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Plano de aula de Variação Linguística

Português

Original Teachy

'EM13LGG104'

Variação Linguística

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do Conceito de Variação Linguística: Os alunos devem ser capazes de entender e explicar o que é a variação linguística, reconhecendo-a como um fenômeno natural da linguagem humana que ocorre de forma intrínseca e contínua.

  2. Identificação e Classificação dos Tipos de Variação Linguística: Os alunos devem ser capazes de identificar e classificar os diferentes tipos de variação linguística, tais como a variação diatópica, diastrática, diafásica e diacrônica. Eles devem ser capazes de compreender como essas variações ocorrem e quais fatores as influenciam.

  3. Análise de Exemplos de Variação Linguística: Os alunos devem ser capazes de identificar e analisar exemplos práticos de variação linguística em diferentes contextos, como na fala cotidiana, na literatura, na mídia, etc. Eles devem ser capazes de relacionar esses exemplos com os conceitos aprendidos, demonstrando um entendimento claro do tópico.

Objetivos Secundários

  • Desenvolvimento do Pensamento Crítico: Com a análise de exemplos de variação linguística, os alunos serão incentivados a desenvolver o pensamento crítico, questionando suas próprias crenças e preconceitos linguísticos.

  • Valorização da Diversidade Linguística: Ao compreender a variação linguística, os alunos serão incentivados a valorizar a diversidade linguística e a respeitar as diferentes formas de expressão linguística.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Relacionados: O professor deve começar a aula relembrando os conceitos de linguagem e língua, e como elas são usadas como uma forma de comunicação. Em seguida, deve revisar brevemente o conceito de norma culta, a variante padrão de uma língua, que será comparada com outros tipos de variações linguísticas durante a aula.

  2. Situações Problema: O professor pode apresentar duas situações problema para instigar a curiosidade e o raciocínio dos alunos. A primeira pode ser a observação de como a mesma pessoa pode usar diferentes formas de linguagem em diferentes contextos (por exemplo, a linguagem usada em casa com a família versus a linguagem usada na escola). A segunda pode ser a pergunta: "Por que algumas pessoas consideram a forma como falamos ou escrevemos 'errada' ou 'incorreta'?"

  3. Contextualização: O professor deve então discutir a importância da variação linguística no dia a dia e em diferentes contextos, como na literatura, na mídia e nas redes sociais. Pode-se mencionar como a variação linguística reflete a diversidade cultural e social de um país e como o seu entendimento pode contribuir para a comunicação efetiva.

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a variação linguística. Por exemplo, pode mencionar que a língua portuguesa sofreu várias transformações ao longo dos séculos, e que a forma como falamos hoje é muito diferente da forma como se falava no século XVI. Outra curiosidade interessante pode ser a existência de "sotaques" regionais dentro de uma mesma língua, como o sotaque carioca e o sotaque paulista do português brasileiro. O professor pode também mencionar o conceito de "preconceito linguístico" e como ele pode afetar a comunicação e as relações sociais.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "A Língua que Eu Falo" (10 - 12 minutos):

    • Preparação: O professor deve preparar antecipadamente cartões com frases curtas, mas que expressem a mesma ideia, porém em diferentes variantes linguísticas. Por exemplo, a frase "Eu vou ao mercado" pode ser expressa em diferentes variantes, como "Eu vou ao supermercado", "Eu vou à feira", "Eu vou ao shopping", etc. O professor deve preparar cartões suficientes para que cada grupo de alunos tenha ao menos cinco cartões.
    • Execução: Os alunos devem ser divididos em grupos de cinco. Cada grupo recebe um conjunto de cartões com as frases. O objetivo da atividade é que os alunos organizem os cartões de acordo com a variante linguística que eles representam. Além disso, eles devem discutir e anotar quais fatores podem influenciar a variação linguística.
    • Discussão: Após a atividade, cada grupo deve apresentar suas classificações e fatores de influência para a turma. O professor deve guiar uma discussão, esclarecendo dúvidas e reforçando os conceitos de variação linguística.
  2. Atividade "Que Língua é Essa?" (10 - 12 minutos):

    • Preparação: O professor deve preparar antecipadamente uma lista de palavras e expressões em diferentes variantes linguísticas do português, incluindo regionalismos, gírias, termos técnicos, etc. O professor deve também preparar uma ficha com as respostas corretas.
    • Execução: Os alunos devem ser divididos em grupos de cinco. Cada grupo recebe uma cópia da lista de palavras e expressões. O objetivo da atividade é que os alunos identifiquem a variante linguística de cada palavra ou expressão. Eles devem discutir em seus grupos e marcar a variante linguística correspondente ao lado de cada palavra ou expressão.
    • Correção: Após a atividade, o professor deve corrigir a lista, esclarecendo quaisquer dúvidas e explicando as variações linguísticas presentes. O professor deve também enfatizar que todas as variantes listadas são válidas na língua portuguesa, dependendo do contexto e da norma culta.
  3. Atividade "Jornal do Futuro" (5 - 7 minutos):

    • Preparação: O professor deve preparar antecipadamente um conjunto de notícias fictícias, cada uma redigida em uma variante linguística diferente. O professor deve também preparar uma ficha com as respostas corretas.
    • Execução: Os alunos devem ser divididos em grupos de cinco. Cada grupo recebe uma notícia e deve identificar a variante linguística em que ela foi escrita.
    • Correção: Após a atividade, o professor deve corrigir as notícias, esclarecendo quaisquer dúvidas e explicando as variações linguísticas presentes. O professor deve também discutir como a variação linguística pode afetar a interpretação e a comunicação, especialmente em textos formais como notícias.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • Depois de concluídas as atividades, o professor deve promover uma discussão em grupo, onde cada grupo de alunos terá até 3 minutos para compartilhar suas soluções e conclusões. O professor deve incentivar os alunos a explicarem como chegaram a suas soluções, quais desafios encontraram e como os superaram.
    • Durante a discussão, o professor deve fazer perguntas para estimular o pensamento crítico e aprofundar o entendimento dos alunos sobre o tema. Por exemplo: "Por que vocês classificaram essa frase como uma variante linguística e não como um erro de linguagem?", "Como a variação linguística pode influenciar a interpretação de uma notícia?".
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Após a discussão, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada na Introdução da aula. O professor deve reforçar os conceitos de variação linguística e os diferentes tipos de variação, e como eles foram aplicados nas atividades.
    • O professor também deve relembrar os fatores que influenciam a variação linguística e como eles foram considerados pelos alunos durante as atividades.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • O professor deve propor que os alunos façam uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula. Para auxiliá-los nessa reflexão, o professor deve fazer as seguintes perguntas:
      1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • Os alunos devem anotar suas respostas em um pedaço de papel. Essa reflexão ajudará os alunos a consolidar o que aprenderam e a identificar quaisquer dúvidas ou áreas que precisam de mais estudo.
  4. Feedback do Professor (1 minuto):

    • Para encerrar a aula, o professor deve fornecer um feedback geral sobre o desempenho da turma, destacando os pontos fortes e as áreas que ainda precisam ser melhoradas. O professor deve também reforçar a importância do tema da aula e como ele se aplica em diferentes contextos da vida real.
    • O professor deve também encorajar os alunos a continuarem explorando e aprendendo sobre o tema, sugerindo leituras adicionais ou atividades complementares.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos Principais (2 - 3 minutos):

    • O professor deve iniciar a Conclusão relembrando os conceitos principais abordados na aula, como o que é variação linguística, os diferentes tipos de variação (diatópica, diastrática, diafásica, diacrônica) e os fatores que influenciam a variação linguística.
    • O professor deve também recapitular as principais conclusões das atividades práticas, destacando a importância de considerar o contexto e a norma culta ao analisar a variação linguística.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria com a prática e suas aplicações. Deve-se enfatizar como as atividades práticas permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos aprendidos, e como esses conceitos são relevantes para a compreensão e a análise de diferentes formas de expressão linguística no dia a dia.
  3. Materiais Complementares (1 minuto):

    • O professor deve sugerir materiais de leitura ou estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre variação linguística. Esses materiais podem incluir artigos acadêmicos, livros, sites especializados, vídeos educacionais, etc. O professor deve também encorajar os alunos a pesquisarem mais sobre a variação linguística em diferentes contextos e línguas, para ampliar sua compreensão e seu respeito pela diversidade linguística.
  4. Relevância do Assunto para o Dia a Dia (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do tema da aula para o dia a dia dos alunos. Deve-se enfatizar como o entendimento da variação linguística pode contribuir para uma comunicação mais efetiva e respeitosa, tanto oralmente quanto por escrito.
    • O professor deve também destacar como a valorização e o respeito pela diversidade linguística podem promover a inclusão e a diversidade cultural, habilidades essenciais para a vida em sociedade.
  5. Encerramento (1 minuto):

    • O professor deve encerrar a aula agradecendo a participação e o empenho dos alunos, e reforçando a importância do tema da aula. Deve-se também lembrar aos alunos sobre quaisquer tarefas ou leituras que devem ser feitas como preparação para a próxima aula.
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