Entrar

Plano de aula de Brasil e Mundo Complexos Industriais e Commodities: Revisão

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Brasil e Mundo Complexos Industriais e Commodities: Revisão

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a definição de complexos industriais e commodities, e sua importância para o Brasil e o mundo.
  2. Analisar a formação e distribuição dos complexos industriais brasileiros, identificando as principais áreas de produção e os recursos naturais envolvidos.
  3. Relacionar a produção de commodities brasileiras com o complexo industrial, observando como a industrialização desses produtos pode gerar valor agregado e impulsionar o Desenvolvimento econômico.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica ao utilizar diversas fontes de informação para aprofundar o entendimento sobre o tema.
  2. Fomentar a participação ativa dos alunos através de discussões em grupo e apresentações, promovendo a habilidade de expressão oral e a argumentação.
  3. Estimular a consciência socioambiental ao discutir os impactos da industrialização e da produção de commodities no meio ambiente e na sociedade.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor iniciará a aula fazendo uma rápida revisão dos conceitos relacionados à industrialização, comércio e economia global, que foram abordados em aulas anteriores. Será reforçada a ideia de que a industrialização é um processo fundamental para o Desenvolvimento econômico dos países, e que o comércio de produtos primários (commodities) e industrializados é uma atividade central na economia global.

  2. Situações-problema: O professor apresentará duas situações-problema para instigar a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos. A primeira situação poderia ser: "Por que alguns países, como o Brasil, produzem principalmente commodities, enquanto outros, como a China, produzem uma grande variedade de produtos industrializados?" A segunda situação-problema poderia ser: "Como a industrialização de commodities, como a soja e o minério de ferro, pode beneficiar um país, como o Brasil, em comparação com a exportação desses produtos de forma bruta?"

  3. Contextualização: O professor explicará a importância do estudo dos complexos industriais e commodities, contextualizando com exemplos reais. Será destacado como a industrialização de commodities pode gerar valor agregado e impulsionar o Desenvolvimento econômico de um país, além de contribuir para a diversificação da economia e a geração de empregos.

  4. Ganho de atenção: Para despertar o interesse dos alunos, o professor apresentará duas curiosidades. A primeira curiosidade poderia ser: "Você sabia que o Brasil é um dos maiores produtores de commodities agrícolas do mundo, como a soja e o café, e também um dos maiores produtores de minério de ferro, uma commodity mineral?" A segunda curiosidade poderia ser: "Você sabia que a industrialização de commodities é um dos principais desafios para o Brasil se tornar um país mais desenvolvido e menos dependente da exportação de produtos primários?"

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Mapeamento de Complexos Industriais Brasileiros (10 - 12 minutos):

    • Preparação: O professor dividirá a turma em grupos de até cinco alunos. Cada grupo receberá um mapa do Brasil e marcadores coloridos. Além disso, cada grupo terá acesso a um conjunto de cartões com o nome de diferentes complexos industriais (por exemplo, o Complexo Industrial de Suape, o Complexo Industrial de Camaçari, etc.) e comodities (por exemplo, soja, minério de ferro, petróleo, etc.).

    • Execução: Os alunos, em seus respectivos grupos, deverão identificar no mapa a localização dos complexos industriais e associá-los às commodities que produzem. Eles deverão utilizar os marcadores coloridos para diferenciar os complexos industriais e as commodities no mapa. Por exemplo, o Complexo Industrial de Suape poderia ser marcado com um marcador azul (representando a indústria) e o minério de ferro com um marcador vermelho (representando a commodity).

    • Discussão em Grupo: Após completarem o mapeamento, cada grupo deverá apresentar seu trabalho para a classe, explicando a localização dos complexos industriais e a relação com as commodities. Eles também deverão discutir as possíveis implicações socioambientais e econômicas da industrialização dessas commodities.

  2. Atividade de Simulação de Negociação de Commodities (10 - 12 minutos):

    • Preparação: O professor irá preparar uma atividade de simulação de negociação de commodities. Cada grupo receberá uma "cotação" de preços de diferentes commodities (por exemplo, soja, minério de ferro, petróleo, etc.) e um conjunto de cartões que representam diferentes etapas do processo de industrialização (por exemplo, plantio e colheita, transporte, processamento industrial, etc.). Cada etapa do processo de industrialização terá um custo associado, que será deduzido da "receita" total da venda da commodity.

