Objetivos (5 - 7 minutos)
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Compreender a diferença entre escrita e oralidade: Os alunos devem ser capazes de identificar e descrever as principais características da linguagem oral e escrita, bem como as diferenças entre elas. Isso inclui a identificação de elementos como gírias, expressões idiomáticas, formalidade, entre outros.
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Desenvolver habilidades de escrita e oralidade: Além de reconhecer as diferenças entre escrita e oralidade, os alunos devem ser capazes de aplicar esse conhecimento em suas próprias produções de fala e escrita. Isso implica em utilizar a linguagem apropriada para diferentes situações de comunicação.
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Analisar textos de diferentes gêneros e formatos: Os alunos devem ser capazes de identificar o uso da linguagem oral e escrita em diferentes textos, tais como: notícias, contos, poesias, discursos, entre outros. Isso inclui a habilidade de analisar como a escolha pela linguagem oral ou escrita pode impactar a mensagem do texto.
Objetivos Secundários:
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Melhorar a fluência oral: Ao estudar as características da linguagem oral, os alunos também terão a oportunidade de aprimorar sua própria fluência e expressão oral.
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Aprimorar a habilidade de interpretação: A análise de textos de diferentes gêneros e formatos também contribuirá para o Desenvolvimento da habilidade de interpretação de textos, uma habilidade fundamental em todas as áreas do currículo.
Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de conceitos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando brevemente os conceitos de linguagem, comunicação e linguística estudados anteriormente, pois esses conceitos são fundamentais para a compreensão do tópico da aula. Isso pode ser feito através de uma rápida revisão oral ou através de uma atividade de questionário no quadro-negro.
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Situações-problema: Em seguida, o professor deve apresentar duas situações-problema que irão despertar o interesse dos alunos no tópico da aula. Por exemplo:
- "Por que usamos palavras diferentes quando escrevemos um e-mail formal para nosso professor e quando enviando uma mensagem de texto para um amigo?"
- "Como podemos dizer a mesma coisa de maneira diferente, dependendo se estamos falando ou escrevendo?"
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Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância do tópico da aula, explicando como a habilidade de distinguir entre linguagem oral e escrita e de usar a linguagem apropriada para diferentes situações é crucial em várias áreas da vida, desde a comunicação cotidiana até a escrita acadêmica e profissional.
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Introdução do tópico: Para introduzir o tópico e ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou fatos interessantes sobre a linguagem oral e escrita. Por exemplo:
- "Você sabia que a linguagem escrita é uma invenção relativamente recente na história da humanidade? Nossos antepassados usavam principalmente a linguagem oral para se comunicar e transmitir informações."
- "Vocês já notaram que muitas vezes usamos gírias e expressões informais quando estamos falando, mas evitamos usá-las na escrita acadêmica ou profissional? Isso porque a linguagem escrita geralmente é mais formal e requer um maior nível de padronização e precisão."
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Objetivos da aula: Por fim, o professor deve apresentar os Objetivos de aprendizagem da aula, explicando o que os alunos devem ser capazes de fazer ou entender no final da aula.
- "Hoje, vamos aprender a diferença entre linguagem oral e escrita, e como usar a linguagem apropriada para diferentes situações. Vamos também analisar textos de diferentes gêneros e formatos para identificar o uso da linguagem oral e escrita. E, é claro, vamos praticar nossas próprias habilidades de escrita e oralidade. Vamos lá!"
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Teoria - Linguagem Oral e Escrita (10 - 12 minutos):
- O professor deve começar explicando detalhadamente o que é linguagem oral e escrita, suas características e diferenças. Para isso, pode utilizar exemplos práticos e do dia a dia dos alunos para ilustrar cada ponto.
- Deve enfatizar que, embora a linguagem oral e escrita possam parecer semelhantes, elas têm regras, estruturas e características distintas.
- O professor deve abordar aspectos como formalidade, uso de gírias e expressões idiomáticas, concisão, entre outros, e como esses aspectos podem variar entre a linguagem oral e escrita.
- Durante a explicação, o professor deve encorajar os alunos a fazer perguntas e a compartilhar suas próprias observações e experiências relacionadas ao tópico.
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Atividade Prática - Identificando Linguagem Oral e Escrita (5 - 7 minutos):
- Após a explicação, o professor deve propor uma atividade em que os alunos terão que identificar exemplos de linguagem oral e escrita.
- Para isso, o professor pode preparar uma lista de frases ou textos curtos que os alunos terão que classificar como linguagem oral ou escrita.
- Os alunos devem justificar suas respostas, explicando quais características da linguagem os levaram a fazer a classificação.
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Teoria - Uso de Linguagem Adequada (5 - 6 minutos):
- Em seguida, o professor deve discutir a importância de usar a linguagem apropriada para diferentes situações de comunicação.
- O professor deve explicar que, ao escolher entre a linguagem oral e escrita, devemos considerar o contexto, o público-alvo, o propósito da comunicação, entre outros fatores.
- O professor deve ilustrar essa ideia com exemplos concretos, como a diferença entre uma conversa informal com um amigo e um discurso formal para uma plateia.
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Atividade Prática - Produção de Texto (5 - 7 minutos):
- Por fim, o professor deve propor uma atividade em que os alunos terão que produzir um pequeno texto sobre um tópico dado, mas usando diferentes estilos de linguagem (oral e escrita).
- Os alunos devem ser orientados a considerar o contexto e o público-alvo ao escolher a linguagem para o texto.
- Após a produção dos textos, os alunos devem compartilhar suas produções com a turma e explicar por que escolheram usar a linguagem oral ou escrita em cada parte do texto.
Durante todo o Desenvolvimento, o professor deve estar atento para esclarecer dúvidas, orientar os alunos e proporcionar feedback construtivo. O professor também deve monitorar a participação e o envolvimento dos alunos para garantir que todos estejam compreendendo o conteúdo e as atividades.
Retorno (8 - 10 minutos)
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Revisão e Reflexão (3 - 4 minutos):
- O professor deve começar esta etapa fazendo uma revisão dos principais conceitos e pontos discutidos durante a aula.
- Em seguida, deve incentivar os alunos a refletir sobre o que aprenderam, pedindo que respondam a perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
- O professor deve encorajar os alunos a compartilhar suas reflexões com a turma, promovendo uma discussão aberta e respeitosa.
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Conexão com a Prática (2 - 3 minutos):
- O professor deve então ajudar os alunos a fazer a conexão entre a teoria aprendida e a prática do dia a dia.
- Por exemplo, o professor pode pedir aos alunos para pensarem em situações reais em que tiveram que escolher entre a linguagem oral e escrita, e como a compreensão dessas diferenças poderia ter melhorado sua comunicação.
- O professor deve também reforçar a importância de praticar continuamente as habilidades de escrita e oralidade, e como isso pode beneficiar os alunos em várias áreas de suas vidas.
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Feedback e Avaliação (2 - 3 minutos):
- Por fim, o professor deve solicitar feedback dos alunos sobre a aula, perguntando o que eles mais gostaram e o que poderia ser melhorado.
- O professor deve também avaliar o progresso dos alunos em relação aos Objetivos da aula, através da observação das atividades práticas e da participação dos alunos nas discussões.
- O professor deve fornecer feedback construtivo aos alunos, elogiando o que foi bem feito e oferecendo sugestões de melhoria para o futuro.
Esta etapa de Retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, ajudando-os a refletir sobre o que aprenderam e a fazer conexões com suas próprias experiências e o mundo ao seu redor. Além disso, o feedback e a avaliação do professor permitem ajustar e melhorar o ensino e a aprendizagem para futuras aulas.
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):
- O professor deve começar a Conclusão da aula revisando os principais conceitos e habilidades abordados durante a aula. Isso inclui a diferença entre linguagem oral e escrita, a importância de usar a linguagem apropriada para diferentes contextos e a habilidade de analisar textos de diferentes gêneros e formatos em termos de uso da linguagem oral e escrita.
- O professor pode fazer isso através de uma rápida recapitulação oral ou através de uma atividade de correspondência no quadro-negro, em que os alunos têm que combinar cada conceito com sua descrição ou exemplo correspondente.
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Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos):
- O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria com a prática. Por exemplo, o professor pode mencionar como as discussões teóricas foram aplicadas nas atividades práticas, como a atividade de identificação de linguagem oral e escrita e a atividade de produção de texto.
- O professor também deve destacar como essas atividades práticas ajudaram os alunos a entender melhor os conceitos teóricos e a desenvolver suas próprias habilidades de escrita e oralidade.
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Materiais Complementares (1 - 2 minutos):
- O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar ainda mais seu entendimento sobre o tópico da aula. Isso pode incluir leituras, vídeos, podcasts, sites, entre outros.
- Por exemplo, o professor pode sugerir um artigo de blog sobre as diferenças entre linguagem oral e escrita, um vídeo no YouTube sobre como usar a linguagem apropriada para diferentes situações, ou um podcast em que os participantes discutem o uso da linguagem oral e escrita em diferentes contextos.
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Importância do Tópico (1 minuto):
- Por fim, o professor deve enfatizar a importância do tópico da aula para a vida cotidiana dos alunos. O professor pode explicar que a habilidade de usar a linguagem apropriada para diferentes situações de comunicação é uma habilidade crucial em várias áreas da vida, desde a comunicação cotidiana até a escrita acadêmica e profissional.
- O professor pode também reforçar que a capacidade de analisar textos em termos de uso da linguagem oral e escrita é uma habilidade importante para a interpretação de textos, uma habilidade fundamental em todas as áreas do currículo.
A Conclusão da aula é uma oportunidade para o professor consolidar o aprendizado dos alunos, reforçar a conexão entre a teoria e a prática, e motivar os alunos a continuar aprendendo sobre o tópico. Além disso, ao sugerir materiais de estudo adicionais e destacar a importância do tópico, o professor demonstra aos alunos que o aprendizado não se limita à sala de aula, mas é um processo contínuo que pode ser enriquecido por meio de estudo autônomo e curiosidade intelectual.