Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Conferências Internacionais sobre Impactos Ambientais
Palavras Chave | Conferências Internacionais, Impactos Ambientais, Conferência de Estocolmo, Eco-92, Protocolo de Quioto, Acordo de Paris, Sustentabilidade, Mudanças Climáticas, PNUMA, Agenda 21, Redução de Emissões, Desenvolvimento Sustentável |
Materiais Necessários | Quadro branco e marcadores, Projetor multimídia, Computador ou laptop com acesso à internet, Slides de apresentação (PowerPoint ou similar), Folhas de papel e canetas para anotações, Cópias impressas dos principais acordos (opcional), Material de leitura complementar sobre conferências ambientais |
Códigos BNCC | EM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.; EM13CHS202: Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais. |
Ano Escolar | 3º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Geografia |
Unidade Temática | Geografia Humana |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é fornecer uma visão geral clara e concisa sobre o que será abordado na aula. Ao delinear os objetivos principais, os alunos terão uma compreensão clara do que se espera que eles aprendam, estabelecendo um foco para o conteúdo que será apresentado e facilitando a retenção de informações relevantes.
Objetivos principais:
1. Apresentar as principais conferências internacionais sobre meio ambiente.
2. Explicar as decisões e acordos estabelecidos nessas conferências.
3. Discutir os impactos globais resultantes do não cumprimento desses acordos.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é captar a atenção dos alunos e fornecer um pano de fundo relevante que contextualize a importância do tema. Ao apresentar a evolução histórica das conferências ambientais e destacar curiosidades que conectem o conteúdo à realidade dos alunos, cria-se um ambiente propício para o engajamento e a compreensão dos tópicos que serão abordados ao longo da aula.
Contexto
Para iniciar a aula sobre Conferências Internacionais sobre Impactos Ambientais, contextualize os alunos sobre a importância crescente da questão ambiental no cenário global. Explique que, desde a Revolução Industrial, o impacto das atividades humanas no meio ambiente tem sido significativo, levando a uma série de problemas como poluição, desmatamento, perda de biodiversidade e mudanças climáticas. Ressalte que, diante desses desafios, a comunidade internacional tem se reunido em diversas conferências ao longo das últimas décadas para discutir soluções e estabelecer acordos com o objetivo de mitigar esses impactos e promover a sustentabilidade.
Curiosidades
Você sabia que a primeira grande conferência internacional sobre meio ambiente foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, em 1972? Esse evento marcou o início das discussões globais formais sobre questões ambientais e resultou na criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), uma das principais organizações dedicadas à proteção do meio ambiente no mundo.
Desenvolvimento
Duração: 50 - 60 minutos
A finalidade desta etapa é fornecer uma compreensão detalhada e abrangente das principais conferências internacionais sobre impactos ambientais. Ao abordar cada conferência com exemplos claros e diretos, os alunos poderão compreender a evolução das políticas ambientais globais e a importância do cumprimento dos acordos estabelecidos. As questões propostas incentivam a reflexão crítica e a aplicação do conhecimento adquirido, garantindo uma melhor assimilação do conteúdo.
Tópicos Abordados
1. Conferência de Estocolmo (1972): Destaque que esta foi a primeira grande conferência internacional sobre o meio ambiente, estabelecendo a base para futuras discussões ambientais globais e resultando na criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). 2. Conferência do Rio de Janeiro (1992) - Eco-92: Explique que esta conferência, também conhecida como Cúpula da Terra, foi crucial para a adoção da Agenda 21, um plano de ação abrangente para o desenvolvimento sustentável, além de estabelecer convenções importantes como a Convenção sobre Mudança do Clima e a Convenção sobre Diversidade Biológica. 3. Protocolo de Quioto (1997): Descreva que este protocolo foi um marco na luta contra as mudanças climáticas, estabelecendo metas obrigatórias de redução de emissões de gases de efeito estufa para os países desenvolvidos. 4. Conferência de Paris (2015): Detalhe que o Acordo de Paris foi um avanço significativo, com praticamente todos os países do mundo se comprometendo a limitar o aquecimento global a bem menos de 2ºC acima dos níveis pré-industriais, com esforços para limitar o aumento a 1,5ºC. 5. Impactos do não cumprimento dos acordos: Explique os potenciais impactos globais negativos, como o aumento das temperaturas médias globais, eventos climáticos extremos mais frequentes e intensos, elevação do nível do mar, perda de biodiversidade e impactos socioeconômicos adversos para as populações mais vulneráveis.
Questões para Sala de Aula
1. Quais foram os principais objetivos e resultados da Conferência de Estocolmo em 1972? 2. Como a Agenda 21, adotada na Eco-92, contribui para o desenvolvimento sustentável? 3. Quais são os principais desafios enfrentados pelos países para cumprir as metas estabelecidas no Acordo de Paris?
Discussão de Questões
Duração: 15 - 20 minutos
A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, permitindo que eles reflitam criticamente sobre as informações apresentadas e discutam suas implicações. Ao revisar e discutir as questões centrais da aula, os alunos têm a oportunidade de aprofundar sua compreensão, esclarecer dúvidas e engajar-se ativamente no tema, promovendo um aprendizado mais significativo.
Discussão
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Explique que a Conferência de Estocolmo em 1972 teve como principais objetivos sensibilizar a opinião pública sobre a importância da proteção ambiental e criar uma base institucional para a cooperação internacional em questões ambientais. Um dos resultados mais significativos foi a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
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Detalhe que a Agenda 21, adotada na Eco-92, é um plano de ação abrangente que visa promover o desenvolvimento sustentável em nível global, nacional e local. Ela abrange áreas como combate à pobreza, mudanças nos padrões de consumo, promoção da saúde e gestão sustentável dos recursos naturais.
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Descreva que os principais desafios para o cumprimento das metas do Acordo de Paris incluem a necessidade de grandes investimentos em energias renováveis, a transição para uma economia de baixo carbono e a resistência política e econômica em alguns países. Além disso, a falta de comprometimento e ações concretas de alguns países para reduzir as emissões de gases de efeito estufa continua sendo um obstáculo significativo.
Engajamento dos Alunos
1. Quais foram as principais contribuições da Conferência de Estocolmo para a agenda ambiental global? 2. De que maneira a Agenda 21 pode ser implementada em comunidades locais? 3. Quais são as possíveis consequências globais se os países não atingirem as metas estabelecidas no Acordo de Paris? 4. Como os países podem superar os desafios para cumprir as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa? 5. Quais são as principais responsabilidades dos países desenvolvidos em comparação com os países em desenvolvimento em relação às mudanças climáticas?
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os principais pontos abordados na aula, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e completa do conteúdo. Ao resumir e conectar a teoria com a prática, além de destacar a relevância do tema, esta etapa reforça a importância do aprendizado e facilita a retenção das informações.
Resumo
- A importância crescente das questões ambientais desde a Revolução Industrial.
- A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em Estocolmo (1972) e a criação do PNUMA.
- A Eco-92 no Rio de Janeiro e a adoção da Agenda 21.
- O Protocolo de Quioto (1997) e suas metas obrigatórias de redução de emissões de gases de efeito estufa.
- O Acordo de Paris (2015) e o compromisso global de limitar o aquecimento global.
- Os impactos globais negativos do não cumprimento dos acordos ambientais, como aumento das temperaturas, eventos climáticos extremos, elevação do nível do mar e perda de biodiversidade.
A aula conectou a teoria com a prática ao apresentar exemplos reais de conferências internacionais e seus acordos, destacando como as decisões tomadas nessas reuniões influenciam diretamente a política ambiental global e as ações locais para a sustentabilidade. Os alunos puderam entender a aplicação prática desses acordos no combate às mudanças climáticas e na promoção do desenvolvimento sustentável.
O tema das conferências internacionais sobre impactos ambientais é de extrema importância para o dia a dia, pois as decisões tomadas nessas reuniões afetam diretamente a qualidade de vida no planeta. Entender esses acordos ajuda a compreender como a comunidade internacional busca mitigar os efeitos das mudanças climáticas, proteger a biodiversidade e promover a sustentabilidade, aspectos cruciais para o futuro das próximas gerações.