    • Execução: Os grupos terão que decidir quais etapas do processo de industrialização irão realizar, levando em consideração o custo de cada etapa e a receita esperada da venda da commodity. Eles terão um tempo limitado para chegar a uma decisão e justificar suas escolhas.

    • Discussão em Grupo: Após a atividade, os grupos irão discutir suas decisões e justificativas. O professor irá facilitar a discussão, incentivando os alunos a considerar não apenas o aspecto econômico, mas também o impacto socioambiental de suas decisões.

  3. Atividade de Discussão sobre o Desenvolvimento Sustentável (5 - 7 minutos):

    • Preparação: O professor irá preparar um conjunto de perguntas para promover uma discussão sobre o Desenvolvimento sustentável. As perguntas poderiam incluir: "Como podemos promover a industrialização de commodities de forma sustentável, levando em consideração o meio ambiente e as comunidades locais?" e "Quais são os desafios e as oportunidades da industrialização de commodities para o Desenvolvimento sustentável do Brasil?".

    • Execução: O professor irá propor as perguntas e permitir que os alunos discutam em seus grupos. Cada grupo deverá registrar suas respostas.

    • Discussão em Grupo: Após a discussão, cada grupo irá apresentar suas respostas para a classe. O professor irá concluir a atividade ressaltando a importância do Desenvolvimento sustentável na industrialização de commodities.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor irá reunir todos os grupos para uma discussão coletiva. Cada grupo terá até 2 minutos para compartilhar as soluções ou conclusões a que chegaram durante a atividade. Esta é uma oportunidade para os alunos ouvirem as perspectivas uns dos outros e aprenderem com diferentes abordagens para o mesmo problema.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): O professor, em seguida, fará a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada na Introdução da aula. Ele irá destacar como o mapeamento dos complexos industriais e a simulação de negociação de commodities ilustram os conceitos de complexos industriais e commodities, e como a atividade de discussão sobre o Desenvolvimento sustentável aprofunda a compreensão dos alunos sobre a relação entre industrialização, commodities e Desenvolvimento econômico.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): O professor proporá que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Ele fará perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais perguntas ainda não foram respondidas?". Os alunos terão um minuto para pensar sobre as respostas e, em seguida, serão encorajados a compartilhar suas reflexões com a classe. Esta etapa é crucial para consolidar o aprendizado e identificar quaisquer lacunas de compreensão que possam precisar de esclarecimento em aulas futuras.

  4. Feedback e Encerramento (1 minuto): O professor encerrará a aula agradecendo a participação ativa dos alunos e fornecendo um breve feedback sobre o desempenho da turma durante a aula. Ele também pode dar uma prévia do que será abordado na próxima aula, a fim de manter o interesse e a motivação dos alunos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo (2 - 3 minutos): O professor resumirá os principais pontos abordados durante a aula, reforçando a definição de complexos industriais, commodities e a relação entre ambos. Ele destacará as principais áreas de produção de commodities no Brasil, bem como os recursos naturais envolvidos. Além disso, ressaltará a importância da industrialização de commodities para o Desenvolvimento econômico do país, e os desafios e oportunidades associados a esse processo.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos): O professor explicará como as atividades práticas realizadas durante a aula ajudaram a consolidar a compreensão teórica do tema. Ele destacará como o mapeamento dos complexos industriais e a simulação de negociação de commodities permitiram aos alunos visualizar de forma concreta a distribuição geográfica e o processo de industrialização das commodities. Além disso, ressaltará como a discussão sobre o Desenvolvimento sustentável permitiu aos alunos refletir sobre a importância de conciliar o Desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente e o bem-estar das comunidades locais.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor sugerirá alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tema. Esses materiais podem incluir artigos, documentários, infográficos, jogos educativos e sites de instituições governamentais ou não governamentais relacionadas ao assunto. Ele também pode sugerir tópicos de pesquisa ou discussão para serem explorados em casa ou em aulas futuras.

  4. Relevância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor reforçará a importância do estudo dos complexos industriais e commodities para a vida cotidiana dos alunos. Ele explicará como a produção e o comércio de commodities afetam a economia do país, e consequentemente, a vida de cada um. Além disso, ele ressaltará a relevância do tema para o contexto global, destacando a importância do Brasil como um dos principais produtores de commodities do mundo.

  5. Encerramento (1 minuto): O professor encerrará a aula agradecendo a participação ativa dos alunos e reforçando a disponibilidade para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir após a aula. Ele também pode dar uma prévia do que será abordado na próxima aula para manter o interesse e a motivação dos alunos.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies