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Plano de aula de Brincadeiras e Jogos: Ciranda e Corda

Educação Física

Original Teachy

'EF35EF01'

Brincadeiras e Jogos: Ciranda e Corda

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Brincadeiras e Jogos: Ciranda e Corda

Palavras ChaveCiranda, Corda, Brincadeiras tradicionais, Desenvolvimento motor, Coordenação, Equilíbrio, Socialização, Cultura, Regras, Benefícios físicos, Interação em grupo, Educação Física, 3º ano do Ensino Fundamental
Materiais NecessáriosCorda de pular, Espaço aberto (pátio ou quadra), Rádio ou aparelho de som (para tocar músicas de ciranda), Fichas ou cartazes com as regras das brincadeiras, Canetas e cadernos para anotações
Códigos BNCCEF35EF01: Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.; EF35EF02: Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.; EF35EF03: Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.; EF35EF04: Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão geral clara dos objetivos principais que guiarão a aula. Esses objetivos ajudarão a estruturar a aula de maneira que os alunos possam entender a importância das brincadeiras de ciranda e corda para seu desenvolvimento físico e social. Além disso, os objetivos servirão como um guia para o professor focar nos pontos essenciais que devem ser transmitidos aos alunos.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever as brincadeiras de ciranda e corda, compreendendo suas regras e formas de execução.

2. Entender a importância dessas brincadeiras como atividades físicas que contribuem para o desenvolvimento motor e social das crianças.

3. Reconhecer os benefícios das brincadeiras de ciranda e corda no aprimoramento da coordenação motora, equilíbrio e interação em grupo.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é capturar a atenção dos alunos e introduzir o tema de maneira envolvente e contextualizada. Ao fornecer um contexto rico e curiosidades sobre as brincadeiras de ciranda e corda, o professor ajuda os alunos a se conectarem com o tema, despertando o interesse e a curiosidade. Além disso, essa introdução prepara o terreno para que os alunos compreendam a importância dessas atividades para o seu desenvolvimento físico e social.

Contexto

Inicie a aula explicando que hoje será discutido um tema muito divertido e importante: as brincadeiras de ciranda e corda. Explique que essas brincadeiras são tradicionais e fazem parte da cultura do nosso país há muitos anos. As brincadeiras de ciranda e corda não são apenas atividades de lazer, mas também ajudam a desenvolver habilidades motoras, coordenação e a socialização entre as crianças. Ressalte que muitas vezes, essas brincadeiras são transmitidas de geração em geração, sendo uma forma de manter viva a cultura e as tradições.

Curiosidades

Você sabia que a ciranda é uma brincadeira que tem origem em danças circulares de comunidades indígenas e africanas? E que pular corda, além de ser muito divertido, é uma excelente atividade física que ajuda a fortalecer os músculos e melhorar a resistência cardiovascular? Essas brincadeiras são tão populares que são praticadas em várias partes do mundo, cada uma com suas variações e nomes diferentes.

Desenvolvimento

Duração: (35 - 45 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma compreensão profunda e detalhada das brincadeiras de ciranda e corda. Ao abordar a história, regras e benefícios dessas atividades, o professor ajudará os alunos a reconhecerem a importância dessas brincadeiras para o desenvolvimento físico e social. As questões propostas servirão para consolidar o aprendizado e estimular a reflexão dos alunos sobre o tema.

Tópicos Abordados

1. História e Origem das Brincadeiras: Explique a origem histórica das brincadeiras de ciranda e corda. Mencione que a ciranda tem raízes em danças circulares de comunidades indígenas e africanas, enquanto pular corda é uma atividade antiga praticada em várias culturas ao redor do mundo. 2. Regras e Formas de Execução: Detalhe as regras básicas de cada brincadeira. Na ciranda, as crianças formam um círculo de mãos dadas e cantam enquanto giram; já para pular corda, duas crianças giram a corda enquanto uma ou mais pulam dentro do espaço criado pela corda. 3. Benefícios Físicos e Sociais: Explique como essas brincadeiras contribuem para o desenvolvimento motor, equilíbrio e coordenação. Ressalte também a importância da socialização, trabalho em equipe e respeito mútuo que essas atividades promovem.

Questões para Sala de Aula

1. Quais são as origens históricas da brincadeira de ciranda? 2. Descreva as regras básicas para pular corda. 3. Quais são os principais benefícios físicos e sociais das brincadeiras de ciranda e corda?

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o conteúdo abordado e participem ativamente da discussão. Ao engajar os alunos com perguntas e reflexões, o professor garante que eles internalizem as informações e reconheçam a importância das brincadeiras de ciranda e corda para o desenvolvimento físico e social. Esta etapa também proporciona um momento para esclarecer dúvidas e reforçar conceitos-chave.

Discussão

  • Origens Históricas da Ciranda: Explique que a brincadeira de ciranda tem raízes nas danças circulares de comunidades indígenas e africanas, sendo uma forma de expressão cultural e social que foi transmitida ao longo das gerações.

  • Regras para Pular Corda: Detalhe que pular corda envolve uma corda sendo girada por duas crianças enquanto outras pulam dentro do espaço criado pela corda. Existem várias formas de pular, como pular sozinho, em dupla, ou em grupos, além de diferentes ritmos e cantigas que podem acompanhar a brincadeira.

  • Benefícios Físicos e Sociais: Discuta como essas brincadeiras ajudam a desenvolver habilidades motoras, como coordenação e equilíbrio, além de promoverem a socialização, o trabalho em equipe e o respeito mútuo entre as crianças. Ressalte que essas atividades físicas são essenciais para o desenvolvimento saudável.

Engajamento dos Alunos

1. Pergunta: Quais são as origens históricas da brincadeira de ciranda que você aprendeu hoje? 2. Pergunta: Você consegue descrever as regras básicas para pular corda? Quais variações você conhece? 3. Reflexão: Como você acha que essas brincadeiras ajudam no desenvolvimento das habilidades motoras e sociais? 4. Reflexão: Você já participou de alguma dessas brincadeiras? Como foi a experiência e o que você aprendeu com ela? 5. Pergunta: Por que é importante preservar essas brincadeiras tradicionais em nossa cultura? 6. Reflexão: Como podemos incentivar mais crianças a participarem dessas brincadeiras e entenderem seus benefícios?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é reforçar e consolidar os principais conteúdos abordados, garantindo que os alunos compreendam a importância das brincadeiras de ciranda e corda e como essas atividades contribuem para o seu desenvolvimento. Também oferece uma oportunidade para relembrar os pontos-chave e destacar a relevância prática do tema discutido.

Resumo

  • As brincadeiras de ciranda têm raízes nas danças circulares de comunidades indígenas e africanas.
  • Pular corda é uma atividade antiga praticada em várias culturas ao redor do mundo.
  • A ciranda envolve crianças formando um círculo de mãos dadas e cantando enquanto giram.
  • Para pular corda, duas crianças giram a corda enquanto uma ou mais pulam dentro do espaço criado pela corda.
  • Essas brincadeiras contribuem para o desenvolvimento motor, equilíbrio, coordenação e promovem a socialização e trabalho em equipe.

A aula conectou a teoria com a prática ao explicar detalhadamente a história e as regras das brincadeiras de ciranda e corda, e ao discutir os benefícios físicos e sociais dessas atividades. Os alunos puderam entender como essas brincadeiras são executadas e quais são seus impactos positivos no desenvolvimento motor e social.

O assunto apresentado é importante para o dia a dia dos alunos, pois as brincadeiras de ciranda e corda são atividades acessíveis e divertidas que podem ser realizadas em diversos contextos, como na escola, em casa ou em parques. Essas brincadeiras não só proporcionam momentos de lazer e diversão, mas também são fundamentais para o desenvolvimento físico e social das crianças, ajudando a manter viva a cultura e tradições.

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