Entrar

Plano de aula de Verbos: Pretérito Imperfecto y Pretérito Perfecto del Subjuntivo

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Pretérito Imperfecto y Pretérito Perfecto del Subjuntivo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Familiarização com o conceito e funcionamento dos verbos no modo subjuntivo, com foco nos Pretéritos Imperfecto y Pretérito Perfecto.

    • Os alunos devem ser capazes de identificar a diferença entre o Pretérito Imperfecto e o Pretérito Perfecto do Subjuntivo e entender quando cada um é utilizado.

    • Devem também ser capazes de conjugar os verbos regulares e entender as alterações que ocorrem em alguns verbos irregulares.

  2. Prática na formação e uso de frases no modo subjuntivo, com ênfase nos Pretéritos Imperfecto y Pretérito Perfecto.

    • Os alunos devem ser capazes de formar frases corretamente no modo subjuntivo, usando tanto os Pretéritos Imperfecto como Pretérito Perfecto.
  3. Desenvolvimento da habilidade de compreensão e produção escrita utilizando o modo subjuntivo.

    • Os alunos devem ser capazes de ler e entender textos que usam o modo subjuntivo, bem como produzir seus próprios textos, utilizando corretamente os Pretéritos Imperfecto y Pretérito Perfecto.

Objetivos secundários:

  • Estimular a participação ativa dos alunos através de discussões e atividades em grupo.

  • Promover a autoavaliação e o feedback construtivo entre os alunos para fortalecer o aprendizado colaborativo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve iniciar a aula revendo brevemente os conceitos de modo subjuntivo, que foram estudados nas aulas anteriores. Isto pode ser feito através de uma rápida discussão com os alunos ou de uma atividade interativa, como um jogo de adivinhação de palavras ou uma competição de conjugação verbal. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor deve então apresentar duas situações-problema que irão contextualizar o uso dos Pretéritos Imperfecto y Pretérito Perfecto del Subjuntivo.

    • Situação 1: "Imaginem que vocês estão escrevendo um e-mail formal para um professor ou chefe e precisam expressar um pedido ou sugestão de forma respeitosa, mas incerta. Como vocês fariam isso?" (3 - 5 minutos)

    • Situação 2: "Agora, pensem em uma conversa com um amigo próximo, onde vocês estão compartilhando um desejo ou esperança para o futuro. Como vocês expressariam isso em espanhol?" (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização da importância do assunto: O professor deve então explicar a importância do uso do modo subjuntivo na língua espanhola, ressaltando que é um recurso linguístico fundamental para expressar incerteza, dúvida, desejo, sugestões, entre outros. Além disso, deve-se destacar que o uso correto do subjuntivo pode fazer diferença em situações formais de comunicação, como em e-mails, cartas ou conversas profissionais. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução do tópico: Para introduzir o tópico de forma interessante e cativante, o professor pode:

    • Curiosidade 1: "Sabiam que o espanhol é uma das poucas línguas que ainda mantém o uso do subjuntivo de forma tão intensa? Isso se deve à riqueza da língua e à sua evolução ao longo dos séculos." (1 minuto)

    • Curiosidade 2: "Vocês sabiam que, em algumas regiões da Espanha, o Pretérito Imperfecto do Subjuntivo é usado no lugar do Pretérito Perfeito do Indicativo? Isso pode causar confusão para os falantes não nativos, mas é um exemplo interessante da diversidade da língua espanhola." (1 minuto)

    • Apresentação do tópico: "Hoje, vamos aprofundar nosso conhecimento sobre o uso do subjuntivo, focando especialmente nos Pretéritos Imperfecto y Pretérito Perfecto. Vamos entender quando e como usá-los e praticar bastante para que vocês se sintam confortáveis com essas formas verbais." (1 minuto)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Viagem no Tempo" (10 - 12 minutos)

    • Divisão da turma: Os alunos serão divididos em grupos de no máximo cinco pessoas.

    • Materiais: Cada grupo receberá uma folha de papel, canetas coloridas, cartões com verbos no infinitivo e cartões com situações de uso do subjuntivo.

    • Desenvolvimento: Cada grupo deverá formar frases no Pretérito Imperfecto y Pretérito Perfecto do Subjuntivo, utilizando os verbos e as situações de uso fornecidas nos cartões. As frases devem ser escritas na folha de papel e ilustradas com desenhos.

    • Objetivo: O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos pratiquem a formação de frases no modo subjuntivo, ao mesmo tempo em que trabalham a habilidade de contextualização do uso deste modo verbal.

  2. Atividade "Subjuntivo no Cotidiano" (10 - 12 minutos)

    • Desenvolvimento: Nesta atividade, os alunos deverão buscar exemplos de uso do subjuntivo em músicas, notícias, filmes, séries ou em qualquer outro contexto do cotidiano. Eles podem usar seus smartphones ou outros dispositivos eletrônicos para realizar a pesquisa.

    • Objetivo: O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos percebam a presença do subjuntivo em diversos contextos reais, tornando o aprendizado mais significativo e contextualizado.

    • Apresentação dos exemplos: Após a pesquisa, cada grupo deverá apresentar para a turma alguns dos exemplos que encontraram, explicando a situação de uso do subjuntivo em cada um deles. O professor deverá corrigir e complementar as explicações dos alunos, sempre que necessário.

  3. Atividade "Conjugando em Movimento" (5 - 7 minutos)

    • Materiais: O professor deverá preparar previamente cartões com verbos no infinitivo.

    • Desenvolvimento: Nesta atividade, os alunos deverão formar uma fila indiana na sala de aula. O primeiro aluno da fila deve pegar um cartão com um verbo no infinitivo, conjugar este verbo no Pretérito Imperfecto y Pretérito Perfecto do Subjuntivo e falar a frase em voz alta. Em seguida, o aluno passa o cartão para o próximo da fila, que repete o processo. O objetivo é que todos os alunos da fila tenham a oportunidade de conjugar um verbo.

    • Objetivo: O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos pratiquem a conjugação verbal de forma lúdica e dinâmica, ao mesmo tempo em que exercitam a oralidade.

Ao final do Desenvolvimento, o professor deve fazer uma revisão dos principais pontos abordados nas atividades, esclarecendo eventuais dúvidas e reforçando os conceitos aprendidos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos em uma grande roda de discussão. Cada grupo terá um tempo máximo de 3 minutos para compartilhar as soluções ou conclusões encontradas durante as atividades.
    • O professor deve incentivar a participação de todos os alunos, garantindo que cada grupo tenha a oportunidade de compartilhar suas ideias e experiências.
    • Durante as apresentações, o professor deve fazer intervenções pontuais, corrigindo eventuais erros e reforçando os pontos positivos. É importante que o professor esteja atento para identificar pontos de dificuldade comuns entre os alunos, que possam necessitar de uma revisão mais detalhada em aulas futuras.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)

    • Após as apresentações dos grupos, o professor deve retomar os principais conceitos teóricos abordados na aula, estabelecendo a conexão com as atividades práticas realizadas.
    • O professor deve explicar como a teoria foi aplicada na prática e o que os alunos aprenderam com as atividades. Isso ajudará a consolidar o conhecimento adquirido e a esclarecer possíveis dúvidas que ainda possam existir.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma breve reflexão individual. O professor pode sugerir as seguintes perguntas para orientar a reflexão:
      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre as respostas para essas perguntas. Após esse tempo, o professor deve pedir que alguns alunos compartilhem suas reflexões com a turma.
    • O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos se tornem mais conscientes de seu próprio processo de aprendizagem, identificando os pontos fortes e as áreas que ainda precisam de mais estudo.
  4. Feedback e Encerramento (1 minuto)

    • Com base nas reflexões dos alunos e nas discussões em grupo, o professor deve identificar os pontos que foram bem compreendidos e os que ainda precisam ser reforçados.
    • O professor deve encerrar a aula agradecendo a participação de todos e reforçando a importância do estudo contínuo e da prática para o domínio do conteúdo. Além disso, deve-se informar sobre os conteúdos que serão abordados na próxima aula e, se necessário, sobre as atividades que devem ser realizadas como tarefa de casa.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos)

    • O professor deve fazer um breve resumo dos tópicos principais abordados durante a aula. Isso inclui a definição e diferenças entre o Pretérito Imperfecto e o Pretérito Perfecto do Subjuntivo, a formação e uso desses tempos verbais, e a importância do modo subjuntivo na língua espanhola.
    • O professor deve reforçar os conceitos mais importantes, esclarecer eventuais dúvidas que ainda possam existir e corrigir possíveis equívocos.
  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação do conhecimento. Isso pode ser feito relembrando as atividades realizadas, os exemplos práticos discutidos e a relevância do conteúdo para situações reais de comunicação em espanhol.
    • O professor também pode fazer referência a como a aula permitiu aos alunos aplicar habilidades de pensamento crítico, colaboração e comunicação.
  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o uso do subjuntivo. Isso pode incluir sites de idiomas, vídeos educativos, exercícios online, entre outros.
  4. Relevância do Assunto (1 minuto)

    • Finalmente, o professor deve enfatizar a importância do uso correto do modo subjuntivo na língua espanhola, ressaltando que essa habilidade pode fazer diferença não apenas no contexto acadêmico, mas também em situações cotidianas e profissionais.
    • Além disso, o professor pode incentivar os alunos a observar o uso do subjuntivo em seu dia a dia, seja em músicas, filmes, livros ou conversas com falantes nativos de espanhol. Isso pode ajudar a consolidar o aprendizado e a tornar a língua mais viva e relevante para os alunos.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies