Entrar

Plano de aula de Cultura de Massa

Sociologia

Original Teachy

'EM13CHS201'

Cultura de Massa

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de Cultura de Massa: Através de discussões em sala de aula e exemplos práticos, os alunos devem ser capazes de definir o que é Cultura de Massa e como ela se origina. Eles também devem entender como a Cultura de Massa se difere de outras formas de cultura, como a Cultura Popular.

  2. Identificar os elementos da Cultura de Massa na sociedade contemporânea: Os alunos devem ser capazes de identificar e listar os principais elementos da Cultura de Massa que estão presentes em suas vidas diárias. Eles também devem ser capazes de explicar como esses elementos são disseminados e consumidos em massa.

  3. Analisar o impacto da Cultura de Massa na sociedade: Os alunos devem ser capazes de discutir e avaliar o impacto da Cultura de Massa na formação de identidades individuais e coletivas, no comportamento social e nas relações de poder. Eles devem ser capazes de argumentar tanto os aspectos positivos como os negativos desse fenômeno.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pensamento crítico: Através da análise da Cultura de Massa, os alunos devem ser incentivados a desenvolver suas habilidades de pensamento crítico, questionando, refletindo e formando suas próprias opiniões sobre o tema.

  2. Promover a participação ativa e o debate em sala de aula: Os alunos devem ser incentivados a participar ativamente nas discussões em sala de aula, compartilhando suas opiniões, ideias e dúvidas. O professor deve promover um ambiente de respeito e escuta ativa, onde todos se sintam à vontade para expressar suas opiniões.

  3. Estimular a pesquisa e o estudo autônomo: Para atingir os Objetivos da aula, os alunos devem ser incentivados a realizar pesquisas autônomas, buscando aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. O professor deve fornecer orientações e recursos para facilitar essa pesquisa.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos prévios: O professor deve começar a aula revisando conceitos prévios que são fundamentais para o entendimento do tema, como o conceito de cultura, a diferença entre cultura popular e cultura de massa, e a ideia de como a cultura é transmitida e consumida na sociedade. Esta revisão pode ser feita através de perguntas interativas para engajar os alunos e ativar seus conhecimentos prévios. (3 - 5 minutos)

  2. Situações problemas: Em seguida, o professor deve apresentar duas situações problemas para instigar a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos. A primeira pode ser a discussão sobre o impacto de um programa de televisão famoso na formação de opinião pública. A segunda pode ser a reflexão sobre como as redes sociais e a internet em geral estão moldando a cultura contemporânea. (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização da importância do assunto: O professor deve então contextualizar a importância do estudo da Cultura de Massa, explicando como este fenômeno influencia diretamente a vida dos alunos. Pode-se mencionar a influência da mídia, da publicidade, dos produtos de entretenimento, entre outros, na construção de suas identidades e comportamentos. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias relacionadas ao tema. Por exemplo, pode-se falar sobre como a cultura de massa surgiu durante a Revolução Industrial e se intensificou com a invenção da imprensa, do cinema e da televisão. Outra curiosidade pode ser a história por trás do surgimento de fenômenos culturais de massa, como o rock and roll, a moda dos anos 80, ou o fenômeno dos super-heróis no cinema. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: Análise de Letra de Música (10 - 12 minutos)

    1.1. Preparação: O professor deve preparar previamente algumas letras de músicas de artistas populares da atualidade que possuam elementos da cultura de massa. As letras devem ser escolhidas de modo a permitir a identificação clara desses elementos.

    1.2. Execução: Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá uma letra de música e deverá identificar os elementos da cultura de massa presentes nela. Eles devem discutir em grupo e anotar os elementos identificados.

    1.3. Discussão em sala: Cada grupo, então, apresentará suas conclusões para a classe. O professor deve conduzir uma discussão, questionando os alunos sobre suas escolhas e incentivando-os a pensar de forma crítica sobre o tema.

    1.4. Reflexão final: Para encerrar a atividade, o professor deve pedir para que os alunos reflitam, individualmente, sobre como a presença desses elementos na música pode influenciar a formação de suas opiniões e comportamentos.

  2. Atividade 2: Análise de Campanha Publicitária (10 - 12 minutos)

    2.1. Preparação: O professor deve preparar algumas campanhas publicitárias recentes que tenham sido amplamente veiculadas e que exemplifiquem a cultura de massa. As campanhas devem ser escolhidas de modo a permitir a identificação clara dos elementos da cultura de massa.

    2.2. Execução: Os alunos, ainda divididos em seus grupos, receberão uma campanha publicitária para analisar. Eles deverão identificar os elementos da cultura de massa presentes na campanha e discutir em grupo como esses elementos são utilizados para influenciar o público.

    2.3. Discussão em sala: Cada grupo apresentará suas conclusões para a classe. O professor deve conduzir uma discussão, questionando os alunos sobre suas escolhas e incentivando-os a pensar de forma crítica sobre o impacto da publicidade na cultura de massa.

