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Plano de aula de Crise de 1929: Causas e Consequências

História

Original Teachy

'EM13CHS103'

Crise de 1929: Causas e Consequências

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Crise de 1929: Causas e Consequências

Palavras ChaveCrise de 1929, Grande Depressão, Superprodução norte-americana, Período pós Primeira Guerra Mundial, Consequências econômicas, Impacto global, Brasil, Políticas governamentais, Simulação de mercado, Economia global, História econômica, Análise crítica, Habilidades práticas, Atividades maker
Materiais NecessáriosVídeo curto (sugestão: 'CrashCourse - The Great Depression'), Computador e projetor, Material impresso com cenários econômicos (para simulação), Papéis e canetas para anotações, Quadro branco e marcadores, Folhas de atividades de fixação, Recursos digitais para pesquisa (opcional)
Códigos BNCCEM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão geral clara e compreensível sobre a Crise de 1929, destacando como os problemas econômicos surgiram e afetaram diferentes partes do mundo. Ao entender essas causas e consequências, os alunos serão capazes de conectar esse conhecimento com situações contemporâneas do mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades analíticas e críticas essenciais para a compreensão de crises econômicas e suas repercussões sociais e políticas.

Objetivos principais:

1. Explorar as causas da crise de 1929, incluindo o período pós Primeira Guerra Mundial e a superprodução norte-americana.

2. Analisar as consequências econômicas da crise de 1929 no Brasil e no mundo.

Objetivos secundários:

1. Contextualizar o impacto da crise de 1929 na sociedade e na política global.

2. Identificar as medidas adotadas pelos governos para mitigar os efeitos da crise.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir de forma envolvente o tema da Crise de 1929, despertando a curiosidade dos alunos e conectando o conteúdo histórico com aplicações práticas no mercado de trabalho. Essa abordagem inicial prepara os alunos para um entendimento mais profundo e crítico das causas e consequências da crise, incentivando a participação ativa e reflexiva durante a aula.

Contextualização

A Crise de 1929, também conhecida como a Grande Depressão, foi um dos eventos econômicos mais devastadores do século XX, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Originada nos Estados Unidos, a crise teve repercussões globais que perduram até hoje. Compreender suas causas e consequências é essencial para aprender como crises econômicas podem impactar mercados, sociedades e políticas públicas. Esse conhecimento permite que possamos identificar sinais de alerta e desenvolver estratégias para mitigar crises futuras.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

  • Curiosidade 1: A quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929 não foi o único fator da crise, mas um catalisador que expôs fragilidades econômicas pré-existentes, como a superprodução agrícola e industrial.
  • Curiosidade 2: Empresas como a General Motors e a Ford, que eram gigantes do setor automobilístico, viram suas vendas despencarem, levando a demissões em massa e fechamento de fábricas.
  • Conexão com o Mercado: As lições da Crise de 1929 são utilizadas até hoje para entender a importância da regulação financeira e a necessidade de políticas econômicas preventivas. Profissionais de economia, finanças e gestão de risco usam esses conhecimentos para tomar decisões mais informadas e evitar colapsos semelhantes.

Atividade Inicial

  • Vídeo Curto: Exiba um vídeo de 5 minutos que explique de forma visual e envolvente a Crise de 1929, destacando os principais eventos e consequências. Sugestão de vídeo: 'CrashCourse - The Great Depression'.
  • Pergunta Provocadora: Após o vídeo, pergunte aos alunos: 'Quais fatores atuais poderiam desencadear uma crise econômica semelhante à de 1929?' Peça para que discutam brevemente em duplas e anotem suas respostas.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 70 minutos)

A finalidade desta etapa é aprofundar o entendimento dos alunos sobre a Crise de 1929 através de atividades práticas e reflexivas. Ao simular situações econômicas e discutir as consequências das decisões, os alunos desenvolvem habilidades analíticas e críticas essenciais para compreender crises econômicas e suas repercussões. Os exercícios de fixação e avaliação garantem que o conhecimento adquirido seja consolidado e aplicado de forma contextualizada.

Tópicos a Serem Abordados

1. Causas da Crise de 1929 2. Superprodução norte-americana 3. Impacto global da crise 4. Consequências econômicas no Brasil e no mundo 5. Medidas governamentais para mitigar a crise

Reflexão sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como a Crise de 1929 demonstrou a interconexão das economias globais e a importância de políticas econômicas responsáveis. Provoque a reflexão ao questionar como eventos econômicos de um país podem repercutir em outros, causando efeitos em cadeia. Pergunte aos alunos como as lições da Crise de 1929 podem ser aplicadas para prevenir crises econômicas atuais.

Mini Desafio

Simulação de Mercado: O Colapso Econômico

Os alunos irão participar de uma simulação de mercado para entender as causas e consequências da Crise de 1929. Eles serão divididos em grupos representando diferentes setores econômicos (agricultura, indústria, bancos, governo). Cada grupo receberá um cenário específico e terá que tomar decisões baseadas em informações econômicas fornecidas pelo professor.

Instruções:

  • Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos, atribuindo a cada grupo um setor econômico: agricultura, indústria, bancos, governo.
  • Distribua os cenários específicos para cada grupo, explicando as condições econômicas e desafios enfrentados pelo setor durante a Crise de 1929.
  • Peça aos grupos que discutam e decidam as ações que tomarão para enfrentar os desafios. As decisões devem ser registradas.
  • Realize uma rodada de simulação onde cada grupo apresenta suas ações e as consequências são discutidas em conjunto.
  • Facilite uma discussão final sobre como as decisões tomadas pelos grupos impactaram o mercado como um todo, destacando as interconexões econômicas e as lições aprendidas.

Objetivo: O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática das causas e consequências da Crise de 1929, destacando a interconexão das economias e a importância de decisões econômicas informadas.

Duração: (30 - 40 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

1. Explique as causas principais da Crise de 1929 e como elas contribuíram para o colapso econômico global. 2. Descreva as consequências econômicas da Crise de 1929 no Brasil e como o país foi afetado. 3. Liste as medidas adotadas pelos governos para mitigar os efeitos da crise e analise sua eficácia. 4. Compare a Crise de 1929 com uma crise econômica recente. Quais são as semelhanças e diferenças?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, promovendo uma reflexão crítica sobre os conteúdos abordados e suas aplicações práticas. Ao recapitular os principais pontos e discutir as lições aprendidas, os alunos são incentivados a conectar a teoria com a prática, reforçando a importância do assunto para o mercado de trabalho e a vida cotidiana.

Discussão

Oriente uma discussão final sobre as conexões entre teoria e prática apresentadas durante a aula. Incentive os alunos a refletirem sobre como a simulação de mercado ajudou a entender as causas e consequências da Crise de 1929. Pergunte quais foram os principais desafios enfrentados pelos setores econômicos durante a simulação e como as decisões tomadas impactaram o mercado como um todo. Reforce a importância das políticas econômicas e das lições aprendidas para evitar crises semelhantes no futuro.

Resumo

Recapitule os principais conteúdos abordados na aula, incluindo as causas da Crise de 1929, como a superprodução norte-americana e o período pós Primeira Guerra Mundial, bem como suas consequências econômicas no Brasil e no mundo. Destaque a importância da interconexão das economias globais e as medidas governamentais adotadas para mitigar os efeitos da crise.

Fechamento

Explique como a aula conectou a teoria histórica com aplicações práticas, através de atividades como a simulação de mercado, que ajudaram os alunos a desenvolver habilidades analíticas e críticas. Reforce a relevância do assunto para o dia a dia, especialmente em áreas como economia, finanças e gestão de risco. Conclua destacando a importância de entender crises econômicas passadas para tomar decisões mais informadas no presente e futuro.

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