Entrar

Plano de aula de Segunda Revolução Industrial e as Doutrinas Sociais do Século XIX

História

Original Teachy

'EM13CHS103'

Segunda Revolução Industrial e as Doutrinas Sociais do Século XIX

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Segunda Revolução Industrial e as Doutrinas Sociais do Século XIX

Palavras ChaveSegunda Revolução Industrial, Doutrinas Sociais, Liberalismo, Socialismo, Modelo de trabalho, Impactos sociais, Debates políticos, Atividades práticas, Aprendizagem ativa, Análise crítica, Aplicação do conhecimento, Trabalho em grupo, Maquetes, Mapas interativos, Debates
Materiais NecessáriosCartolinas, Marcadores, Acesso a softwares de mapeamento, Computadores ou dispositivos eletrônicos, Projetor para apresentações de slides ou vídeos, Materiais para criação de maquetes (papéis, cola, tesoura), Acesso a internet para pesquisa
Códigos BNCCEM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).; EM13CHS206: Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5-10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para os aspectos fundamentais da Segunda Revolução Industrial e das Doutrinas Sociais do Século XIX. Ao definir claramente o que se espera atingir, esta seção prepara o terreno para uma análise aprofundada e crítica dos temas, assegurando que tanto a teoria previamente estudada pelos alunos quanto a aplicação prática em sala sejam alinhadas e eficazes.

Objetivos principais:

1. Analisar criticamente os impactos da Segunda Revolução Industrial no modelo de trabalho e nas condições sociais, reconhecendo a transição de um contexto predominantemente agrário para um urbano-industrial.

2. Explorar as origens e as características principais das doutrinas políticas emergentes no século XIX, como o Liberalismo e o Socialismo, relacionando-as com as transformações econômicas e sociais da época.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de argumentação e debate, permitindo que os alunos articulem suas visões sobre as transformações sociais e políticas estudadas.

Introdução

Duração: (15-20 minutos)

A etapa de Introdução tem o propósito de engajar os alunos e conectar o conhecimento prévio com o conteúdo a ser explorado em sala. As situações problema estimulam os alunos a pensar criticamente sobre as implicações práticas e teóricas da Segunda Revolução Industrial e das doutrinas políticas emergentes. A contextualização, por sua vez, visa estabelecer uma ponte entre o passado e o presente, mostrando a relevância contínua destes estudos para entender o mundo atual, além de despertar o interesse dos estudantes pelo tema.

Situações Problema

1. Imagine que você é um operário em uma fábrica têxtil durante a Segunda Revolução Industrial. Quais seriam as principais mudanças que você notaria em seu dia a dia de trabalho comparadas com o contexto agrário anterior?

2. Suponha que você é um pensador político no século XIX. Como defenderia o Liberalismo como uma resposta aos desafios socioeconômicos da industrialização?

Contextualização

A Segunda Revolução Industrial não apenas transformou a economia e a produção, mas também reconfigurou as relações sociais e políticas em todo o mundo. Por exemplo, a invenção de novas máquinas e a expansão das ferrovias não só aumentaram a produção, mas também alteraram a geografia urbana e rural, criando cidades industriais e alterando radicalmente o modo de vida. Além disso, o surgimento de ideologias políticas como o Liberalismo e o Socialismo reflete as tentativas de responder a essas transformações e garantir direitos e justiça social para diferentes classes sociais.

Desenvolvimento

Duração: (75-80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento prévio adquirido sobre a Segunda Revolução Industrial e as Doutrinas Sociais do Século XIX. Através de atividades práticas e interativas, os alunos terão a oportunidade de explorar os temas de maneira criativa e colaborativa, desenvolvendo habilidades de síntese, argumentação e trabalho em equipe. Esta abordagem não só reforça a aprendizagem como também prepara os alunos para pensar criticamente sobre as implicações históricas e contemporâneas desses eventos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Fábrica do Conhecimento

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de síntese e apresentação, enquanto aprofundam o entendimento sobre os temas da Segunda Revolução Industrial e das Doutrinas Sociais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representará uma fábrica de ideias. Cada fábrica (grupo) terá que produzir 'produtos' que representem os conceitos chave da Segunda Revolução Industrial e das Doutrinas Sociais do Século XIX. Os produtos podem ser maquetes, apresentações de slides, ou até mesmo pequenos vídeos explicativos. A criatividade será essencial para que os produtos representem de forma clara e inovadora os conceitos abordados.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um conceito central da Segunda Revolução Industrial ou uma Doutrina Social do Século XIX para representar.

  • Os grupos devem criar um 'produto' (maquete, slides, vídeo) que explicite o conceito escolhido, mostrando suas características, impactos e importância histórica.

  • Após a preparação, cada grupo apresentará seu produto para a classe, explicando como ele representa os conceitos estudados.

Atividade 2 - Debates Políticos: Liberalismo vs. Socialismo

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Fomentar o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos, além de aprofundar o entendimento das doutrinas políticas do século XIX.

- Descrição: Os alunos, divididos em dois grandes grupos, simularão um debate entre defensores do Liberalismo e do Socialismo. Cada grupo receberá argumentos previamente estudados e deverá preparar uma defesa coerente de sua ideologia. O debate será estruturado em rodadas, com tempo para réplicas e tréplicas, permitindo que todos os alunos participem ativamente da discussão.

- Instruções:

  • Divida a turma em dois grandes grupos: defensores do Liberalismo e defensores do Socialismo.

  • Distribua os argumentos de cada ideologia para os respectivos grupos.

  • Permita que cada grupo tenha tempo para preparar suas defesas.

  • Inicie o debate, permitindo rodadas de argumentações, réplicas e tréplicas.

  • Conduza uma reflexão final sobre as diferentes ideias debatidas e como elas se aplicam ao contexto histórico da Segunda Revolução Industrial.

Atividade 3 - Mapa Interativo da Industrialização

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Promover o entendimento espacial das transformações industriais e políticas, além de desenvolver habilidades de pesquisa e colaboração.

- Descrição: Neste exercício, os alunos criarão um mapa interativo que ilustra a propagação da industrialização e das ideias políticas ao longo do século XIX. Utilizando softwares de mapeamento ou até mesmo cartolinas e marcadores, os grupos vão mapear a difusão geográfica da industrialização e marcarão como as ideologias do Liberalismo e do Socialismo evoluíram em diferentes regiões do mundo.

- Instruções:

  • Divida a classe em pequenos grupos de até 5 alunos.

  • Forneça materiais como cartolinas, marcadores, acesso a softwares de mapeamento se disponíveis.

  • Instrua os alunos a pesquisarem sobre a propagação da industrialização e das ideologias políticas.

  • Oriente os grupos na criação de um mapa que represente essas informações de forma clara e visualmente atraente.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu mapa para a classe, explicando as conexões e evoluções representadas.

Retorno

Duração: (15-20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular o conhecimento adquirido e refletir sobre a aplicação prática dos conceitos estudados. A discussão em grupo facilita a troca de ideias e perspectivas, promovendo uma maior compreensão coletiva dos temas. Além disso, as perguntas chave ajudam a direcionar a reflexão e a avaliar o entendimento dos alunos sobre a Segunda Revolução Industrial e as doutrinas políticas, garantindo que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo convidando cada grupo a compartilhar brevemente o processo de criação e as descobertas feitas durante a atividade. Sugira que iniciem com uma descrição do conceito escolhido e como decidiram representá-lo. Encoraje os alunos a explicar as escolhas criativas e o que aprenderam sobre a Segunda Revolução Industrial e as Doutrinas Sociais do Século XIX através da atividade.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao representar os conceitos da Segunda Revolução Industrial e das Doutrinas Sociais em seus produtos?

2. Como as representações criadas ajudam a compreender os impactos sociais e políticos daquela época?

3. De que maneira a atividade mudou ou reforçou sua compreensão inicial dos conceitos estudados?

Conclusão

Duração: (5-10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham consolidado o conhecimento adquirido durante a aula, vinculando teoria e prática, e compreendido a relevância dos temas estudados para o contexto atual. Essa reflexão final ajuda a reforçar o aprendizado e a importância da História como uma disciplina que não apenas descreve o passado, mas também ilumina o presente e orienta para o futuro.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos discutidos sobre a Segunda Revolução Industrial e as Doutrinas Sociais do Século XIX, relembrando as transformações no modelo de trabalho, as novas condições sociais e as emergências das ideologias políticas como o Liberalismo e o Socialismo.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas, como a criação de maquetes e debates, ajudaram a conectar a teoria estudada previamente com aplicações práticas, permitindo aos alunos visualizar e discutir as implicações reais dos conceitos teóricos no contexto histórico e atual.

Fechamento

Por fim, destaque a importância do estudo desses temas para o entendimento das bases da sociedade industrial moderna e como essas ideias continuam a influenciar debates políticos e sociais contemporâneos, reforçando a relevância do conhecimento histórico na formação de cidadãos críticos e conscientes.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies