Entrar

Plano de aula de Desigualdade Social

Sociologia

Original Teachy

'EM13CHS401'

Desigualdade Social

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Desigualdade Social

Palavras ChaveDesigualdade Social, Sociologia, Redes Sociais, Educação Ativa, Metodologia Digital, Justiça Social, Pobreza, Engajamento, Atividades Práticas, Aprendizado Colaborativo, Pesquisa Digital, Comunicação, Criatividade, Tecnologia, Feedback 360°
Materiais NecessáriosCelulares, Acesso à Internet, Contas em Redes Sociais (Instagram, TikTok), Computadores ou Tablets, Plataformas de criação de jogos (Kahoot!, Quizizz), Câmeras ou smartphones para gravação de vídeos, Aplicativos de edição de vídeo (iMovie, VivaVideo, etc.), Projetor ou Tela para apresentações, Materiais de escrita (cadernos, canetas)
Códigos BNCCEM13CHS401: Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.; EM13CHS403: Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaSociologia
Unidade TemáticaSociologia

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão clara dos objetivos principais da aula, preparando-os para uma análise crítica e participativa das relações econômicas e sociais que causam a desigualdade, além dos problemas decorrentes da pobreza. Esta preparação inicial é crucial para que os alunos possam aproveitar ao máximo as atividades práticas e discussões que se seguirão, promovendo um aprendizado ativo e significativo.

Objetivos principais:

1. Analisar as relações econômicas que contribuem para a desigualdade social.

2. Identificar os diversos problemas causados pela pobreza, com ênfase nas dinâmicas sociais modernas.

3. Compreender as interações entre fatores sociais e econômicos na perpetuação da desigualdade.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a reflexão crítica sobre as condições socioeconômicas locais e globais.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início, utilizando ferramentas que fazem parte do dia a dia deles, como os celulares e as redes sociais. Ao buscar e compartilhar fatos sobre desigualdade social, os alunos começarão a pensar criticamente sobre o tema, o que facilitará a transição para as atividades práticas e discussões subsequentes. Isso também fortalecerá suas habilidades de pesquisa e análise de informações digitais.

Aquecendo

Para iniciar a aula sobre desigualdade social, explique brevemente o tema destacando as relações econômicas e sociais que contribuem para a desigualdade e os diversos problemas causados pela pobreza. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre desigualdade social nas redes sociais ou em sites de notícias, compartilhando com a turma para enriquecer a discussão.

Reflexões Iniciais

1. Quais são as principais causas da desigualdade social no contexto atual?

2. Como as redes sociais podem influenciar nossa percepção sobre a desigualdade social?

3. Quais são os impactos da desigualdade social na vida das pessoas?

4. De que forma a desigualdade social se manifesta em diferentes partes do mundo?

5. Como a desigualdade social afeta o acesso aos serviços básicos, como educação e saúde?

Desenvolvimento

Duração: 65 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência de aprendizado ativa e colaborativa, utilizando as tecnologias digitais para explorar e entender a temática da desigualdade social. As atividades propostas visam desenvolver habilidades práticas como pesquisa, comunicação, criatividade e uso de tecnologia, ao mesmo tempo que incentivam uma reflexão crítica sobre as questões sociais e econômicas contemporâneas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores da Justiça Social

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar as redes sociais como um meio de conscientização sobre desigualdade social e pobreza, desenvolvendo habilidades de comunicação e marketing digital.

- Descrição: Os alunos irão criar perfis fictícios de influenciadores digitais focados em desigualdade social. Eles usarão suas redes sociais para educar e engajar o público sobre as causas e consequências da pobreza.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar um perfil fictício de um influenciador digital no Instagram ou TikTok.

  • Os alunos deverão desenvolver uma série de postagens (3 a 5) usando textos, imagens e vídeos para ilustrar as causas da desigualdade social e os impactos da pobreza.

  • Incentive os alunos a usar hashtags, stories e enquetes para aumentar o engajamento.

  • Os grupos devem apresentar suas campanhas para a turma, explicando suas escolhas de conteúdo e estratégia.

Atividade 2 - Jogo da Desigualdade

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover o aprendizado ativo e colaborativo sobre desigualdade social através da criação de um jogo educacional, desenvolvendo habilidades de pesquisa e criatividade.

- Descrição: Os alunos irão criar um jogo educativo online usando plataformas como Kahoot! ou Quizizz. O jogo deve abordar temas relacionados à desigualdade social e incentivar reflexões sobre como mitigá-la.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma plataforma de criação de jogos (Kahoot!, Quizizz, etc.).

  • Os alunos devem desenvolver um jogo de perguntas e respostas que aborde tópicos relacionados à desigualdade social e pobreza.

  • Incentive os alunos a incluir perguntas de diferentes níveis de dificuldade e a utilizar imagens e vídeos curtos para enriquecer o conteúdo.

  • Os grupos devem testar o jogo entre si e depois apresentar para o restante da turma, jogando coletivamente.

Atividade 3 - Documentário Social

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a compreensão profunda da desigualdade social através da produção de um conteúdo audiovisual que exercite a pesquisa, a criatividade e a habilidade tecnológica.

- Descrição: Os alunos irão produzir um mini-documentário sobre desigualdade social usando seus celulares. Eles deverão entrevistar familiares, amigos ou usar clipes de vídeos da internet para ilustrar os diferentes aspectos da temática.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve planejar e produzir um mini-documentário de 5 a 7 minutos sobre desigualdade social.

  • Os alunos devem escolher um aspecto específico da desigualdade social para focar (educação, saúde, moradia, etc.).

  • Incentive os alunos a usar entrevistas, clipes de vídeos da internet, narrações e gráficos para criar um documentário envolvente e informativo.

  • Os grupos devem editar seus vídeos utilizando aplicativos como iMovie, VivaVideo ou outro disponível.

  • Os alunos devem apresentar seus documentários para a turma, discutindo as principais descobertas e aprendizados.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e compartilhem suas experiências com os colegas, promovendo um aprendizado colaborativo e aprofundado. O feedback 360° incentiva a autocrítica e o desenvolvimento de habilidades interpessoais, preparando os alunos para futuras atividades em grupo e projetos colaborativos.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades. Use o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: "Agora que todos completaram suas atividades, vamos compartilhar e discutir o que aprendemos. Cada grupo terá alguns minutos para apresentar suas principais descobertas e reflexões."
  2. Apresentação dos Grupos: Peça a cada grupo para apresentar, em ordem, suas campanhas de redes sociais, jogos educativos ou mini-documentários.
  3. Discussão Aberta: Após cada apresentação, abra a discussão para perguntas e comentários dos demais alunos.
  4. Síntese Final: Termine a discussão resumindo os principais pontos levantados pelos alunos e destacando a importância de ações concretas para mitigar a desigualdade social.

Reflexões

1. Quais foram as principais causas de desigualdade social que vocês identificaram nas atividades realizadas? 2. Como as atividades ajudaram a entender melhor os impactos da desigualdade social na vida das pessoas? 3. Quais soluções ou ações vocês acreditam que poderiam ser eficazes para reduzir a desigualdade social?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360° onde cada estudante do grupo deve receber um feedback dos outros membros do grupo. Orientar a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, abordando os seguintes pontos:

  1. Pontos Fortes: Destaque os aspectos positivos da contribuição de cada membro para a atividade.
  2. Áreas de Melhoria: Sinalize oportunidades de melhoria de forma construtiva e amigável.
  3. Reflexão Pessoal: Cada aluno deve fazer uma breve autoavaliação sobre sua participação e aprendizado durante a atividade.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é proporcionar uma síntese envolvente e significativa dos principais conteúdos abordados, conectando-os às dinâmicas do mundo atual. Esta conclusão reforça a importância do tema estudado e prepara os alunos para aplicar suas novas habilidades de forma prática e consciente em suas vidas cotidianas. 

Resumo

Resumo: Imagine que o mundo é um grande jogo online, com diferentes níveis de dificuldade para cada jogador.  Alguns têm acesso a power-ups enquanto outros enfrentam obstáculos constantemente. A aula de hoje foi sobre entender essas diferenças no 'jogo da vida real', que chamamos de desigualdade social. Exploramos como as relações econômicas e sociais criam essas desigualdades e os desafios que surgem, como acesso limitado a educação e saúde. A criação de perfis de influenciadores, jogos e documentários foram nossas 'missões' para entender melhor esse fenômeno. ️

No Mundo

No Mundo: Nesta era digital, as redes sociais influenciam fortemente a percepção pública sobre a desigualdade social. Memes, hashtags e campanhas virais podem tanto aumentar a conscientização quanto perpetuar estereótipos. A aula conectou esses aspectos modernos ao fomentar uma visão crítica sobre como a informação é compartilhada e consumida, ajudando os alunos a se tornarem agentes ativos na luta contra a desigualdade. #DesigualdadeSocial #JustiçaSocial

Na Prática

Aplicações: A desigualdade social não é apenas um conceito abstrato; ela afeta diretamente o dia a dia de todos. Seja na escola, no trabalho ou nas redes sociais, compreender essas dinâmicas ajuda a promover atitudes mais empáticas e soluções inovadoras para reduzir as disparidades. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies