Entrar

Plano de aula de Brasil Império: Características do 1º Reinado

História

Original Teachy

'EM13CHS603'

Brasil Império: Características do 1º Reinado

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender o contexto histórico: Os alunos devem ser capazes de entender o cenário político, social e econômico que levou à formação do Primeiro Reinado no Brasil, identificando os principais eventos que o antecederam e as razões para a sua criação.

  2. Analisar as características do 1º Reinado: Os alunos devem ser capazes de descrever as principais características do Primeiro Reinado, incluindo a estrutura do governo, a atuação de D. Pedro I, as crises políticas e as relações internacionais.

  3. Identificar as principais mudanças e continuidades: Os alunos devem ser capazes de identificar as principais mudanças e continuidades em relação ao período colonial, destacando os avanços e retrocessos ocorridos no Primeiro Reinado.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pesquisa: Durante a preparação para a aula, os alunos serão incentivados a pesquisar sobre o tema, desenvolvendo suas habilidades de pesquisa e de análise de fontes históricas.

  2. Promover a participação ativa: Durante a aula, os alunos serão incentivados a participar ativamente das discussões e atividades propostas, promovendo a troca de ideias e o Desenvolvimento de habilidades de argumentação e de expressão oral.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdo anterior: O professor inicia a aula relembrando brevemente o contexto histórico do Brasil na transição do período colonial para o imperial, enfatizando a influência das Revoluções Francesa e Industrial, bem como a vinda da família real para o Brasil. Isso serve para preparar o terreno para a discussão do Primeiro Reinado, que é o foco da aula. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor apresenta duas situações que servirão como ponto de partida para a exploração do conteúdo da aula. A primeira situação é a seguinte: "Imagine que você é um cidadão comum vivendo no Brasil logo após a independência. Quais mudanças você esperaria ver na sua vida cotidiana e na organização do país?". A segunda situação é: "Suponha que você é um político importante no recém-criado Brasil independente. Quais seriam os maiores desafios que você enfrentaria na tentativa de estabelecer um novo governo?". Os alunos são incentivados a pensar sobre essas questões e a compartilhar suas ideias. (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização: O professor destaca a importância do Primeiro Reinado na formação do Brasil como uma nação independente, ressaltando os principais desafios e conquistas desse período. Além disso, o professor pode mencionar como as questões políticas, sociais e econômicas enfrentadas durante o Primeiro Reinado ainda têm impactos no Brasil contemporâneo. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias interessantes relacionadas ao Primeiro Reinado. Por exemplo, o professor pode mencionar como a independência do Brasil foi proclamada por D. Pedro I às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, ou como o imperador enfrentou uma série de revoltas e conspirações durante seu reinado. Outra curiosidade é que, apesar de sua curta duração, o Primeiro Reinado foi marcado por importantes transformações, como a elaboração da primeira Constituição brasileira e a abertura de diversas escolas e instituições culturais. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de dramatização: A Proclamação da Independência (10 - 12 minutos)

    • O professor divide a classe em pequenos grupos e atribui a cada grupo um papel específico na dramatização da Proclamação da Independência, como D. Pedro I, membros da Corte, líderes revolucionários, etc.
    • Os alunos são encorajados a pesquisar e a se preparar para a atividade, de modo a representar de forma precisa os personagens e os eventos históricos.
    • Após a preparação, cada grupo apresenta sua dramatização para a classe. Durante as apresentações, o professor pode intervir, fazendo perguntas para estimular a reflexão e a discussão sobre o tema.
  2. Jogo de tabuleiro: "A Jornada do Primeiro Imperador" (10 - 13 minutos)

    • O professor apresenta um jogo de tabuleiro temático, onde os alunos, divididos em grupos, devem conduzir D. Pedro I (representado por um marcador) através dos desafios e eventos do Primeiro Reinado.
    • O tabuleiro é dividido em casas que representam eventos históricos, tais como a elaboração da Constituição, a crise com Portugal, as revoltas internas, etc. Cada casa tem uma pergunta ou desafio relacionados ao evento que ela representa.
    • Os alunos, em turnos, jogam um dado e movem o marcador de D. Pedro I pelo tabuleiro. Quando caem em uma casa, devem responder a pergunta ou resolver o desafio para poder avançar.
    • O jogo promove a revisão e o aprofundamento do conteúdo de maneira lúdica e interativa. O professor circula pela sala, auxiliando os grupos, esclarecendo dúvidas e estimulando a discussão.
  3. Debate: "O legado do Primeiro Reinado" (5 - 7 minutos)

    • Após a realização das atividades anteriores, o professor propõe um debate em sala de aula sobre o legado do Primeiro Reinado.
    • O professor divide a classe em dois grupos, cada um representando uma perspectiva diferente: um grupo argumentará que o Primeiro Reinado foi um período de avanços e transformações positivas para o Brasil, enquanto o outro grupo argumentará que foi um período marcado por crises e retrocessos.
    • Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seus argumentos e refutar os argumentos do grupo adversário. O professor atua como mediador, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e que o debate seja conduzido de forma respeitosa e construtiva.
    • O debate permite que os alunos aprofundem a compreensão do conteúdo, desenvolvam habilidades de argumentação e de pensamento crítico, e aprendam a respeitar e considerar diferentes perspectivas.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo sobre as soluções e conclusões encontradas por cada grupo durante as atividades de dramatização, jogo de tabuleiro e debate.
    • Durante a discussão, o professor deve encorajar os alunos a compartilhar suas percepções, a expressar suas opiniões e a fazer conexões com o conteúdo teórico apresentado no início da aula.
    • O professor faz perguntas que estimulem a reflexão e aprofundem a compreensão do conteúdo, como "Quais foram os maiores desafios enfrentados por D. Pedro I durante o Primeiro Reinado? Como ele lidou com esses desafios? Quais foram os principais avanços e retrocessos desse período? Como eles se relacionam com a situação do Brasil hoje?".
    • O professor também pode fazer perguntas que incentivem os alunos a pensar criticamente sobre o conteúdo, como "Você concorda com a decisão de D. Pedro I de proclamar a independência do Brasil? Por quê? Quais seriam as possíveis consequências se ele tivesse tomado uma decisão diferente?".
    • A discussão em grupo permite que os alunos aprendam uns com os outros, desenvolvam habilidades de pensamento crítico e de argumentação, e aprofundem a compreensão do conteúdo.
  2. Conexão com a teoria (3 - 5 minutos)

    • O professor, com base na discussão em grupo e nas atividades práticas realizadas, reforça os principais conceitos teóricos relacionados ao Primeiro Reinado.
    • O professor pode fazer um resumo dos pontos mais importantes discutidos durante a aula, destacando as principais características do 1º Reinado, as mudanças e continuidades em relação ao período colonial, e o legado desse período para o Brasil.
    • O professor também pode apresentar brevemente outras informações relevantes que não foram discutidas durante a aula, e sugerir materiais complementares para os alunos que desejarem aprofundar ainda mais o estudo do tema.
  3. Reflexão final (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor propõe uma reflexão final, onde os alunos são convidados a pensar sobre o que aprenderam e quais questões ainda não foram respondidas.
    • O professor faz perguntas como "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje? Quais questões ainda não foram respondidas? O que você gostaria de aprender mais sobre o Primeiro Reinado?".
    • Os alunos têm um minuto para refletir sobre essas perguntas. Após o tempo de reflexão, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a turma, se eles se sentirem confortáveis.
    • A reflexão final permite que os alunos consolidem o que aprenderam, identifiquem áreas de dúvida ou de dificuldade, e estabeleçam conexões entre o conteúdo da aula e suas experiências e conhecimentos prévios.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor começa a Conclusão da aula resumindo os principais pontos discutidos durante a aula, reforçando os conceitos e as informações mais importantes sobre o Primeiro Reinado.
    • Ele pode destacar novamente a importância e o impacto desse período na formação do Brasil como uma nação independente, e como as características e os eventos do 1º Reinado ainda afetam a sociedade brasileira atual.
    • O professor também pode revisar brevemente as atividades práticas realizadas, lembrando os alunos das principais conclusões e reflexões que surgiram dessas atividades.
  2. Conexões com a Vida Real (1 - 2 minutos)

    • Em seguida, o professor faz uma conexão entre o conteúdo da aula e situações da vida real, explicando como o conhecimento sobre o Primeiro Reinado pode ser útil e relevante para os alunos.
    • Por exemplo, o professor pode mencionar como a compreensão do Primeiro Reinado pode ajudar a entender melhor a política e a sociedade brasileiras atuais, ou como as habilidades de pesquisa, argumentação e pensamento crítico desenvolvidas durante a aula podem ser aplicadas em outras áreas do conhecimento e da vida.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos)

    • O professor sugere alguns materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar ainda mais o estudo do Primeiro Reinado. Esses materiais podem incluir livros, artigos, documentários, websites, entre outros.
    • Por exemplo, o professor pode recomendar a leitura de um capítulo específico de um livro de história, a visualização de um documentário sobre o Primeiro Reinado, ou a exploração de um website educativo com informações adicionais e atividades interativas sobre o tema.
  4. Importância do Assunto (1 minuto)

    • Por fim, o professor destaca a importância do estudo do Primeiro Reinado, reforçando que o conhecimento sobre esse período histórico é fundamental para a compreensão da formação do Brasil como um país independente, e para a análise dos desafios e das conquistas que a nação enfrenta até hoje.
    • O professor pode encorajar os alunos a continuarem explorando e questionando o tema, lembrando que a aprendizagem é um processo contínuo e que a curiosidade e o interesse são as chaves para o aprendizado significativo.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies