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Plano de aula de Brasil: Golpe Cívico-Militar

História

Original Teachy

'EM13CHS102'

Brasil: Golpe Cívico-Militar

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o contexto histórico do Golpe Cívico-Militar de 1964 no Brasil, identificando as principais causas e consequências deste evento para a sociedade brasileira.
  2. Analisar a atuação dos principais grupos envolvidos no Golpe, como os militares, a classe média e os Estados Unidos, e como suas ações contribuíram para a instauração do regime militar no Brasil.
  3. Desenvolver habilidades de pensamento crítico, avaliando diferentes perspectivas sobre o Golpe e suas implicações, e refletindo sobre o impacto deste evento na formação da sociedade brasileira contemporânea.

Objetivos secundários:

  • Promover a habilidade de pesquisa e síntese de informações, incentivando os alunos a buscarem fontes variadas e confiáveis para a construção do conhecimento.
  • Estimular a participação ativa dos alunos, por meio de discussões em grupo e apresentações, favorecendo o Desenvolvimento de habilidades de comunicação e argumentação.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre o conteúdo estudado previamente, que é a situação política do Brasil no início da década de 1960. Ele destaca a instabilidade política, o contexto da Guerra Fria e a influência dos Estados Unidos. Isso serve como uma base para a Introdução do tópico do Golpe Cívico-Militar de 1964.

  2. Situações-Problema: O professor apresenta duas situações problemáticas que envolvem o tema da aula:

    • "Por que os militares, que deveriam servir ao Estado, decidiram intervir ativamente na política brasileira?"
    • "Quais foram as consequências do Golpe para a sociedade brasileira, tanto no curto quanto no longo prazo?"
  3. Contextualização: O professor contextualiza a importância do tema, explicando como o Golpe Cívico-Militar de 1964 foi um marco na história do Brasil, resultando em mais de duas décadas de regime militar. Ele destaca como esse período teve um impacto profundo na sociedade, na economia, na cultura e na política do país.

  4. Atenção aos Alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor apresenta duas curiosidades:

    • "Vocês sabiam que o Golpe de 1964 foi o início de uma política de 'modernização' do Brasil, com a construção de Brasília e grandes obras de infraestrutura?"
    • "E sabiam que, durante o regime militar, muitos artistas e intelectuais foram perseguidos e tiveram que se exilar, o que teve um grande impacto na cultura brasileira?"
  5. Objetivos da Aula: O professor, por fim, apresenta os Objetivos da aula, explicando que os alunos irão estudar o Golpe Cívico-Militar de 1964, suas causas e consequências, a atuação dos principais grupos envolvidos e como este evento se relaciona com a formação da sociedade brasileira contemporânea. Ele enfatiza a importância de desenvolver habilidades de pensamento crítico e de pesquisa, que são essenciais para a compreensão deste e de outros eventos históricos.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Simulação - "Cenário de Guerra Fria no Brasil": O professor divide a turma em três grupos, cada um representando um dos principais atores envolvidos no Golpe de 1964 - os militares, a classe média e os Estados Unidos. Cada grupo recebe um conjunto de informações que representam o ponto de vista do ator que estão representando. Essas informações podem incluir artigos de jornais, discursos, depoimentos, entre outros. O objetivo é que os grupos elaborem uma estratégia para o cenário de Guerra Fria no Brasil, considerando os interesses e Objetivos do ator que estão representando. Após a elaboração das estratégias, os grupos compartilham suas decisões e justificativas em uma discussão coletiva.

    • Passo 1: O professor organiza os grupos e distribui as informações.
    • Passo 2: Os grupos analisam as informações e elaboram suas estratégias.
    • Passo 3: Os grupos compartilham suas estratégias e justificativas em uma discussão coletiva.
  2. Atividade de Debate - "As consequências do Golpe de 1964": Após a simulação, o professor propõe um debate sobre as consequências do Golpe de 1964 para a sociedade brasileira. Para isso, ele apresenta aos alunos uma série de declarações sobre esse tema, que podem ser tanto positivas como negativas. O professor então divide a turma em dois grupos, um defendendo as declarações positivas e outro as declarações negativas. Os alunos têm um tempo para preparar seus argumentos e, em seguida, o debate é iniciado. O professor atua como moderador, garantindo que todos tenham a oportunidade de falar e que o debate seja respeitoso e construtivo.