    2.4. Reflexão final: Para encerrar a atividade, o professor deve pedir para que os alunos reflitam, individualmente, sobre como a cultura de massa influencia suas escolhas de consumo e como eles podem resistir a essa influência.

  3. Atividade 3: Criação de Produto Cultural de Massa (5 - 7 minutos)

    3.1. Preparação: O professor deve explicar que a cultura de massa não é necessariamente negativa e que, na verdade, ela pode ser uma forma de expressão e inclusão social. Para ilustrar isso, o professor deve propor que os grupos criem um produto cultural de massa, como uma música, um curta-metragem, um anúncio publicitário, um meme, entre outros.

    3.2. Execução: Cada grupo deve escolher um tipo de produto e criar um rascunho ou esboço do mesmo. Eles devem pensar em como podem incluir elementos da cultura de massa de uma forma positiva e criativa.

    3.3. Apresentação: Cada grupo apresentará seu plano para a criação do produto cultural. O professor deve fornecer feedback positivo e construtivo.

    3.4. Reflexão final: Para encerrar a atividade, o professor deve pedir para que os alunos reflitam, individualmente, sobre o que aprenderam com a atividade e como eles podem contribuir de forma consciente e crítica para a cultura de massa.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos): Após a Conclusão das atividades, o professor deve promover uma discussão em grupo para que cada equipe possa compartilhar suas conclusões e reflexões. É importante que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e expressar suas opiniões e ideias.

    1.1. O professor deve incentivar os alunos a relacionar suas descobertas durante as atividades com a teoria discutida na aula, reforçando a aplicação prática do conceito de Cultura de Massa.

    1.2. Além disso, o professor deve questionar os alunos sobre quais foram as dificuldades encontradas durante as atividades, quais questões ainda não foram respondidas e quais tópicos eles gostariam de explorar mais a fundo.

  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos): O professor deve então retomar os conceitos teóricos apresentados no início da aula e conectar com as atividades realizadas.

    2.1. O professor deve destacar como a análise das letras de música e das campanhas publicitárias permitiu aos alunos identificar os elementos da Cultura de Massa na sociedade contemporânea.

    2.2. Além disso, o professor deve reforçar como a atividade de criação de um produto cultural de massa permitiu aos alunos compreender de forma prática e criativa o impacto desse fenômeno.

  3. Reflexão final (3 - 4 minutos): Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam, individualmente, sobre o que aprenderam.

    3.1. O professor deve fazer perguntas orientadoras, como:

     3.1.1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
     
     3.1.2. Quais questões ainda não foram respondidas?
     
     3.1.3. Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em sua vida diária?
     
    

    3.2. O professor deve dar um minuto para os alunos pensarem e, em seguida, pedir que alguns compartilhem suas respostas com a classe.

    3.3. O professor deve encorajar os alunos a continuarem refletindo sobre o tema após a aula, incentivando-os a fazer conexões com o mundo ao seu redor e a buscar respostas para suas perguntas através de pesquisas autônomas.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos): O professor deve começar a Conclusão da aula fazendo um resumo dos principais pontos discutidos e aprendidos. Isso inclui a definição de Cultura de Massa, a diferenciação entre Cultura de Massa e Cultura Popular, a identificação dos elementos da Cultura de Massa na sociedade contemporânea e a análise do impacto da Cultura de Massa na formação de identidades individuais e coletivas, no comportamento social e nas relações de poder. O professor deve garantir que todos os alunos tenham entendido esses conceitos fundamentais antes de prosseguir.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria sobre Cultura de Massa com a prática. Isso pode ser feito relembrando as atividades realizadas, como a análise de letras de música e de campanhas publicitárias, que permitiram aos alunos identificar os elementos da Cultura de Massa de forma concreta e aplicada. Além disso, o professor deve destacar como a atividade de criação de um produto cultural de massa permitiu aos alunos compreender de forma prática e criativa o impacto desse fenômeno.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor deve então sugerir alguns materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Estes podem incluir leituras, documentários, filmes, músicas, podcasts, entre outros. É importante que os materiais sejam variados e acessíveis, para que todos os alunos possam explorar o tema de acordo com seus interesses e habilidades.

  4. Importância do Tema (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do estudo da Cultura de Massa para a vida dos alunos. O professor deve explicar que, vivendo em uma sociedade cada vez mais globalizada e conectada, é essencial entender como a cultura é produzida, disseminada e consumida em massa. O conhecimento sobre a Cultura de Massa permite aos alunos serem mais críticos em relação às influências culturais que recebem, e mais conscientes de como essas influências afetam suas identidades, comportamentos e relações com o mundo. Além disso, o professor deve enfatizar que a Sociologia, disciplina que estuda a cultura e a sociedade, é uma ferramenta poderosa para compreender e transformar o mundo em que vivemos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies