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Plano de aula de Diversidade Brasileira

Sociologia

Original Teachy

'EM13CHS101'

Diversidade Brasileira

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Diversidade Brasileira

Palavras ChaveDiversidade Brasileira, Contribuições Culturais, Povos Indígenas, Europeus, Africanos, Asiáticos, Feira Cultural, Mapa Interativo, Teatro das Culturas, Reflexão Crítica, Interatividade, Trabalho em Grupo, Aplicação Prática
Materiais NecessáriosCartolinas, Tecidos coloridos, Livros sobre diversidade cultural e histórica, Acesso à internet para pesquisas, Objetos pequenos para decoração de estandes, Fitas adesivas, Marcadores permanentes, Papéis coloridos, Projetor para apresentações, Espaço na sala para montagem de estandes e peças teatrais
Códigos BNCCEM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.; EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.; EM13CHS601: Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaSociologia
Unidade TemáticaSociologia

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos serve para estabelecer claramente o foco da aula, garantindo que tanto o professor quanto os alunos estejam alinhados quanto ao que é esperado ser aprendido e discutido. Ao definir objetivos específicos, a aula ganha direção e os alunos têm uma compreensão clara do que precisa ser alcançado, permitindo um engajamento mais efetivo com o conteúdo e as atividades propostas.

Objetivos principais:

1. Descrever e analisar as contribuições culturais, sociais e econômicas dos povos indígenas, europeus, africanos e asiáticos na formação da sociedade brasileira.

2. Discutir e compreender as dinâmicas atuais de diversidade cultural e étnica no Brasil e como essas influências se manifestam nas diferentes regiões e aspectos da vida cotidiana.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar a reflexão crítica sobre o conceito de multiculturalismo e suas implicações na identidade nacional brasileira.
  2. Incentivar a capacidade de argumentação e debate sobre temas relacionados à diversidade étnica e cultural.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução tem como objetivo envolver os alunos com o tema da diversidade brasileira, utilizando situações problema que incentivem o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento prévio. Além disso, ao contextualizar a importância do assunto com exemplos do cotidiano e curiosidades, busca-se estabelecer uma conexão mais pessoal e relevante dos alunos com o conteúdo, preparando o terreno para a aplicação prática e discussão em sala.

Situações Problema

1. Imagine que você está organizando uma feira cultural na escola para celebrar a diversidade brasileira. Quais elementos culturais de diferentes regiões do Brasil você incluiria e por quê?

2. Um grupo de turistas estrangeiros visita sua cidade e pede para conhecer mais sobre a história e cultura locais. Como você explicaria as influências dos povos indígenas, europeus, africanos e asiáticos na formação da identidade da sua região?

Contextualização

A diversidade brasileira não é apenas um assunto de livro, ela está presente em nosso cotidiano, nas ruas, nas festas, na culinária e até nas famílias. Por exemplo, o Carnaval, uma das maiores festas do mundo, é um reflexo da mistura cultural do Brasil, com influências africanas, indígenas e europeias. Além disso, curiosidades como a origem do samba, que tem raízes africanas, ou a presença de descendentes de japoneses em São Paulo, que formam uma das maiores comunidades japonesas fora do Japão, demonstram como essas influências moldaram nossa sociedade e identidade.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e criativa o conhecimento adquirido sobre a diversidade brasileira. Ao trabalhar em grupos, eles são incentivados a colaborar, pesquisar, apresentar e refletir sobre as influências culturais dos diferentes povos que moldaram o Brasil. Essas atividades não apenas reforçam o aprendizado, mas também promovem habilidades de comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Feira Cultural: Um Passeio pela Diversidade Brasileira

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender e representar visualmente as contribuições dos diferentes povos na formação cultural e histórica do Brasil, promovendo a interação e o aprendizado entre os alunos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo representará uma região do Brasil, considerando as influências dos povos indígenas, europeus, africanos e asiáticos. Eles terão que criar estandes que representem as contribuições culturais e históricas desses povos, utilizando elementos como danças, músicas, culinária, vestuário e artesanato.

- Instruções:

  • Dividir a sala em grupos de até 5 alunos, cada um representando uma região do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

  • Pesquisar em livros ou online sobre as tradições culturais e histórias dos povos que habitavam ou influenciaram cada região.

  • Criar um estande usando cartolinas, tecidos e outros materiais disponíveis na sala, representando essas tradições e influências.

  • Preparar uma apresentação curta (5 minutos) para explicar os elementos do estande e suas significâncias culturais e históricas.

  • Realizar uma feira na sala de aula, onde cada grupo visita os estandes dos outros para aprender e interagir.

Atividade 2 - Mapa da Diversidade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e compreender geograficamente as diversidades culturais do Brasil, promovendo um entendimento mais concreto e interativo das influências dos diferentes povos.

- Descrição: Os alunos, em grupos, irão criar um grande mapa do Brasil na parede, utilizando materiais como tecidos coloridos, desenhos, fotos e pequenos objetos que representem as influências dos povos indígenas, europeus, africanos e asiáticos em diferentes regiões do país. Cada grupo será responsável por uma região específica.

- Instruções:

  • Dividir a classe em cinco grupos, cada um responsável por uma região diferente do Brasil.

  • Pesquisar e discutir em grupo as influências culturais de cada povo na região designada.

  • Desenhar e montar no mapa as representações visuais das influências culturais, utilizando tecidos, desenhos e objetos pequenos.

  • Apresentar o mapa final para a classe, explicando as influências representadas e como elas se manifestam na região.

  • Receber feedback dos colegas sobre a representação feita.

Atividade 3 - Teatro das Culturas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar de forma criativa e interativa as interações culturais entre os povos que formaram o Brasil, promovendo uma compreensão mais profunda e empática das diversas culturas.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, cada grupo de alunos criará e apresentará uma pequena peça teatral que ilustre a chegada e interação dos diferentes povos no Brasil, focando em como essas culturas se misturaram e influenciaram umas às outras.

- Instruções:

  • Dividir os alunos em grupos e atribuir a cada grupo a representação de um povo (indígenas, europeus, africanos ou asiáticos).

  • Pesquisar e ensaiar uma breve peça teatral que conte a história da chegada desses povos ao Brasil e suas interações.

  • Incluir elementos culturais como danças, músicas, vestuário e falas na língua original dos povos, se possível.

  • Apresentar as peças para a classe, seguidas de uma breve discussão sobre as interações representadas.

  • Refletir, em grupo, sobre como o teatro ajudou a compreender melhor a diversidade cultural brasileira.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e como aplicaram o conhecimento sobre a diversidade brasileira. Esta discussão ajuda a reforçar a compreensão dos alunos sobre a amplitude e a importância da diversidade cultural no Brasil, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. O feedback coletivo também serve para avaliar o sucesso das atividades e identificar áreas que podem necessitar de mais exploração ou esclarecimento.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, organize uma grande discussão em grupo, reunindo todos os alunos para compartilhar suas experiências e aprendizados. Inicie a discussão com uma breve introdução, explicando que o objetivo é refletir sobre como as diferentes culturas se manifestam no Brasil e como cada grupo abordou a representação dessas culturas. Encoraje os alunos a discutir não apenas o que aprenderam, mas também como se sentiram ao trabalhar com colegas de diferentes perspectivas culturais.

Perguntas Chave

1. Quais foram os aspectos mais surpreendentes que vocês descobriram sobre a influência de diferentes culturas em uma região específica do Brasil?

2. Como a sua compreensão sobre a identidade brasileira mudou após participar das atividades?

3. De que maneira a diversidade cultural pode ser melhor integrada e valorizada em nossa sociedade?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa de conclusão é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos conectem as atividades práticas com os conceitos teóricos estudados e reflitam sobre a importância da diversidade cultural no cotidiano. Além disso, serve para reforçar a memória dos alunos sobre os conteúdos abordados e destacar a aplicabilidade desses conhecimentos em diferentes contextos, preparando-os para uma maior conscientização e apreciação da diversidade brasileira.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre a diversidade brasileira, enfatizando as contribuições dos povos indígenas, europeus, africanos e asiáticos. Este momento serve para reforçar o entendimento dos alunos sobre como essas influências se manifestam na cultura, na sociedade e na identidade do Brasil.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou teoria e prática ao permitir que os alunos, por meio de atividades práticas, visualizassem e interagissem com a diversidade cultural brasileira. Ao aplicar o conhecimento teórico em situações reais, como a criação de estandes, mapas e peças teatrais, os alunos puderam ver a teoria em ação, facilitando uma compreensão mais profunda e significativa do conteúdo.

Fechamento

Por fim, é vital destacar a relevância da diversidade brasileira em nossa vida diária. Compreender e valorizar essas diferenças culturais não apenas enriquece nosso conhecimento, mas também promove a tolerância e o respeito mútuo, fundamentais em uma sociedade cada vez mais plural e interconectada.

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