    • Passo 1: O professor apresenta as declarações e divide a turma em dois grupos.
    • Passo 2: Cada grupo prepara seus argumentos.
    • Passo 3: Início do debate.
  3. Atividade de Pesquisa - "A memória do Golpe de 1964": Para aprofundar o entendimento dos alunos sobre o tema, o professor propõe uma atividade de pesquisa. O professor divide a turma em grupos e cada grupo pesquisa sobre um aspecto específico do Golpe de 1964, como a atuação dos militares, a resistência ao regime, a política econômica, entre outros. Os alunos podem utilizar a biblioteca da escola, recursos online e entrevistas com pessoas que viveram esse período. O resultado da pesquisa será uma apresentação para a turma, onde os alunos irão compartilhar o que aprenderam e suas reflexões.

    • Passo 1: O professor divide a turma em grupos e define os temas de pesquisa.
    • Passo 2: Os grupos realizam a pesquisa.
    • Passo 3: Os grupos preparam a apresentação.
    • Passo 4: Apresentações para a turma.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos): Após as atividades, o professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo. Ele pede aos alunos que compartilhem suas percepções, reflexões e conclusões sobre as atividades realizadas. O professor pode guiar a discussão fazendo perguntas como:

    • "Quais foram os principais argumentos apresentados durante o debate? Como eles se relacionam com o que estudamos sobre o Golpe de 1964?"
    • "Quais foram as principais descobertas que vocês fizeram durante a pesquisa? Elas mudaram ou confirmaram suas ideias iniciais sobre o Golpe de 1964?"
    • "O que vocês aprenderam sobre o Golpe de 1964 que não estava nos livros didáticos? Como essa perspectiva adiciona à nossa compreensão deste evento?"
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos): O professor, em seguida, faz a conexão das atividades realizadas com a teoria. Ele destaca como as atividades, que envolveram a simulação, o debate e a pesquisa, permitiram aos alunos vivenciar de forma mais concreta o contexto e as consequências do Golpe de 1964. O professor também reforça os conceitos-chave que foram abordados durante a aula, como a atuação dos militares, a classe média e os Estados Unidos, e as consequências do Golpe para a sociedade brasileira.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Por fim, o professor propõe que os alunos façam uma reflexão individual sobre o que aprenderam. Ele pede aos alunos que anotem em um pedaço de papel ou em seus cadernos as respostas para as seguintes perguntas:

    1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    2. "Quais questões ainda não foram respondidas? O que você gostaria de aprender mais sobre o Golpe de 1964?"
  4. Compartilhamento de Reflexões (1 - 2 minutos): O professor, se houver tempo, pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas para as perguntas de reflexão. Isso não apenas permite que o professor avalie a compreensão dos alunos sobre o tema, mas também promove uma cultura de aprendizado reflexivo na sala de aula.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor inicia a Conclusão da aula fazendo um resumo dos pontos principais discutidos durante a aula. Ele reitera a importância do Golpe Cívico-Militar de 1964 na história do Brasil, e reforça os pontos discutidos sobre as causas e consequências do Golpe, a atuação dos principais grupos envolvidos e as diferentes perspectivas sobre o evento. O professor também destaca as principais descobertas que surgiram das atividades realizadas pelos alunos, e como elas contribuíram para a compreensão do tema.

  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor enfatiza como a aula conectou a teoria, a prática e a realidade. Ele explica como as atividades de simulação, debate e pesquisa permitiram aos alunos vivenciar de forma mais concreta o contexto e as consequências do Golpe de 1964. O professor também destaca como o pensamento crítico e as habilidades de pesquisa desenvolvidas durante a aula são importantes não apenas para a compreensão deste evento histórico, mas também para a formação dos alunos como cidadãos ativos e informados.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor sugere alguns materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o Golpe de 1964. Eles podem incluir documentários, filmes, livros, artigos de jornais e sites de instituições de pesquisa e memória. O professor também pode indicar algumas questões para os alunos refletirem ao lerem ou assistirem esses materiais, como: "Como a visão apresentada neste material se compara com o que aprendemos na aula?" e "Quais novas perspectivas ou informações este material traz sobre o Golpe de 1964?".

  4. Relevância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor ressalta a importância do Golpe de 1964 para a sociedade brasileira contemporânea. Ele explica como as consequências deste evento ainda são sentidas hoje, e como a compreensão deste período da história pode contribuir para uma melhor compreensão do Brasil atual. O professor também enfatiza a importância de continuar refletindo sobre o Golpe de 1964 e outros eventos históricos, e de buscar aprender com eles para construir um futuro mais justo e democrático.

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