  3. Desenvolver habilidades motoras fundamentais: Através da prática de movimentos de equilíbrio, saltos e giros, os alunos devem aprimorar suas habilidades motoras fundamentais, como coordenação, agilidade e força. Este objetivo deve ser alcançado de forma lúdica e prazerosa, incentivando a participação ativa de todos os alunos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve iniciar a aula relembrando os alunos sobre os conceitos básicos de movimento, como caminhar, correr, pular, entre outros. Ele pode perguntar aos alunos para demonstrarem esses movimentos de maneira livre, para avaliar o nível de habilidade motora do grupo.

  2. Situações Problema: O professor deve propor duas situações para os alunos:

    • Primeiro, ele pode pedir para os alunos imaginarem que estão em uma competição de ginástica. O que eles precisariam fazer para se destacar? Quais movimentos de equilíbrio, saltos e giros eles acreditam que seriam importantes?
    • Em seguida, o professor pode propor que os alunos imaginem que estão em um parque de diversões. Que brinquedos desafiariam seu equilíbrio? Quais movimentos de saltos e giros eles poderiam fazer em um carrossel, por exemplo?
  3. Contextualização da Importância do Assunto: O professor deve então explicar que a ginástica não é apenas um esporte, mas também uma atividade física que ajuda a desenvolver habilidades importantes, como a concentração, o respeito às regras e a disciplina. Além disso, a ginástica pode ser divertida e praticada por todos, independentemente de suas habilidades físicas.

  4. Introdução ao Tópico: O professor deve introduzir o tópico da aula, explicando que eles irão aprender mais sobre os elementos básicos da ginástica: equilíbrio, saltos e giros. Ele pode mostrar algumas imagens ou vídeos que ilustrem esses elementos, para que os alunos tenham uma ideia clara do que serão os movimentos que irão praticar. Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode contar algumas curiosidades sobre a ginástica, como a origem do esporte e alguns atletas famosos.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Durante esta fase da aula, os alunos serão divididos em pequenos grupos, cada um conduzido por um aluno líder, e irão participar de três atividades práticas que envolvem o equilíbrio, saltos e giros. A seguir, são sugestões de atividades que podem ser realizadas.

Atividade 1: "Tremor de Terra" (6 - 8 minutos)

  1. Preparação: O professor distribui materiais para o jogo, tais como cordas, cones, e colchonetes espalhados pelo espaço da sala de aula ou do pátio da escola. Os alunos são divididos em grupos e cada grupo recebe um conjunto de materiais.

  2. Explicação do Jogo: O professor explica que os alunos terão que atravessar o "terreno", pulando os cones (simulando obstáculos), sem tocar no chão. Quando o professor disser "Tremor de Terra!" todos os alunos terão que se equilibrar em um pé só até o professor dizer "Estabilidade!".

  3. Regras do Jogo: O professor esclarece as regras: os alunos não podem tocar no chão, devem saltar os cones e, quando for dito "Tremor de Terra!", todos devem se equilibrar em um pé só. A equipe que conseguir atravessar o "terreno" e chegar até o outro lado sem tocar no chão, ganha.

Atividade 2: "Corrida Maluca" (6 - 8 minutos)

  1. Preparação: O professor organiza uma pista de corrida com cones, cordas ou outros materiais disponíveis, marcando o início e o fim da pista.

  2. Explicação do Jogo: O professor explica que os alunos correrão pela pista, mas a qualquer momento o professor pode dizer "Saltos!" e todos os participantes devem pular, ou "Giros!" e todos devem girar em torno de si mesmos.

  3. Regras do Jogo: O professor reforça que a corrida é apenas uma parte do desafio, pois os saltos e giros serão os momentos mais importantes. A equipe que chegar primeiro ao final, seguindo as instruções do professor, ganha.

Atividade 3: "Foguete Espacial" (6 - 8 minutos)

  1. Preparação: O professor organiza um círculo grande com cones ou cordas.

  2. Explicação do Jogo: O professor explica que os alunos serão "astronautas" e devem ir para o centro do "foguete" (o círculo) e voltar para a nave-mãe (seu grupo) realizando diferentes tipos de giros. O professor pode demonstrar alguns giros simples, como o giro de ombros, o giro de quadris, e o giro de joelhos.

  3. Regras do Jogo: O professor reforça que os giros devem ser feitos com cuidado para não ficarem tontos, e que a equipe que fizer todos os giros corretamente e voltar para a nave-mãe primeiro, ganha.

Ao final das atividades, o professor deve reunir todos os alunos para uma discussão em grupo. Cada equipe terá a oportunidade de compartilhar suas experiências, desafios e sucessos durante as atividades. O professor deve enfatizar os conceitos de equilíbrio, saltos e giros, e como eles foram aplicados durante as atividades.

Essa etapa prática é essencial para que os alunos consigam vivenciar na prática os conceitos teóricos abordados. Além disso, as atividades em grupo promovem a cooperação, a socialização e o respeito entre os colegas, importantes aspectos do desenvolvimento socioemocional.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor deve conduzir uma discussão em grupo, pedindo a cada equipe para compartilhar suas experiências durante as atividades práticas. Cada aluno líder deve explicar como o grupo lidou com os desafios de equilíbrio, saltos e giros, e quais estratégias foram utilizadas para superá-los. O professor deve incentivar os alunos a expressarem suas opiniões, respeitando o ponto de vista dos colegas. (5 - 7 minutos)

  2. Conexão com a Teoria: Após a discussão, o professor deve retomar os conceitos de equilíbrio, saltos e giros, e explicar como esses conceitos foram aplicados nas atividades práticas. O professor pode perguntar aos alunos se eles notaram a importância do equilíbrio para realizar os saltos e giros de maneira segura, e como a prática desses movimentos pode ajudar a melhorar suas habilidades motoras fundamentais. (3 - 5 minutos)

  3. Reflexão Final: Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples e pedir que os alunos respondam mentalmente:

    • Qual foi o movimento de equilíbrio, salto ou giro que você mais gostou de fazer? Por quê?
    • Como você pode usar o que aprendeu hoje em outras situações, fora da aula de Educação Física? (2 - 3 minutos)
  4. Feedback do Professor: O professor deve então dar um feedback geral sobre a participação dos alunos, destacando os pontos positivos e áreas que podem ser melhoradas. Ele deve encorajar os alunos a continuarem praticando os movimentos de equilíbrio, saltos e giros, e a explorar novas maneiras de aplicar esses movimentos em suas brincadeiras e atividades do dia a dia. (1 - 2 minutos)

O retorno é uma etapa crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar a compreensão dos alunos sobre o tópico ensinado e a eficácia das atividades práticas utilizadas. Além disso, o retorno ajuda a reforçar os conceitos aprendidos e a motivar os alunos a continuar explorando o mundo da ginástica.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos: O professor deve começar a conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Ele deve relembrar os conceitos de equilíbrio, saltos e giros, e como esses elementos são fundamentais na prática da ginástica. O professor pode utilizar exemplos práticos das atividades realizadas para ilustrar esses conceitos e reforçar a compreensão dos alunos. (2 - 3 minutos)

  2. Conexão entre Teoria e Prática: O professor deve então destacar como a aula conectou a teoria com a prática. Ele deve explicar que, ao participar das atividades práticas, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar na prática os conceitos teóricos abordados. Além disso, o professor deve ressaltar que a ginástica não é apenas um esporte, mas também uma atividade que ajuda a desenvolver habilidades importantes, como o equilíbrio, a coordenação e a força. (2 - 3 minutos)

  3. Materiais Extras: O professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos, a fim de que eles possam aprofundar seus conhecimentos sobre a ginástica. Esses materiais podem incluir livros infantis sobre ginástica, vídeos educativos disponíveis na internet, ou mesmo visitas a academias ou centros esportivos locais. O professor deve incentivar os alunos a compartilharem suas descobertas na próxima aula. (1 - 2 minutos)

  4. Importância do Assunto: Por fim, o professor deve explicar a importância do equilíbrio, dos saltos e dos giros não apenas na ginástica, mas também em outras atividades do dia a dia. Ele pode citar exemplos, como o equilíbrio necessário para andar de bicicleta, os saltos para pular corda, e os giros para dançar. O professor deve enfatizar que, ao praticar esses movimentos de forma segura e consciente, os alunos estarão desenvolvendo habilidades que podem ser aplicadas em diversas situações. (1 - 2 minutos)

A conclusão é uma etapa importante do plano de aula, pois ajuda a consolidar o aprendizado dos alunos, a estabelecer conexões entre a teoria e a prática, e a motivar os alunos a continuar explorando o tópico em questão. Além disso, a conclusão permite ao professor avaliar a eficácia do plano de aula e fazer ajustes, se necessário, para as aulas futuras.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies